Ir ao conteúdo

Timer para desarmar um rele automaticamente após 7s

gabriel.keller

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Estou montando um projeto de um circuito simples, a fim de ativar um relé por cerca de 7s e em seguida desarmá-lo automaticamente. Minha dificuldade é que o relé deve ser acionado automaticamente toda vez que for plugado a uma fonte de 12V (a fonte será ativada por um timer externo), ficar ativo por 7s e em seguida desarmar, mesmo com a fonte ainda conectada. O timer externo irá desligar e religar a fonte poucas vezes ao longo do dia.

Isso a princípio seria bem simples de fazer com o NE555, se não fosse um pequeno problema que encontrei. Na configuração monostable ele requer que o pino 2 seja levado para o terra por um instante de tempo, para então iniciar o circuito, porém não consegui imaginar um meio de fazer isso (conectar o pino ao terra por apenas um instante de tempo) automaticamente toda a vez que a fonte for ativada.

Um modelo parecido com o que estou fazendo com o NE555 está nesse site: http://www.aaroncake.net/circuits/relaytim.asp

Nele, o autor propõe que se use um transistor NPN para fazer a ligação do pino 2 ao terra automaticamente, mas não conseguir imaginar como fazer isso. Já adianto que simplesmente manter o pino 2 ligado ao terra todo o tempo em que a fonte permanece plugada não adiante

Aceito qualquer sugestão que dê conta de ativar o relé temporariamente e desátivá-lo automaticamente toda a vez que a fonte for plugada.

Muito obrigado desde já,

Gabriel

Postado

Neste tópico eu tive a minha primeira participação no fórum em um circuito que lembra o que você precisa. Não irá precisar de CIs para elaborar o circuito que você quer, somente 2 ou 3 BC548.

Meu circuito inicial era esse:

http://img59.imageshack.us/img59/8932/diagrama.png

Em Q4 para traz é uma fonte;

Q5 e o LED deverão ser descartados;

C2 é o capacitor de tempo e Q3 serve para inverter a função do relê.

Ao ligar o circuito irá armar o relê. Conforme o valor do capacitor poderá aumentar o tempo. Se voc~e tiver bom conhecimento em eletrônica poderá modificar o circuito facilmente.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Coloque um capacitor de valor próximo a 100 nF no lugar da botoeira..

Na hora em que alimenta o capacitor se comporta como um curto e se manterá num valor baixo por um tempo próximo a 1 mili segundo, tempo suficiente para disparar o monoestável. Depois ele se carregará até +Vcc, não atrapalhando em nada..

Postado

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos/134-amplificadores-operacionais-e-comparadores/185-comparador-com-operacional-ne0033.html

substitua o R2 por um Diodo zener, e por análise, faça um circuito de tempo RC (resistor e capacitor usando a fórmula básica do carregamento do capacitor T=R*C*(tem mais um valor aqui que não lembro). monte num multsim ou proteus, e veja se da certo. porque ai você só configura o tempo no capacitor, é claro, o diodo zener também participa, já que você joga um valor qualquer para ele, uns 5,6Vz vai, ai configura um tempo para que o capacitor atinja esses 5,6Vz na entrada não inversora... . acho que assim é mais simples, e o comparador... . use o LM324 ou OP07 que é mais recomendado, já que tem ajuste de OFFSet... .

Esse é um circuito de disparo Schmitt com o Operacional... .

Postado

Pessoal,

Muito obrigado a todos pelas respostas!

Acabei usando a solução do Faller, pela simplicidade. Realmente, funcionou perfeitamente! Pensei que precisaria de um circuito para descarregar o capacitor posteriormente, mas pelo visto ele descarrega no próprio circuito, é isso? De qualquer forma, resolveu meu problema, muito obrigado!

No geral, todos sugeriram um circuito RC, pelo que entendi das postagens, mas para o pequeno instante em que precisava, nem mesmo o resistor e os diodos foram necessários. Obrigado a todos pela ajuda,

Abraço,

Gabriel

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...