Ir ao conteúdo

Dúvida na compra do primeiro Mac - Me ajudem, por favor

Chronno

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um esforço para comprar meu primeiro Mac. Gastar $4000 em um computador é complicado para mim, mas juntei o dinheiro e decidi que vou comprá-lo, portanto estou pesquisando muito.

Sou escritor. Vou usá-lo para pesquisas e para escrever livros e roteiros, usarei diversas aplicações simultaneas: skype, msn, face, trocentas guias na internet com vídeos, word (muito word) e coisas desse tipo.

Estou em 3 opções.

1 - Comprar um Macbook pro de 13', já com o word. http://www.fastshop.com.br/MACBOOK-PRO-DE-133CORE-I5-500GB-COM-OFFICE-HS,product,AECJMD101_OFF,8049.aspx

2 - Esse Imac http://www.fastshop.com.br/IMAC-APPLE-CORE-I5--OFFICE-MAC-HOME--STUDENT,product,AECJMC309OFF,8049.aspx - que está saindo de linha pra chegarem os novos.

3 - Esse Mac mini. O mais potente, de 3.399 - http://www.apple.com/br/mac-mini/specs.html - nesse caso, eu só tenho um monitor de 21 aqui. Não tenho mouse nem teclado.

Qual vocês pegariam? Eu não entendo muito de configurações e tal, mas eu tenho razão em achar que o Mini é o mais potente? Estou pesando diversas coisas. A vontade do Imac é grande, mas acho estranho comprar um produto que está saindo de linha. Já o Macbook me parece menos potente que os outros produtos...

Enfim, me ajudem, por favor. Quero comprar meu primeiro mac e não quero me arrepender.

Obrigado.

Postado

A configuração mais equilibrada dos 3 seria a do iMac, por ter uma placa de vídeo melhor, e o com melhor processador seria o mini mesmo, o MacBook só valeria a pena se você precisasse de um notebook.

Pro seu uso todos atenderiam bem, quem tem que decidir é você, se fosse eu no seu caso pegaria o iMac, até por já vir com um bom monitor.

• Membro VIP
Postado

Em primeiro lugar, você precisa avaliar qual será o uso que fará do computador. Não quero jogar um balde de água fria na sua compra, mas vou fazer algumas ressalvas porque vejo que muitas pessoas gastam valores consideráveis na aquisição de Macs por impulso; pode muito bem não ser o seu caso, mas não custa dizer.

Há algum motivo específico para você comprar um Mac em vez de um PC? O Mac apresenta uma série de vantagens e desvantagens em relação a um computador equipado com o Windows. Embora muitas pessoas digam que o Mac é melhor, isso não é necessariamente verdade; algumas pessoas preferem usar o Windows. Como os Macs são mesmo computadores caros, e estão no limite do seu orçamento, creio que valha a pena você fazer uma análise mais detida das suas expectativas.

Como surgiu a decisão de comprar o Mac? É um desejo antigo? Você usou o Mac de um amigo ou em alguma loja e gostou? Ou simplesmente tem ouvido falar maravilhas a respeito desses computadores e quer um para você por conta disso? Avalie direito.

Em primeiro lugar, veja se os programas que você usa no Windows estão disponíveis no Mac, ou se há alternativas viáveis. Um amigo meu comprou um Mac há cerca de dois meses e ficou decepcionado, especialmente porque o Office para Mac era inferior à versão para Windows. Sendo assim, faça uma pesquisa prévia para que você não se decepcione com a oferta de software para o sistema.

Em segundo lugar, veja se os computadores que você pode comprar atendem às suas necessidades. Com esse orçamento, há diversos computadores (desktops e notebooks) que rodam Windows e que podem atender a necessidades específicas que você possa ter.

No seu post, você disse que vai usar pelo menos três programas específicos: o Word, o MSN Messenger e o Skype. Veja que esses três programas são da Microsoft; por esse motivo, deve haver muito mais recursos disponíveis no desenvolvimento das futuras versões para Windows do que para Mac.

O Word 2011, disponível para Mac, tem praticamente as mesmas funções do Word 2010, para Windows, mas é mais pesado; o Word 2013 para Windows já tem versão beta disponível e vai ser lançado no início de 2013, mas a Microsoft ainda não anunciou uma versão equivalente para Mac. Algo que você pode fazer é avaliar se você poderia usar alguma alternativa ao Word, tal como o Apple Pages, o Nisus Writer Pro ou o Mellel, todos disponíveis apenas para Mac. Além disso, há outros programas para Mac destinados a escritores, tais como o Scrivener e o Ulysses. Veja se eles podem te atender.

O MSN Messenger para Mac é bem mais fraco que a versão para Windows. Há usuários que relatam dificuldades para mostrar fotos do perfil e para visualizar/mostrar a imagem da webcam. O Skype deve ser mais ou menos equivalente nas versões Windows e Mac.

Se o seu uso for se basear mesmo em aplicativos da Microsoft, então a melhor alternativa é o Windows e não o Mac. Se você puder tirar proveito dos aplicativos escritos para Mac para o trabalho que for realizar, então pode valer a pena adquirir um.

Faço ainda uma última ressalva quanto ao sistema: o Mac usa um sistema de renderização de fontes diferente do Windows. Como você é escritor, pode notar a diferença. No Windows, as fontes são distorcidas para aparecerem mais nítidas na tela, devido à tecnologia ClearType; no Mac, por conta da tecnologia Quartz, as fontes não são distorcidas e aparecem na tela idênticas às que são impressas, mas, em compensação ficam mais borradas. Teste um Mac e veja se isso por acaso de incomoda; pode fazer diferença após horas e horas de trabalho na frente da tela do computador.

Quanto às três alternativas que você mencionou, e supondo que a questão relativa à necessidade de aquisição do Mac seja superada, tenho as seguintes observações:

1. MacBook Pro de 13": É o modelo mais básico da versão atual, mas o design está com os dias contados após o lançamento do MacBook Pro de 13" com tela Retina, ocorrido nos últimos dias. Apesar disso, é um laptop bom, e o teclado é um dos melhores disponíveis em laptops (provavelmente perdem apenas para os da Lenovo). Os pontos fracos são o HD lento e a tela de resolução baixa (1280x800).

2. iMac: Veja que a Apple acabou de remodelar o iMac nos EUA. Sendo assim, o design iMac em questão vai ser descontinuado em favor de um modelo muito mais fino (e que será também mais caro). Esse iMac específico é a geração antiga, por isso está mais barato...

3. Mac Mini: É a versão atual, mas, pelo valor, não vale a pena. Você vai ter que comprar uma tela, um teclado e um mouse separadamente, e se for comprar de outros fabricantes não vai ter a mesma experiência que tem se comprar da Apple. Veja, por exemplo, que a tela do iMac é IPS, muito superior às telas TN baratas da Samsung e da LG que você encontra por aí.

Ao que tudo indica, o Mac Mini é o mais poderoso, seguido pelo iMac e pelo MacBook Pro. Mas isso em termos de processador: o Mac Mini vem com um HD de 5400 RPM, mais lento do que o HD de 7200 RPM do iMac (e os HDs são o que mais seguram os computadores hoje em dia em termos de desempenho, motivo por que estão sendo substituídos, em vários modelos, por SSDs). O iMac, apesar de ter um processador Sandy Bridge (isto é, de geração anterior), parece um modelo mais adequado, porque além de ter placa de vídeo dedicada e HD mais rápido, vem com uma tela IPS de alta qualidade (muito superior à que você tem em casa) e com teclado e mouse da própria Apple.

• Membro VIP
Postado
Resumindo o texto do colega : pega o iMac por 3.570. O novo iMac está saindo a 7.000,00...

O novo iMac não está à venda ainda. O modelo mais barato vai sair por R$ 6.200,00 no site da Apple, quando estiver disponível em novembro. Vai ser possível encontrá-lo mais barato em algumas lojas mediante pagamento à vista (como ocorre com outros modelos na própria loja online da Apple em compras por telefone, ou na FastShop, por exemplo).

De qualquer forma, a aquisição do Mac deve ser avaliada com calma e reflexão, e a adequação do computador deve levar em conta o trabalho que será realizado com ele.

• Membro VIP
Postado

E para pegar um Mac simplezinho para "aprender a mexer", qual modelo compensaria? (pode ser um mais antigo e usado mesmo, só para referencia).

Eu trabalho com manutencao de computadores e redes e vira e mexe tenho que atender alguns clientes, e fico com medo de trombar com um Mac e nao saber nem configurar um ip no mesmo. No caso a utilizacao seria para aprendizado mesmo, para trabalhar já tenho definidos meus pcs.

Postado

Hoje acho que o mínimo, pra poder rodar o Mountain Lion pelo menos, seria um Mac Mini C2D, botando uns 4GB de RAM fica bom pra brincar, acho que é o Mac mais barato que roda atualizado, da pra achar no ML por uns 1000 e pouco.

• Membro VIP
Postado
Hoje acho que o mínimo, pra poder rodar o Mountain Lion pelo menos, seria um Mac Mini C2D, botando uns 4GB de RAM fica bom pra brincar, acho que é o Mac mais barato que roda atualizado, da pra achar no ML por uns 1000 e pouco.

Valeu a dica Fusc@o. Achei um aqui no ML, mas fiquei com uma dúvida: se eu compro um nos EUA, posso mudar o idioma para espanhol depois? (pergunto porque nem toda versao de Windows permite, Mac OS nem tenho ideia).

Vi que o povo aqui compra no Ebay e revende no ML, então talvez eu consiga melhores precos buscando eu mesmo no Ebay :D

Postado

Sim, dá pra mudar tranquilo, até depois de instalado se precisar (dá pra criar até vários users, cada um com um idioma). No ebay é mais barato mesmo, aqui no BR mesmo usado é mais caro.

• Membro VIP
Postado
Sim, dá pra mudar tranquilo, até depois de instalado se precisar (dá pra criar até vários users, cada um com um idioma). No ebay é mais barato mesmo, aqui no BR mesmo usado é mais caro.

Eu to no Peru, comparando o preco tete-a-tete aqui tá um pouco mais caro (1390 soles - 688 reais), mas eu vi um que gostei por menos de 200 doletas, tá ficando viável a coisa :D

Bacana essa opcao de deixar usuários com vários idiomas, estou me animando mais a provar a maca rsss.

• 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!