Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um exaustor ou cooler?


Utsuo

Posts recomendados

Olá.

Primeiro tópico meu aqui.

Recentemente comprei um gabinete Leadership Server Robotic, uma mini-torre de servidor, pois planejo um upgrade e me preocupo com a refrigeração.

Esse gabinete tem esse ventialdor de 24cm lateral e mais um cooler na parte inferior frontal. Na parte de tras, dá pra colocar mais um cooler superior e no teto do gabinete, existe um tipo de "tampão" pra saida de ar quente, nao sei bem ao certo ainda se da pra remove-lo.

A dúvida é:

Seria melhor colocar um exaustor ou um cooler na parte traseira pra retirar o ar quente? Coloca-lo atras nao prejudicaria o fluxo de ar, pois agora o procesasdor está posicionado no topo, logo abaixo desse "tampão".

FOto:

SANY0416.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Dois pontos a observar:

1) Os fans originais que acompanham o gabinete não possuem desempenho adequado/compatível com as respectivas dimensões (240mm e 120mm). Particularmente, eu indico a substituição dos fans originais.

2) Para otimizar a refrigeração dos componentes é necessário retirar o ar aquecido concentrado na seção superior do gabinete; instale um bom "fan exaustor 120mm" no painel traseiro.

Seguem boas opções de fans alto desempenho (long life):

Cooler Master Excalibur 120mm (85CFM).

Akasa Viper 120mm (83CFM).

Aerocool Shark 120mm (82CFM).

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, ahlc.

então você acha que pelo menos por enquanto, instalar um fan exaustor na parte traseira poderia compensar a refrigeração dessas fans atuais, principalmente no processador? Mesmo no topo do gabinete tendo uma saida de ar quente, só isso nao é suficiente, certo?

Tive uma queda de 10º na mobo, de 6º-8º nos núcleos e de 10º no HD, na VGA nao se alterou, mas acho que é devido a ela já estar pifando há tempos.

Minha config atual:

Fonte Corsair 600W

Coreo 2 Duo E7400 2,8Mhz

Asus P5KPL-AM-CKD-VISIUM-SI

3GB RAM

HD 80GB Seagate

VGA 8600GT

Planejo essa agora:

Fonte Corsair 600W (a mesma)

Core i5 2400/2500

Asus P8H61-M LE

6GB RAM

HD 500GB Sata

GTX 550 TI 1GB 192bits

Nessa nova config que vai ser mais esquentada, essas fans nao fariam alguma diferença, mesmo nao sendo estão potentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha!

A instalação de um eficiente fan exaustor 120mm (no painel traseiro) acarretará sensível melhora na eficácia do sistema de refrigeração interna! Pela física básica, o ar quente sobe e fica concentrado na seção superior do gabinete, logo, a abertura no topo também apresenta funcionalidade e auxilia na eliminação do ar aquecido.

Sobre os fans originais: mesmo deficientes em desempenho, eles auxiliam na criação/otimização do fluxo de ar dentro do gabinete. Melhores resultados serão obtidos com eles presentes, sem dúvida!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na parte de baixo, no "chão" do gabinete em frente a fonte, parece que dá pra colocar uma fan também. Seria possível adicionar uma fan a ela, sugando o ar de fora para dentro? Eu adaptaria algum apoio pra o gabinete ficar a pelo menos 2cm do chão da mesa, mas essa fan seria útil ou atrapalharia o fluxo de ar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu uma duvidazinha. Besta, mas melhor perguntar né xP

Instalando uma fan exaustora na traseira do gabinete nao "roubaria" o ar que a fan de 24cm está jogando em cima do processador? Agora nesse novo gabinete, devido a posição dos componentes, a mobo está mais acima, logo o processador está praticamente no topo do gabinete (tipo thermaltake v3) e bem ao lado ficaria o fan retirando o ar. Isso nao atrapalharia, já que o meu é cooler box?

E outra: abrir aquela "tampa" superior e deixar sem fan seria uma boa alternativa pra saida de ar quente? Instalar a fan traseira e abrir a tampa ajudaria mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surgiu uma duvidazinha. Besta, mas melhor perguntar né xP

Instalando uma fan exaustora na traseira do gabinete nao "roubaria" o ar que a fan de 24cm está jogando em cima do processador? Agora nesse novo gabinete, devido a posição dos componentes, a mobo está mais acima, logo o processador está praticamente no topo do gabinete (tipo thermaltake v3) e bem ao lado ficaria o fan retirando o ar. Isso nao atrapalharia, já que o meu é cooler box?

E outra: abrir aquela "tampa" superior e deixar sem fan seria uma boa alternativa pra saida de ar quente? Instalar a fan traseira e abrir a tampa ajudaria mais?

Bem eu vou me intrometer um pouco, eu creio que que não ocorreria de um fan roubar ar do outro, e se isso ocorrer seria um quantidade irrelevante pois é um fan de 24 cm contra um fan de menor, o ar que o fan de 24 cm joga no processador, ele vai aquecer, e colocar um fan como exaustor ajuda na circulação do ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fiquei meio em dúvida nisso, Alex, nao tenho muita experiência com instalação de coolers. Se alguém mais souber.

Outra coisa:

Esse cooler exaustor da evercool de 12CM ALUMINIO AL12025 é bom? Vendo aqui parece ter 79 de CFM e aqui custa R$30,00, porém parece bater os 36dB, mas quanto a isso nao tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fiquei meio em dúvida nisso, Alex, nao tenho muita experiência com instalação de coolers. Se alguém mais souber.

Outra coisa:

Esse cooler exaustor da evercool de 12CM ALUMINIO AL12025 é bom? Vendo aqui parece ter 79 de CFM e aqui custa R$30,00, porém parece bater os 36dB, mas quanto a isso nao tenho certeza.

O fan exaustor não gera prejuízo ao cooler do processador, pode ficar tranquilo!

Sobre o fan Evercool: não é um fan ruim, pois apresenta fluxo CFM/Pressão de ar decentes. Porém, o nível de ruído é considerável!

Boas opções:

Aerocool Shark 120mm (82CFM).

Akasa Viper 120mm (83CFM).

Cooler Master Excalibur 120mm (85CFM).

Todos os modelos acima citados são long life e apresentam excelente desempenho/qualidades gerais.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan exaustor não gera prejuízo ao cooler do processador, pode ficar tranquilo!

Sobre o fan Evercool: não é um fan ruim, pois apresenta fluxo CFM/Pressão de ar decentes. Porém, o nível de ruído é considerável!

Boas opções:

Aerocool Shark 120mm (82CFM).

Akasa Viper 120mm (83CFM).

Cooler Master Excalibur 120mm (85CFM).

Todos os modelos acima citados são long life e apresentam excelente desempenho/qualidades gerais.

Abraço.

E eu estava pensando em pegar 2 fans dessa. Ia ser uma zona.

Essa fan akasa tem aqui na loja, nao esse modelo, mas a CFM dela era de 70 por aí, nao recordo.

Só mais algumas dúvidas:

A fan de dimensões corretas pra esse gabinete, na parte traseira é realmente de 120x120mm, certo? Desculpa a ignorÂncia quanto a isso, mas é pra nao gastar dinheiro a toa. Aqui uma foto.

SANY0421.JPG

E outra:

MInha mobo é uma P5KPL-AM-CKD-VISIUM-SI e parece que tirando a CPU_FAN, ela tem lugar pra mais 1 conector fan. Já que eu quero mais duas fans, o jeito seria com aquele tipo de adaptador pra conectar direto na fonte? A minha fonte é uma Corsair CX600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu estava pensando em pegar 2 fans dessa. Ia ser uma zona.

Essa fan akasa tem aqui na loja, nao esse modelo, mas a CFM dela era de 70 por aí, nao recordo.

Só mais algumas dúvidas:

A fan de dimensões corretas pra esse gabinete, na parte traseira é realmente de 120x120mm, certo? Desculpa a ignorÂncia quanto a isso, mas é pra nao gastar dinheiro a toa. Aqui uma foto.

SANY0421.JPG

E outra:

MInha mobo é uma P5KPL-AM-CKD-VISIUM-SI e parece que tirando a CPU_FAN, ela tem lugar pra mais 1 conector fan. Já que eu quero mais duas fans, o jeito seria com aquele tipo de adaptador pra conectar direto na fonte? A minha fonte é uma Corsair CX600.

Aparentemente existem furações para 92mm e 120mm. O gabinete veio com um fan 120mm e outro 240mm, correto? Pegue o 120mm e compare com a furação no painel traseiro!

Sobre a conexão dos fans, você pode adquirir adaptadores MOLEX para conexão direta na fonte; uma segunda opção é o adaptador do link, caso adquira fans 4 pinos (PWM):

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente existem furações para 92mm e 120mm. O gabinete veio com um fan 120mm e outro 240mm, correto? Pegue o 120mm e compare com a furação no painel traseiro!

Sobre a conexão dos fans, você pode adquirir adaptadores MOLEX para conexão direta na fonte; uma segunda opção é o adaptador do link, caso adquira fans 4 pinos (PWM):

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:877,familia_id:44/cabo-para-5-fans-4-pinos-flexa-fp5-ak-cbfa03-45

Abraço!

Achei o cooler Akasa Viper..

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-viper-120mm-ak-fn059

Bom preço, li as recomendações da justshop e espero que eu nao seja o primeiro azarento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o cooler Akasa Viper..

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:616,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-viper-120mm-ak-fn059

Bom preço, li as recomendações da justshop e espero que eu nao seja o primeiro azarento.

A loja é de confiança! Já comprei e nunca enfrentei problemas.

Fez a comparação usando o fan 120mm original, no painel traseiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A loja é de confiança! Já comprei e nunca enfrentei problemas.

Fez a comparação usando o fan 120mm original, no painel traseiro?

Achei aqui em casa uma fan antiga bem xuxulenta de 120mm e coube perfeitamente. Comparei ela com o do gabinete e deu certo, ainda bem.

Antes de encomendar essa fan, vi que ela é de 4 pinos e eu acho que minha mobo é de 3 pinos (nao reconheço meu próprio PC). Quando eu for conectar, a que geralmente fica de fora é justamente aquele pino que controla a velocidade da fan, nao é? então ela funcionaria em velocidade máxima sempre?

Outra coisa: essa fan é PWM, isso seria o controlador de fan? Minha mobo é compatível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei aqui em casa uma fan antiga bem xuxulenta de 120mm e coube perfeitamente. Comparei ela com o do gabinete e deu certo, ainda bem.

Antes de encomendar essa fan, vi que ela é de 4 pinos e eu acho que minha mobo é de 3 pinos (nao reconheço meu próprio PC). Quando eu for conectar, a que geralmente fica de fora é justamente aquele pino que controla a velocidade da fan, nao é? então ela funcionaria em velocidade máxima sempre?

Outra coisa: essa fan é PWM, isso seria o controlador de fan? Minha mobo é compatível?

Correto. Com o fan 4 pinos (PWM) conectado à entrada 3 pinos, ele trabalhará em rotação máxima.

Sua placa mãe comportará outros fans 4 pinos, se possuir outra(s) entradas 4 pinos (além da entrada CPU_FAN para o cooler do processador). Analise com cuidado a placa e identifique os conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei qual o problema agora, mas testei uma fan akasa aqui de outro modelo que eu consegui e conectai na sys_fan, porém nao funciona. Nao sei se é a fan que está velha ou se o conector da mobo está queimado.

Será que eu poderia conectar essa fan direto na fonte, mesmo que ela já tenha a fan de 12v conectada nela? Minha fonte é uma Corsair cx600 v2 e ela permite mais uns molex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei qual o problema agora, mas testei uma fan akasa aqui de outro modelo que eu consegui e conectai na sys_fan, porém nao funciona. Nao sei se é a fan que está velha ou se o conector da mobo está queimado.

Será que eu poderia conectar essa fan direto na fonte, mesmo que ela já tenha a fan de 12v conectada nela? Minha fonte é uma Corsair cx600 v2 e ela permite mais uns molex.

Sem problema algum! Basta ter o adaptador 3-4 pinos MOLEX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problema algum! Basta ter o adaptador 3-4 pinos MOLEX.

É que eu li há algum tempo que nao era bom, pois sobrecarregava a fonte por mais fans 12v nela, mas nao era uma fonte muito confiável.

Acabei de testar essa fan na PWR_FAN e no CHA_FAN e nao funcionaram. O que será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu li há algum tempo que nao era bom, pois sobrecarregava a fonte por mais fans 12v nela, mas nao era uma fonte muito confiável.

Acabei de testar essa fan na PWR_FAN e no CHA_FAN e nao funcionaram. O que será?

O consumo gerado pela adição de fans auxiliares ligados diretamente à fonte, sinceramente, é mínimo!

Sobre o fan, provavelmente está com defeito. Ligue o fan à fonte ou qualquer das entradas e gire o hélice com o dedo; e perceba se não há travamento do hélice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo gerado pela adição de fans auxiliares ligados diretamente à fonte, sinceramente, é mínimo!

Sobre o fan, provavelmente está com defeito. Ligue o fan à fonte ou qualquer das entradas e gire o hélice com o dedo; e perceba se não há travamento do hélice.

Quem dera fosse mesmo a fan defeituosa, mas nao, acabei de conecta-la a fonte e está funcionando. Eu devia ficar feliz, mas agora sei que os dois conectores da mobo nao estão reconhecendo a fan, então provavelmente nao vão reconhecer as fans Viper da Akasa.

então nao teria nenhum problema conectar uma VGA como uma GTX 550 ou 460 na fonte e com mais 3 ou 4 fans auxiliares dessas da Akasa Viper também conectadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem dera fosse mesmo a fan defeituosa, mas nao, acabei de conecta-la a fonte e está funcionando. Eu devia ficar feliz, mas agora sei que os dois conectores da mobo nao estão reconhecendo a fan, então provavelmente nao vão reconhecer as fans Viper da Akasa.

então nao teria nenhum problema conectar uma VGA como uma GTX 550 ou 460 na fonte e com mais 3 ou 4 fans auxiliares dessas da Akasa Viper também conectadas?

Como eu disse anteriormente, a adição de fans representa uma parcela pequena no consumo total do pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Como eu disse anteriormente, a adição de fans representa uma parcela pequena no consumo total do pc.

Já encomendei uma fan Excalibur, só aguardando chegar.

Sò mais uma pergunta: estou com uma fan traseira Akasa como exaustora, se nao me engano o CFM dela é de 60. Se eu instalar a fan excalibur de 85 de CFM na parte superior do gabinete, isso geraria algum prejuízo no nível do fluxo de ar de alguma forma devido a diferença de CFM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encomendei uma fan Excalibur, só aguardando chegar.

Sò mais uma pergunta: estou com uma fan traseira Akasa como exaustora, se nao me engano o CFM dela é de 60. Se eu instalar a fan excalibur de 85 de CFM na parte superior do gabinete, isso geraria algum prejuízo no nível do fluxo de ar de alguma forma devido a diferença de CFM?

Não há problema algum em instalar o Excalibur no topo, como exaustor. O que importa é o fluxo combinado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!