Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde Galera,

Estou querendo montar uma cuba de limpeza ultrassônica para limpar cabeça de cartuchos de impressão entupidos, andei pesquisando e descobri que eles utilizam um circuito de potencia ligados a um transdutor piezoelétrico, queria a ajuda de vocês para montar esse circuito de potência ou se alguém tivesse alguma ideia de como resolver esse meu problema, pois sou fraco em eletrônica.

Postado

Compre uma no mercadolivre por r$50, frete grátis.

O disco de titanato de bário é fácil de achar no ebay, mas fica absurdamente caro trazer um só pra cá.

Os modelos de 50 conto já vem com uma cuba de Inox por estampagem profunda, e um timer digital. a cuba sosinha te custaria mais de 50 reais, e o timer digital é absolutamente simples, mas tem uma implementação tão ajeitada no modelo chinês que até aproveitei um de sucata para outros projetos.

Quanto ao circuito de controle, é bastante simples, e muito bem implementado no produto chinês, gera uma senóide flutuante (não-grounded) de 1500v, usa um trafo de ferrite customizado (40khz, se não me engano), trabalhoso de fazer só um, carissimo pra mandar enrolar... Em suma, segue link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439810269-aparelho-ultrassom-p-desentupimento-e-limpeza-de-cartuchos-_JM

<< esse ta caro, cheguei a ver por 47 reais uma vez. tenho um aberto aqui, qualquer dúvida posso postar fotos, mas dificilmente você conseguiria implementar algo parecido por um preço competitivo.

Postado
Compre uma no mercadolivre por r$50, frete grátis.

O disco de titanato de bário é fácil de achar no ebay, mas fica absurdamente caro trazer um só pra cá.

Os modelos de 50 conto já vem com uma cuba de Inox por estampagem profunda, e um timer digital. a cuba sosinha te custaria mais de 50 reais, e o timer digital é absolutamente simples, mas tem uma implementação tão ajeitada no modelo chinês que até aproveitei um de sucata para outros projetos.

Quanto ao circuito de controle, é bastante simples, e muito bem implementado no produto chinês, gera uma senóide flutuante (não-grounded) de 1500v, usa um trafo de ferrite customizado (40khz, se não me engano), trabalhoso de fazer só um, carissimo pra mandar enrolar... Em suma, segue link.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-439810269-aparelho-ultrassom-p-desentupimento-e-limpeza-de-cartuchos-_JM

<< esse ta caro, cheguei a ver por 47 reais uma vez. tenho um aberto aqui, qualquer dúvida posso postar fotos, mas dificilmente você conseguiria implementar algo parecido por um preço competitivo.

Então eu tenho 3 dessas aqui só que elas por serem da china, la a frequência de trabalho deles é 40Hz e aqui no brasil é 60Hz e elas estão dando muito problemas eu importava elas só que parei porque só funcionavam um més e queimava ou o transdutor piezoelétricos delas ou o circuito, então resolvi eu mesmo fabricar meu produto.

Postado

Huummm... nesse caso recomendaria aproveitar o timer, a cuba e a casca, e reprojetar só o gerador de senóide. já que você é versado em importação, fica mais fácil trazer os discos dos states, só procurar no ebay por "barium titanate".. depois vou pegar o que eu tenho aqui de sucata, e ver se consigo fazer um caminho das pedras, mas a topologia final vai depender e muito dos seus conhecimentos de desenho e montagem em eletrônica, e disponibilidade de material.

Lembrando que primeiro você tem que escolher um modelo de piezo, e depois dimensionar o excitador para aquele disco específico. não sei se é fácil achar um datasheet pra esse tipo de componente.... seria bom conferir os parâmetros com um vendedor.

Postado

ImageProxy.mvc?bicild=&canary=yE6qpKsyjp8zgRZ%2btiBtRsw57MpDWd2Yql%2f4rJDMTUo%3d0&url=http%3a%2f%2fi957.photobucket.com%2falbums%2fae57%2fledtronix%2fMISCELANIA%2fPIEZO%20ELETRICO%2fFICHATCNICA_PIEZO-15MM.jpg

Huummm... nesse caso recomendaria aproveitar o timer, a cuba e a casca, e reprojetar só o gerador de senóide. já que você é versado em importação, fica mais fácil trazer os discos dos states, só procurar no ebay por "barium titanate".. depois vou pegar o que eu tenho aqui de sucata, e ver se consigo fazer um caminho das pedras, mas a topologia final vai depender e muito dos seus conhecimentos de desenho e montagem em eletrônica, e disponibilidade de material.

Lembrando que primeiro você tem que escolher um modelo de piezo, e depois dimensionar o excitador para aquele disco específico. não sei se é fácil achar um datasheet pra esse tipo de componente.... seria bom conferir os parâmetros com um vendedor.

Então cara é esse gerador de senoidal que to precisando de ajuda para montar pois comecei agora na eletrônica e como modelo de piezo to usando esse só que com diâmetro de 35mm as especificações são a mesma so mudam o diâmetro da circunferência

post-1009635-13884964194207_thumb.jpg

Postado

Não sei qual a especificação do disco original, mas esses piezos tem uma especificação diferente para cada forma física. é o formato da cerâmica, e a disposição dos eletrodos que vai definir como ele vai se deformar, e baseado na deformação máxima da cerâmica, podemos definir a amplitude da senóide(Volts), e a corrente (Ampéres). Não é como ligar uma lâmpada, que se tiver corrente de sobra na fonte não faz a menor diferença. se você superdimensionar o gerador de senóide, vai raxar a pastilha. Se subdimensionar, vai ter uma potência de saída baixa, portanto baixa eficiência na aplicação(Desentupir).

Por isso que ter a especificação da pastilha é tão importante.. ela não tem nenhum código impresso/carimbado?

• 3 anos depois...
Postado

Boa tarde a todos. Tenho uma cuba com um circuito que usa o transistor BUL 49D. Queimou o transistor e a pastilha descolou. Troquei o transistor e colei a pastilha e não funcionou. Troquei todas as peças do circuito. 10 capacitores e 5 resistências e nada. O circuito que gera pulsos é o mesmo de flashs fotográficos. Se alguém souber de alguma ajuda ficarei grato.

• Coordenador
Postado

Geralmente esses circuitos possuem um trafo/bobina no circuito de saída, (Não é o trafo de alimentação da fonte!), esse trafo/bobina cola algumas espiras no interior do enrolamento, e o circuito para de funcionar...

Remova ele e leve-o a um técnico rebobinador para refazer ele...

Seu problema será resolvido...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!