Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador/Fonte 40A


Morgota

Posts recomendados

Eae galera,

Estou com um projeto muito "louco" na cabeça fazer um carregador/fonte de 40A 13,8V.

Esse equip. seria usado quando tivesse fazendo um churras e tocando uma sonzera com o carro, ligaria o carregador e ele ficaria carregando a bateria constantemente.

Para fazer eu o carregador tenho um trafo 220-19V de +- 40A e pensei em usar esse circuito

http://i1057.photobucket.com/albums/t388/fuzivel/Fonte13.jpg

Só adicionando 2 transistores a + e aumentando o banco de capacitores.

A minha principal duvida seria, se quando o modulo puxa-se + corrente, eu não teria problema de queimas de componentes ao até mesmo do trafo?

Seria necessario botar algum circuito para limitar a corrente de saida? :unsure:

Desde já agradeço qualquer dica!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele já tem uma espécie de limitador, composto pelos resistores de emissor, de baixo valor e pelo resistor de 1ohm e diodo 5402..

O módulo estaria em paralelo com a bateria, correto.. Os picos de corrente seria tranquilamente supridos pela bateria.. Dificilmente a corrente média de seu módulo deverá passar dos 40 Amperes, ou passa???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Posso estar falando besteira mas seria correto dizer que esse circuito carrega a bateria e o módulo tira energia da bateria? mas se ele carrega bateria a 40A não seria coisa demais para se carregar uma bateria?

Quando o carregado está em paralelo com a bateria, difícil saber de onde exatamente vem a energia.. Faça uma analogia com o alternador de seu carro, mandando para a bateria energia e os farois tirando energia ao mesmo tempo.. Quem fornece o que para quem???

Certo é que a bateria vai estar em flutuação e carga, no caso o módulo amplificador, tirando energia de quem fornecer...

A bateria quando carregada assume uma tensão próxima dos 13,8 Volts, e tendo o carregador essa mesma tensão, uma vez carregada a bateria não mais passará energia para a bateria, somente uma pequena corrente de flutuação..

A bateria dificilmente, muito dificilmente vai pedir aqueles 40 Amperes.. Ela teria de estar descarregada para tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele já tem uma espécie de limitador, composto pelos resistores de emissor, de baixo valor e pelo resistor de 1ohm e diodo 5402..

O módulo estaria em paralelo com a bateria, correto.. Os picos de corrente seria tranquilamente supridos pela bateria.. Dificilmente a corrente média de seu módulo deverá passar dos 40 Amperes, ou passa???

O carregador estaria em paralelo com a bateria.. Então essa que é minha grande duvida.. o módulo do me som em um volume baixo puxa cerca de 15Ah-20Ah

mas com o volume mais alto chega até uns 60Ah-70Ah, dae a minha duvida com o módulo pedindo tudo isso de corrente o trafo estaria fornecendo teoricamente 40A e o resto a bateria certo?!?

Esse circuito iria limitar a esses 40A? ou se o modulo pedi-se + ele tentaria mandar mais e acabaria queimando os componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O carregador estaria em paralelo com a bateria.. Então essa que é minha grande duvida.. o módulo do me som em um volume baixo puxa cerca de 15Ah-20Ah

mas com o volume mais alto chega até uns 60Ah-70Ah, dae a minha duvida com o módulo pedindo tudo isso de corrente o trafo estaria fornecendo teoricamente 40A e o resto a bateria certo?!?

Esse circuito iria limitar a esses 40A? ou se o modulo pedi-se + ele tentaria mandar mais e acabaria queimando os componentes?

Não seria melhor comprar uma boa fonte automotiva como aquela famosa "usina Spark" ?????

Esta sua fonte linear fornecendo 40A, vai desprender tanto calor quanto uma frigideira elétrica.

Não vai ter capacidade para manter 60A e a bateria vai descarregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria melhor comprar uma boa fonte automotiva como aquela famosa "usina Spark" ?????

Esta sua fonte linear fornecendo 40A, vai desprender tanto calor quanto uma frigideira elétrica.

Não vai ter capacidade para manter 60A e a bateria vai descarregar.

Com certeza que o calor vai ser um outro desafio... a questão é que eu tenho já o trafo.. então gastaria + uns R$100,00 e ficaria com uma fonte funcional e bem mais barata que as spark..

Eu poderia trocar os 2n3772 pelo 2n3055? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza que o calor vai ser um outro desafio... a questão é que eu tenho já o trafo.. então gastaria + uns R$100,00 e ficaria com uma fonte funcional e bem mais barata que as spark..

Eu poderia trocar os 2n3772 pelo 2n3055? :confused:

Não importa o quão potente é o transistor, o calor desprendido será o mesmo, veja:

19Vac do trafo depois de retificado, se transformará em 26V

Digamos que sobre carga de 40A a tensão caia 6V, e fique em 20V;

Os transistores terá que regular e fornecer 13.8V para a bateria, então entre o coletor e emissor dos transistores terá uma queda de tensão de:

6,2V e corrente de 40A

De acordo com a lei de Ohms http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm estes transistores dissiparão 248 watts.

É cara, dá para fazer, mas o problema são estas falsificações de transistores que tem por aí.

Com esta dissipação de 248watts, 4 transistores 2N3035 dissipariam 62watts de calor cada. Mas ficariam com corrente de 10A (40 dividido por 4), perto do limite que é de 15A, então melhor usar 5 transistores.

Mas coloque um dissipador grande e um micro-ventilador bem forte.

Para ter uma ideia de quanto calor 248 watts gera, tente comparar com alguma aparelho ou equipamento feito para aquecer, que tenha potência próxima.

4 ferros de solda de 60 watts geram o mesmo calor que esta sua fonte.

Tenho uma torradeira de pão que tem duas chapas, cada uma possui 375 watts. Não fosse o termostato, apenas uma chapa transformaria o pão em carvão.

é só para você ter uma ideia do drama.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não importa o quão potente é o transistor, o calor desprendido será o mesmo, veja:

19Vac do trafo depois de retificado, se transformará em 26V

Digamos que sobre carga de 40A a tensão caia 6V, e fique em 20V;

Os transistores terá que regular e fornecer 13.8V para a bateria, então entre o coletor e emissor dos transistores terá uma queda de tensão de:

6,2V e corrente de 40A

De acordo com a lei de Ohms http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm estes transistores dissiparão 248 watts.

É cara, dá para fazer, mas o problema são estas falsificações de transistores que tem por aí.

Com esta dissipação de 248watts, 4 transistores 2N3035 dissipariam 62watts de calor cada. Mas ficariam com corrente de 10A (40 dividido por 4), perto do limite que é de 15A, então melhor usar 5 transistores.

Mas coloque um dissipador grande e um micro-ventilador bem forte.

Para ter uma ideia de quanto calor 248 watts gera, tente comparar com alguma aparelho ou equipamento feito para aquecer, que tenha potência próxima.

4 ferros de solda de 60 watts geram o mesmo calor que esta sua fonte.

Tenho uma torradeira de pão que tem duas chapas, cada uma possui 375 watts. Não fosse o termostato, apenas uma chapa transformaria o pão em carvão.

é só para você ter uma ideia do drama.

Já deu pra imaginar o drama kkkk, sábado vou cotar os componentes caso não sai fora do orçamento que projetei irei desenvolver.

Caso de certo posto os resultados aqui da (fonte/torradeira) kkkk.

Valeu pelas dicas!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Sem querer ressuscitar o tópico mais já ressuscitando...

Fiz um texto enorme com teste mais quando fui enviar deu erro perdi tudo.. kkkkk

então vou direto ao assunto, terminei finalmente meu carregador/fonte, sem carga ele está dando 13,3V 0,5V abaixo doque eu esperava, ligando ele na bateria e no meu som ele ficou estável em 12,3V mesmo com mudanças de volume.

Gostaria de aumentar essa tensão para 12,8V pelo menos, alguém poderia me dar uma dica de como fazer isso? Adiciono outro 1n4148?

Outra coisa achei bem estranha, os resistores de potencia nem se quer começaram a esquentar o dissipador também não esquentou (nele estão os 6x2n3055 e a ponte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, adicionar mais diodos 1N4148.

Cada diodo deveria aumentar a tensão de 0,6V.

Acredito que o consumo seja muito baixo.

Isso explicaria porque nada esta "fritando" !

Pode medir a tensão acima das resistencias de 0,15R.

A corrente de saida é de 26,67 vezes a tensão medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ressuscitar o tópico mais já ressuscitando...

Fiz um texto enorme com teste mais quando fui enviar deu erro perdi tudo.. kkkkk

então vou direto ao assunto, terminei finalmente meu carregador/fonte, sem carga ele está dando 13,3V 0,5V abaixo doque eu esperava, ligando ele na bateria e no meu som ele ficou estável em 12,3V mesmo com mudanças de volume.

Gostaria de aumentar essa tensão para 12,8V pelo menos, alguém poderia me dar uma dica de como fazer isso? Adiciono outro 1n4148?

Outra coisa achei bem estranha, os resistores de potencia nem se quer começaram a esquentar o dissipador também não esquentou (nele estão os 6x2n3055 e a ponte).

Duvido que o seu circuito vá funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido que o seu circuito vá funcionar.

Tá no caso voce duvida que irá funcionar por duvidar? ou está vendo algo errado? só postar uma mensagem vaga dessa não acrescenta nada ao tópico!

Obrigado

Sim, adicionar mais diodos 1N4148.

Cada diodo deveria aumentar a tensão de 0,6V.

Acredito que o consumo seja muito baixo.

Isso explicaria porque nada esta "fritando" !

Pode medir a tensão acima das resistencias de 0,15R.

A corrente de saida é de 26,67 vezes a tensão medida.

Coloquei 1 diodo a + para ver a reação, só tive 0,1V a +. Quanto a corrente coloquei uma bateria já quase totalmente carregada teve um consumo apenas de 1A. Terei que ligar novamente o sistema inteiro para ver se aumenta esse consumo.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 10 meses depois...

ola amigo esse trafo que você vai colocar na sua fonte, ele é meia onda ou uma onda completa

 

esse eu fiz e funciona perfeitamente sem problema é o suficiente

se você for enrolar trafo para 220v o primário fio 16

e secundário fio 6 ou 8 lembrando que o  secundário tem enrolamento duplo.

http://www.te1.com.br/imagens/carregadorlm317.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!