Ir ao conteúdo

Voltímetro de painel marcando errado 0,2V

Rafael.R

Posts recomendados

Postado

Tempos atrás eu migrei uma fonte que eu tinha para uma caixa menor. Feito isso o voltímetro do painel começou a dar diferença em comparação com meu multímetro. Então ajustei o trimpot chegando até o fim do curso, mas uma diferença de 0,2V permaneceu. Se eu ajustar a fonte para 12V cravado, o meter marca 11,8V. Não é problema do meter pois uso diariamente e está tudo certo em outras medições. Não alterei o circuito ao trocar a fonte de caixa, apenas os componentes ficaram bem próximos. Será que o trafo pode influenciar?

A fonte é simples com o LM338.

O que posso fazer?

Abraços.

Postado

Opa, o metter e analógico ou digital? tens como postar uma foto dele? seria de grande ajuda informar se no ajuste do trimpot ele aumentou o diminuil sua reistencia entre seus extremos.

Postado

O voltimetro é digital (PM438). O trimpot ja esta ajustado totalmente para o fim da escala e fica nessa mergem de erro. Não estava assim no gabinete anterior em que minha fonte se encotrava montada. Estou com a ideia de blindar os cabos de entrada da tensão a ser medida e da bateria que alimenta ele.

Postado

Creio que a blindagem não ajude-o muito, Achei um desse modelo, o trimpot dele é de 200r, se ele estiver em seu maximo aberto, experimente colocar um resistor de 10r entre uma de suas pernas, se estiver totalmente fechado, deve de haver algum resistor ali que possa ser alterado para aumentar a margem de regulagem.

Postado
Vou tentar isso e retor com o resultado.

Ok, ele tem um resistor de 150ohns que parece estar em série com a entrada bem visivel na placa, experimente colocar um resistor de 220 ohns em cima em paralelo, é para aumentar a tensão de amostragem.

Postado
Vou tentar isso e retor com o resultado.

Nada que você fizer vai ajudar.

Não é que ele esteja descalibrado, é a resolução dele que é baixa.

Ele provavelmente meça a tensão pulando de 0,2 em 0,2V.

Eu já peguei um caso assim e pude perceber pois analisei variando a tensão com um variac.

Postado

Mais se a resolução dele está baixa que pule de 0,2 em 0,2v, ele deveria de dar um erro de 0,1v e não de 0,2v como foi citado, porque se é a cada 0,2v que ele esta pulando ele deveria marcar os 12v e não sos 11,8v pode-se ver que a diferênça aqui é dos benditos 0,2v!

Postado

Também pode ser Caroline, mas ai deveria de marca "negativo", acho que ele não cometeu esse erro, pode até ser algum tipo de mau contato dos fios, mas se fosse isso ele já teria informado. Ei Rafael, tu pode medir com o seu multimetro se chega essa tensão certinho na entrada de leitura do voltimetro "metter" ??

Postado

Olá Rafael,

Será que o trafo pode influenciar?

Talvez o campo magnético esteja influenciando, uma vez passei por um caso mais ou menos parecido, em resumo, o voltímetro eletrônico do painel estava sendo influenciado pelo campo eletromagnético que uma parte do painel produzia, remanejando o medidor para um local afastado da origem do campo, resolveu o problema.

É só um palpite.

T+

Edit: Será que não pode ser por causa da carga da bateria 9V?

Postado
Olá Rafael,

Talvez o campo magnético esteja influenciando, uma vez passei por um caso mais ou menos parecido, em resumo, o voltímetro eletrônico do painel estava sendo influenciado pelo campo eletromagnético que uma parte do painel produzia, remanejando o medidor para um local afastado da origem do campo, resolveu o problema.

É só um palpite.

T+

Edit: Será que não pode ser por causa da carga da bateria 9V?

É isso que eu também estou achando, pois tudo ja foi revisado. Como na imagem o voltimetro ficou bem perto do trafo. Vou manter o voltimetro para fora do gabinete e fazer novas medições.

Eu volto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!