Ir ao conteúdo

Temporizador duplo

HenriqueDias

Posts recomendados

Postado

olá pessoal!

Eu sou novo aqui e precisava de uma ajuda, preciso fazer um circuito temporizador onde tenha dois relés, cada relé tem que ter um tempo ajustável de funcionamento de até 30 min, esses dois relés devem funcionar em modo "Intermitente", (quando liga o relé 1> tempo de 10 min > liga relé 2 > tempo > relé 1 de novo) e assim infinitamente, alguém consegue me dar uma luz ou o esquema de um circuito para eu ter uma ideia?

Postado

Muito confusa a sua explicação!

Muito mal explicado o que você quer.

Explique assim:

1- Ao ligar o circuito o relé1 liga e permanece ligado durante 10 minutos.

2-Ao término de 10 minutos o relé1 desliga. Então o relé2 liga, e permanecerá ligado por 20 minutos.

3 - etc...

4 - etc...

Bem explicado o que você quer quem sabe não aparece uma luz?

Postado
Muito confusa a sua explicação!

Muito mal explicado o que você quer.

Explique assim:

1- Ao ligar o circuito o relé1 liga e permanece ligado durante 10 minutos.

2-Ao término de 10 minutos o relé1 desliga. Então o relé2 liga, e permanecerá ligado por 20 minutos.

3 - etc...

4 - etc...

Bem explicado o que você quer quem sabe não aparece uma luz?

então explica

Postado
O que ele perguntou faz sentido.

Ao ligar o rele 2, o que acontece com o relé 1? Desliga, permanece ligado?

ele volta a ligar... relé 1 liga por x minutos e desliga, espera 10 min e liga relé 2 por x minutos e desliga, espera 10 min e liga relé 1 novamente...

assim infinitamente, como se fosse um pisca-pisca com um tempo de 10 minutos entre um led e outro

Postado
"Parece", que ele quer um flip-flop .

basicamente isso, o flip-flop faria o tempo de acionamento "ajustável" entre os 2 relés, sendo que quando o relé 1 desligar começasse a contar 10 minutos até ligar o outro e assim sucessivamente

Postado

aqui vai um modo simples, embora nao tenha indicado os tempos de reles ligados .

use 4 ne555 na configuraao monoastavel e ligados sequencialmente .

o 1º quando passa a zero activa o 2º......

quando o 4º passa a zero vai activar o 1º e assim continua ate desligar.

um simples botao pode permitir começar a sequencia onde desejar.

as saidas servem de sinal de controlo para os reles.

como tambem nao disse que reles vai usar pode precisar de driver.

Postado

use 4 ne555 na configuraao monoastavel e ligados sequencialmente .

o 1º quando passa a zero activa o 2º......

quando o 4º passa a zero vai activar o 1º e assim continua ate desligar.

um simples botao pode permitir começar a sequencia onde desejar.

Tentei simular sua ideia no proteus:

Ao ligar o circuito, a saída do 1º 555 está em nível "0", o que ativa o pino 2 do 2º 555 levando sua saía a nível "1".

A saída do 3º 555 também está em nível "0", ativando o pino 2 do 4º 555 também levando sua saía a nível "1".

Mas a ideia é por aí

Postado

http://www.4shared.com/rar/jy1n6B1H/Temporizador_Duplo.html

Anexei 4 imagens do circuito:

1)TT AO LIGAR.BMP => Mostra o comportamento do circuito assim que é energizado, saídas 1-2-4 ativadas.

2)TT APOS TEMPO DE LIGAÇÃO.BMP => Mostra como se comporta o circuito após a contante (1.1 RC) que neste caso é de aproximadamente 2 segundos. A saída 1 é desativada permanecendo apenas as saídas 2 e 4 ativadas. Vai permacer assim até que o push botton (PB1) na entrada do circuito 1 seja pressionada.

3)TT APOS PB1.BMP => Mostra como fica o circuito quando eu pressiono o push botton PB1:

A saida 1 é ativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saída 2 é desativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saida 3 é ativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saída 4 é desativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

• Membro VIP
Postado

Amigo.. Com dois CI's 555 dá de fazer o que necessitas ai

Imagine seu esquemático com somente os dois cis de cima

Alterações:

- Coloque um resistor do + VCC, de 100k e um capacitor de 100 nF ligado a massa. Dessa união do resistor com o capacitor deves fazer uma ligação a ambos os pinos de reset..

Isso dai garante que ambos os CI's ficarão em repouso ao alimentar os mesmos, pois estarão em estadom de reset, via capacitor a massa.

- Da saída, pino 3, de cada um dos CI's coloque um capacitor de 10 nF até o pino 2 do CI oposto, e desse pino dois, de cada CI, um resistor de 100K até o + Vcc..

Esse diferenciador fará com que o flanco de descida do tempo de um CI ative o outro CI, através desse capacitor. Isso se chama circuito diferenciador.. Diferencia um estado e, na descontinuidade, no flanco de descida, gera um estreito pulso de "zero"..

O circuito de disparo, o botão, continua igual, no Ci escolhido para ser o primeiro timer, só mude o resistor de 10k para 100K..

Veja se os tempos dos diferenciadores de reset e de disparo que eu usei, no chute, sem calcular, estão a contento. Se for necessário levante o capacitor de reset para 470 nF ou maior até... Para garantir uma alimentação sem nenhum disparo...

Postado
http://www.4shared.com/rar/jy1n6B1H/Temporizador_Duplo.html

Anexei 4 imagens do circuito:

1)TT AO LIGAR.BMP => Mostra o comportamento do circuito assim que é energizado, saídas 1-2-4 ativadas.

2)TT APOS TEMPO DE LIGAÇÃO.BMP => Mostra como se comporta o circuito após a contante (1.1 RC) que neste caso é de aproximadamente 2 segundos. A saída 1 é desativada permanecendo apenas as saídas 2 e 4 ativadas. Vai permacer assim até que o push botton (PB1) na entrada do circuito 1 seja pressionada.

3)TT APOS PB1.BMP => Mostra como fica o circuito quando eu pressiono o push botton PB1:

A saida 1 é ativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saída 2 é desativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saida 3 é ativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

A saída 4 é desativada imediatamente e permanece assim indefinidamente

veja o circuito abaixo como pode fazer.

esta apenas com 2 555 as pode estender aos necessarios,de forma a garantir os diferentes intervalos de tempo dos reles.

no caso pedido ser seriam 4 555 ou 2 556

as saidas dos 555 podem servir de driver directo , com driver extra ou isolado opto, dependendo do for necessario.

isto serviu apenas para teste e claro pode ter de alterar os tempos conforme necessario .

esperemos que o HenriqueDias informe se e algo como isto que pretende e quais os reles.

dependendo da aplicaçao pode haver outras soluçoes.

.

• Membro VIP
Postado
...dependendo da aplicaçao pode haver outras soluçoes.

Essa solução que o oceano apresentou é exata a mesma que acima citei..

Tenho só a dúvida quanto a inicialização do circuito, no esquemático do oceano.. Note que ao alimentar o sistema algum ou ambos os CI's terão suas saídas (pino 3 na massa) e desse modo haverá o disparo do outro temporizador, via capacitor diferenciador. Acho até que ambos dispararão ao ligar. Claro, com o tempo poderão entrar em sincronismo, mas não é nada legal ter de esperar 10 minutos após ligar para ter o circuito operacional como desejado..

Por isso no meu circuito providenciei um reset que na partida vai ajudar, até desaparecer os pulsos diferenciados no pino 2...

Postado

apenas queria demonstrar o que coloquei no post #10.

mas essa e outras questoes sao pertinentes.

tanto que o circuito pode nem sequer servir para o que foi pedido.

mas so HenriqueDias pode responder a isso.

Postado

De fato!

Juntando a ideia inicial do oceano com as modificações sugeridas pelo faller funciona do jeito que o Henriquedias pediu.

vejam abaixo como ficou.

Eu só usei leds para visualizar, agora trate de usar a saída para aionar um relé.

Os tempos todos eu coloquei de aproximadamente 4 segundos (1,1RC). É só adequar os valores de RC de acordo com os tempos de que necessita.

Postado

boa Valdenir_Duarte, fico contente.

pimeiro porque viu e acredtou na ideia inicial.

mais importante porque tentou, independentemente dos erros.

seguindo as dicas percebeu e corrigiu os erros.

resumindo : tenho a certeza que com o seu esforço aprendeu.

parabens

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!