Ir ao conteúdo

Proteção contra curto para fonte de bancada!

FelipeCorrêa

Posts recomendados

Postado

Pessoal, preciso montar uma proteção que desarme a fonte quando a corrente for maior ou igual a 1,2A (não importando a tensão). A fonte só pode ser reativada quando o curto for retirado e um interruptor reinicio for acionado. Achei algo parecido no fórum e anexei a imagem neste tópico? O que precisaria ser mudado nos valores? O 7805 é realmente necessário? O que deve ser colocado no circuito para caso falte energia, a fonte desarme e só possa ser reativada quando um interruptor reinicio é ativado?

Grato desde já pela ajuda.

post-917474-13884963391665_thumb.jpg

Postado

Pessoal, estou projetando um regulador de saída variável que esta na imagem em anexo. A saída vai de 4 a 17 (aproximadamente). Como fazer uma proteção pra que quando a corrente for maior ou igual a 1,2A, a fonte desligue e só possa ser reiniciada através de uma chave especifica?

Agradeço desde já a ajuda.

O 7805 já tem proteção contra curto, inversão e superaquecimento.

Fiz o teste deste projeto e não deu muito certo, então criei um novo tópico. Se puder ajudar o link encontra-se abaixo.

http://forum.clubedohardware.com.br/regulador-protecao-contra/1063639?t=1063639

post-917474-13884963396307_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Se queres que a ação de cortar a corrente de saída seja memorizada, o elemento a ser disparado é um scr..

Seja qual for sua fonte, a etapa de realimentação e controle, faça esse scr trazer a base de um transistor série, NPN, darlington, a um estado de massa, de zero volts..

Na linha de retorno da saída comum da fonte, coloque um resistor amostrador, de potência e em paralelo com ele um potenciômetro, cujo pino central vai ligado com um resistor ao gate do tiristor..

Ultapassada a corrente de disparo o SCR conduz e trás a base do transistor série, um par darlington de alta potência, NPN, funcionando como elemento série no terminal positivo, logo depois dos capacitores de filtro.. Dizia, o SCR deve trazer a base desse transistor a um potencial de terra e cortar desse modo a corrente. Um botão NA em paralelo com o SCR faz o rearme da proteção, de modo seguro..

Veja se deu para entender ai...

Postado
é como o amigo disse fonte com 7805 dispensa essas proteções mas a titulo de conhecimento vai um esquema de proteção contra curto circuito

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-ajustavel-0/1006055/2

é o post 20

Obrigado amigo, vou fazer o teste. Abraço.

Se queres que a ação de cortar a corrente de saída seja memorizada, o elemento a ser disparado é um scr..

Seja qual for sua fonte, a etapa de realimentação e controle, faça esse scr trazer a base de um transistor série, NPN, darlington, a um estado de massa, de zero volts..

Na linha de retorno da saída comum da fonte, coloque um resistor amostrador, de potência e em paralelo com ele um potenciômetro, cujo pino central vai ligado com um resistor ao gate do tiristor..

Ultapassada a corrente de disparo o SCR conduz e trás a base do transistor série, um par darlington de alta potência, NPN, funcionando como elemento série no terminal positivo, logo depois dos capacitores de filtro.. Dizia, o SCR deve trazer a base desse transistor a um potencial de terra e cortar desse modo a corrente. Um botão NA em paralelo com o SCR faz o rearme da proteção, de modo seguro..

Veja se deu para entender ai...

Entendi um pouco mas não completamente. Se não for muito incomodo poderia desenhar? Grato pela ajuda. Abraço.

• Membro VIP
Postado
Entendi um pouco mas não completamente. Se não for muito incomodo poderia desenhar? Grato pela ajuda. Abraço.

Estou sem tempo.. Quem sabe desenhas tu o que entendeste e eu corrijo se houver necessidade..

Postado

Pessoal, para aproveitar o assunto, eu comprei um lm317 e montei o circuito similar ao do datasheet, mas eu tenho uma duvida: ele provavelmente tem protecao contra curto, mas quando eu curto circuito ele, ele esquenta. Isso é normal, e pode queimar? outra coisa:tenho um tip 32, posso usa-lo como shunt e como eu faria isso?

• Membro VIP
Postado
Pessoal, para aproveitar o assunto, eu comprei um lm317 e montei o circuito similar ao do datasheet, mas eu tenho uma duvida: ele provavelmente tem protecao contra curto, mas quando eu curto circuito ele, ele esquenta. Isso é normal, e pode queimar? outra coisa:tenho um tip 32, posso usa-lo como shunt e como eu faria isso?

O LM 317 tem proteção por corrente e também proteção térmica.. Evidentemente que ele aquece, se colocado em curto mas ele se mantém em uma zona de operação segura, afinal não teria nenhum sentido ele se proteger por corrente e danificar por temperatura...

Podes sim usar o Tip 32 como shunt, dentro das limitações desse transistor. Note, a proteção contra curto não se extende ao shunt... é só do CI..

Postado
Obrigado amigo, vou fazer o teste. Abraço.

Certo faller, vou tentar, obrigado.

Mais uma coisa: fui fazer a simulação da proteção que o mister nintendo postou e estou tendo problemas em usar o relé. Alguém sabe como usar algum relé no Multisim 11?

Estou sem tempo.. Quem sabe desenhas tu o que entendeste e eu corrijo se houver necessidade..

Faller, lendo novamente, fiquei bem confuso então, se não for pedir demais, desenhe quando lhe sobrar algum tempo. Ainda assim, acho que a proteção que o mister nintendo postou deve servir, bastando fazer o relé funcionar no Multisim para saber realmente.

Abraço.

• Membro VIP
Postado

Veja ai meu amigo, como princípio básico de um circuito limitador de corrente. Veja que a regulagem e ajuste de tensão da fonte não estão ai contemplados e deves fazer o mesmo depois do limitador de corrente..

Limitadordecorrente-Principiobasico.jpg

Dicas de como melhorar o limitador de corrente:

1) Ao ligar lâmpadas e motores, dispositivos esses de muita inércia, é normal que esses dispositivos drenem correntes de pico cerca de 20 vezes maiores que as correntes nominais em regime... Desse modo convém colocar um resistor e um capacitor, como amortecedor, antes do gate do SCR, para atrasar a ação do limitador de corrente.. Cuidado, existe um limite para esse atraso. Pode ficar tão retardado que de nada vale a limitação de corrente..

2) O valor do resistor shunt deve ser tal que na menor corrente a limitar estabeleça 0,7 Volts sobre o mesmo. Mas cuidado, esse tipo de limitador de corrente não deve ser usado para escolher limites muito amplos, digamos de 0,1 Ampere como limite mínimo e 2 Amperes como limite máximo e a razão vai estar no amostrador, nesse shunt..

Veja ai, se quisermos limitar a corrente de um modo contínuo, ajustável no potenciômetro de 100 mA a 2 Amperes, o valor do Rshunt deverá ser de

Rshunt = 0,7/0,1 = 7 Ohms..

Só que ao ajustar o limite para 2 Amperes, a queda de tensão no resistor shunt seré de 7ohms x 2A = 14 Volts. Não sobrará nada para a saída da fonte...

Aquele resitor(shunt), bem como o ajuste, só devem servir para um ajuste fino da corrente de curto, não para um largo ajuste... Até seria muito bom colocar um resistor de 1k e um potenciômetro de 100 ohms para ajuste, em vez de somente o potenciômetro...

Postado
os reles no multisim são problematicos junto com varios outros componentes que não mostra o que esta acontecendo no meio da simulação passe para o proteus isis é um otimo programa de simulação

Obrigado pela dica, vou baixar esse Proteus e testar. Abraço.

Veja ai meu amigo, como princípio básico de um circuito limitador de corrente. Veja que a regulagem e ajuste de tensão da fonte não estão ai contemplados e deves fazer o mesmo depois do limitador de corrente..

Limitadordecorrente-Principiobasico.jpg

Dicas de como melhorar o limitador de corrente:

1) Ao ligar lâmpadas e motores, dispositivos esses de muita inércia, é normal que esses dispositivos drenem correntes de pico cerca de 20 vezes maiores que as correntes nominais em regime... Desse modo convém colocar um resistor e um capacitor, como amortecedor, antes do gate do SCR, para atrasar a ação do limitador de corrente.. Cuidado, existe um limite para esse atraso. Pode ficar tão retardado que de nada vale a limitação de corrente..

2) O valor do resistor shunt deve ser tal que na menor corrente a limitar estabeleça 0,7 Volts sobre o mesmo. Mas cuidado, esse tipo de limitador de corrente não deve ser usado para escolher limites muito amplos, digamos de 0,1 Ampere como limite mínimo e 2 Amperes como limite máximo e a razão vai estar no amostrador, nesse shunt..

Veja ai, se quisermos limitar a corrente de um modo contínuo, ajustável no potenciômetro de 100 mA a 2 Amperes, o valor do Rshunt deverá ser de

Rshunt = 0,7/0,1 = 7 Ohms..

Só que ao ajustar o limite para 2 Amperes, a queda de tensão no resistor shunt seré de 7ohms x 2A = 14 Volts. Não sobrará nada para a saída da fonte...

Aquele resitor(shunt), bem como o ajuste, só devem servir para um ajuste fino da corrente de curto, não para um largo ajuste... Até seria muito bom colocar um resistor de 1k e um potenciômetro de 100 ohms para ajuste, em vez de somente o potenciômetro...

Mais uma vez obrigado faller. Vou fazer o que falta e seguir suas dicas assim que instalar o Proteus para poder simular. Abraço.

Mais uma opção, com uso de rele.

deves mudar alguns valores de resistores e potencia

aceito criticas

Muito obrigado amigo. Vou fazer as alterações necessárias e simular no Proteus. Dependendo dos resultados vejo se escolho a sua opção ou a do faller, mas é ótimo ter mais de uma escolha (embora elas sejam até um pouquinho parecidas, hehe). Abraço.

Postado
Veja ai uma outra alternativa, a relé, com a diferença que sanado o curto circuito essa se auto rearma...

Proteocontracurtocircuito.jpg

Muito obrigado faller, vou testar essa última proteção que você postou e todas as outras assim que me sobrar algum tempo e voltarei para postar os resultados e decisões. Abraço.

Postado
Pessoal, acho que a partir de amanhã terei tempo de fazer os testes, não abandonei o tópico, abraços.

Vou definir exatamente os componentes das proteções que me foram passadas no fórum com ajuda do meu professor e realizar os testes na prática com uma proteção mais simples já feita para não correr riscos. Vou postar os resultados assim que puder. Abraços.

• 4 semanas depois...
  • Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...