Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Doody

Hd Esquisito!

Recommended Posts

Oi pessoal.

O meu HD de 120 Gigas Seagate ATA 100 está esquisito.

Ele está lendo mais coisas do que realmente existe gravado em disco.

Por exemplo: Quando coloco em propriedades do Windows, lá diz que tem 42 Gigas de arquivos gravados. Mas quando seleciono todas as pastas e clico em propriedades novamente, aparece que tem apenas 30 Gigas gravados.

Passei o scandisk e ao terminar, quando coloquei em propriedades novamente, o Windows leu corretamente. Disse que tinha 30 gigas. Quando selecionei todas as pastas, foi confirmado que tinha 30 Gigas mesmo. Daí fiquei feliz porque achei que tinha resolvido o problema, porém mais tarde quando comecei a baixar mais arquivos o problema voltou. Quando selecionei propriedades no Windows, leu que tinha 58 Gigas gravados e quando selecionei todas as pastas e cliquei em propriedades o Windows disse que tinha apenas 42 Gigas gravados.

Detalhe: O HD é particionando em duas unidades e tenho dois S.O instalados. O Windows XP e o Windows 98. Em todos os 2 deu a mesma coisa. Então descartei que fosse algum problema com o sistema operacional, deve ser algo no HD mesmo.

Alguém sabe do que se trata?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema no HD não creio que seja, senão você não acessaria os seus arquivos. O que eu acho, é que esses 12 GB são de arquivos ocultos e arquivos de sistemas que deve estar configurado no seu WIN para não ser mostrado. Caso o seu WIN seja o 9X, ou ME, vá no explorer, clique em exibir, opção de pasta, guia modo de exibição, e seleciona a opção mostrar todos os arquivos.

Dica: Clique as teclas <CTRL> + <A>, se for o que eu falei acima, aparecerá uma tela de aviso, dizendo que há arquivos ocultos.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por A_Luiz@09 maio 2004, 22:58

Problema no HD não creio que seja, senão você não acessaria os seus arquivos. O que eu acho, é que esses 12 GB são de arquivos ocultos e arquivos de sistemas que deve estar configurado no seu WIN para não ser mostrado. Caso o seu WIN seja o 9X, ou ME, vá no explorer, clique em exibir, opção de pasta, guia modo de exibição, e seleciona a opção mostrar todos os arquivos.

Dica: Clique as teclas <CTRL> + <A>, se for o que eu falei acima, aparecerá uma tela de aviso, dizendo que há arquivos ocultos.

Oi amigo.

Eu uso o Windows XP e o Windows 98.

Sendo assim, como é que eu faço para ver se esses arquivos estão ocultos e como faço para configurar?

Compartilhar este post

Link para o post

Não há problema algum. Quando você clica em propriedades do HD, ele mostra o tamanho total de espaço utilizado, incluindo arquivos temporários e de swap, que não são arquivos de utilização do usuário, e também o espaço utilizado pela tabela de alocação e índices, por isso revela um espaço maior do que quando você seleciona só os seus arquivos e pastas.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Locky@10 maio 2004, 11:42

Não há problema algum. Quando você clica em propriedades do HD, ele mostra o tamanho total de espaço utilizado, incluindo arquivos temporários e de swap, que não são arquivos de utilização do usuário, e também o espaço utilizado pela tabela de alocação e índices, por isso revela um espaço maior do que quando você seleciona só os seus arquivos e pastas.

Oi amigo. Agora entendi, valeu mesmo pela informação.

Só gostaria de saber porque quando passei o Scandisk o valor baixou e se igualou ao valor de quando seleciono apenas as pastas?

Ah! e porque esse valor de arquivos ocultos é tão alto? puxa... 10 ou 12 Gigas a mais? isso não faz diminuir a quantidade de dados que posso gravar no meu HD não? tem como apagar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

ola, tem o problema dos clusters tambem.

a diferença é maior no 98 que no xp.

geralmente o 98 usa clusters com 32 kb, se um arquivo teu tiver 100 kb

vai precisar de 4 clusters ( 4x32=128 kb ) você vai perder 28 bk .

e isso se aplica em em tudo o que você copiar no hd. imagine o desperdicio

no final.

por isso que marca menos quando você seleciona só os arquivos.

no xp desperdiça menos devido ele trabalhar por setores de 512 kb.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por carlos_fs@10 maio 2004, 19:45

ola, tem o problema dos clusters tambem.

a diferença é maior no 98 que no xp.

geralmente o 98 usa clusters com 32 kb, se um arquivo teu tiver 100 kb

vai precisar de 4 clusters ( 4x32=128 kb ) você vai perder 28 bk .

e isso se aplica em em tudo o que você copiar no hd. imagine o desperdicio

no final.

por isso que marca menos quando você seleciona só os arquivos.

no xp desperdiça menos devido ele trabalhar por setores de 512 kb.

Valeu Carlos pela dica! É interessante também notar que o disperdício que é mostrado quando seleciono a Unidade C: ou E: as vezes muda. Tem vezes que fica igual as pastas quando são selecionadas e as vezes dá essa diferença de 5, 10 ou 12 Gigas mesmo que eu não mexa em nada.

Mas se vocês estão falando que isso é normal, então tá falado :bandeira:

Vou ficar despreocupado então. Só faltei jogar ele pela janela de tanta decepção e raiva que tive. Também, o preço que paguei por ele (R$400) fica inadmissível que dê algum problema em tão pouco tempo de uso.

Nesse caso retiro as críticas que fiz a Seagate.

Um abraço à todos :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais