Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador parou de funcionar


vitor schulter

Posts recomendados

Olá pessoal :)

Então, tenho um projeto de uma fonte (1,2~27V, 12V, -12V, 5V, -5V) que estava funcionando perfeitamente. Uso um transformador com tensões de 15+15 e 12+12(É bem grande, era de um nobreak)

Como tudo funcionava perfeitamente, decidi colocar o conjunto dentro de um gabinete para organizar... E para a minha surpresa quando fui testar o enrolamento 15+15 só consegui 15V com uma das "fases", a outra parou de funcionar!

Também não consigo mais medir a bobina, entre o fio problemático e o zero tenho um circuito aberto

Exemplificando, é algo assim que tenho...

QwAAANRlf6MMq5AAvIWIqEJyzTHYlrr9xGpgVfK1ebBU_kibcgxR8vCf58uGXny7VtcVtQKlF0YI43erlwOA8F0hpRFncrbDSKX_7gL_o4FWIJeTAJtU9VCHeFObKu5qlFsaDPReLruk8Z7b_A.jpg

O que me deixa indignado é que nada aconteceu, nenhum curto circuito sequer!

Bom, se alguém tiver uma sugestão, estou precisando muito!

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito difícil esse enrolamento do secundário ter partido lá no interior. Se usavas e o tafo estava funcionando e não judiastes nenhuma vez, então isso não aconteceu. O que pode ter acontecido é justamente o fio do enrolamento ter dessoldado do terminal. O terminal do enrolamento central está ligado a dois fios do enrolamento e também pode ser que ou esse fio tenha soltado do central ou o outro lado do enrolamento. Verifique os dois. Como? Vais ter que olhar com calma e detidamente o isolamento para saber como retirar ele sem precisar estragar o isolamento, no caso, o papel parafinado. Com calma, corte esse papel para chegar aos terminais e verificar o estado das soldas nesses terminais. O enrolamento que não está funcionando tem dois fios. Um vai para o center-tape e o outro é o fio do enrolamento que não funciona que vai para um terminal unico referemte a esse enrolamento. Refaça essas soldas e verifique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!