Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer soma de correntes e/ou voltagem?


Fabricio MF

Posts recomendados

Fala galera do Clube do Hardware!

Bom, não entendo muita coisa de eletronica, na verdade só sei o que é diodo, resistor, corrente (que o povo chama de corrente) e a tensão (não sei se é realmente este o termo).

Então suponhamos que tenho 2 fontes de energias distintas que são 12V (1A) e 5V (500mA), e minha dúvida é como se faz para somar a corrente e resultar 1,5A, e tambem como somar as voltagens e resultar 17V. E nos dois casos quanto vale a tensão e quanto vai valer a corrente respectivamente?

Bom é isso galera, desculpa se falei alguma besteira e qualquer coisa explico de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala galera do Clube do Hardware!

Bom, não entendo muita coisa de eletronica, na verdade só sei o que é diodo, resistor, corrente (que o povo chama de corrente) e a tensão (não sei se é realmente este o termo).

Então suponhamos que tenho 2 fontes de energias distintas que são 12V (1A) e 5V (500mA), e minha dúvida é como se faz para somar a corrente e resultar 1,5A, e também como somar as voltagens e resultar 17V. E nos dois casos quanto vale a tensão e quanto vai valer a corrente respectivamente?

Bom é isso galera, desculpa se falei alguma besteira e qualquer coisa explico de novo.

Nessa caso dai, a única operação que se pode fazer é de somar as fontes, em tensão, resultando 12V + 5V = 17 Volts com uma capacidade de oferta de até 500 mA, e para isso ligas o positivo da primeira no negativo da segunda. A saída será no positivo da segunda e no negativo da primeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para somar a corrente terias de ter duas fontes da exata mesma tensão, duas de 12 Volts por exemplo. Colocar diodo não vai ajudar em nada. Se uma fonte tiver tensão maior que a outra, o diodo da menor tensão vai ficar cortado e não vai ajudar em nada..

Duas fontes de exatos 12 Volts x 1 Ampere, se justapostas poderiam alimentar 12V x 2A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa pela demora faller....

entendi sua explicação, me ajudou muito mesmo, apesar de eu não conhecer muito de eletrônica é algo que me chama muita atenção, e pretendo assim que possível iniciar meus estudos agora que consegui as ferramentas básicas.

só pra confirma se entendi... no caso da soma de correntes, basta eu colocar cada polo de cada fonte igualmente, positivo com positivo e negativo com negativo?

me ajudou mt mesmo... obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...só pra confirma se entendi... no caso da soma de correntes, basta eu colocar cada polo de cada fonte igualmente, positivo com positivo e negativo com negativo?

Isso mesmo.. Se chama ligar em paralelo. Ai, se as tensões forem exatas as mesmas, soma as correntes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!