Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Automotiva


Ivan (eletronic)

Posts recomendados

Eai pessoal tranquilo?

Então desta vez to querendo fazer uma fontizinhameio bruta..rsrsrsrrs

Tenho um toroide onde não sei seus dados tecnicos. Ele é utilizado em amplificadores de Som automotivo.

Gostaria de usa-lo para fazer essa fonte.

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img703/9526/toroide.jpg

ntão falando um pouco da fonte.

Vendo fontes chaveadas notei que é retificada a rede diretapassa por filtro sai vai para o trafo q ta em serie com mosfets. ai é feito um circuito e tal.

Enfim queria que essa fonte variase de 12 a 15 volts ou então estavel em 13,8volts.rsrsrsrrs

gostaria da ajuda de vocês inicialmente para saber qtas espiras, ou seja, como fazer o trafo com o toroide. Lembrando que pretendo utilizar 127Vac na entrada e sai de 13,8VOlts e chutamos uns 50Amperes na saida. Se possivel mais corrente de saida.

Grato

Ivan H.

http://imageshack.us/photo/my-images/703/toroide.jpg/

acho que enviei o link errado rssrrsrrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai pessoal tranquilo?

Então desta vez to querendo fazer uma fontizinhameio bruta..rsrsrsrrs

Tenho um toroide onde não sei seus dados tecnicos. Ele é utilizado em amplificadores de Som automotivo.

Gostaria de usa-lo para fazer essa fonte.

esquemadecomoenrrolarto.jpg

ntão falando um pouco da fonte.

Vendo fontes chaveadas notei que é retificada a rede diretapassa por filtro sai vai para o trafo q ta em serie com mosfets. ai é feito um circuito e tal.

Enfim queria que essa fonte variase de 12 a 15 volts ou então estavel em 13,8volts.rsrsrsrrs

gostaria da ajuda de vocês inicialmente para saber qtas espiras, ou seja, como fazer o trafo com o toroide. Lembrando que pretendo utilizar 127Vac na entrada e sai de 13,8VOlts e chutamos uns 50Amperes na saida. Se possivel mais corrente de saida.

Grato

Ivan H.

http://imageshack.us/photo/my-images/703/toroide.jpg/

acho que enviei o link errado rssrrsrrs

Primeiro você terá que analisar este núcleo. Cada núcleo é adequando a um tipo de freqüência, DC ou AC.

Veja um link de uma página de fabricante:

http://www.magmattec.com.br/produtos-magneticos/aThIUTRMelA2TzYwelpWbWVxQ3Yyc21mczlyVnZMU2JmMk9kbzY2NzRkdkQzcXJjZ1psN1lzNjVxZU81cDdiZXhXU0NsNVBFc3RDOGs5JTJCcXNyZW1hUSUzRCUzRA==

Eles informam pela cor o tipo de uso que se destina o núcleo.

Depois você irá aprender um pouco sobre topologia de fontes e até fazer algumas simulações das etapas de potência:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/smps_e.html

Aqui você descobrir qual topologia será mais adequada ao seu uso.

Vou logo adiantar, é a Half Bridge.

Aqui finalmente você vai partir para calcular o trafo:

http://www.bcae1.com/trnsfrmr.htm

Aqui você verá como enrolar o núcleo toroidal:

scaled.php?server=6&filename=esquemadecomoenrrolarto.jpg&res=landing

Deverá usar o tap central como negativo de saída, e usar 2 diodos em casa extremidade para fazer o positivo.

A freqüência de operação do trafo deverá estar entre 30 e 40Khz. É uma frequência que não é tão alta a ponto de provocar muitas perdas de comutação, e nem tão baixa a ponto de deixar o transformador grande.

Observação importante

Muitos pensam que as fontes chaveadas são pequenas pois os núcleos de ferrite dão altos rendimentos magnéticos.

Muito pelo contrário, ele muito ruim em densidade magnética.

Lâminas de aço-silício de grão orientado costumam dar acima de 12.000 gauss.

O ferrite se der muito é 6.000 gauss.

A lâmina de aço-silício de 12.000 gauss não pode ser usada em fontes chaveadas por dois motivos:

Primeira que ela é condutora, isso criaria correntes parasitas no próprio metal que faria a fonte muito ineficiente.

Segundo que o aço silício não tem capacidade de se magnetizar e desmagnetizar tão rápido quando os núcleos de ferrite. Isso faria as lâminas de aço-silício saturarem.

O Ferrite além de ser praticamente isolante elétrico, o que evita as correntes parasitas, ele também é, como se diz tecnicamente, um material magnético muito mais mole do que o ferro ou lâminas de aço-silício (Muito rápido na magnetização e desmagnetização) por isso não satura tal fácil em altas Freqüência.

O que faz a fonte ficar pequena e leve com fonte chaveada, é a freqüência.

Aumenta a freqüência e o tamanho acaba diminuindo. É como uma pedra amarrada num barbante. Se a pedra está com o barbante grande, ela balança devagar, se está com o barbante pequeno ela balança muito mais rápido (Freqüência). É um efeito físico natual das coisas.

Dê uma olhada nestes termos:

http://www.thornton.com.br/terminologia.htm

Dê uma olhada nestes formulas:

http://www.thornton.com.br/formulas.htm Para o nosso caso a fórmula é a da onda quadrada.

Aqui alguns cálculos para facilitar o entendimento:

estudossobrefonteschave.jpg

Para que a saída seja estabilizada em 13,8V, você deve calcular a tensão de saída do trafo como sendo 25V. Também tem que considerar as quedas de tensão que darão na rede elétrica e nos capacitores. Se 25V não for suficiente para manter 13.8V com a fonte em carga máxima, deverá calcular tensão maior para o trafo.

Como já havia dito os ferrites tem baixa densidade magnética, então use nos cálculos 3.000 gauss (metade) para que fique uma margem grande de segurança para que o ferrite nunca sature.

Você só precisa calcular a a bobina de entrada e sua tensão.

A bobina de saída é calculada com regra de três:

Exemplo:

Se a bobina de entrada só precisa de 30 espiras em 179Vac, para que dê 25V de saída só vai precisar de:

179 / 30 = 5.96V por espira

25 / 5.96,36 = 4,19 espiras

4 espiras

É importante você ter um bom multímetro TRUE RMS para saber as tenções de entrada com exatidão.

Estude ainda o Efeito pelicular (Skin effect em inglês):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_pelicular

Para evitar este efeito você tem que usar vários fios esmaltados (Isolados), todos em paralelos para formar um único condutor.

O objetivo é forçar a corrente circular homogeneamente por todo o núcleo do condutor, e não numa fina parte da superfície.

Existem cálculos para isso, é só procurar na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela cor diz que é saida de amplificador classe D, mas na verdade é transformador da fonte do amplificador classe d. Ele trabalha com 25khz La.

http://hlg.magmattec.com/imagens/repositorio/Datasheet%20N%C3%BAcleos%20Toroidais%20-%20Material%20330%20r0.pdf

pelo q vi nesse arquivo do link acima não tem as dados desse ferrite que tenho. Ou estou errado?

A secção do núcleo seria então:

[(6,4-3,8)/2]x 2,5 = 3,25cm²

Usando a formula da onda quadrada não entendi, pois se eu mudar o N por B ficara B²=(Vrms*10exp8)/4*f*Ae.

(esse f é a frenquencia de trabalho da fonte onde iremos utilizar 30kHz?)

Como calcular Área Efetiva?

Essa formula que me dara o numero de espiras?

Pelo o que entendi os cálculos da entrada terão que ser feitos usando a tensão de 358v, pois diz para usar o dobro.

Bom ate aqui estou entendo tudo corretamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela cor diz que é saida de amplificador classe D, mas na verdade é transformador da fonte do amplificador classe d. Ele trabalha com 25khz La.

http://hlg.magmattec.com/imagens/repositorio/Datasheet%20N%C3%BAcleos%20Toroidais%20-%20Material%20330%20r0.pdf

pelo q vi nesse arquivo do link acima não tem as dados desse ferrite que tenho. Ou estou errado?

A secção do núcleo seria então:

[(6,4-3,8)/2]x 2,5 = 3,25cm²

Usando a formula da onda quadrada não entendi, pois se eu mudar o N por B ficara B²=(Vrms*10exp8)/4*f*Ae.

(esse f é a frenquencia de trabalho da fonte onde iremos utilizar 30kHz?)

Como calcular Área Efetiva?

Essa formula que me dara o numero de espiras?

Pelo o que entendi os cálculos da entrada terão que ser feitos usando a tensão de 358v, pois diz para usar o dobro.

Bom ate aqui estou entendo tudo corretamente?

Pela cor diz que é saida de amplificador classe D, mas na verdade é transformador da fonte do amplificador classe d. Ele trabalha com 25khz La.

Os núcleos ideais para o transformador principal, são os verdes, pois eles são de ferrite mesmo, e tem baixas perdas. Já outros tipos podem funcionar, embora não com a mesma eficiência.

Estes núcleos tem muita ciência aplicada. Certa vez eu montei um amplificador classe D e coloquei um núcleo verde no filtro de saída. Não funcionou de jeito nenhum. o som ficava muito ruim. Quando coloquei um núcleo amarelo aí funcionou. Fiquei sem entender direito já que os dois eram núcleos que eu acreditava serem de ferrite.

A famosa fonte usina Spark usa os verdes como trafo, e os azuis como filtro de saída, onde teria a mesma função que num filtro de saída de amplificador classe D.

Para entender melhor, leia este artigo:

Entendendo toroides:

http://www.py2adn.com/artigos/Entendendo-toroides.pdf

Usando a formula da onda quadrada não entendi, pois se eu mudar o N por B ficara B²=(Vrms*10exp8)/4*f*Ae.

(esse f é a frenquencia de trabalho da fonte onde iremos utilizar 30kHz?)

Como calcular Área Efetiva?

Trocando N por B, lá na fórmula onde você deveria colocar o números de espiras para descobrir a densidade magnética (Gauss), agora colocará a densidade magnética (Gauss) para descobrir o número de espiras do primário.

f é freqüência em Hz, 30Khz = 30000Hz.

Está fórmula lhe dará o número de espiras do primário do trafo.

As espiras do secundário é calculado com regra de três.

A tensão que você usa nos cálculos, é a que entra na bobina do trafo.

A halfe Bridge a tensão dobra pois soma a tensão dos dois capacitores de entrada. Mas o que realmente entra na bobina é a metade, e ainda precisaria aferir a tensão TRUE RMS, por isso é importante um bom multímetro TRUE RMS.

Você pode fazer os cálculos no lápis e no papel, depois pode tirar a prova com esta calculadora on-line: http://www.bcae1.com/trnsfrmr.htm

Costuma dar o mesmo resultado.

Como calcular Área Efetiva?

Você faz o calculo da seção transversal do núcleo:

D-d/2.H (Diâmetro maior menos diâmetro menor dividido por 2 vezes altura).

[(6,4-3,8)/2]x 2,5 = 3,25cm²

Na calculadora online deu 15,3.9 espiras no primário, usando densidade magnética de 3000 gauss

No láps e papel deu 14,53 (Resultado bem próximo).

Nos cálculos use uma tensão menor para poder considerar as perdas, por exemplo 165V ou mesmo 160V, que provavelmente será a tensão que os capacitores estarão quando estiverem na potência máxima.

Eu tinha dito para você usar nos cálculos 3000 gauss pois os ferrites teriam 6000 e ficariam com folga. A verdade é que depende muito do tipo de ferrite. Tem ferrites que tem 2000 gauss, então seria prudente usar 1000 nos cálculos. Quanto menos gauss usar nos cálculos, mais espiras vai ter que enrolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvendo a fórmula:

Área efetiva do núcleo: 3,25

170 VRMS vezes 10 elevado a 8 = 17 000 000 000

-------------------------------------------------------------------------

4 vezes 30000 (Hz) vezes 3000(Gauss) vezes 3,25(Ae) = 1170000000

17 000 000 000 / 1170000000 = 14,529 espiras

Se você quer uma fonte estabilizada em 13,8, terá calcular o trafo com tensão de saída de pelo menos 25V pois assim a fonte terá o que regular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando 1000 Gauss:

http://imageshack.us/f/846/1000gauss.jpg/

mas sera q esse indutor num da um pokinho mais de permeabilidade magnetica??? Mesmo considerando a utilidade que ele tinha. Abaixo de uma placa queimada e ele na fonte(a direita).

http://imageshack.us/f/27/32193499.jpg/

Usando a calculadora online fiz com base 1500Gauss e deu a metade, deu 28 espiras. Bem mais economico.rsrsrsrrs

Voltando os calculos com base nos 1000 Gauss....

165Vrms - 43espiras

25V - x espiras

6,36 espiras no secundario. com base nos 25 volts.

Essa parte que você diz que tem que usar um booom multimetro eu terei que montar o circuito e medir com os fets e capacitores??? ou da pa medir sem montar circuito?

Ahh você ja teria uma previsão se da para usar os fets IRFP90N20.

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irfp90n20d.pdf

esse fio 21awg que deu ai ta dizendo nos usaremos tipo tres enrolamentos de 21 para fazer a distribuição homogenea no toroide?

a falando um pouco do circuito como saber quais caoaciotres usar??

Lendo um topico noorkut me lembrei de uma coisa... cara esses 25volts que é base no calculo são realmente necessarios??pois no final das contas essa fonte não poderá exeder os 14.4 volts com carga aberta...

ou tem alguma tecnica que inibe esse problema???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando 1000 Gauss:

http://imageshack.us/f/846/1000gauss.jpg/

mas sera q esse indutor num da um pokinho mais de permeabilidade magnetica??? Mesmo considerando a utilidade que ele tinha. Abaixo de uma placa queimada e ele na fonte(a direita).

http://imageshack.us/f/27/32193499.jpg/

Usando a calculadora online fiz com base 1500Gauss e deu a metade, deu 28 espiras. Bem mais economico.rsrsrsrrs

Voltando os calculos com base nos 1000 Gauss....

165Vrms - 43espiras

25V - x espiras

6,36 espiras no secundario. com base nos 25 volts.

Essa parte que você diz que tem que usar um booom multimetro eu terei que montar o circuito e medir com os fets e capacitores??? ou da pa medir sem montar circuito?

Ahh você ja teria uma previsão se da para usar os fets IRFP90N20.

http://www.irf.com/product-info/datasheets/data/irfp90n20d.pdf

esse fio 21awg que deu ai ta dizendo nos usaremos tipo tres enrolamentos de 21 para fazer a distribuição homogenea no toroide?

a falando um pouco do circuito como saber quais caoaciotres usar??

Lendo um topico noorkut me lembrei de uma coisa... cara esses 25volts que é base no calculo são realmente necessarios??pois no final das contas essa fonte não poderá exeder os 14.4 volts com carga aberta...

ou tem alguma tecnica que inibe esse problema???

Essa parte que você diz que tem que usar um booom multimetro eu terei que montar o circuito e medir com os fets e capacitores??? ou da pa medir sem montar circuito?

Depois da fonte montada e funcionando, mais seria mais para ajustes.

Mas não tem muita necessidade não. pode ficar tranquilo. o ideal mesm seria um osciloscópio.

Ahh você ja teria uma previsão se da para usar os fets IRFP90N20.

Não dá para usar ele. Ele só suporta 200V. Teria que no mínimo ser de uns 300V.

Posso lhe recomendar os seguintes mosfets:

S PW20N60S5 (600V e 20A)

38N30 (300V e 30A)

IRFP460N (500V 20A)

a falando um pouco do circuito como saber quais caoaciotres usar??

Comece com capacitores de 1500uF por 250V.

Quando colocar os 50A na saída, a tensão de 311V dos capacitores (eles estão em série) terá que se manter próximo a 311V. Se a tensão abaixar demais, e se isso interferir na regulação, coloque mais um de cada lado em paralelo.

Lendo um topico noorkut me lembrei de uma coisa... cara esses 25volts que é base no calculo são realmente necessarios??pois no final das contas essa fonte não poderá exeder os 14.4 volts com carga aberta...

ou tem alguma tecnica que inibe esse problema???

Não tem problema. Mesmo o transformador sendo calculado para dar 25V, ele só vai liberar 13,8V ou mesmo 14,4V ( ao seu gosto).

É que o circuito PWM age sobre as larguras dos pulsos, diminuindo-as, fazendo a tensão RMS abaixar de 25V para 13,8V.

Contudo, embora a tensão RMS abaixe para 13,8V, a amplitude desta tensão ainda é de 25V. Por isso é importante calcular um indutor de saída, que serve para tornar média os pulsos com amplitude de 25V. Só depois de torna-se média, é que a tensão sai sem variações e estabilizada nos 13,8V.

Por exemplo:

Uma fonte ATX, se você retirar a realimentação positiva dela, a tensão na linha de 12V sobe para 24V. O trafo dele é calculado para que dê 25V.

Vemos então que na saída do trafo saí uma onda retangular com amplitude de 25V, cuja largura varia de acordo com o consumo que estiver na saída.

Vemos ainda que tem um indutor de filtro nas saídas (Este torna a tensão média).

Neste site de calculadora online, você poderá calcular o indutor de saída:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/hgw_smps_e.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do caso posso usar o osciloscopio do trabalho. Levo la e faço as mediçoes.

uhn é que esses eu tenho em maos mas beleza.

esse indutor de saida tem um proprio também?? pois tenho uns aqui mas infelizmente só vou pode postar fotos dele amanha. São preto e marrom/vinho escuro algo do genero.

Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o caoacitor???

qto ao trafo esses calculos que fiz estão corretos??? o que faltaria para entregar o projeto do mesmo ma mao de um profissional do ramo confecciona-lo?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu simulei um Indutor filtro de saída:

Tensão mínima de entrada 300V

Tensão máxima 320V

Tensão de saída 13.8

Corrente 50A

Freqüência 30Khz

Observe na primeira onda, a onda azul:

Eu usei a relação de espiras (N1 / N2) de 6, assim a largura do pulsos de entrada ficam com 40% a menos de largura, restando bastante espaço para a fonte corrigir possíveis quedas de tensão na entrada.

Com estes pulsos a 40% a menos, a fonte vai liberar 13,8V na saída.

O indutor de filtro será de 5,45uH.

quando a tensão de entrada dá quedas de tensão, o modulador PWM ajusta aquela largura dos pulsos, e elas aumentam, fazendo compensar a tensão da saída da fonte, mantendo ela sempre estabilizada. É por isso que é muito importante um osciloscópio, pois ele serve para fazer ajustes no PWM. Fazer ajustes sem ver fica muito complicado.

simulao.png

Esta relação de espiras (N1 / N2) de 6, equivale a entrada de 311V (metade disto no trafo) e saída de 25V, porém estabilizada eletronicamente em 13,8V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao final o pwm da fonte permanece sempre estavel né?! ou ele vai aumentar e diminuir sozinho de acordo com a carga?

esse 6 seria devido ao calculo 42/6=7(espiras primario/espiras secundario)??

*Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o capacitor???

contudo o trafo fikaria com o projeto de uma bobina com centre tap de 42 +42 espiras com fio 21AWG????

esses capaciotres de entrada e saida eu que defino??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do caso posso usar o osciloscopio do trabalho. Levo la e faço as mediçoes.

uhn é que esses eu tenho em maos mas beleza.

esse indutor de saida tem um proprio também?? pois tenho uns aqui mas infelizmente só vou pode postar fotos dele amanha. São preto e marrom/vinho escuro algo do genero.

Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o caoacitor???

qto ao trafo esses calculos que fiz estão corretos??? o que faltaria para entregar o projeto do mesmo ma mao de um profissional do ramo confecciona-lo?

grato

esse indutor de saida tem um proprio também?? pois tenho uns aqui mas infelizmente só vou pode postar fotos dele amanha. São preto e marrom/vinho escuro algo do genero.

Procure lá na tabela do fabricante qual é o núcleo mais indicado para indutores de filtro DC (As vezes se usa os mesmo que são usados em filtro de saída de módulo classe D).

Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o caoacitor???

Pode usar tanto em paralelo quanto mudar o tipo de capacitores.

Usa-se a opção que ficar mais barata.

qto ao trafo esses calculos que fiz estão corretos??? o que faltaria para entregar o projeto do mesmo ma mao de um profissional do ramo confecciona-lo?

Estão corretos sim.

Acredito que você só precise mandar fazer as placas nestas industrias de placas. eles fazem em quantidade mínimas de 50 unidades. Até saem baratas em quantidades. Só precisa de mandar o layout do circuito impresso em arquivo geber (arquivo de foto-pltter). A placa vem pronta, furada e invernizada.

O trafo você pode encomendar na Hortotec Hortotrafo. Certa vez cotei um com estas mesmas caracteristicas do seu, com potência de 1500 watts, e costou apenas R$ 25,00 mais frete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas ai eu envio para ele esse toroide e eles montao???isso de fazer a placa é um grande problema.

o melhor toroide para filtro de saida seria então o amarelo ou o branco?

mas e aquilo que você mencionou no q para ter uma distribuição homogenea serria necessario passar no lgar de 1 fio passar tipo 3 para distribuir melhor como fica??

e fio de saida? são 6 espiras......

para fazer esse indutor só manda o toroide e a indutancia necessaria que eles fabrica/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ao final o pwm da fonte permanece sempre estavel né?! ou ele vai aumentar e diminuir sozinho de acordo com a carga?

esse 6 seria devido ao calculo 42/6=7(espiras primario/espiras secundario)??

*Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o capacitor???

contudo o trafo fikaria com o projeto de uma bobina com centre tap de 42 +42 espiras com fio 21AWG????

esses capaciotres de entrada e saida eu que defino??

ao final o pwm da fonte permanece sempre estavel né?! ou ele vai aumentar e diminuir sozinho de acordo com a carga?

Ele aumenta e diminuir sozinho conforme a carga. Você tem que projetar a fonte de forma que o PWM atinja a largura máxima quando a fonte estiver com potência máxima (50A no seu caso).

esse 6 seria devido ao calculo 42/6=7(espiras primario/espiras secundario)??

Lá no site explica. Eu não me lembro agora.

Eu apenas. Para simular eu apenas subtrai 40% do tempo da onda (Em micro-segundos), Ficando a onda com apenas 9,5 micro segundos.

25V menos 40% = 15, se considerar 0,7V de quedas dos diodos e as quedas por resistência dos cabos e das trilhas da placa, 40% a menos do ciclo ativo está muito bom (É bom ajustar isso na prática, não tem muita teoria não).

*Se eu for querer usar mais trafos, eu teria que colocar mais capaciotres em paralelo ou ai ja mudaria o capacitor???

Depende muito da potência que você vai usar.

Quanto maior a potência, maior a corrente, e maior são as quedas de tensão.

Deve acrescentar novo capacitor em paralelo sempre que a queda de tensão for acentuada.

contudo o trafo fikaria com o projeto de uma bobina com centre tap de 42 +42 espiras com fio 21AWG????

A bobina de entrada é uma só com 42 espiras

esses capaciotres de entrada e saida eu que defino??

Os capacitores saída terá que definir na prática.

Meça com o osciloscópio e coloque carga máxima.

Se tiver com muita tensão de ripple, adicione mais capacitores

Comece com uns 5000uF, pode usar vários em paralelos

mas ai eu envio para ele esse toroide e eles montao???isso de fazer a placa é um grande problema. Eles já te dão tudo pronto, eles tem todos os materiais.

o melhor toroide para filtro de saida seria então o amarelo ou o branco?

Não sei, só consultando as tabelas

mas e aquilo que você mencionou no q para ter uma distribuição homogenea serria necessario passar no lgar de 1 fio passar tipo 3 para distribuir melhor como fica??

Vai ser necessário no secundário onde a corrente é de 50A

No primário não terá tanta necessidade. Se circular 3A no primário já será muito.

e fio de saida? são 6 espiras

Você obedece os cálculos e as densidades magnéticas recomendadas.

A bobina de saída é simétrica, ou seja com tap central, onde o tap central é o negativo, os diodos então precisam ser de uns 100V.

para fazer esse indutor só manda o toroide e a indutancia necessaria que eles fabrica/

Só manda a indutância, o tipo de uso que se destina, a freqüência e a corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa a aprte de programação vai ser pesada rsrsrsrs.

ahh então é uma unica bobina no primerio com fio 21AWG, ja na saida são 6 espiras de fio 21AWG, porém alguns em "paralelo"?!

5000uF você diz na entrada de alta tensão ou saida de baixa? o capacitor de entrada tem que ter isolação acima de 350V?

vendo essa tabela:

http://www.py2bbs.qsl.br/fios_esmaltados.php

vejo que o fio 21AWG suporta ate 1.2A, se a fonte nos dara aproximadamente 700W nos dara mais que isso. o que fazer?

mas esse indutor de saida é apenas 1.

retificadores de 100V????????

Mas então esse material que tenho em maos que queria uar para baratear a fonte não tera uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa a aprte de programação vai ser pesada rsrsrsrs.

ahh então é uma unica bobina no primerio com fio 21AWG, ja na saida são 6 espiras de fio 21AWG, porém alguns em "paralelo"?!

5000uF você diz na entrada de alta tensão ou saida de baixa? o capacitor de entrada tem que ter isolação acima de 350V?

vendo essa tabela:

http://www.py2bbs.qsl.br/fios_esmaltados.php

vejo que o fio 21AWG suporta ate 1.2A, se a fonte nos dara aproximadamente 700W nos dara mais que isso. o que fazer?

mas esse indutor de saida é apenas 1.

retificadores de 100V????????

Mas então esse material que tenho em maos que queria uar para baratear a fonte não tera uso?

nossa a aprte de programação vai ser pesada rsrsrsrs.

Por que não usa SG3525 ou SG3524 na modulação PWM e IR2110 nos drivers?

Digamos que eles já venham programados para fazer exatamente este tipo de trabalho, além do mais são muito mais seguros a falhas que os microcontroladores.

Eles foram projetados para trabalharem especialmente neste ambiente de muitas Harmônicas, interferência eletromagnéticas e ruídos elétricos. Creio que microcontrolador seja mais sensível.

ahh então é uma unica bobina no primerio com fio 21AWG, ja na saida são 6 espiras de fio 21AWG, porém alguns em "paralelo"?!

Isso, pode até dar uma olhada nas correntes suportadas na tabela de cabos

5000uF você diz na entrada de alta tensão ou saida de baixa? o capacitor de entrada tem que ter isolação acima de 350V?

Os capacitores de entrada são de 1500uF por 250V (cada um se carrega com aproximadamente 179Vdc), e pode adicionar mais unidades em paralelo conforme a necessidade.

Na saída que vai ser de 13.8V a 14,4V pode adicionar algumas unidades de 1000uF por 35V, até formar 5000 uF (5 unidades).

vendo essa tabela:

http://www.py2bbs.qsl.br/fios_esmaltados.php

vejo que o fio 21AWG suporta ate 1.2A, se a fonte nos dara aproximadamente 700W nos dara mais que isso. o que fazer?

Colocar um fio de bitola maior que suporte a corrente com bastante folga. (Por causa da corrente instantânea que é sempre maior). Diria que coloque um que suporte 6A.

mas esse indutor de saida é apenas 1.

Sim

retificadores de 100V????????

Sim, Cada espira da saída terá capacidade para fornecer 25V.

As duas estarão em série (Center tap), então em cima dos diodos terá pulsos com amplitude de 50V.

É li em algum livro que já não me lembro, que em fontes chaveadas de deve usar os semi-condutores com no mínimo o dobro da tensão em que eles irão trabalhar (Por segurança)

Experimente valores menores, mas nunca perto de 50V, sempre acima.

Mas então esse material que tenho em maos que queria uar para baratear a fonte não tera uso?

Se for mandar fazer o trafo na loja indicada, não terá uso mesmo.

Eles tem todos os materiais.

Esta foto é da famosa fonte Usina Spark de 50A por 14,2V, irá tirar todos as suas outras dúvidas:

dsc02196s.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então sera 42 espiras de fio 13 ou 14 AWG no primario.

e no secundario??? isso que ta me deixando meio intrigado. Seriam por exemplo 6 espiras de fio 10AWG sendo que seriam 4 em paraleo para dar a corrente suportada pelo fio?

O fio do indutor seria o mesmo que o do secundario do trafo correto?

esses SG3525 e/ou SG3524 para a modulação PWM é só fazer um circuitinho que oscile em 30khz q ele juntamente com o e IR2110faz tudo sozinho? vcteria o esquema q esta mencionando

Ah no lugar do IR2110 serveria o IR2010?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então sera 42 espiras de fio 13 ou 14 AWG no primario.

e no secundario??? isso que ta me deixando meio intrigado. Seriam por exemplo 6 espiras de fio 10AWG sendo que seriam 4 em paraleo para dar a corrente suportada pelo fio?

O fio do indutor seria o mesmo que o do secundario do trafo correto?

esses SG3525 e/ou SG3524 para a modulação PWM é só fazer um circuitinho que oscile em 30khz q ele juntamente com o e IR2110faz tudo sozinho? vcteria o esquema q esta mencionando

Ah no lugar do IR2110 serveria o IR2010?

Não se preocupa com isso não. Se você mandar fazer lá na loja, os caras vão calcular tudo isso, e vão utilizar os fios certos.

O SG3525 e o IR2110, você poderá montar um circuito, olhando as instruções do datasheet, não tem complicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu to pensando nisso de manda fazer e tudo mais mas ainda assim queria mesmo usar o material que eu tenho em maos. porque n averdade eu tenho 4 toroides citado no primeiro post.

Então, Olhando a foto da Usina Spark, não dá para ter uma ideia?

Olhe que a foto é de alta resolução.

O número de espiras depende da densidade que você usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe

não entendi....ideia do que você diz?

Então, Olhando a foto da Usina Spark, não dá para ter uma ideia?

Olhe que a foto é de alta resolução.

Veja a foto:

dsc02196s.jpg

Eu me refiro aos fios do núcleo e do indutor

Observe que o primário é um só fio, mas o secundários são vários fios.

Dá até para ter uma ideia de quantos são.

Está outra foto aqui, é de uma fonte da mesma marca, mas de 150A.

Até da para ver a direção que os fios são enrolados:

150adiredosfios.jpg

Dá para ver que a saída tem 4+4 espiras (Com tap central ), onde o tap central é negativo, e as extremidades são retificadas.

Também possui 3 diodos duplos de 60A na saída, todos em paralelo.

São aqueles que parecem transistores no cando superior Direito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um to vendo, cara com base nos artigos que me mando entendi bastante sobre a fonte da foto, porém teve pontos que fiquei em duvida. São esses qe estão no retangulo amarelo e também os dois dios no canto esquerdo.

http://imageshack.us/photo/my-images/818/150adiredosfioscpia.jpg/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um to vendo, cara com base nos artigos que me mando entendi bastante sobre a fonte da foto, porém teve pontos que fiquei em duvida. São esses qe estão no retangulo amarelo e também os dois dios no canto esquerdo.

http://imageshack.us/photo/my-images/818/150adiredosfioscpia.jpg/

Simples:

O primeiro retângulo é um SCR ou TRIAC, Bancos de capacitores pesados não podem ser ligados diretamente na rede elétrica, pois dá curto circuito e derruba disjuntores.

Eles tem que serem carregados suavemente.

Primeiro carrega em série com os resistores (Suavemente), depois de carregado, o SCR ou TRIAC passa a conduzir.

O segundo Retângulo é um driver de mosfet. É o IR2110, que é um CI dedicado ao acionamento de mosfets em linha de alta tensão, podendo acionar mosfets em tensão de até 500V.

O terceiro retângulo é o SG3525. Ele é um CI dedicado ao controle de modulação PWM. Ele tem incluído um pino de Shutdown, que permite instalar uma proteção de sobre corrente ativa. É tão rápido que você pode fechar curto-circuito na saída da fonte, e ela nunca queima.

Os diodos eu não saberia lhe dizer (É uma particularidade apenas deste projeto em questão)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então por inquanto o circuito da fonte e projeto de trafo seriam assim:

http://imageshack.us/photo/my-images/217/24744226.jpg/

por favor me corrija se estiver algo errado.

quanto aos CI's IR2110 e SG3525, ou tentar da uma estudada neles essa semana, procurar circuitos na internet e logo dou um parecer aqui.

Ahh no triac tenho que montar um circuito que permita a condução do mesmo quando o capacitor estiver carregado correto??

Os mosfet da fonte são os dois de canal P, ou seria um N e eou P?

O capacitor que lhe perguntei a alguns posts acima é aquele que esta a esquerda do mosfet, ele tera que ter um tensão de isolação de 400V e a capacitancia também é empirico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!