Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor limpa contato para placas ?


Posts recomendados

Pessoal alguém já usou um da Starrett? Chama M1 Micro-Óleo Anticorrosivo, composição: Destilado de petróleo, Petrolatum, Aditivos Próprios, Propelente Butano desodorizado.

 

To com uma placa-mãe onde um slot da memória RAM liga, porém quando o troco ela não dá sinal... já tentei resetar CMOS passar borracha e pincel, nada feito...

 

Será que posso usar esse aí para passar no slot ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se foi falado já, mas como eu não li todas as mensagens, se alguém falou desconsidere o que falei.

 

Tem uma diferença entre limpa contatos e limpa placa, para limpa contatos existem diversos sprays que são vendidos em lojas de eletrônicos, não é WD40, não sei marca porque são varias e eu quase nunca usei.

Para limpar placa use álcool isopropílico.Também da pra fazer como o @Rafael.R falou em lavar a placa com água e detergente NEUTRO, mas placas de pcs tem problemas de estática então não aconselho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 12/07/2012 às 02:09, Rafael.R disse:

Sem querer inclinar o tópico ou causar polêmica, eu ja limpei muitas placas mãe debaixo da torneira com um pincel e detergente. Escorri o excesso de água usando um compressor e finalizei com secador de cabelo. Minha teoria é que qualquer limpa contatos tira a sujeira de um lado e joga para outro. Ele mesmo (o limpa contatos) evapora mas a sujeira em algum lugar da placa ainda fica. A água corrente simplesmente leva a sujeira embora. Simples.

eu nunca vi nada melhor do que lavar com água e sabão, até hoje. so uso limpa contato no trabalho porque em alguns casos e mais fácil e a maquina precisa retornar logo a funcionar, mas tem vez que tem que lavar mesmo, ja  teve casos de placa que nem ligava mais, e de placa que tinha problema intermitente que resolvi somente lavando com água e detergente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de deixar minha opinião, que não é muito diferente dos adeptos da água e detergente. Desde a década de 80, que aprendi com meus erros e acertos, a melhor forma de limpar uma placa eletrônica. Água e Sabão neutro. Já trabelhei em oficinas de consertos de TV, Som, eletrodomésticos em geral. Meto tudo dentro do tanque, lavo com pincel, bem lavado e jato de água, e pronto! ta novinho em folha, agora é só deixar até o outro dia secando. Quando for montar, dê um jato de ar com o secador para confirmar que não ha resíduo de água, e mandar pau! . Tenho um caso interessante, em minha casa mesmo. Ha 27 anos quando me casei, minha esposa foi lavar o liquidificador e eu disse a ela, coloca na pia taca água a vontade, detergente e escova, depois coloca em um canto e só use novamente no outro dia , porque já estará seco. Bem! ela faz isso esse tempo todo, e a única peça que troco de vez em quando é o copo. Abraço!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2017 às 09:51, Dornas disse:

Gostaria de deixar minha opinião, que não é muito diferente dos adeptos da água e detergente. Desde a década de 80, que aprendi com meus erros e acertos, a melhor forma de limpar uma placa eletrônica. Água e Sabão neutro. Já trabelhei em oficinas de consertos de TV, Som, eletrodomésticos em geral. Meto tudo dentro do tanque, lavo com pincel, bem lavado e jato de água, e pronto! ta novinho em folha, agora é só deixar até o outro dia secando. Quando for montar, dê um jato de ar com o secador para confirmar que não ha resíduo de água, e mandar pau! . Tenho um caso interessante, em minha casa mesmo. Ha 27 anos quando me casei, minha esposa foi lavar o liquidificador e eu disse a ela, coloca na pia taca água a vontade, detergente e escova, depois coloca em um canto e só use novamente no outro dia , porque já estará seco. Bem! ela faz isso esse tempo todo, e a única peça que troco de vez em quando é o copo. Abraço!

cara, isso é legal, na casa do meu pai ele mantem uma tv funcionando a anos, uma panasonic tubão, ele lava a placa dela sempre que precisa, e ja trocou o cabacitor do "tubo", mas a tv tem mais de 10 anos já e n morre nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora lavar tudo com água e detergente neutro, conforme expliquei no tópico anterior, tem o seguinte: Também aprendi com meus erros e acertos, que se for contatos de interruptores de plástico, basta desmonta-los e limpar as lâminas e contatos com KAOL.

Se for conectores slotes de memoria RAM, basta uma folha A4 dobrada o suficiente para entrar justa no conector e proceder o movimento de vai-e-vem até que o papel saia limpo, pois o papel também é abrasivo suave, e os demais contatos aparentes deve se proceder da mesma forma; dobre a folha e esfregue sobre os contatos de cobre, ou Ouro, tomando o cuidado para não arrancar componentes minúsculos, soldados nas bordas. Por enquanto é só! Abraço, fui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...

Gostaria de uma opinião! Estou com um teclado da Apple que não abre por nada sem quebrar ou seja, só tenho acesso pelas teclas e entradas laterais. Caiu vinho e pifou! Deixei de molho no álcool isopropílico, chegou dar sinal de vida depois morreu! Depois eu joguei limpa contato até dizer chega mas eu não tinha muito. Liguei e voltou a funcionar quase todas as teclas. Depois parou tudo! Jogo no tanque com detergente ou mais limpo com mais limpa contatos? Lembro que não tenho acesso direto para limpar a placa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha prezada Ma,Aguiar!

          Eu concordo com um colega que lhe responde, eu lhe direi o mesmo!. Se fosse eu, imediatamente meteria o dito cujo dentro de um balde com água e detergente, escovaria com pincel onde fosse possível, e no demais eu chacoalharia o mesmo nesta mesma água, quando me desse por satisfeito, meteria debaixo da torneira até sair todo o sabão, e por último, escorreria toda a água até não pingar mais, logo após sopraria o mesmo com o secador de cabelo até não perceber mais nada de água. Veja bem! só o vento frio, de vez em quando mandaria um calorzinho, e por último quando ja estivesse com o saco cheio de tanta atividade, ai sim meteria o limpa contato, e em seguida o colocaria em um canto por pelo menos 24 horas, quando então, tacava de novo o limpa contato, e agora sim o ligaria e partiria para o abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Álcool isopropílico aplicado com um pincel limpo e macio.

Após isso, aplicar ar comprimido (com pressão controlada) com um bico próprio para limpeza. Isso ajuda tanto na secagem como na remoção de alguma partícula sólida.

Produtos abrasivos como borracha de apagar, nem pensar. Uma escova de dentes pode contribuir para remover a finíssima camada de ouro, cujo metal tem como propriedade a alta condutibilidade elétrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Picco! , se você observar uma placa-mãe por uma lente grande, irá observar que tudo nela são minúsculos; as soldas muito próximas, as perninhas dos componentes são extremamente juntas. E tudo isso gera acúmulo de poeiras diversas; como pelos diversos , fuligens microscopias que vem pelo ar de metais e outras coisas que geram passagem de corrente elétrica entre os componentes. Então volto ao tópico anterior, de que o melhor processo para limpar a placa-mãe, se chama água e detergente neutro. Para retirar as impurezas, e restabelecer o funcionamento da placa no que concerne a defeito por resíduos microscópio. Agora na parte que você fala que as placas tem problemas de estática, não é verdade! Estática são ruídos que o rádio faz, devido a eletricidade eletrostática que existe no ar, e esta interferência provoca aquela chiadeira no som do Rádio.  Já que tocamos no assunto, nosso corpo também se carrega eletricamente, e damos o nome para isso de carga eletrostática, que quando tocamos algum objeto como uma maçaneta de porta, ou uma placa de computador, ai sim podemos provocar a queima de algum componente da placa em questão.  Eu estou careca de avisar para todos que trabalham com cartão de crédito, para terem cuidado ao segura-lo , pois pode provocar a queima do chip nele embutido.  E para limpar os contatos que teimam em não dar contato, eu usava antigamente, o famoso Kaol. Se bem me lembro, ele é tão fininho abrasivamente falando, que ele não lixa o local, ou contato de ouro que estamos falando, ele dá brilho. O Kaol é usado para polir metais em geral, e vidro se usar uma maquininha de polir, ele o deixa limpinho. Agora chega né! que tomem suas decisões! Fui

!            

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!