Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando Discos Rígidos!


Posts recomendados

Em 29/06/2015 às 23:34, c4io disse:

Pessoal,

 

Eu tinha e utilizava a 2 anos e 5 meses um HD de 3TB da Seagate, modelo: ST3000DM001, onde sempre o achei barulhento enquanto funcionava, mas por esses dias, simplesmente ele não está mais sendo reconhecido de forma alguma, ele simplesmente MORREU do nada e eu acabei perdendo muitos dados que eu não tive tempo de fazer backup, mas agora eu irei comprar um HD de 4TB da Western Digital da série Black, modelo: WD4003FZEX que eu já ouvi falar super bem... alguém que tenha HDS da série Black da Western Digital, tem o que pra falar a respeito dele? Porque Seagate nunca mais!!

Cara, eu recomendaria HDs de menos Tera, as chances de problemas são maiores nos que tem mais espaço, isso venho dizer depois de muita pesquisa, pois também tive problemas com a Seagate, perdi dois HDs, nunca mais vou de Seagate.

Em 29/06/2015 às 07:31, mperillo disse:

Também estou pensando em comprar o WD Blue....

 

--------------

 

29-06-2015....

 

Acabei adquirindo o HD WD Blue 1Tb mesmo.... paguei 287,00 reais nele... na aflição de copiar meu dados, acho que valeu...

 

Agora é ver até onde aguenta.... 2 anos de garantia segundo a loja.... engraçado é que o primeiro ano é com a loja e o segundo com a WD.... mas tá valendo...

 

Abraços

Também comprei, ele saiu por 299, fizemos uma boa compra, pesquisei bastante antes de comprar. A seagate já tentei duas vezes mas não teve jeito perdi os dois.

 

Mesmo assim lhe dou uma dica, salve em dois hds seus arquivos, e dê também preferência a serviços da núvem, eu uso o onedrive, salve tudo mesmo pois nunca se sabe, sempre pensamos que nunca irá acontecer com a gente mas acontece, pura realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, @mperillo,

Espero que não precise acionar o suporte tão já, mas registrar o produto no site do fabricante logo após a compra facilita bastante no caso de uma eventual emergência, e também quem sabe, conseguir algum benefício no caso de querer estender o perído de garantia limitada.

 

Abraços,  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Seagate está bem guardado aqui,um dia recuperarei os 420gb de animes 1080p que nele estão,tal como C4io comentou,este daqui uma bela manhã não ligou mais também,depois de analisar percebi que um dos diodos estava oxidado mas a graça é que cuido bem do desktop,não uso cooler para hd,ambiente arejado,limpo...oxidou...mas sem ruídos estranhos,estalos,liga mas não é reconhecido,estava na garantia mas eu ia perder os arquivos.

Seagate 1 x 0 Consumidor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, possuo um Seagate Barracuda de 1Tb e estou ficando sem espaço de armazenamento, gostaria de adquirir um novo de 1tb ou 2tb(se o preço compensar), pelo que andei lendo neste tópico o WD Blue é muito bom, pretendo usar o Hd novo como principal e deixar no Seagate apenas as coisas menos importantes,pelo que li aqui ele começa a dar varios problemas apos algum tempo, e já o tenho a 3 anos. 

 

Qual hd de 1tb ou 2tb recomendam ? 

 

Sei que não é assunto do topico mas quem teve problema com a seagate poderia por favor me dizer se há alguma forma de evitar o Hd "morrer" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, possuo um Seagate Barracuda de 1Tb e estou ficando sem espaço de armazenamento, gostaria de adquirir um novo de 1tb ou 2tb(se o preço compensar), pelo que andei lendo neste tópico o WD Blue é muito bom, pretendo usar o Hd novo como principal e deixar no Seagate apenas as coisas menos importantes,pelo que li aqui ele começa a dar varios problemas apos algum tempo, e já o tenho a 3 anos. 

 

Qual hd de 1tb ou 2tb recomendam ? 

 

Sei que não é assunto do topico mas quem teve problema com a seagate poderia por favor me dizer se há alguma forma de evitar o Hd "morrer" ?

Cara os HDs da Seagate são muito problemáticos, perdi dois já, quero nem mais de graça. Compre o de 1Tera da WD, dê preferência pelo Blue, ou Black, o black caso você queira para maior desempenho pois este é próprio para pc gamer. Geralmente após esses 3 anos que o HD começa a apresentar problemas, como evitar problema creio que não tenha como, pois sempre cuidei muito bem do meu pc e os hds foram pro espaço.

Minha dica, é que você salve seus arquivos em dois hds, e utilize também serviços da núvem, pois hoje em dia nunca se sabe, eu pensava que nunca iria acontecer comigo e aconteceu...

Cara os HDs da Seagate são muito problemáticos, perdi dois já, quero nem mais de graça. Compre o de 1Tera da WD, dê preferência pelo Blue, ou Black, o black caso você queira para maior desempenho pois este é próprio para pc gamer. Geralmente após esses 3 anos que o HD começa a apresentar problemas, como evitar problema creio que não tenha como, pois sempre cuidei muito bem do meu pc e os hds foram pro espaço.

Minha dica, é que você salve seus arquivos em dois hds, e utilize também serviços da núvem, pois hoje em dia nunca se sabe, eu pensava que nunca iria acontecer comigo e aconteceu...

Só lembrando que quanto mais Tera no Hd maior a possibilidade de apresentar problemas a curto prazo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vibração/choque mecânico leve contínua(o),alta temperatura,adaptadores ide/sata de péssima qualidade,sujeiras/líquidos corrosivos e dissipador de calor com fan para hd,se conseguir evitar o que citei,certamente o teu hdd durará um bom tempo,para resolver a questão da temperatura e vibração diria para comprar isto:

http://www.kabum.com.br/produto/2161/cooler-para-hd-thermaltake-icage-with-a2309

 

Pode usar também um cooler passivo como este :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-661095351-cooler-dissipador-calor-p-hd-35-aluminio-alta-eficiencia-_JM

 

 

Os demais se limitam a obedecer o simples bom senso,mas com o passar do tempo o próprio disco irá se deteriorar naturalmente,disto não tem como fugir,o que pode fazer é usar um software para monitorar o status de vida do teu hdd,programas como Hdtune,Crystaldisk,Hard drive inspector e hard disk sentinel fazem bem o trabalho,mas são a maioria pagos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não querendo ser o advogado do diabo, mas como os seus seagates falharam? O meu está querendo falhar agora, mas como eu disse durou mais de 25000 horas... por mais que nós gostariamos que eles fossem eternos, ele trabalhou praticamente mais de 3 anos sem parar ou em tempo real, eu devo ter ele por uns 5 ou 6 anos... fora que o retirei (com ou outros ) de um computador que queimou. Agora eu digo isto por que já vi em alguns foruns lá fora acusarem de que muitos problemas com HDs são causados por fontes insuficientes, você tem usado fontes reais? http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp este link tem um site que calcula o consumo do seu PC, não posso dizer que seja perfeito mas ajuda a ter uma ideia da fonte que você 'deveria' ter para evitar problemas.  E assim como eu, você tinha esquecido de verificar como estava a situação do SMART dos mesmos? Tem muito HD que pifa com o smart estando marcando como Ok, mas como no meu caso, se eu não tivesse visto, ele poderia pifar 'do nada', agora estou de olho neles até poder pedir outro... Provavelmente um seagate 3tb barracuda igual ao que comprei anteriormente.

 

Quanto aos WD tem uma linha que estão chamando de server backup se não me engano (não sei se este nome é oficial ou se é algum apelido dos consumidores) que falam que realmente é muito bom, mas está bem caro, chegando a sair 3x o preço de um hd 'normal'. A linha red parece - ou pelo menos dizem - tem alto desempenho mas é voltada para uso em sistemas Raid. Se você tem um 'dinheiro a mais' sobrando parece ser uma boa opção.


@bugleader

 

Eu já tenho os backups, porém, estão desatualizados 1 mês.... e justamente os arquivos que estava trabalhando recentemente insistem em não abrir e o HD nem me deixa copiá-los. o crystaldiskinfo esta mostrando 36K horas funfando.

Quanto aos HD's, ainda não me decidi se pego outro seagate DM003 ou um WD. Na escolha.

 

Obrigado

Isto é bom, mas eu me referia a instalar 2 hds e usar um programa de sincronização entre eles - ou um de backup mesmo. E ter automatizado, talvez no seu caso que é algo de trabalho, diariamente.

 

 

Gostaria que alguém me ajudasse a escolher um HD que realmente preste, já perdi dois seagate, nunca mais compro desta marca, do nada parou de reconhecer.

Depois de muita pesquisa eu vi falar muito bem dos HDS novos da Hitachi e da Western Digital, então estou na dúvida entre:

 

>Hd Western Digital 1Tb Sata 6 Gb/s 7200rpm Buffer 64mb

>Hd Hitachi 1Tb Sata 3.0 Gb/s 7200rpm Buffer 32mb

 

Aguardo o mais breve, pois estou sem HD no PC, e vou fazer pedido.

 

Bom dia a todos!


Não recomendo pra ninguém seagate, já tem dois meu que foram pro espaço.

Olha não querendo ser o advogado do diabo, mas como os seus seagates falharam? O meu está querendo falhar agora, mas como eu disse durou mais de 25000 horas... por mais que nós gostariamos que eles fossem eternos, ele trabalhou praticamente mais de 3 anos sem parar ou em tempo real, eu devo ter ele por uns 5 ou 6 anos... fora que o retirei (com ou outros ) de um computador que queimou. Agora eu digo isto por que já vi em alguns foruns lá fora acusarem de que muitos problemas com HDs são causados por fontes insuficientes, você tem usado fontes reais? http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp este link tem um site que calcula o consumo do seu PC, não posso dizer que seja perfeito mas ajuda a ter uma ideia da fonte que você 'deveria' ter para evitar problemas.  E assim como eu, você tinha esquecido de verificar como estava a situação do SMART dos mesmos? Tem muito HD que pifa com o smart estando marcando como Ok, mas como no meu caso, se eu não tivesse visto, ele poderia pifar 'do nada', agora estou de olho neles até poder pedir outro... Provavelmente um seagate 3tb barracuda igual ao que comprei anteriormente.

 

Quanto aos WD tem uma linha que estão chamando de server backup se não me engano (não sei se este nome é oficial ou se é algum apelido dos consumidores) que falam que realmente é muito bom, mas está bem caro, chegando a sair 3x o preço de um hd 'normal'. A linha red parece - ou pelo menos dizem - tem alto desempenho mas é voltada para uso em sistemas Raid. Se você tem um 'dinheiro a mais' sobrando parece ser uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não querendo ser o advogado do diabo, mas como os seus seagates falharam? O meu está querendo falhar agora, mas como eu disse durou mais de 25000 horas... por mais que nós gostariamos que eles fossem eternos, ele trabalhou praticamente mais de 3 anos sem parar ou em tempo real, eu devo ter ele por uns 5 ou 6 anos... fora que o retirei (com ou outros ) de um computador que queimou. Agora eu digo isto por que já vi em alguns foruns lá fora acusarem de que muitos problemas com HDs são causados por fontes insuficientes, você tem usado fontes reais? http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp este link tem um site que calcula o consumo do seu PC, não posso dizer que seja perfeito mas ajuda a ter uma ideia da fonte que você 'deveria' ter para evitar problemas.  E assim como eu, você tinha esquecido de verificar como estava a situação do SMART dos mesmos? Tem muito HD que pifa com o smart estando marcando como Ok, mas como no meu caso, se eu não tivesse visto, ele poderia pifar 'do nada', agora estou de olho neles até poder pedir outro... Provavelmente um seagate 3tb barracuda igual ao que comprei anteriormente.

 

Quanto aos WD tem uma linha que estão chamando de server backup se não me engano (não sei se este nome é oficial ou se é algum apelido dos consumidores) que falam que realmente é muito bom, mas está bem caro, chegando a sair 3x o preço de um hd 'normal'. A linha red parece - ou pelo menos dizem - tem alto desempenho mas é voltada para uso em sistemas Raid. Se você tem um 'dinheiro a mais' sobrando parece ser uma boa opção.

Isto é bom, mas eu me referia a instalar 2 hds e usar um programa de sincronização entre eles - ou um de backup mesmo. E ter automatizado, talvez no seu caso que é algo de trabalho, diariamente.

 

 

Olha não querendo ser o advogado do diabo, mas como os seus seagates falharam? O meu está querendo falhar agora, mas como eu disse durou mais de 25000 horas... por mais que nós gostariamos que eles fossem eternos, ele trabalhou praticamente mais de 3 anos sem parar ou em tempo real, eu devo ter ele por uns 5 ou 6 anos... fora que o retirei (com ou outros ) de um computador que queimou. Agora eu digo isto por que já vi em alguns foruns lá fora acusarem de que muitos problemas com HDs são causados por fontes insuficientes, você tem usado fontes reais? http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp este link tem um site que calcula o consumo do seu PC, não posso dizer que seja perfeito mas ajuda a ter uma ideia da fonte que você 'deveria' ter para evitar problemas.  E assim como eu, você tinha esquecido de verificar como estava a situação do SMART dos mesmos? Tem muito HD que pifa com o smart estando marcando como Ok, mas como no meu caso, se eu não tivesse visto, ele poderia pifar 'do nada', agora estou de olho neles até poder pedir outro... Provavelmente um seagate 3tb barracuda igual ao que comprei anteriormente.

 

Quanto aos WD tem uma linha que estão chamando de server backup se não me engano (não sei se este nome é oficial ou se é algum apelido dos consumidores) que falam que realmente é muito bom, mas está bem caro, chegando a sair 3x o preço de um hd 'normal'. A linha red parece - ou pelo menos dizem - tem alto desempenho mas é voltada para uso em sistemas Raid. Se você tem um 'dinheiro a mais' sobrando parece ser uma boa opção.

Todos os dois meus Seagate, deram problema do nada, e minha instalação está perfeitamente correta com aterramento, fonte 600W reais, todos equipamentos de qualidade. Sempre verifico o smart como se encontra, e sempre estão ok. Deram problema da noite pro dia, claro que em datas diferentes, simplesmente pararam de reconhecer e começaram a fazer barulho tipo uns estalos dentro do HD, o primeiro foi depois dos 3 anos, e o segundo com 2 anos completos. Eu não confio mais na seagate, perdi todos os meus arquivos da faculdade, foi um prejuízo muito grande pra mim, graças a Deus com dois dias depois mesmo fazendo os estalos ele reconheceu, e rapidamente peguei o HD externo e copiei tudo.

Dessa forma, pesquisei bastante e irei comprar da WD, falam muito bem dessa marca e que são HDs que duram muito mais tempo por serem muito silenciosos. Comprei de 1Tb 7200rpm, 64mb cache.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fim disto é esperar o que a Samsung está desenvolvendo e disponibilizar no mercado.

 

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/samsung-comeca-a-produzir-ssds-mais-baratos-e-eficientes/44589

 

Assim estes problemas desaparecerão absolutamente.

 

Porque SSD é ''perfeito'' mas é caro ainda,vale para quem é entusiasta e/ou gamer mas para o consumidor básico é até desnecessário.

 

1 SSD 500gb (depende do fabricante) = (quase) 1x 1TB e 1x 500gb se tratando de hd comum.

 

O mais durável pertence à Hitachi,como se vê nesta matéria : 

 

http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/saiba-qual-e-o-hd-mais-confiavel-do-mercado/39904

 

Sim,falta um review de 2015 mas ainda não encontrei,infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade agora estou cheio de duvidas, alguém pode analisar comigo?

Pelo que pesquisei e 'entendi' a maior parte das empresas tem lançado HDs em 4 'linhas' especificas, cada uma chama com um nome, mas para simplificar vamos chamar de:

=> Consumidor final - hds voltados para o mercado domestico.

=> hds empresariais - hds voltados para o uso em empresas (desktops)

=> hds raid - criados para serem usados em sistema haid (usados em conjunto entre si e 'transformados' em um unico hd logico)

=> hd para sistemas de CFTV - usados para gravação de cameras de segurança - dizem proteger 'melhor' os pixels da imagem, preparados para multiplas gravações-regravações e uso 24x7.

 

No caso do comparativo da backblaze eles informam na sua pagina original ( https://www.backblaze.com/blog/what-hard-drive-should-i-buy/ ) que utilizam hds voltados para o consumidor final em sistemas raids grandes https://www.backblaze.com/blog/2013/10/28/alas-poor-stephen-is-dead/ onde informam a morte de um HDs seagate em teste.

O pessoal tem reclamado do seagate, mas ela mesma teria protestado contra este teste da backblaze exatamente por 'uso indevido' de hds voltados para uso do consumidor final em sistemas raid.

 

Por outro lado vocês falaram em usar o WD blue que - e me corrigam se eu estiver errado - é da linha empresarial, o de consumidor final é o green. (o red é para sistemas raid e o purple para segurança).

 

Muitos de vocês informaram terem tido problemas com hds seagates, ok, o que esta falhando aqui É um hd seagate mas tem anos de uso seguindo mais ou menos assim:

120gb - kingston ssd - comprado a 6 meses - ok - SV300S37A120G

3tb - seagate - comprado mais ou menos a um ano - ok - ST3000DM001

2tb - seagate - comprado mais ou menos a 2,5 ou 3 anos - ok - ST2000DM001

1,5 tb - seagate - comprado a uns 4 ou 5 anos atras - warning - ST31500341AS

1tb - samsung - comprado a uns 6 ou 7 anos - ok - HD103UJ

 

Logo este HD era o seagate mais velho no meu sistema. Muitos comentaram que HDs menores tem menos chance de dar problemas, e isto é correto, mas eu sou um 'juntador' de coisas em meu computador e como podem ver, já usei todas as baias e conexões na placa mãe, logo trocar por um hd menor não tem muito sentido para mim, penso em pegar um de 3tb pelo menos.

 

Ai temos uma certa comparação, os de uso residencial:

seagate barracuda

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666145726-hd-seagate-barracuda-3tb-3000gb-64mb-sata-3-6gbs-7200rpm-pc-_JM#redirectedFromParent  R$ 435,97

WD green

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674322980-hd-wd-green-3tb-western-digital-caviar-green-3-tb-wd30ezrx-_JM R$ 768,90

 

Temos uma diferença de R$ 332,93.

 

Se pegarmos um WD de outra linha temos preços como:

RED:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672692406-wd-red-3tb-nas-hard-drive-35-sata-iii-64-mb-wd30efrx-_JM R$ 878,90

Purple:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656496363-hd-sata-6gbs-surveillance-wd-purple-3tb-wd30purx-_JM R$ 850,00

Black:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671737945-hd-wd-black-3tb-disco-western-digital-black-3-tb-wd3003fzex-_JM R$ 1.459,00

Blue

Não achei nenhum maior de 1tb, parece que esta linha chegou ao seu limite ai.

 

Logo é difícil falar no custo beneficio, o seagate sai BEM mais barato, no meu caso eu não tive problemas com eles, mas não sou tolo de falar que 'se eu não tive problemas, não existem problemas' mas a diferença é grande, mais de 50% do valor entre os dois hds 'mais para uso do consumidor final'.

 

Voltando ao backblaze, tem outros pontos a se analisar, a média de tb por hd é um fator a se pensar: Vamos só ver o seagate e o WD:

O seagate temos 12.765 drives com 39.576 TB = 3,10 TB (logo parte deles devem ser de 3tb e 4tb)

O WD temos 12.956 drives com 36.078 TB = 2,78 TB (logo parte deles é de 3tb mas parte deve ser de 2tb)

 

Como já foi falado aqui, HDs menores tem menos chance de falhar... olhem os samsungs, são 18 hds com 18tb logo 1tb por hd e vida de 3,7 anos.

Voltando, apesar de serem mais de 50% mais caros (pelo menos por aqui, talvez lá nos EUA a diferença seja menor) eles não tiveram um tempo de vida util maior do que 50% (a bem da verdade foi pouca coisa abaixo disto) mas lembramos que os hds eram menores, logo 'deveriam' ter uma vida útil mais longa...

A propria pagina, avisa que eles não usam o WD green de 3tb e o Samsung LP de 2 tb por não conseguirem suportar a carga de uso no sistema deles. Logo seguindo a indicação deles, eu deveria usar um outro hd WD, talvez o Purple que aumente ainda mais a diferença no custo.

 

Também temos que pensar no proprio uso dos mesmos, lá é em sistemas raids, com 45 hds rodando de forma simultanea, 24x7. No meu caso são poucas horas nos dias de semana (algo em torno de 5 ou 6 horas) e fins de semana mais pesados.

 

Talvez vocês me achem chato por estar com duvidas, já que muitos indicaram o WD, mas a diferença de preço no caso do purple é quase de 100% e isto me deixa meio em duvida...

 

E vou precisar comprar um logo, o crystalDiskInfo acabou de me avisar que os bad blocks subiram de 129 para 135...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade agora estou cheio de duvidas, alguém pode analisar comigo?

Pelo que pesquisei e 'entendi' a maior parte das empresas tem lançado HDs em 4 'linhas' especificas, cada uma chama com um nome, mas para simplificar vamos chamar de:

=> Consumidor final - hds voltados para o mercado domestico.

=> hds empresariais - hds voltados para o uso em empresas (desktops)

=> hds raid - criados para serem usados em sistema haid (usados em conjunto entre si e 'transformados' em um unico hd logico)

=> hd para sistemas de CFTV - usados para gravação de cameras de segurança - dizem proteger 'melhor' os pixels da imagem, preparados para multiplas gravações-regravações e uso 24x7.

 

No caso do comparativo da backblaze eles informam na sua pagina original ( https://www.backblaze.com/blog/what-hard-drive-should-i-buy/ ) que utilizam hds voltados para o consumidor final em sistemas raids grandes https://www.backblaze.com/blog/2013/10/28/alas-poor-stephen-is-dead/ onde informam a morte de um HDs seagate em teste.

O pessoal tem reclamado do seagate, mas ela mesma teria protestado contra este teste da backblaze exatamente por 'uso indevido' de hds voltados para uso do consumidor final em sistemas raid.

 

Por outro lado vocês falaram em usar o WD blue que - e me corrigam se eu estiver errado - é da linha empresarial, o de consumidor final é o green. (o red é para sistemas raid e o purple para segurança).

 

Muitos de vocês informaram terem tido problemas com hds seagates, ok, o que esta falhando aqui É um hd seagate mas tem anos de uso seguindo mais ou menos assim:

120gb - kingston ssd - comprado a 6 meses - ok - SV300S37A120G

3tb - seagate - comprado mais ou menos a um ano - ok - ST3000DM001

2tb - seagate - comprado mais ou menos a 2,5 ou 3 anos - ok - ST2000DM001

1,5 tb - seagate - comprado a uns 4 ou 5 anos atras - warning - ST31500341AS

1tb - samsung - comprado a uns 6 ou 7 anos - ok - HD103UJ

 

Logo este HD era o seagate mais velho no meu sistema. Muitos comentaram que HDs menores tem menos chance de dar problemas, e isto é correto, mas eu sou um 'juntador' de coisas em meu computador e como podem ver, já usei todas as baias e conexões na placa mãe, logo trocar por um hd menor não tem muito sentido para mim, penso em pegar um de 3tb pelo menos.

 

Ai temos uma certa comparação, os de uso residencial:

seagate barracuda

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-666145726-hd-seagate-barracuda-3tb-3000gb-64mb-sata-3-6gbs-7200rpm-pc-_JM#redirectedFromParent  R$ 435,97

WD green

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-674322980-hd-wd-green-3tb-western-digital-caviar-green-3-tb-wd30ezrx-_JM R$ 768,90

 

Temos uma diferença de R$ 332,93.

 

Se pegarmos um WD de outra linha temos preços como:

RED:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-672692406-wd-red-3tb-nas-hard-drive-35-sata-iii-64-mb-wd30efrx-_JM R$ 878,90

Purple:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-656496363-hd-sata-6gbs-surveillance-wd-purple-3tb-wd30purx-_JM R$ 850,00

Black:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-671737945-hd-wd-black-3tb-disco-western-digital-black-3-tb-wd3003fzex-_JM R$ 1.459,00

Blue

Não achei nenhum maior de 1tb, parece que esta linha chegou ao seu limite ai.

 

Logo é difícil falar no custo beneficio, o seagate sai BEM mais barato, no meu caso eu não tive problemas com eles, mas não sou tolo de falar que 'se eu não tive problemas, não existem problemas' mas a diferença é grande, mais de 50% do valor entre os dois hds 'mais para uso do consumidor final'.

 

Voltando ao backblaze, tem outros pontos a se analisar, a média de tb por hd é um fator a se pensar: Vamos só ver o seagate e o WD:

O seagate temos 12.765 drives com 39.576 TB = 3,10 TB (logo parte deles devem ser de 3tb e 4tb)

O WD temos 12.956 drives com 36.078 TB = 2,78 TB (logo parte deles é de 3tb mas parte deve ser de 2tb)

 

Como já foi falado aqui, HDs menores tem menos chance de falhar... olhem os samsungs, são 18 hds com 18tb logo 1tb por hd e vida de 3,7 anos.

Voltando, apesar de serem mais de 50% mais caros (pelo menos por aqui, talvez lá nos EUA a diferença seja menor) eles não tiveram um tempo de vida util maior do que 50% (a bem da verdade foi pouca coisa abaixo disto) mas lembramos que os hds eram menores, logo

 

Esse HD de 3TB Caviar Black da WD no ML está muito caro, veja só o preço desse mesmo HD na Kabum! -> http://www.kabum.com.br/produto/60803/hd-wd-sata-3-5-6gb-s-3tb-black-series-7200rpm-64mb-cache-wd3003fzex e foi na Kabum! onde eu comprei o meu HD de 4TB Caviar Black da WD com o menor preço e já estou o utilizando de boa aqui... fiz alguns testes nele utilizando os programas western digital data lifeguard diagnostics e o seagate tools e não foi detectado nenhum tipo de problema, espero que continue assim hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse HD de 3TB Caviar Black da WD no ML está muito caro, veja só o preço desse mesmo HD na Kabum! -> http://www.kabum.com.br/produto/60803/hd-wd-sata-3-5-6gb-s-3tb-black-series-7200rpm-64mb-cache-wd3003fzex e foi na Kabum! onde eu comprei o meu HD de 4TB Caviar Black da WD com o menor preço e já estou o utilizando de boa aqui... fiz alguns testes nele utilizando os programas western digital data lifeguard diagnostics e o seagate tools e não foi detectado nenhum tipo de problema, espero que continue assim hehe

É realmente, está mais barato que no ML mas ele esta saindo por 1.200,00 reais, o que é uma grande diferença, vi que este drive é voltado para games e Heavy Users, com um sistema que ajuda a resistir a vibrações ( o que espero não seja o meu caso, a minha cpu esta em uma estante feita na parede, bem firme e sem nada que toque nela) mas por curiosidade você sente alguma diferença com este HD? Velocidade, uso, etc?

Opa, eu misturei parte das bananas...

o valor que postei para os WD era dos hitachi, os WD tem mais de 50% de vida maior sim... mas o numero deles é bem menor no sistema, são 2.838 hds com 2.581 terabytes = 0,90 tb... logo tem alguns com 1tb e outros menores, e vida menor que os samsungs de igual capacidade (lembrando que eles só tem 18 destes, então pode ser sorte) https://www.backblaze.com/blog/what-hard-drive-should-i-buy/ 

Pelos numeros, ou eles estão entrando no sistema (o que parece pouco provavel por serem de baixa capacidade) ou estão saindo do mesmo, subistituidos pelos hitachi e seagate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse HD de 3TB Caviar Black da WD no ML está muito caro, veja só o preço desse mesmo HD na Kabum! -> http://www.kabum.com.br/produto/60803/hd-wd-sata-3-5-6gb-s-3tb-black-series-7200rpm-64mb-cache-wd3003fzex e foi na Kabum! onde eu comprei o meu HD de 4TB Caviar Black da WD com o menor preço e já estou o utilizando de boa aqui... fiz alguns testes nele utilizando os programas western digital data lifeguard diagnostics e o seagate tools e não foi detectado nenhum tipo de problema, espero que continue assim hehe

Agora piorou, decidi baixar os dois programas e testar o hd defeituoso, e ele passou em ambos!

Agora ficou assim, de um lado tenho o wester digital data lifeguard diagnostics e o seagate toos dizendo que o hd em questão está bom.

Do outro o CristalDiskInfo e o Piriform Speccy dizendo que está ruim... ou pelo menos que não é mais confiavel, fora que o cristal marcou piora na situação.

Isto pode indicar que pessoas que fazem a verificação de suas unidades, acham que tudo estava certo e a unidade 'morreu do nada' talvez estivessem recebendo informações incorretas... Quem teve problemas com hds (de quaquer marca) aqui e faziam testes, que programas vocês usavam?

 

Por outro lado, continuo olhando o site da backblaze a achei um tabela por modelos de hds https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-reliability-update-september-2014/ o seagate ST3000DM001 esta marcando como tendo 15,7% de taxa de falha anual o que é preocupante, mas eles usam os hds de forma muito mais pesada do que 90% dos usuarios. E eles também tem alguns dos HDs que estou tendo problemas ST31500341AS com uma taxa de 24,9%...

 

Como uma curiosidade, o melhor hd para eles é o HGST Deskstar 5K3000 antigo hitachi com uma taxa de falhas de 0,7% mas inexistente em nosso mercado - pelo menos não achei ninguém vendendo aqui. Ah e se alguém não souber, a parte dos hds de 3,5'' foi vendida para a WD, a hitachi agora só fabrica hds para notebooks.

 

É provavel que eu arrisque com o seagate mesmo, comprei uns equipamentos estes dias e só teria um dinheiro a mais no final do ano, mas o crystal apesar de não dar data, parece prever o falecimento do hd para breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora piorou, decidi baixar os dois programas e testar o hd defeituoso, e ele passou em ambos!

Agora ficou assim, de um lado tenho o wester digital data lifeguard diagnostics e o seagate toos dizendo que o hd em questão está bom.

Do outro o CristalDiskInfo e o Piriform Speccy dizendo que está ruim... ou pelo menos que não é mais confiavel, fora que o cristal marcou piora na situação.

Isto pode indicar que pessoas que fazem a verificação de suas unidades, acham que tudo estava certo e a unidade 'morreu do nada' talvez estivessem recebendo informações incorretas... Quem teve problemas com hds (de quaquer marca) aqui e faziam testes, que programas vocês usavam?

 

Por outro lado, continuo olhando o site da backblaze a achei um tabela por modelos de hds https://www.backblaze.com/blog/hard-drive-reliability-update-september-2014/ o seagate ST3000DM001 esta marcando como tendo 15,7% de taxa de falha anual o que é preocupante, mas eles usam os hds de forma muito mais pesada do que 90% dos usuarios. E eles também tem alguns dos HDs que estou tendo problemas ST31500341AS com uma taxa de 24,9%...

 

Como uma curiosidade, o melhor hd para eles é o HGST Deskstar 5K3000 antigo hitachi com uma taxa de falhas de 0,7% mas inexistente em nosso mercado - pelo menos não achei ninguém vendendo aqui. Ah e se alguém não souber, a parte dos hds de 3,5'' foi vendida para a WD, a hitachi agora só fabrica hds para notebooks.

 

É provavel que eu arrisque com o seagate mesmo, comprei uns equipamentos estes dias e só teria um dinheiro a mais no final do ano, mas o crystal apesar de não dar data, parece prever o falecimento do hd para breve.

 

Esqueci que eu também rodei aqui o CristalDiskInfo e o Speccy, e em ambos os programas, não foi detectado nenhum tipo de problema nesse HD de 4TB da WD, só não rodei ainda o HD Tune, mas em breve pretendo fazer isso... em relação ao desempenho desse meu HD de 4TB Caviar Black da WD, por enquanto, estou achando ele muito mais rápido que o meu antigo HD de 3TB da Seagate, mas pode ser também porque no meu HD da  Seagate, eu tinha 2TB e pouco de arquivos armazenados e nesse HD da WD eu ainda não tenho nem 2GB...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Algum membro com experiência em compra de hdd remanufaturado?Estava lendo sobre uma empresa brasileira chamada Up2Tech,distribui produtos diversos para TI,Play Tv e etc,mas o que me seduziu nela foi a Série Green,discos rígidos remanufaturados da Seagate e WD a preços mui acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Alguém poderia tirar a seguinte dúvida: Posso trocar um HD por outro de capacidade menor?

Tenho um de 500gb, que veio a 'dar pau', por questões pe$$oai$ queria substituir por um de 320gb,com os mesmos padrões (sata 2, rpm e cache) porém capacidade menor. Ouvi em algum site, em situações contrárias poderia ocasionar incompatibilidade da placa mãe, porém não ouvi nada em relação a minha situação. Então, posso substituir um de 500 por um de 320?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia tirar a seguinte dúvida: Posso trocar um HD por outro de capacidade menor?

Tenho um de 500gb, que veio a 'dar pau', por questões pe$$oai$ queria substituir por um de 320gb,com os mesmos padrões (sata 2, rpm e cache) porém capacidade menor. Ouvi em algum site, em situações contrárias poderia ocasionar incompatibilidade da placa mãe, porém não ouvi nada em relação a minha situação. Então, posso substituir um de 500 por um de 320?

Não há problema algum amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia tirar a seguinte dúvida: Posso trocar um HD por outro de capacidade menor?

Tenho um de 500gb, que veio a 'dar pau', por questões pe$$oai$ queria substituir por um de 320gb,com os mesmos padrões (sata 2, rpm e cache) porém capacidade menor. Ouvi em algum site, em situações contrárias poderia ocasionar incompatibilidade da placa mãe, porém não ouvi nada em relação a minha situação. Então, posso substituir um de 500 por um de 320?

 

Unico problema é que você vai ter 160G a menos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o Acronis True Image ou Norton Ghost para clonar,eles possuem uma opção de redimensionamento inteligente.

 

Sobre discos rígidos,tenho optador há bons tempos por WD e Hitachi mas ultimamente tenho lido em sites estrangeiros alguns bons comentários sobre os hd's da Toshiba,que acham dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Boa tarde pessoal, possuo um notebook HP Pavilion Dv4 2014br o qual o HD queimou e agora na hora de comprar outro eu fiquei na dúvida se ele "suporta" SSHD, achei uns da Seagate (Laptop Thin SSHD Seagate 500gb) com preço razoável e gostaria de saber se é compativel,

Fico no aguardo e desde ja agradeço.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!