Ir ao conteúdo

Asus M4A785TD-V EVO não inicia após atualização de BIOS

Squivo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Meu problema é o seguinte:

Troquei meu HD e reinstalei o sistema operacional, como de praxe instalei todos os drivers e fui fazer a atualização da BIOS, já havia feito o procedimento antes, usando o programa de Update da Asus e da outra vez ocorreu tudo normalmente.

Dessa vez eu baixei o arquivo de BIOS atualizado, descompactei e usando o atualizador para windows selecionei o arquivo e comecei o flash.

Ocorreu tudo normalmente e ele pediu pra reiniciar o PC, após reiniciar a placa não sobe mais o sistema da BIOS.

Ela liga, os leds acendem (inclusive o da placa de rede onboard), a ventoinha do processador inicia, os HDs também e a ventoinha da placa de vídeo também.

Ela só não bipa e não sobe o sistema da BIOS.

Imagino que tenha dado algum problema na atualização, segui alguns procedimentos que achei na net (dar o clear no cmos, remover memórias, processador, placa de vídeo e cabos etc), mas nada disso surtiu efeito.

Gostaria da opinião de pessoas mais experientes do que eu, o que devo fazer? Perdi a BIOS? É possível recuperar?

Agradeço desde já a atenção e fico aguardando uma resposta.

Valeu.

Configuração:

Phenom II X3 710 @2.6 Ghz :: 2x 2 GB XMS3 Corsair DDR3 1600 :: Asus M4A785TD-V EVO :: XFX ATI Radeon HD 5750 1GB :: HD Seagate 1 TB + 320 GB :: OCZ 400W StealthXStream :: Mouse Logitech G400

Postado
Boa noite pessoal.

Meu problema é o seguinte:

Troquei meu HD e reinstalei o sistema operacional, como de praxe instalei todos os drivers e fui fazer a atualização da BIOS, já havia feito o procedimento antes, usando o programa de Update da Asus e da outra vez ocorreu tudo normalmente.

Dessa vez eu baixei o arquivo de BIOS atualizado, descompactei e usando o atualizador para windows selecionei o arquivo e comecei o flash.

Ocorreu tudo normalmente e ele pediu pra reiniciar o PC, após reiniciar a placa não sobe mais o sistema da BIOS.

Ela liga, os leds acendem (inclusive o da placa de rede onboard), a ventoinha do processador inicia, os HDs também e a ventoinha da placa de vídeo também.

Ela só não bipa e não sobe o sistema da BIOS.

Imagino que tenha dado algum problema na atualização, segui alguns procedimentos que achei na net (dar o clear no cmos, remover memórias, processador, placa de vídeo e cabos etc), mas nada disso surtiu efeito.

Gostaria da opinião de pessoas mais experientes do que eu, o que devo fazer? Perdi a BIOS? É possível recuperar?

Agradeço desde já a atenção e fico aguardando uma resposta.

Valeu.

Configuração:

Phenom II X3 710 @2.6 Ghz :: 2x 2 GB XMS3 Corsair DDR3 1600 :: Asus M4A785TD-V EVO :: XFX ATI Radeon HD 5750 1GB :: HD Seagate 1 TB + 320 GB :: OCZ 400W StealthXStream :: Mouse Logitech G400

Estou com problema semelhante ao seu. Mas as vezes o computador liga e entra no Win 7 ultimate 64 normalmente.

No começo eu achei que fosse o vídeo on-board, pois não tenho placa de vídeo off-board. você tem? Se sim, seu problema pode ser a placa-mãe mesmo. Comecei a descartar o problema do vídeo porque consegui iniciar o computador na tv via hdmi e no monitor.

Interessante que quando eu entrava na seção de dispositivo de hardware, o pc travava, aparecia tela azul mostrando despejo de memória.

Vou levar pra limpar o pc amanhã, porquanto o gabinete tá muito sujo e creio que isso possa estar afetando os circuitos.

Depois tentarei usar apenas um pente de memória.

Não sei se você ja conseguiu iniciar o pc novamente. Entretanto vamos nos comunicando pra achar uma saída.

Postado

Bom dia Pessoal!

Seguindo um tutorial pra identificar problemas, percebi que a placa de som (on-board) não responde mais. Talvez fosse ela a causa dos resets automáticos. Contudo, retirei um pente de memória (pois eram 2x2gb), pois eram 2 de marcas diferentes. Eles nunca tinham dado problema, mas a máquina esta funcionando muito bem agora. Fiz até um pequeno teste de estabilidade do sistema e esta tudo ok.

Irei inserir novamente o pente de memória e observar o resultado.

Abraços

Coloquei o outro pende de memória (Kingston) e o pc nem reconhece (estava mal encaixada)

Testei a memória em outro slot e funcionou normalmente.

REconectei no slot pra dual channel e funcionou normalmente.

Placa de som pifou mesmo, nem o AIDA e nem o gerenciador de dispositivos a encontram.

Consegui enviar o vídeo pra Tv via HDMI, mas nada do áudio sair.

Creio que seja isso. PC funcionando normalmente.

Postado

Meu problema é no chip do BIOS mesmo, hoje descolei uma placa igual a minha pra tentar recuperar o System Block usando o chip da placa que está funcionando.

Coloquei o Chip na minha placa, liguei e o programa do BIOS subiu normalmente, entrei no EZ Flash da Asus e mandei ele procurar a ROM no pendrive, antes de autorizar o update eu troquei os chips e dei o OK.

O update foi realizado e uma mensagem informando que iria reiniciar o computador apareceu, após ele desligar, mesmo problema, ele simplesmente não volta. O monitor nem entra no modo ativo, a placa não bipa, apesar de as ventoinhas e HD funcionarem.

Imagino que a parte do Boot Block do chip do BIOS tenha se corrompido também ou o próprio chip tenha sido danificado, já que com o outro chip deu certo.

Vou fazer o teste que você falou, testar apenas com uma memória e ver o que acontece. Sem as memórias ele dá um bip longe e 2 curtos, já é uma evolução, pois antes nem bipava.

Atualizando: Realmente, um dos 2 pentes de memória está causando o problema. Quando tiro ele a máquina inicia normalmente.

O estranho é que quando coloquei o outro chip na minha máquina, ela startou mesmo com os dois pentes de memória.

To achando que alguma coisa na versão mais recente do BIOS está causando isso, porque se a máquina liga com as duas memória com aquele chip, a memória não pode estar danificada.

Preciso fazer o downgrade do BIOS mas o EZ Flash da ASUS não deixa, alguém sabe como fazer?

Postado

Consegui resolver.

O problema era com o a versão da BIOS que eu atualizei, qualquer ROM acima da 0602 para essa placa tem algum problema que faz com que um dos meus módulos de memória simplesmente faça com que a BIOS não inicie. O interessante é que as duas são idênticas, são dois pentes do mesmo modelo.

Tive que fazer um downgrade de BIOS e já que o EZ Flash 2 não deixa tive que procurar alguma alternativa, baixe o Afuwinx64 e ele fechava sempre que carregava uma ROM.

O Afudos também não conseguia gravar as roms, dizia que a versão era mais antiga que a atual, mas o Afudos 2.07 fez o trabalho.

Então pra quem precisar fazer downgrade, baixe o Afudos 2.07, crie um pendrive de boot com DOS (Google te mostra como) e execute o comando quando bootar:

afudos /iNOMEDAROM.ROM /pbnc /n

Podem fechar o tópico.

Abraços.

• Administrador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...