Ir ao conteúdo

Desfragmentador do Windows ou outros?

wasdyn

Posts recomendados

Postado

Olá, formatarei meu notebook esses dias e quero saber se é recomendado instalar algum desfragmentador ou se o do Windows (Win7) já é suficiente.

Até pouco tempo usei exclusivamente o do Windows e após algum tempo passei a usar o Smart Defrag 2. Sinceramente não notei diferença no rodar da carruagem, mas percebi que esse (Smart Defrag, entre outros desfragmentadores de terceiros) possuem a opção de desfragmentar E otimizar, enquanto o Windows só apresenta a opção de desfragmentar. O que é essa otimização, como ela otimiza o sistema?

E então, o desfragmentador do Windows já é suficiente ou é recomendada a instalação de um desfragmentador "paralelo"? Qual e por que?

Desde já, obrigado.

Obs.: dei uma pesquisada mas os tópicos relacionados que encontrei ou são bem antigos (pelo menos um ano) ou não tratam desse assunto especificamente (desfrag. do Windows ou outro?).

Postado

Bom, o Desfragmentador do windows e os outros desempenham as mesmas funções, salvo que um software "terceiro" pode sem dúvidas ser a melhor opção para você, pois as funções estão atualizadas, e como você citou há uma "otimização".

Essa "Otimização" nada mais é do que funções que o desfragmentador windows já possui, porém são mais avançadas e atualizadas, ex: você tem um arquivo de 120 MB fragmentado, passando o scanner win demora mais o processo todo pois o algoritmo win é mais antigo... Passando um software de terceiro você ganha mais tempo, pois ele tem recursos atualizados, diferente do win salvando a possibilidade de se ter a qualidade idêntica nos processos.

Então concluindo, um desfragmentador de terceiros é bom sim, já usei o Smart, realmente ele tem uma resposta boa, mas não deixe de testar outros, vale à pena, e é bom pro pc!

:D

• Membro VIP
Postado

Conforme o colega Rogério citou, faça uma pesquisa e ache um bom Software para este serviço, inclusive estou a procura de um também. Porque ?? Uso o XP e depois da esfrega, estou meio assustado em pegar novo programa, tive que formatar o PC do zero.

Usei aquele TuneUp Utilities 2012, impossível coincidência ou não, fui utilizar seu Desfragmentador na primeira vez, detonou a unidade C:/. Pelo contrário ele Fragmentou todos arquivos, ficou aquela faixa continua em Vermelho no visualizador do Windows.

O sistema dizia que não tinha como recuperar os arquivos, devido a fragmentação ter sido muito grande e comprometeu toda a unidade. Resolvi na formatação.

Veja até este link abaixo, onde postei o assunto. Mas, respostas concretas não tive nenhuma sobre a garantia deste Software.

OBS: Pesquise muito bem antes, agora na garantia uso apenas o Desfragmentador normal do sistema XP.

http://forum.clubedohardware.com.br/tuneup-utilities-deu/1059791

Postado
Olá, formatarei meu notebook esses dias e quero saber se é recomendado instalar algum desfragmentador ou se o do Windows (Win7) já é suficiente.

Até pouco tempo usei exclusivamente o do Windows e após algum tempo passei a usar o Smart Defrag 2. Sinceramente não notei diferença no rodar da carruagem, mas percebi que esse (Smart Defrag, entre outros desfragmentadores de terceiros) possuem a opção de desfragmentar E otimizar, enquanto o Windows só apresenta a opção de desfragmentar. O que é essa otimização, como ela otimiza o sistema?

E então, o desfragmentador do Windows já é suficiente ou é recomendada a instalação de um desfragmentador "paralelo"? Qual e por que?

Desde já, obrigado.

Obs.: dei uma pesquisada mas os tópicos relacionados que encontrei ou são bem antigos (pelo menos um ano) ou não tratam desse assunto especificamente (desfrag. do Windows ou outro?).

Não sei como o windows 7 trata a desfragmentação mas a Microsoft deve ter melhorado alguma coisa.

No windows XP a otimização acontece conforme se usa o PC. Na pasta "prefetch" são criados arquivos relacionados a cada programa usado no sistema contendo registros dos arquivos usados pelos mesmos. Tem o arquivo layout.ini que é uma espécie de mapa que serve para o sistema se orientar na arrumação (de 3 em 3 dias) em sequência dos arquivos mais usados visando evitar a movimentação excessiva dos braços dos HDs. Este layout.ini é usado por alguns desfragmentadores comerciais também para fazerem a sua otimização.

Portanto, o próprio sistema já cuida da otimização que é a alocação dos arquivos mais usados de modo sequencial bastando ao usuário apenas desfragmentar manualmente com o desfragmentador nativo. O desfragmentador do windows só não desfragmenta os arquivos do sistema que são fixos.

Alguns programas desfragmentadores comerciais ( O&O, PerfectDisk, Diskeeper ) usam conceitos um pouco diferentes entre si de como deve ser feita a desfragmentação e a otimização.

Um programa que promete e que é gratuito para usuários residenciais chama-se Puran Defrag. Ele pode desfragmentar os arquivos sempre que o sistema estiver ocioso pois há aqueles que se fragmentam com frequência como os relacionados aos navegadores e aos antivírus.

O Puran Defrag também tem sua forma particular de otimização que faz uso do arquivo layout.ini do windows. Além disso, possui a desfragmentação offline que é feita antes de o sistema ser carregado logo no início do boot, para desfragmentar arquivos do sistema que são fixos ( MFT, pagefile, meta data ).

Download do Puran Defrag caso queira: http://www.puransoftware.com/Puran-Defrag-Download.html

Postado

Acho que os programas específicos são bem melhores que o nativo do Windows. Porém, hoje os HDs estão mais rápidos, de modo que não chega a ser perceptível a diferença após a desfragmentação, então desaconselho a desfragmentação habitual, pois toma tempo e dizem que pode reduzir a vida útil do HD. Já uma desfragmentação eventual não há nenhum problema, e talvez traga algum benefício.

Olha, já pesquisei e utilizei vários desfragmentadores, o ví que os gratuitos não deixam a desejar frente aos pagos. De todos que testei teve dois que eu achei melhores que os demais:

Auslogics Disk Defrag - existe uma versão portátil oficial (no fim da página)

IObit Smart Defrag - existe uma versão portátil

Indico também o Auslogics Registry Defrag, para desfragmentar o registro.

Postado

Cara, se você ta usando o Win 7, não tem por que usar um desfragmentador de terceiros, pois do do Win 7 se garante muito bom.

Postado

valeu pelas respostas gente.

Darei uma olhada em alguns e decidirei aqui se fico com o do Windows ou algum terceiro.

Os que mais me chamaram a atenção foram o Smart Defrag (que uso atualmente) e o Defraggler (pois uso o CCleaner a muitos anos e gosto dele, então já dou algum "crédito" a ele antecipadamente).

Mais uma vez, obrigado.

Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!