Ir ao conteúdo

Iniciando em Programação, qual linguagem recomenda ?

regisf8

Posts recomendados

Postado

Olá,

Srs,

Quero inciar em programação e desenvolvimento, e encontrei vários tutorias, aulas e apostilas aqui no forum, quero opinião de vocês por qual linguagem começar para que eu possa ter base para escolher e focar em uma antes de passar pra outra.

E quais aplicativos me recomendam para trabalhar com essas linguagens ?

Grato.

• Moderador
Postado

Depende do ramo que você quer seguir.. se for para desenvolvimento WEB... estude PHP, Ruby( on rails também), html css e javascript.

se é para desenvolvimento desktop.. você pode estudar Java, C/C++, Python..

• 2 semanas depois...
Postado

Não sei se HTML é considerada uma linguagem de programação mais é um bol local para começar já que não precisa baixar nada e você pode começar a trabalhar no bloco de notas. E também batch que usa comandos do prompt de comando do Windows, também não precisa de nada para começar....você pode escrever seus arquivos batch no notepad....

Postado

Caro regisf8,

Eu inicialmente tive a mesma duvida,

Hoje faço Aprendizadem Industrial de Programador de Computador, no SENAI/SC.

O curso é mais voltado para web, minha dica é iniciar pela Programação Web(HTML,CSS,Java,PHP e etc.) por ser menos complicado, e você ja vai ter uma noção de como vai ser as proximas linguagens para Desktop(C#, Python, Ruby, C++) etc...

E então você vai decidir qual caminho quer seguir;

Espero ter ajudado;

Abraços.

• Moderador
Postado

Olá,

@ricardo_br, HTML é considerado Linguagem de marcação pois não possui estururas de controle e blocos de loop.

Minha dica é, primeiro estude a lógica da programação. Depois decida para qual caminho você quer tomar, se desenvolvedor web, podes focar os estudos em Html e CSS para a estrura e estilização, Javascript/jQuery para Interatividade, Php/asp/ruby( e On Rails) para Programação Back-End.

Se seu caminho é para aplicativos desktop, então podes estudar Java(pela portabilidade), C/C++, python e etc..

Bom, isso tudo é só reforçando o que eu ja havia dito mais acima! :)

Boa sorte meu amigo.

• 2 semanas depois...
Postado

Vou dar minha opinião e espero não gerar críticas.

Regisf8! Iniciar por algo simples como é o caso de macros e VBA talvez seja uma boa ideia, pois a única coisa que voce vai precisar é ter o Microsoft Excel (pode ser 2007 ou outros) instalado e de bastante criatividade.

O excel funciona como um excelente banco de dados e possui diversas funções integradas que inclusive voce ja deve conhecer (soma, se, concatenar, etc).

Alem disso, é possivel criar "forms" (telas de programas desktop) via VBA com basicamente todos os objetos necessários (botões de comando, Campo de inclusão de dados [textbox], Etc).

Por fim voce terá aprendido coisas como loops, incremento, decremento e eventos que estão presentes na grande maioria das linguagens.

Algumas pessoas dirão "Mas isso não é uma linguagem de programação!", mas eu te digo a lógica é sempre a mesma o que muda é a forma (palavras) de dizer. Após entender essa lógica poderá fazer como eu:

1º Iniciei com simple macros;

2º Aprendi VBA;

3º Migrei para o VB;

4º E agora finalmente estou chegando em C++ com o pé direito e esse sim sempre foi meu objetivo.

Isso em 7 meses, tá?!

Boa sorte pra voce e saiba que todos aqui estão sempre à disposição.

Escolha o que quer e lhe indicaremos a direção.

Abraços a todos,

Leno Mota.

• Moderador
Postado

Bem, respeito a opinião de todos aqui, ao meu ver .. nada impede de ele aprender a lógica já na linguagem que ele escolher.

Eu por exemplo, iniciei em pascal, pois na minha faculdade visava ele como melhor iniciativa na lógica da programação. Mas tendo em vista que isso é irrelevante.. pois soube que nesse ano a grade curricular do ADS, passou a ter java desde o início e não pascal.

Resultado, aprendemos a lógica.. mas perdemos 6 meses de programação, onde tivemos que reaprender tudo, todas as sintaxes de forma diferente. e isso pesou muito para nós na época.

Por isso que sempre digo, se a lógica é a mesma.. comece então direto pela linguagem que você quer!

Uma coisa que é verdade e sei que todos aqui concordam.. o melhor mesmo é estudar a lógica com as receitinhas de bolo. Como todos sabem, ( ou não) algorítimo nada mais é do que instruções que executam tarefas.

exemplo de um algorítimo de ascender um palito de fósforo:

1º pega caixa

2º abre caixa

3º pega palito

4º fecha caixa

5º risca o palito na caixa

6º Se acendeu:

7º Finaliza, Senão Volta ao passo 1º

isto é o ínicio do aprendizado.. quando tiver pego a noção, escolha a linguagem que você mais se identificar e o mais importante, o propósito que você quer..

Por exemplo, na minha opinião, não adianta escolher aprender VB, se quer programar para a WEB.. não adianta aprender php, se quer programar aplicativos desktop..

Entende? Más uma coisa eu digo e isso vale para todos nos programadores:

Nunca percam a vontade de aprender mais... Conhecimento nunca é demais, Quer estudar c++? estuda, quer aprender java? estuda.. quer aprender Fortran? estuda... quanto mais melhor! :)

Abraços!

Postado

SRS,

Agradeço a atenção,

Estava vendo aqui no forum e no meio internet, estou começando como o DIF falou por logica de programação e algaritimos já pegei o portugol isso pra ter base e entender as demais linguagens to passando pra pascal, e vendo unas aulas em Delphi estou somando dicas sobre o Delphi já que meu Pai e meu Gerente no trabalho programam com ele.

Estou vendo outras também pra ver em qual me interesso mais ... estou vendo C, C+ porém estou achando bem mais cansativo levando varias linhas para fazer um unico botão ...

como o Ricardo falou ,,, HTML eu conheço bem.

Leno eu não conheço nada em VBA só sei que q se trabalha em cima do execel Visual Basic lembro do 3.0 nem sei se ainda é usado ou é muito arcaico ...

Não empolguei com nenhuma liguagem ainda ,,, quero programar pra desktop não web ,, estou me achando com o Pascal e usando Delphi porém acho q desenvolvimento no delphi deixa o visual final limitado (a parte visual do programa/sistema desenvolvido) ..

Qual programa uso para programação em C ? ,,, estou mexendo com o Dev-C++ 4.9.9.2

• 3 semanas depois...
Postado

Bom para começar aprender eu sugiro c/c++ pois a maioria das linguagens atuais sofreram bastante influencia destas(java e c# por exemplo) então se souber c/c++ vai ficar bem fácil para migrar para qualquer outra linguagem.

Cara, para você que é iniciante o melhor mesmo é ficar só no console mesmo, para depois passar para algo mais avançado...

Mas se você quer usar uma interface gráfica eu sugiro que use a linguagem c++ com a Framework Qt. Foi a minha primeira interação com interface gráfica e foi bem tranquilo.

Postado

Para começar a pegar as manhas, sugiro HTML.

Daí tu aprende o resto.

OBS: Tá eu sei... HTML não é bem uma linguagem de programação...

Postado

Escolha C, muitas das linguagens mais usadas hoje em dia são derivadas de C(C++, php, java, C#...), por iso fica mais fácil de se aprender as outras, lembrando que C++ é super parecida com C exceto pelas classes.

• 8 meses depois...
Postado

Olá,

todos,

Voltando pra esse velho topico, venho agradacer a todos, a força.

Avançei no C#, Java e Pascal fazendo algumas coisas no Delphi.

Não foquei muito em programação, mas utilizo com mais frequência o Visual Studio 2010, criando alguns programinhas de cadastro e banco, e uns joguinhos bestas.

Mais uma vez agradeço a força.

Abraço.

Postado

Olá a todos, bom galere sou totalmente leito em programação e gostaria de alguma ajuda visto que no tópico Aprenda a Programar não aprendi nada, como faço para aprender? Li nessa sessão que necessitaria primeiramente aprender a lógica, poderiam me ajudar?

Obrigado :D

• Moderador
Postado

Olá,

Logica da programação nada mais é do que "receitinhas de bolo".. se procurar pelo google vai achar muitos sites e blogs falando sobre a logica e etc..

Um bom exemplo é a torre de hanoi, se não sabe procure no google também.. ele obriga a pessoa a usar a lógica...

depois disso a linguagem é complementar ( escolha uma bem fácil portugol por exemplo)

Postado
Olá,

Logica da programação nada mais é do que "receitinhas de bolo".. se procurar pelo google vai achar muitos sites e blogs falando sobre a logica e etc..

Um bom exemplo é a torre de hanoi, se não sabe procure no google também.. ele obriga a pessoa a usar a lógica...

depois disso a linguagem é complementar ( escolha uma bem fácil portugol por exemplo)

Obrigado pela resposta Dif, baixei um livro que chama Lógica de Programação, espero aprender bastante com ele, baixei também o pascal, agora para hackear eu deveria aprender qual tipo de linguagem? Pois gostaria de trabalhar no ramo de segurança eletrônica( Eles criam um sistema, eu quebro o sistema e notifico as falhas =D ) recomenda-me aprender c++ ou c primeiro? Ou poderia aprender os 3 de uma vez só ( C++,C+,C#)

Grato pela resposta!

• Coordenador
Postado
Obrigado pela resposta Dif, baixei um livro que chama Lógica de Programação, espero aprender bastante com ele, baixei também o pascal, agora para hackear eu deveria aprender qual tipo de linguagem? Pois gostaria de trabalhar no ramo de segurança eletrônica( Eles criam um sistema, eu quebro o sistema e notifico as falhas =D ) recomenda-me aprender c++ ou c primeiro? Ou poderia aprender os 3 de uma vez só ( C++,C+,C#)

Grato pela resposta!

Lamento! Esse assunto não é permitido no fórum! Regra 4.1, Link para as regras: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/63-regras-gerais/

Tópico Fechado para análise da Equipe de Moderação!

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!