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Modificar rádio FM


LPPorto

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Boa tarde,

Resolvi entrar no fórum por que preciso de uma ajudinha de vocês... xD

Possuo um rádio relógio antigo e gostaria de modificar a faixa de atuação do receptor, para capturar transmissões aeronáuticas. [sou estudante de aviação... :P]

Possuo um conhecimento básico de eletrônica, por isso estou com dúvidas em qual bobina e em quais trimpots mexer.

Na foto abaixo, em vermelho, eu marquei o que eu acredito ser os trimpots e a bobina [quadradinho vermelho, 4 espiras] que tem que ser modificadas...

Desde já agradeço pela ajuda de vocês!

Abraços

Obs.: A imagem não apareceu, então to postando um link pro imageshack:

http://imageshack.us/a/img547/6247/img0092editada.jpg

post-1008785-13884964172657_thumb.jpg

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Boa tarde,

Resolvi entrar no fórum por que preciso de uma ajudinha de vocês... xD

Possuo um rádio relógio antigo e gostaria de modificar a faixa de atuação do receptor, para capturar transmissões aeronáuticas. [sou estudante de aviação... :P]

Possuo um conhecimento básico de eletrônica, por isso estou com dúvidas em qual bobina e em quais trimpots mexer.

Na foto abaixo, em vermelho, eu marquei o que eu acredito ser os trimpots e a bobina [quadradinho vermelho, 4 espiras] que tem que ser modificadas...

Desde já agradeço pela ajuda de vocês!

Abraços

Obs.: A imagem não apareceu, então to postando um link pro imageshack:

http://imageshack.us/a/img547/6247/img0092editada.jpg

Aquelas coloridas são bobinas de F. I., não mecha nelas. Tu vai conseguir variar um pouco a frequência mexendo nas bobinas de sintonia e no capacitor variável. Parece que a bobina de FM está entre o C.V. e o pot de volume, ou essa que tu marcou de 4 espiras, pro saber basta sintonizar em uma rádio fm e afastar as espiras, se sair da frequência é essa. Já quanto a captar a frequência da aeronáutica com esse rádinho...acho difícil.

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Já quanto a captar a frequência da aeronáutica com esse rádinho...acho difícil.

Isso eu sei que dá, removendo uma das voltas da espira ele passa a captar 108 - 130 mhz, que é a faixa de frequencia utilizada nas comunicações aeronáuticas.

A única coisa que difere dos rádios nos aviões é que neles não são rádios, são intercomunicadores [transceiver, o que é proibido utilizar domesticamente].

Mas obrigado pela ajuda, vou testar as bobinas!

Postado
Já quanto a captar a frequência da aeronáutica com esse rádinho...acho difícil.

Não é acredite.

Eu também já fiz isso.

Ocorre porque os rádios aeronáuticos ainda transmitem em analógico e em banda larga, o que facilita a detecção por circuitos de baixa estabilidade como estes.

Na verdade eu até já construí um circuito do tipo super-regenerativo com um transistor BF254.

Acredite se quiser, parecia funcionar melhor que o rádio FM modificado.

A sintonia era por um trimmer de porcelana de 100PF.

Ele era de parafuso e para e dava muitas voltas.

Prendi um dial nele que facilitou a mudança de sintonia.

Mudei de trimmer usando um de porcelana comum mais não ficou bom.

Também cheguei a usar um capacitor variável de porcelana, mas também não ficou bom.

O problema é que tanto o capacitor variável como o trimmer de porcelana comum, as placas se deslocam horizontalmente, então qualquer mexida no dial, faz mudar uma faixa inteira.

O trimmer que deu certo, uma das placas se move na vertical, elevada por um parafuso destes de muitas voltas.

Então você dá uma volta completa nele e a capacitância muda muito pouco.

Isso permite fazer sintonia fina.

Postado
Não é acredite.

Eu também já fiz isso.

Ocorre porque os rádios aeronáuticos ainda transmitem em analógico e em banda larga, o que facilita a detecção por circuitos de baixa estabilidade como estes.

Exatamente!

Porém, alterei a bobina de 4 voltas pra bobina de tres [que é a entre o pot de volume e o sintonizador], mas ainda assim continuei pegando a FM de 88 até 108... teria que fazer mais algum ajuste pra sintonizar certinho?!

Postado
Exatamente!

Porém, alterei a bobina de 4 voltas pra bobina de tres [que é a entre o pot de volume e o sintonizador], mas ainda assim continuei pegando a FM de 88 até 108... teria que fazer mais algum ajuste pra sintonizar certinho?!

Você está fazendo isso aleatoriamente.

Este é um rádio super-heteródino. Ele usa um fenômeno físico para converter altas freqüências em 10Mhz aproximadamente, onde é demodulada nos estágios de FI.

Você está mexendo num estágio muito delicado.

Aquelas duas bobinas estão calibradas (ou estava) de forma a manter sempre uma relação que mantem a freqüência intermediária (FI) sempre em 10Mhz, não importando a estação que esteja sintonizada.

Teoricamente você deveria sintonizar as duas bobinas, de forma que a freqüência do oscilador local, combinada com a freqüência da bobina de antena, desse sempre a freqüência intermediária.

Aqui nesta pasta tem um programinha no Excel para calcular bobinas de ar.

Isso deve lhe ajudar:

https://skydrive.live.com/?id=830BDFFB4B1FBB25!490&cid=830bdffb4b1fbb25cid=830BDFFB4B1FBB25&id=830BDFFB4B1FBB25%21537

Tente entender os Super Heteródino lendo isto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Super-heter%C3%B3dino#Receptor_Super-heter.C3.B3dino

A bobina que você está mexendo é a da etapa de RF, mas tem a da etapa de antena que tem que estar sintonizada também. Além do capacitor variável que tem que está sintonizando corretamente as bobinas.

Postado

Eu já consegui pegar as frequências do canal 2 e 4 VHF com um radio desses só alterando a bobina, já a aeronáutica eu não capitei e a frequência seria entre a faixa de tv e FM que eu pequei. Acredito que seja por não ter nada de aviação próximo a minha casa. Eu também tive que aumentar um pouco a antena.

Veja uma tabela com as frequências:

http://www.eletronica.com/tabela-de-frequencia-de-radiofusao/

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