Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montar sensor de temperatura com termopar e ter resultados medidos no pc


jdsv

Posts recomendados

olá a todos !

Pessoal estou com um problema aqui, eu preciso montar algo que me ajude a acompanhar a temperatura de um forno, que precisamos ter um valor ideal de temperatura por volta de 400 a 450 graus celcius. e estamos montado o forno e usaremos termopares para isso. porém o problema é o seguinte como o termopar emite uma tensão na ordem de alguns mV, gostaria de saber se há um mode de amplificar isso e usar um PC para fazer a leitura, ou um PIC para auxiliar na leitura talvez,pois no futuro pretendemos ter mais de um ponto de medição e mais fornos.

desde já obrigado aos que puderem ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica mais fácil comprar um transmissor de temperatura, tipo o TxBlock da Novus, e usar o PIC pra converter de 4-20mA para RS-232... Basta colocar um resistor de 250 ohms pra converter a corrente em tensão (4-20mA para 1 a 5V) na entrada analógica do PIC.

Projetar um ponto de aquisição de sinal de termopar é bem chato, tendo em vista as unidades com as quais você vai trabalhar (mV), relação sinal/ruído, etc. Vale mais a pena comprar um conversor pra um sinal mais fácil de ser trabalhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica mais fácil comprar um transmissor de temperatura, tipo o TxBlock da Novus, e usar o PIC pra converter de 4-20mA para RS-232... Basta colocar um resistor de 250 ohms pra converter a corrente em tensão (4-20mA para 1 a 5V) na entrada analógica do PIC.

Projetar um ponto de aquisição de sinal de termopar é bem chato, tendo em vista as unidades com as quais você vai trabalhar (mV), relação sinal/ruído, etc. Vale mais a pena comprar um conversor pra um sinal mais fácil de ser trabalhado.

Olá ZaqueuHeinzen!

sobre sua resposta eu estou olhando no site da novus como indicou, mas pelo que vi o mercado já deve ter algo que me adiante empo e dinheiro nisso, mas estou meio perdido em relação como funciona o transmissor e o conversor de temperatura. posso estar entendendo de forma errada, mas pelo que olhei no site ele tem faixa de trabalho abaixo de 100 graus e eu precisaria de um com algo de 500 graus aproximadamente.

vou tentar resumir ninha intenção : por um termopar no forno e jogar as informações do termopar num pc para poder acompanhar , gerar gráficos, e gravar de tempos em tempos a evolução.

desde já obrigado por ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Fiz vários projetos com termopar tipo K e uso o CI MAX6675 para fazer a interface do termoelemento para o microcontrolador, a faixa de medição é de 0 até 1023°C que é entregue pronta pelo MAX6675 através de comunicação SPI.

Posso dizer que funciona bem, este CI ja tem compensação de junta fria e detecção de termopar aberto.

No Brasil é encontrado na farnell e tem valor por volta de R$60,00, se comprar no exterior sai beeem mais barato.

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ZaqueuHeinzen!

sobre sua resposta eu estou olhando no site da novus como indicou, mas pelo que vi o mercado já deve ter algo que me adiante empo e dinheiro nisso, mas estou meio perdido em relação como funciona o transmissor e o conversor de temperatura. posso estar entendendo de forma errada, mas pelo que olhei no site ele tem faixa de trabalho abaixo de 100 graus e eu precisaria de um com algo de 500 graus aproximadamente.

vou tentar resumir ninha intenção : por um termopar no forno e jogar as informações do termopar num pc para poder acompanhar , gerar gráficos, e gravar de tempos em tempos a evolução.

desde já obrigado por ajudar!

A temperatura de um termopar tipo K, como o colega acima comentou, ultrapassa os 1000ºC facilmente. Sem contar que o transmissor é configurável (suporta vários tipos de sensores).

No Mercado Livre tem destes transmissores usados pra vender, só precisaria comprar a interface TxConfig USB para configurar de acordo com o que você deseja.

Lembre-se que o transmissor irá enviar um sinal variando entre 4 a 20mA, por isso a necessidade do resistor na entrada do pino analógico do PIC (convertendo para 1 a 5V).

A sugestão do colega Fervolt, embora eu nunca tenha utilizado, pode ser mais interessante tendo em vista o custo final do projeto - você vai gastar em torno de R$200,00 para comprar o transmissor e a interface. No entanto, o sinal sai do cabeçote do termopar com cabo de par trançado comum, muito mais barato que o cabo de termopar convencional. Em longas distâncias será mais vantajoso comprar o transmissor.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!