Ir ao conteúdo

DÚvida em fonte atx

marquim113

Posts recomendados

Postado

Olá amigos! Estou tentando utilizar uma fonte ATX fora da CPU, Iniciando o funcionamento da fonte com o fio verde e cinza ela arma e desarma, não da tempo nem do multimetro registrar a tensão de 12v. instantes antes estava armando ela normalmente e verificando as respectivas tensões de saida. Só que agora a fonte não permanece acionada mais. Vi algumas dicas que poderia ser algum regulador em curto ou algum capacitor na linha de saida das tensões, vi tambem em um site que se deve deixar uma carga na linha dos 12v+ para que a fonte permaneça ligada, ta aí minha dúvida se algum amigo(a) poder me da uma dica ficarei grato. Abracs

Postado

Tente ligar o verde a um dos pretos e se não der, escolha outro fio preto para ligar com o verde.

Muito cuidado se for abrir a fonte. Há risco de você morrer por descarga elétrica.

É o que queria alertar.

Postado

Sim amigos sei que a ligação correta é o aterramento do fio verde, mas tambem podemos ligar ao cinza que é a tarefa realizada pela chave "power" nas cpu's. O que ocorre aqui é que a minha fonte arma e desarma em fração de segundo. essa noite "peguei firme" e com algumas resoldas consegui fazer com que ela ligasse e manter-se ligada por um determinado tempo mas após alguns testes como ligar uma lampada dessas automotivas de 12v um motor de 12 v (todos eles com corrente compativeis com a fonte), a mesma desliga após alguns minutos de uso. Para religa-la tenho de tirar componentes testa-los resoldar a placa de novo aí ela liga e semantem por algum tempo e se repete tudo de novo. Já troquei os capacitores eletroliticos de saída menos o de 2200/10v pelo fato de não ter ele em mãos. Mas aí amigos entenderam a situação? agradeço a atenção de você's !

E só complementando meu caro Henrique, tranquilo sei sim das correntes e tensões contidas na respectiva fonte pode deixar vou fazer de tudo pra não servir de aterramento rsrsrs abrçs e fica aí a minha dúvida!

• Membro VIP
Postado

Insisto. Fio verde ligado a massa. Nada a ver com o fio cinza... Esqueça o fio cinza..

Se quiseres tomar energia da linha de 12 volts em fontes dessas bem comuns, é bom que carregues a linha de 5 Volts com alguma corrente, um resistor de 4,7 ohms x 10 Watts... A tensão de 12 Volts sozinha, sem nenhuma demanda na linha de 5 Volts, não se sustenta, não se mantém, reseta a fonte, bota a mesma em regime de proteção.. Ai tem de desalimentar a mesma da rede AC e alimentar de novo..

Postado

Amigo muito obrigado pela atenção, vou colocar a carga na linha dos 5v. Mas tudo bem ao aterrar o fio verde a fonte liga e ao conecta-lo ao fio verde a mesma liga também, tanto que essa citada por ultimo é a operação feita pela tecla power no CPU donde a fonte foi retirada. Mas tranquilo ligarei ele na massa. Provavelmente o amigo Faller ja deve ter deparado com tal situação, eu usei como carga na linha de 3 v e de 5v 2 LEDS,

Um led em cada linha com resistores de 200 ohms . Só que apresentou o mesmo detalhe ela continuou desligando. a carga na linha dos 5v deve ser maior? logo a indicado pelo amigo?

Obrigado pela atenção!

Postado

O ocorrido com o Henrique eu não notei aqui na minha fonte, mas como eu havia citado creio que a maneira padrão de acionar a fonte é através do fio cinza e verde, apesar de o aterramento acarretar no mesmo desfecho. Mas tranquilo testei dos dois modos e a mesma desliga com o tempo e depois não liga, vou fazer o que o amigo acima solicitou vou colocar uma carga maior na linha dos 5v e observar o acontecido... mas primeiro tenho de fazer com que a mesma volte a ligar de novo!

• Membro VIP
Postado

Amigo... Não queria ter de dizer tudo isso, apreciaria que você fizesse o correto, somente isso, mas, para você acreditar e deixar de ser teimoso, ai vai...

A começar veja ai o conector de 24 vias ATX..

ConectorATX.jpg

Notre dois sinais importantes

Um deles, do fio verde, de nome PS_ON# significa partida da fonte e é uma entrada logica que deve receber da placa-mãe um sinal de gnd para que a fonte possa dar partida.. Ou seja, um terra fornecido pela placa-mãe...

Veja ai o diagrama de tempos da sinalização entre placa-mãe e fonte..

TimmingfontePC.jpg

Note que após ter alimentado com AC a fonte, basta esse terra no fio verde, ou seja, o sinal PS_ON# para que a fonte parta..

Tão logo a fonte parte, é necessário um tempo para que suas tensões subam, se acertem e sejam validadas (95% da tensão nominal das linhas)por um circuito existente dentro da fonte. Esse tempo se cjama PWR_OK delay e tem um limite para acontecer, que é de 100 a 500 milisegundos. Uma vez validadas as tensões e no tempo de 100 a 500 ms essa fonte libera um sinal que até então estava em nível zero e que subirá para nível 1.. Esse sinal de saída da fonte em direção aplaca-mãe se chama PWR_OK e justo o fio cinza...

Desse modo se ligares o fio verde com o fio cinza, essa sua fonte parte por coisa de meio segundo somente e desliga tudo amigo, pois o sinal de PWR_OK sobe para nível um e desliga tudo.... Justo essa caca que estava dando ai...

Espero que entendas de uma vez por todas e deixa de ser teimoso..

Fio verde no terra, ou PS_ON#, para fazer partir a fonte.. O sinal do fio cinza, esqueça, ou se quiseres, terás nele nível alto depois das tensões da fonte atingir 95% de suas tensões nominais..

Desse modo quem estava provocando o desligamento da tia fonte era a própria fonte, via fio cinza, que depois de meio segundo subia para dizer que tava tudo bem.. Só que realimentado no fio verde, derrubava a fonte...

Quanto ao carregamento da linha de 5 Volts algumas fontes para poder entregar algo decente na linha de 12 Volts tem de ter um carregamento da ordem de pelo menos meio Ampere na linha de 5 Volts...

Veja ai o que uso para carregamento dessa linha..

Cargaparafonte.jpg

Postado

Amigo muito obrigado por tirar o grilo de teimosia da minha mente, uma coisa que me deixa na dúvida é que com o fio verde aterrado a fonte também desliga após um tempo. E para liga-la de novo mesmo com o fio VERDE + PRETO a mesma custa ligar e depois de consguir realizar o feito. permanecendo o fio "v+p" a mesma se desarma com carga ou não. Agora não coloquei uma carga na linha de 5v é o que vou fazer hoje e postarei aqui logo em seguida... Em questão ao aterramento feito tanto na placa mãe eu compreendi sim. Obrigado por sua atenção

• Membro VIP
Postado
...uma coisa que me deixa na dúvida é que com o fio verde aterrado a fonte também desliga após um tempo.

Fontes também apresentam defeito.. Quem sabe pode ter algum defeito por ai.. sei lá...

Fontes tem também uma série de proteções que podem desligar as mesmas, se algo nas variáveis monitoradas estiver mal..

Você já não ouviu falar e proteção contra sub tensão ou sobre tensão, etc..

Todas essas proteções acabam num mesmo resultado, bloqueio da fonte e para ligar de novo só desalimentando e alimentando novamente...

Geralmente tem um CI e uma eletrônica envolvida nisso dai e que podem dar defeito..

Postado

Sim meu amigo Faller estou ciente das possíveis avarias em algum componente, pelo fato de nunca ter trabalhado com essa fonte postei aqui para receber dicas e informações mais precisas de colegas como você, certemente tem ou ja teve um convivio com essa fonte, (apenas não tinha certeza do procedimento correto para acionamento da fonte) Mas agora com a dica do colega irei analisar creio que o mesmo defeito vai aparecer... Uma possível avaria no sistema de chaveamento e proteção da fonte está causando o seu mal funcionamento, verificarei os semicondutores responsáveis pelo chaveamento e proteção, achei um esquema aqui que segue bem o diagrama da fonte em questão vou estudala e Novidades postarei aqui ok. Muito obrigado pela atenção e o empenho meu amigo.

Postado

Bom dia! Bom amigos, o problema aqui foi resolvido, depois de muita paciêcia consegui chegar ao D28 estava com uma fuga que almentava de acordo com a temperatura... Tudo ok agora, um abraço e muito obrigado aos colegas que se interssaram em me ajudar.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!