Ir ao conteúdo

Como calcular resistencia?

DAVID123456789

Posts recomendados

Postado

Olá para todos os nossos colegas do CH^_^

Bem, eu queria saber como calcula resistencia. EX.:

se eu tiver um led que consome 1A(hipotéticamente) e uma fonte de 12Vcc,

como faço para saber que resistor eu coloco para diminuir para 3Vcc?

nesse tópico o Fernando Mercês fez um exemplo:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-calcular-resistencia/161525?

Mas só pra constar a respeito do cálculo... Olhe na ventoinha a corrente que ela consome (em ampères, ex.: 1A).

Tendo este valor em mãos, faça o cálculo:

R = E / I

Onde R é a sua resistência, E é a tensão de alimentação (no caso, 12VDC) e I é a corrente consumida.

R = 12 / 1 = 12

Esses 12Ω são a resistência atual do circuito, que é um tanto próximo de zero. Se você aumentar essa resistência para 500Ω com o potenciômetro de 1K, veja no que dá:

I = E / R

I = 12 / 500

I = 0,0002A

E = R x I

E = 0,0002 x 500

E = 0,1V

Com 100mV (0,1V) a ventoinha nem vai se mexer. Lembre-se que eu adotei a ventoinha consumindo 1A, não sei como é a sua.

pelo que eu saiba 12 / 500 = 0,024. porque ele disse que 12 / 500 dá 0,0002A?:confused:

• Membro VIP
Postado
pelo que eu saiba 12 / 500 = 0,024. porque ele disse que 12 / 500 dá 0,0002A?:confused:

Para calcular uma resistência, divida o valor da queda de tensão sobre o resistor pelo valor da corrente que circula por ele. No exemplo do LED hipotético que você deu acima, a queda é de 9V ( 12V - 3V ) e, sendo a corrente 1A, a resistência seria 9 / 1 = 9 ohms.

No tópico antigo que você citou, o cálculo não está correto. De fato, 12 / 500 = 0,024 e não 0,0002.

• Membro VIP
Postado
mas 9 ohms é muito proximo de 0 para diminuir 9 volts, ou eu estou errado?:confused:

Não, se a corrente realmente for de 1 Ampere..

Note, geralmente leds comuns pedem 0,02Amperes e se fosse um led comum, de 3 Volts o resistor seria de (12-3) / 0,02 = 9/0,02 = 450 OHMS.. Use um de 470 Ohms que é um valor comercial..

Ou usa a calculadora para resistência de led: http://ledcalculator.net/default.aspx?values=12,3,20,1,0〈=pt-BR

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!