Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de CPU Coolers e Fans


korffjr

Posts recomendados

Galera, o ahlc está me ajudando nas escolhas, mas queria a opinião de vocês. É o seguinte, meu pc está sofrendo com altas temperaturas, então vou trocar o cooler do processador (cpu cooler) e adicionar fans ao gabinete, para nunca mais ter esses problemas de temperaturas.....

Meu Gabinete é o Cooler Master Elite 334u e meu processador é um i5-2500, com cooler stock...

Com a ajuda do ahlc, eu já tinha meio que escolhido um Cooler Master V6 GT, 2 FANs Cougar Vortex 120mm. (painel frontal e traseiro) e 1 Cooler Master Excalibur 120mm (painel lateral)...

O que vocês acham? Qual cpu cooler e quais FANs vocês me recomendariam para esse meu processador e gabinete?

Obs.: De preferência, que não faça muito barulho hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala JR!

Ahlc te auxiliando? Apenas vou endossar o que ele propôs a você. Tô querendo melhorar um pouco o arrefecimento do meu sistema e gostei muito das características dessa fan "holandesa" da Cougar: Alta capacidade de fluxo de ar (cerca de 119 CFM a 1500 RPM) e silenciosa pacas (18dBA). E a Excalibur é eficiente e tem o desing maneirão, nem precisa de led pra tirar onda.

Quanto ao V6 também acho uma ótima escolha, mas por uns 30 contos a mais já pode adquirir uma Antec Kuhler 620 (ó o link: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:847/water-cooler-antec-kuhler-h2o-620 ), que fatalmente é mais silenciosa que o V6 por ser watercooler com uma só ventoinha. Como irá comprar duas "holandesas", só aparafusar uma delas (ou as duas, caso quiser substituir a fan original da Antec) no bloco do radiador da 620 que terá o desempenho melhor ainda. Não sei se o V6 é mais eficiente que a 620, mas no quesito decibéis, a Antec com as Cougar como fans é melhor.

Só lembre-se de estudar bastante o espaço do gabinete para qualquer modificação pra que tudo caiba em seu PC na boa e pesquise se precisará de algum cabo extra para fazer as ligações elétricas.

Estou apenas propondo uma solução diferente. O que você, JR, e os camaradas do CdH acham?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala JR!

Ahlc te auxiliando? Apenas vou endossar o que ele propôs a você. Tô querendo melhorar um pouco o arrefecimento do meu sistema e gostei muito das características dessa fan "holandesa" da Cougar: Alta capacidade de fluxo de ar (cerca de 119 CFM a 1500 RPM) e silenciosa pacas (18dBA). E a Excalibur é eficiente e tem o desing maneirão, nem precisa de led pra tirar onda.

Quanto ao V6 também acho uma ótima escolha, mas por uns 30 contos a mais já pode adquirir uma Antec Kuhler 620 (ó o link: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:847/water-cooler-antec-kuhler-h2o-620 ), que fatalmente é mais silenciosa que o V6 por ser watercooler com uma só ventoinha. Como irá comprar duas "holandesas", só aparafusar uma delas (ou as duas, caso quiser substituir a fan original da Antec) no bloco do radiador da 620 que terá o desempenho melhor ainda. Não sei se o V6 é mais eficiente que a 620, mas no quesito decibéis, a Antec com as Cougar como fans é melhor.

Só lembre-se de estudar bastante o espaço do gabinete para qualquer modificação pra que tudo caiba em seu PC na boa e pesquise se precisará de algum cabo extra para fazer as ligações elétricas.

Estou apenas propondo uma solução diferente. O que você, JR, e os camaradas do CdH acham?

Abraço!

Opaa valeu pela resposta cara!! Mas eu nao acho que nao necessite um watercooler para resfria um i5... Eu acho que vou de v6 gt mesmo, pois possui 6heatpipes (lembrando q n vou trocar as fans dele). Agora as FANs no gabinete é que ta difícil, qual combinacao de fans vocês acham melhor? valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente na área!

Opaa valeu pela resposta cara!! Mas eu nao acho que nao necessite um watercooler para resfria um i5... Eu acho que vou de v6 gt mesmo, pois possui 6heatpipes (lembrando q n vou trocar as fans dele). Agora as FANs no gabinete é que ta difícil, qual combinacao de fans vocês acham melhor? valeu

Eu mencionei a Antec porque achei que queria performance com o mínimo de ruído possível. Claro que o V6 vai atender bem o seu i5 sem ou com overclock (desde que não seja um over brabão).

Mas de ventoinhas, o Ahlc acertou em sugerí-las pelo perfil que você traçou: performance sem muito barulho.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cougar Vortex é a melhor opção para quem deseja "desempenho decente e pouco ruído". Porém, o Aerocool Shark é um belo fan (em todos os sentidos).

Exato, mas andei pensando aqui, não poderei comprar o v6, pois ele não suporta socket lga 1155, da minha placa mãe DHB7BL.... o jeito é ficar com o hyper 212 evo...... Mas galera, e se eu quiser muito desempenho, sem me importar com o ruído, quais q me recomendam? o CM excalibur??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala JR! Fala rapaziada!

Exato, mas andei pensando aqui, não poderei comprar o v6, pois ele não suporta socket lga 1155, da minha placa mãe DHB7BL...

Acho que o V6 é compatível aos LGA 1155, porque não tem diferença entre os coolers 1155 e 1156. Eu tenho uma placamãe Intel DH67BL socket 1155 e uso o cooler TT Silent 1156 e coube perfeitamente quando o instalei. Procurei até endossar essa informação com os posts sucintos dos amigos JuanMarkus777 e Alcofo: (Link 1 - http://forum.clubedohardware.com.br/socket-1156-1155/893434 e link 2 - http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-algumas-duvidas/959780)

Quanto as ventoinhas, acho que é mais questão de gosto do que eficiência, pois as fans que estão em sua mira são muito boas. Não tinha visto a Shark ainda... Rapaz, muito bacana a danada.

Eu iria comprar 2 Cougar junto com um material que precisava para limpar o PC pra aproveitar o frete e comparar com as que eu tenho aqui para postar meu parecer em relação à elas, mas já tinham acabado. De 3 das 4 fans de 12cm que uso são TT A1280. São eficientes, mas deixam o PC com barulho de geladeira velha que nunca desarma o motor (isso com o micro limpinho).

Abraço a todos e boa escolha, JR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala JR! Fala rapaziada!

Acho que o V6 é compatível aos LGA 1155, porque não tem diferença entre os coolers 1155 e 1156. Eu tenho uma placamãe Intel DH67BL socket 1155 e uso o cooler TT Silent 1156 e coube perfeitamente quando o instalei. Procurei até endossar essa informação com os posts sucintos dos amigos JuanMarkus777 e Alcofo: (Link 1 - http://forum.clubedohardware.com.br/socket-1156-1155/893434 e link 2 - http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-algumas-duvidas/959780)

Quanto as ventoinhas, acho que é mais questão de gosto do que eficiência, pois as fans que estão em sua mira são muito boas. Não tinha visto a Shark ainda... Rapaz, muito bacana a danada.

Eu iria comprar 2 Cougar junto com um material que precisava para limpar o PC pra aproveitar o frete e comparar com as que eu tenho aqui para postar meu parecer em relação à elas, mas já tinham acabado. De 3 das 4 fans de 12cm que uso são TT A1280. São eficientes, mas deixam o PC com barulho de geladeira velha que nunca desarma o motor (isso com o micro limpinho).

Abraço a todos e boa escolha, JR!

AHHH então pode usar o v6 no 1155??? Aee agora sim heim, porque o v6 tem 6 heatpipes e o 212 evo só 4... Vou pegar o v6 mesmo então.... As ventoinhas estou em duvida entre as barulhentas mas com desempenho muito alto (excalibur) ou as silenciosas com desempenho um pouco menor (cougar)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHHH então pode usar o v6 no 1155??? Aee agora sim heim, porque o v6 tem 6 heatpipes e o 212 evo só 4... Vou pegar o v6 mesmo então.... As ventoinhas estou em duvida entre as barulhentas mas com desempenho muito alto (excalibur) ou as silenciosas com desempenho um pouco menor (cougar)...

Conforme especificação do gabinete 334U ele suporta coolers com altura até 193mm (7.6 inch).

Creio que você pode ter um bom desempenho do cooler aliado também com quase nenhum ou pouco ruído.

Eu tenho o Core I5 3550 e o Hyper 212+ com 2 fans Xtraflo 120 e creio que a fan é a mesma ou idêntica ao que vem no Evo.

A fan que vem no Evo tem velocidade entre 600 rpm a 2000 rpm.

Em Idle a temperatura fica por volta dos 30 C, com as fans na mímima de 600 rpm.

Rodei o Prime 95 por alguns minutos e tive as seguintes temperaturas:

Mínimo: 20 C, 26 C, 18 C, 21 C

Máximo: 47 C, 51 C, 47 C, 48 C

Durante o teste do Prime 95 as fans se mostraram silenciosos, ficando entre 600 rpm a 900 rpm.

Quando a fan está em 600 rpm, praticamente não consigo ouvir ruído delas.

Não conheço o V6, mas creio que ele consiga também ter bom desempenho mantendo as fans em baixa/média rotação.

Também não sei dizer na prática quem é melhor ou mais silencioso o V6 ou o Evo.

Porém, as fans originais do V6 parecem ser um pouco mais potentes do que a fan que vem no Evo.

Fan do V6

800 – 2200 RPM (PWM)

15– 38 dBA

0.45A (0.7A Max.) / 5.4W (8.4W Max.)

Fan do Evo

600 – 2,000 RPM (PWM) ± 10%

9 - 36 dBA

0.22A / 2.64W

Note que a mínima do V6 é 800 rpm e o Evo é 600 rpm.

O ruído mínimo do V6 é 15 DBA contra 9 DBA do Evo.

Fora isso, caso o conector da CPU Fan da sua placa mãe somente aguente até 1A (12W), você não poderá colocar as 2 fans do V6 na mesma CPU Fan através de um cabo splitter 2 pra 1.

Você pode deixar uma das fans na CPU Fan e outra no conector dedicado a fan de gabinete (Chassis Fan ou System Fan).

Ou então tem um cabo splitter da Akasa 5 pra 1, onde as fans são alimentadas pela fonte, deixando você colocar as 2 fans do cooler e mais 3 fans do gabinete na mesma CPU Fan.

Agora quanto aos fans do gabinete, eu prefiro também um conjunto de fans silenciosos do que barulhentos.

Creio que tal como as fans do cooler do processador, as fans do gabinete também podem ter bom desempenho na ventilação sem ter que apelar para velocidade máxima e alto nível de ruído o tempo inteiro.

A minha placa mãe tem como configuração padrão para fans de gabinete rodando com a mínima de 60%.

Na Bios, eu não consigo diminuir tal valor, somente via software em 40%.

Assim, caso queira baixo ruído você terá que ver como é a fan rodando na velocidade mínima padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente na área!

Édson, obrigado por suas explicações úteis e abalizadas e frisar que a CPU header tem um limite de corrente máximo. Uma informação muito relevante, mas que passa totalmente batida, principalmente por mim.

Interessado em saber esses limites, pois a placa em questão é o modelo da qual possuo, a DH67BL (acho que o JR também tem, pois o DHB7BL deve ser erro de digitação), fui até ao site da Intel ( link: http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/dh67bl/sb/CS-031955.htm ) e pelo Reader, fui lendo as características técnicas da placa e encontrei esse trecho:

2.5.2 Fan Header Current Capability

CAUTION

The processor fan must be connected to the processor fan header, not to a chassis fan

header. Connecting the processor fan to a chassis fan header may result in onboard

component damage that will halt fan operation.

lists the current capability of the fan headers.

Fan Header Current Capability

Fan Header Maximum Available Current

Processor fan 2.0 A

Front chassis fan 1.5 A

Rear chassis fan 1.5 A

Pelo menos no caso da DH67BL são 2A ou 24W. Portanto, creio que é possível instalar as fans do V6 ou do EVO em um cabo "Y" sem problemas, segundo a especificação técnica.

Valeu rapaziada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, já que o pessoal falou que o v6 gt vai funcionar na minha placa mãe DH67BL (LGA 1155), vou ficar com o v6 gt, já as fans eu estou pensando entre 2 excalibur ou 2 cougar vortex (120mm), como a cougar é mas difícil de se achar no mercado, estou quase fechando com a excalibur... Se quiser pode fechar o tópico, muito obrigado a todos que puderam me ajudar!!!

Abraço,

Korffjr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!