Ir ao conteúdo

Sensores para medir rotação de uma polia

jhonathaneletric

Posts recomendados

Postado

Pessoal sou novo no fórum...

Eu estou com um projeto de IC na faculdade em que tenho que transformar em digital um medidor de nível de água(limnígrafo) que é antigo(decada de 60 ou 70) como mostra as imagens anexadas.

Como ele funciona:O sistema é simples, ha uma boia e um contra-peso que são ligados por um cabo que é enrolado nas polias, a boia toca a agua e o contrapeso apenas equilibra e deixa o cabo esticado.Conforme varia o nivel da agua(sobe ou desce) as polias rodam em sentido horario ou anti-horario e dentro do equipamento ha um sistema analogico que faz um desenho em um papel milimetrado (uma caneta movimenta-se conforme o movimento da boia/água/polia).

Agora eu preciso de métodos para pegar os sinais destes movimentos das polias para nao ter mais que utilizar um rolo de papel com a precisão de 1cm.

1)Poderia utilizar chave magnetica como o reed-switch e colocar varios imãs(o quanto for necessário para uma precisão de 1cm) em um CD e coloca-lo no eixo de uma das polias.Ou utilizando Leds com fotodiodos ou sensor indutivo com placas metalicas.

Problema: Como vou saber em que sentido o CD esta girando?

2)Utilizar Encoder rotativo

Problema:Nao sei como escolher o encoder certo e nem onde conseguir

Agradeceria muito qualquer dica que me de derem para resolver estes problemas ou novas sugestões.

No meu projeto está previsto o teste com vários sensores portanto eu não posso utilizar só 1 ideia.

Muito Obrigado.

post-993577-13884963494981_thumb.jpg

post-993577-13884963495497_thumb.jpg

Postado

Projeto muito interessante.....

Quantas voltas a polia chega a dar entre o nível mais baixo e o mais alto?

Você poderia acoplar um simples potênciômetro no eixo da polia e ler a tensão do pino central.

Caso a mesma dê mais de uma volta completa, utilize potênciômetro multivoltas.

Aí fica fácil de ver em qual sentido a mesma roda pois para um lado a tensão no pino central aumenta e para o outro lado a tensão diminui.

No final você pode realizar uma regra de três entre o nível e a tensão lida.

O único problema que vejo é o torque do potenciômetro que as vezes é meio duro para girar.

Falou

Postado

O conceito da roda fônica aqui seria muito interessante, mas a polia é lisa. Tens condições de tornear essa ou outra polia e fazer alguns dentes nela, tipo engrenagem? Com dentes, o sensor magnético pode ler o giro. A partir daí, com um software é possível saber. Veja isto.

Postado

O problema do sensor magnético é saber para que lado a polia gira já que ela vai para os dois lados.

A princípio vejo duas formas: Potenciômetro ou encoder.

A primeira é mais fácil.

Falou

Postado

Amigão isso é mamão com açucar!

Utiliza uma calculadora, dois imãs e três red-swit. Como fazer:

-Abra a calculadora e nos contatos do mais e menos (+e-) ache entre eles o comum, solde-o no C do relê (um relê de 12V) e o outro contato do mais (+) solde no normalmente fechado (N/F) do relê passando por um dos red-swit e o outro contato do menos (-) solde no normalmente aberto (N/A) do relê passando por outro red-swit. Pegue 2 imãs, um imã você coloca no extremo da polia e o outro imã no fim de curso do barbamte da polia da boia. Consiga uma bateria, coloque no terminal positivo (+) um lado da bobina do relê, pegue o outro lado da bobina do relê ligue o terminal negativo da bateria (-) passando por um outro red-swit. Veja o esquema q deixo aqui e siga as instruções.

OBS: Para acionar a calculadora você digita mais 1 (você vai somar na calculadora +1) e deixa. Quando o red swit acionar começará a contagem e quando o fim de curso acionar o relê começará a diminuir essa contagem.

não estou conseguindo colocar o esquema vou zipar e tentar!

Zipei mais não consergui

-Abra a calculadora e nos contatos do mais e menos (+e-) ache entre eles o comum, solde-o no C do relê (um relê de 12V) e o outro contato do mais (+) solde no normalmente fechado (N/F) do relê passando por um dos red-swit e o outro contato do menos (-) solde no normalmente aberto (N/A) do relê passando por outro red-swit. Pegue 2 imãs, um imã você coloca no extremo da polia e o outro imã no fim de curso do barbamte da polia da boia. Consiga uma bateria, coloque no terminal positivo (+) um lado da bobina do relê, pegue o outro lado da bobina do relê ligue o terminal negativo da bateria (-) passando por um outro red-swit. Veja o esquema q deixo aqui e siga as instruções.

OBS: Para acionar a calculadora você digita mais 1 (você vai somar na calculadora +1) e deixa. Quando o red swit acionar começará a contagem e quando o fim de curso acionar o relê começará a diminuir essa contagem.

não estou conseguindo colocar o esquema vou zipar e tentar!

Zipei mais não consergui

ok

vamos ver se agora vai

post-57512-13884963501423_thumb.jpg

Postado
Projeto muito interessante.....

Quantas voltas a polia chega a dar entre o nível mais baixo e o mais alto?

...Caso a mesma dê mais de uma volta completa, utilize potênciômetro multivoltas...

Não sei ao certo até quantos metros o equipamento pode medir a variaçao da agua, mas é grande em torno de uns 3 metros.Portanto a polia pode dar muitas voltas, aliás para o método analógico de medição a "rosca" que movimenta a caneta é sem fim, então quando a caneta bate no final ela volta para traz novamente e cabe ao operador interpretar o desenho.

Interessante a ideia de utilizar potenciômetro mas será que existe algum potenciômetro que nao oferece muita resistência para girar? pois pode afetar a aferição.

O conceito da roda fônica aqui seria muito interessante, mas a polia é lisa. Tens condições de tornear essa ou outra polia e fazer alguns dentes nela, tipo engrenagem? Com dentes, o sensor magnético pode ler o giro. A partir daí, com um software é possível saber. Veja isto.

Acho que não posso mexer desta forma no equipamento pois uma das condiçoes do projeto é "fazer um upgrade da forma menos invasiva possível"

tem alguma outra sugestão?

-Abra a calculadora e nos contatos do mais e menos (+e-) ache entre eles o comum, solde-o ...

:D Rapaz gostei da ideia em!!, mas a polia pode girar várias vezes e se eu colar um imã no cabo isto nao vai impedi-lo de passar pela polia?

Postado

Tenho sim: É de se estudar, ao invés de dentar a polia, usar os ímas sugeridos pelo kaarel e colá-los na polia, fazendo com que fossem lidos pelo sensor. Na minha cabeça a ideia está estabalecida. Não sei se fica claro para vocês. Cola-se tantos ímas quantos necessários na polia e não na corda. Fica a questão do sentido do giro. Ou então usa-se a calculadora com o mesmo uso dos ímas na polia. Mas se a velocidade da polia for alta demais, pode ficar inviável.

Postado

olá

Aposto minhas fichas na ideia dos imãs, mas ao contrario, prender na polia a pena um imã e na parte fixa os sensores, assim você sabe para onde ela está girando e qnt!!ai um pic faz as contas e da até p usar um display para mostrar os dados, mas isso já é perfumaria né!!!

abraço

Postado

Já que a ideia é ser o menos invasiva possível, talvez não seria interessante aproveitar esse movimento da caneta que desenha no papel, colocando um sensor IR ou ultrassônico para determinar a posição dela?

Ou então na caneta mesmo, conforme for o curso dela, dá para colocar um daqueles potênciometros de equalizadores (não sei o nome correto deles)?

Postado
olá

Aposto minhas fichas na ideia dos imãs, mas ao contrario, prender na polia a pena um imã e na parte fixa os sensores, assim você sabe para onde ela está girando e qnt!!ai um pic faz as contas e da até p usar um display para mostrar os dados, mas isso já é perfumaria né!!!

abraço

Boa sugestão!Mas como eu colocaria a fiação desses vários sensores de forma a não embolar td no eixo?

Já que a ideia é ser o menos invasiva possível, talvez não seria interessante aproveitar esse movimento da caneta que desenha no papel, colocando um sensor IR ou ultrassônico para determinar a posição dela?

Ou então na caneta mesmo, conforme for o curso dela, dá para colocar um daqueles potênciometros de equalizadores (não sei o nome correto deles)?

Eu queria uma forma que aproveitar esse movimento da caneta e nao tinha pensado em nada, gostei mesmo da ideia!

Mas será que tem como resolver este problema:A rosca é sem-fim então ela vai e volta quando chega no fim do caminho, portanto enquanto o nivel da água continua,por exemplo baixando, a caneta bate do final do eixo e volta e o sensor vai acabar entendendo que o nível esta subindo.

A figura em anexo mostra a parte interna do equipamento.Esse negócio roxo é a canetinha.

post-993577-13884963571417_thumb.jpg

Postado

Me diz uma coisa colega jhonathaneletric.... Como você imagine em armazenar a altura da água?

Pois antes a mesma era impressa diretamente em um papel.

Depois de digitalizar tudo, já pensou em algo? Teria a possibilidade de utilizar um computador para armazenar a altura do fluido constantemente?

Se puder usar um computador, poderíamos utilizar um simples mouse.

Adaptaria-se o scroll dele na polia e conectava-se o mouse ao computador. Em um software no computador poderíamos contas as rodadas do scroll.

Seria simples. Mas vejo o uso do computador um pouco difícil.

EDIT:

Estive pensando aqui e seria muito mais fácil fazer um mouse conversar com um PIC. Aí seria somente ler o scroll ou o encoder da bolinha do mous (dos antigos).

Falou

• Membro VIP
Postado

sei lá.... posso estar viajando, mas... não seria possível setar um "sentido" entre norte e sul dos imãs? tipo.. todo o imã que puxar é composto por norte e sul, certo? por menor que seja

usando um programa (eu sei pouco disso) determina-se o sentido da rotação A - norte->sul

sentido positivo

e determina-se sul<- norte sentido negativo, sentido B. Então.... se a polia seguir o sentido A, tem-se uma medição, e sentido B, outra

Postado
Me diz uma coisa colega jhonathaneletric.... Como você imagine em armazenar a altura da água?

Pois antes a mesma era impressa diretamente em um papel.

Depois de digitalizar tudo, já pensou em algo? Teria a possibilidade de utilizar um computador para armazenar a altura do fluido constantemente?

Se puder usar um computador, poderíamos utilizar um simples mouse.

Adaptaria-se o scroll dele na polia e conectava-se o mouse ao computador. Em um software no computador poderíamos contas as rodadas do scroll.

Seria simples. Mas vejo o uso do computador um pouco difícil.

EDIT:

Estive pensando aqui e seria muito mais fácil fazer um mouse conversar com um PIC. Aí seria somente ler o scroll ou o encoder da bolinha do mous (dos antigos).

Falou

Amigão acho q isso seria um ótimo projeto para feira de ciências!

Se colocar imãs ao longo desta corda e esses red-swits ligando um laser marcando um papel de fax, ligando uma impressora já com esses dados marcado em sua memória ou mesmo via porta USB. Acho q seria um grande projeto.

• Membro VIP
Postado

Amigos.. Procurem na internet por "encoder incremental"

Seja ele ótico, seja mecânico, não importa.. Um encoder incremental de uma só fileira de furos vai dar condições de saber a quanto rodou ou até mesmo a velocidade angular de qualquer elemento que gire.. Se esse encoder tiver duas carreiras de furos passa a ser possível a determinação do sentido de rotação, se horário ou anti-horário desse elemento que gira..

Desse modo, seja qual for o tipo de encoder usado, busquem pela teoria de determinação do sentido de rotação se valendo de um encoder incremental de duas fileiras de furos...

Postado

faller, para tentar ajudar o amigo eu pesquisei sobre o encoder incremental a uns dias atrás e cheguei até a fazer um programa onde ele conta os pulsos e a direção.

Mas cheguei em um impasse.

Vamos supor que o encoder incremental está lá operando como imaginado e acaba a energia.

Quando a mesma voltar o encoder começará do zero. Não sabendo mais em que lugar ele está já que o mesmo é apenas incremental.

E outra, imagine se a energia acaba e a caixa de água continua a encher. Quando a energia voltar, o nível mudou, o encoder já girou mas o controle não contou as voltas devido a falta de energia.

Encontrei esses problemas já pensando a longo prazo.

Se a ideia é somente contar as voltas e a direção, o encoder é a solução mais simples pois é barato e fácil de encontrar e relativamente fácil de fazer o controle.

Não tenho certeza se seria a mais correta, mas a utilização de um potenciometro multi-voltas seria uma boa considerando que a polia não dê mais que 10 voltas.......

Falou

• Membro VIP
Postado

Caro MatheusLPS. Estás coberto de razão em pensar nesse contorno todo e nesses cenários..

Não me preocupei com eles pois o tópico já tinha andado uma página toda e nas inúmeras soluções já arroladas se tinha resolvido essas questões ou no mínimo encaminhado as mesmas..

Foquei portanto só no problema que restava, que era a determinação do sentido de rotação da polia...

Pensando na solução como um todo existem alternativas como uso de encoder absoluto e não incremental e mesmo até no incremental, se pode usar do seu elemento de controle e sinc, dependendo da resolução..

Algum elemento de fim de curso também pode ser usado.. Mas sim você tem razão em levantar o problema..

Meu foco se deteve tão somente onde o pessoal rodava e não conseguia sair, que era a detecção do sentido da rotação...

Postado

...

EDIT:

Não é possivel utilizar um computador do lado do equipamento pois este fica no meio do campo, do lado da lagoa (em local quente e umido).Mas posso fazer um circuito interno ao equipamento que tem proteção contra umidade.

A imagem em anexo mostra um esboço de como o medidor esta alojado, em uma "casinha" na lagoa.

post-993577-13884963644521_thumb.jpg

Postado
sei lá.... posso estar viajando, mas... não seria possível setar um "sentido" entre norte e sul dos imãs? tipo.. todo o imã que puxar é composto por norte e sul, certo? por menor que seja

....

Tem como me mandar algum artigo sobre isso?

Nao conheço sensores que determinam a polaridade de um imã, se existe nao sei se é viável.

Obrigado

Amigos.. Procurem na internet por "encoder incremental"

Seja ele ótico, seja mecânico, não importa.. Um encoder incremental de uma só fileira de furos vai dar condições de saber a quanto rodou ou até mesmo a...

Sim o encoder já é um dos sensores que vou utilizar, pois ele determina a direçao do movimento e também posso comprar encoders com a precisao que eu quiser, na verdade ja tenho um de 24 pulsos/revoluçao.

Mas como no projeto preciso utilizar varios sensores então eu procuro novas ideias.

Obrigado

faller, para tentar ajudar o amigo eu pesquisei sobre o encoder incremental a uns dias atrás e cheguei até a fazer um programa onde ele conta os pulsos e a direção.

....

Não tenho certeza se seria a mais correta, mas a utilização de um potenciometro multi-voltas seria uma boa considerando que a polia não dê mais que 10 voltas.......

Acho que o potenciômetro é uma boa ideia mesmo em matheus, mas como sou leigo (6ºsemestre eng eletrica) nao conheço esse multi-voltas.

Porque o potenciometro multi-voltas nao pode dar mais q 10 voltas?Será que nao oferece muita resistencia para gira-lo ( a ponto de atrapalhar a aquisição correta de dados)?

Pode me enviar algum manual ou artigo sobre o seu funcionamento, e onde posso adquiri-lo?

Obrigadão!!

Postado

Dá uma pesquisada sobre "Data Logger" na net, um que eu conhecia pegava as informações e era configurável o intervalo de tempo para gravar na memória o valor naquele instante, assim, ficava com dados em formato de uma tabela horas x valor, transferia para o micro e usava o excel para visualizar gráfico...

Abraço

Postado

Nao conheço sensores que determinam a polaridade de um imã, se existe nao sei se é viável.

Sim. Há um sensor da Allegro que mede variação do campo magnético. Um colega da faculdade está utilizando o sensor e eu ajudei o mesmo com o código. Só não me lembro agora o nome do CI. Ele se parece com um transistor.

Quando não há campo, ele tem na sua saída 2,5V (VCC/2). Quando o campo aumenta para uma lado, a tensão aumenta (se não me engano o norte). Se o campo aumenta para o outro lado (sul) a tensão diminui.

Acho que o potenciômetro é uma boa ideia mesmo em matheus, mas como sou leigo (6ºsemestre eng eletrica) nao conheço esse multi-voltas.

Porque o potenciometro multi-voltas nao pode dar mais q 10 voltas? Será que nao oferece muita resistencia para gira-lo ( a ponto de atrapalhar a aquisição correta de dados)?

Pode me enviar algum manual ou artigo sobre o seu funcionamento, e onde posso adquiri-lo?

Obrigadão!!

Um exemplo de potenciometro multivoltas: Potenciômetro Multivoltas 3590S - 10 Voltas

O funcionamento do mesmo é o mesmo do pot comum. Somente dá 10 voltas completas.

Fiz umas contas rápidas.

Imagina que você utilize o potenciómetro de 10 voltas. Se sua polia tiver 10cm de diâmetro, podemos realizar alguns cálculos.

Se a polia tem 10cm de diâmetro, então seu raio é r=5cm.

Sua circunferência é C = 2*pi*r. Sendo C = 2*pi*5 = 31,42 cm.

Se tivermos 10 voltas nessa polia. poderemos medir aproximadamente 3,14 metros de nível de água.

Ora, dessa forma se posicionarmos o potenciômetro no meio, teoricamente poderíamos medir 1,5 metros de água para cima e para baixo.

Jogando esses 3,14 metros de medição em um canal AD de algum microcontrolador de 10 bits, teremos um range de medida da ordem de 3,14m/1024 = 0,3067 cm.

Ou seja podemos sentir variações de 0,3 cm no nível da água. Acredito que nem precise disso tudo.

Já que não é necessário tamanha precisão, podemos dispensá-la para ganhar mais altura de nível a ser medida. Mas como fazer isso?

Se alterarmos a polia por uma maior isso é possível.

Vendo o mesmo exemplo com uma polia de 20cm de diâmetro, poderemos medir:

d = 20cm;

r = 10cm

C = 2*pi*10 = 62,8 cm

Em 10 voltas = 6,28 metros.

Bem melhor, não?

Resta saber se o potenciomentro oferece muita força. Mas isso já estou pensando em como resolver.

EDIT:

Dei uma olhada no mercado livre e fiz uma pergunta sobre a resistencia ao giro do potenciometro, veja:

Potenciômetro Blindado C/base De Aço,multivol 5k Engrenagem

Veja minha pergunta grande no final do anuncio.

Já dá pra se ter uma ideia.

Falou

Postado
Sim. Há um sensor da Allegro que mede variação do campo magnético. Um colega da faculdade está utilizando o sensor e eu ajudei o mesmo com o código. Só não me lembro agora o nome do CI. Ele se parece com um transistor.

....

Rapaz!! valeu!

Vou tentar usar o multivoltas também...da para saber o sentido tb né pois a resistencia varia diferentemente para cada canal..

Obrigado

Postado

A ideia seia mais ou menos essa aí.

Veja: O potenciometro tem 3 pinos. Se você coloca 1 dos pinos (da extremidade) em 5V e o outro pino (da extremidade) em 0V, você pode tirar a referencia do pino do meio.

À medida que o potenciometro gira, a tensão vai de 0 a 5V.

Aí fica fácil fazer o resto.

Falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...