Ir ao conteúdo

PC ligando e religando várias vezes. Problema na fonte?

Eddy Costa

Posts recomendados

Postado

Ocorreu o seguinte hoje pela manhã:

Eu estava usando meu PC normalmente, usando a internet apenas, mexendo no facebook (ou seja, em nenhum site de risco, meu anti-vírus é o Norton 360, está atualizado e meu PC está seguro) quando de repente o computador simplesmente se desligou sozinho. Eu pensei que tivesse faltado luz mas quando olhei para o condicionador (eu uso um condicionador elétrico ao invés de um estabilizador) ele ainda estava ligado. Alguns segundos depois o PC se religou sozinho apenas para um momento depois se desligar de novo. E ele ficou nessa, ligava e desligava toda hora.

Então eu desconectei o cabo de força do PC, troquei a pasta térmica do processador e dei uma limpada com um pressurizador dentro dele (do PC, não de processador, haha), mais especificamente na fonte, pois como hoje está muito quente na minha cidade e devia fazer uns 3 meses que eu não limpava ele eu pensei que devia ser algum superaquecimento que estava forçando a fonte a se desligar.

Muito bem, conectei todas as ligações novamente, conectei o cabo de força, liguei o PC e ele iniciou normalmente, apenas dando aquele aviso padrão de que o Windows havia sido desligado subitamente e perguntava se eu não gostaria de iniciar em modo de segurança. Daí eu botei para iniciar normamente. Entrei na tela de login, consegui logar normamente, abri o explorer pra ver se o HD não havia sido danificado e estava funcionando tudo perfeitamente, até abri uma música pra testar e executou bem. Então eu pensei "problema resolvido"... e no que eu pense nisso o PC se desligou sozinho novamente e começou tudo de novo.

Não sei se me fiz claro em relação ao problema. O PC desliga sozinho e começa a religar e desligar várias vezes até eu tirar o cabo de força. Se eu deixar ele quieto por um tempo e ligar ele novamente ele inicia normalmente, sem se desligar tão rápido, mas depis de um tempo ligado ele se desliga de novo e começa o ciclo novamente.

Tenho este PC a mais ou menos um ano e nunca havia ocorrido este problema. Tinha lido em um outro tópico que podia ser curto em alguma parte do PC mais especificamente no processador ou memória ram, mas se fosse o caso eu acho que ele nem entraria na tela de login, certo? E eu já tentei desconectar e conectar todos os cabos de conexão da fonte (placa de video, HD, etc) pra ver se algo estava mal conectado e nada, continua a mesma coisa.

Ele simplesmente se desliga, não trava nem nada.

Qualquer ajuda é bem vinda.

Meus specs:

Placa mãe: Asus P6X58D-E

Placa Video: MSI GeForce GTX 570 TwinFrozr III Power Edition

Processador: Core i7 960

RAM: 8gb (2x4) DDR3

HD: 500 GB

Fonte: Seventeam 650w reais

Postado

No setup, tem uma configuração de proteção de temperatura do processador que desliga o pc quando a temperatura configurada é atingida.

Verifique a temperatura máxima suportada por seu processador no site do fabricante e configure no setup. Recomendo também que verifique se seu cooler está trabalhando em condições satisfatórias. Outra coisa seria melhorar a refrigeração de seu gabinete se for o caso, adicione mais coolers, veja como fazer isso no link abaixo:

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-melhorar-refrigeracao/572048

Boa sorte

Postado

Não pode ser este o problema pois meu processador já chegou a 100ºC sem reiniciar o PC e, como havia dito antes, já tenho ele a um ano e nunca tinha dado este problema. Mas valeu pela resposta! Aguardo mais sugestões.

Postado
Não pode ser este o problema pois meu processador já chegou a 100ºC sem reiniciar o PC e, como havia dito antes, já tenho ele a um ano e nunca tinha dado este problema. Mas valeu pela resposta! Aguardo mais sugestões.

É bem assim que você soluciona os seus problemas de informatica... No achismo, não ouvindo pessoas que sabem sobre o que estão falando.

Se o seu processador chegou a 100ºC significa que existe algo bem errado com ele, não deveria passar dos 60~70ºC em carga maxima. A temperatura para o seu I7 desligar é 101ºC. Ou seja 100°C ainda esta dentro do permitido, mas causando grandes estragos ao processador. Com 101°C o processador atingiu a temperatura critica.

Postado
É bem assim que você soluciona os seus problemas de informatica... No achismo, não ouvindo pessoas que sabem sobre o que estão falando.

Se o seu processador chegou a 100ºC significa que existe algo bem errado com ele, não deveria passar dos 60~70ºC em carga maxima. A temperatura para o seu I7 desligar é 101ºC. Ou seja 100°C ainda esta dentro do permitido, mas causando grandes estragos ao processador. Com 101°C o processador atingiu a temperatura critica.

Caro amigo, eu não ACHEI nada, eu SEI que não é problema na temperatura do processador pois eu SEMPRE deixo o RealTemp ligado no meu pc e ontem mesmo, depois de tê-lo usado quase o dia inteiro, o máximo de temp que ele atingiu foi 80ºC, estando muito boa levando em consideração o clima quente que está a minha cidade e tambám o fato deu ter limpado e trocado a pasta térmica hoje, após ter começado o problema, o que, assim mesmo, não o resolveu. Então o único que está achando coisas aqui é tu! Respeitei a opinião que me foi dada mas já a descartei pois sabia que não era esta a razão dele estar fazendo isso. Não venha querendo dar sermões aqui neste fórum, por favor! Se tu queres fazer isso vai pra uma igreja!

pode ser sua fonte de alimentação que da baleada mesmo baixe o aida64 e veja as voltagens

link de download: http://www.mediafire.com/?dmnxyhxlj9lw97i

voltagens ideais:

+3,3V

Mínimo: +3,14V

Máximo: +3,47

+5V

Mínimo: +4,75V

Máximo: +5.25V

+12V

Mínimo: +11,4V

Máximo: +12,6V

Valeu velho! Ajudou muito! Pelo o que eu vi tá tudo normal aqui. As voltagens estão normais, pelo menos estão dentro do aceitável: +3,3v está 3,280; +5v está 5,112 +/-; e +12 está 12,264. Mas valeu pela ajuda, até porque não conhecia esse programa e parece ser ótimo! :D

Só uma coisa. A tensão do CPU está 0,952 V. Tá dentro do normal?

Postado

Realmente não é recomendado utilizar estabilizadores chaveados em PCs e não conheço o "condicionador elétrico" ao qual você se refere, esperimente ligar seu PC direto na tomada, talvez exista algum problema neste "condicionador elétrico"

Postado

1 - Ligue sem o tal condicionador, seja lá o que for isso, e confira se resolve.

2 - Teste com outra fonte.

Note que há uma série de produtos no mercado que os vendedores ou mesmo os fabricantes chamam de condicionadores, desde os condicionadores propriamente ditos, até transformadores isoladores, estabilizadores, filtros de linhas e outras coisas mais. De uso recomendado no PC é um filtro de linha com proteção contra surtos.

Postado
Caro amigo, eu não ACHEI nada, eu SEI que não é problema na temperatura do processador pois eu SEMPRE deixo o RealTemp ligado no meu pc e ontem mesmo, depois de tê-lo usado quase o dia inteiro, o máximo de temp que ele atingiu foi 80ºC, estando muito boa levando em consideração o clima quente que está a minha cidade e tambám o fato deu ter limpado e trocado a pasta térmica hoje, após ter começado o problema, o que, assim mesmo, não o resolveu. Então o único que está achando coisas aqui é tu! Respeitei a opinião que me foi dada mas já a descartei pois sabia que não era esta a razão dele estar fazendo isso. Não venha querendo dar sermões aqui neste fórum, por favor! Se tu queres fazer isso vai pra uma igreja!

A diferença é que aqui ajudamos os outros a partir do que nos é dito. Supomos que o problema é tal, a partir do comentário do usuária afetado. Talvez o seu problema já estivesse sido resolvido agora, se ao invés de você ter se esquivado dizendo que o seu computador já chegou a 100º, você tivesse respondido que estava chegando a 80º. Não é fato de ser sermão ou não, é simplesmente interpretação de texto, provavelmente se eu não tivesse comentado ninguém mais comentaria por achar que o problema poderia ser facilmente resolvido: com a troca de uma boa pasta térmica e na quantidade adequada + um bom cooler. Respostas evasivas não levam a nada.

@On Topic

Como já foi dito pode ser o seu condicionador elétrico que esta dando problema. Ou até mesmo a sua fonte, que esta apresentando problemas, fonte seventeam não são das melhores.

E leitura da tensão apenas por multímetro, programas costumam errar feio.

De qualquer modo com essa temperatura é recomendável investir em um Watercooler para o seu processador.

Postado

Isto é um condicionador elétrico: http://www.dbvideo.com.br/condicionador-eletrico-savage-dma1800s1ex_18xJM

Bom, eu liguei o PC que estava com este problema hoje (estou usando-o agora, a propósito) e por enquanto não apresentou nenhum problema. A temperatura do processador inerte está a 44 ºc, o que eu acho bom pois, como já havia dito antes, está muito quente onde eu moro. Estou achando que era realmente alguma conexão mal encaixada da fonte, pois hoje antes de liga-lo eu fiz o mesmo procedimento que eu havia feito antes: desconectei todos cabos ligados à fonte (placa de video, HD, placa mãe, etc) e os reconectei, o que aparentemente resolveu o problema. Se ele retornar eu posto aqui.

Valeu pela ajuda, pessoal!

Postado
Isto é um condicionador elétrico: http://www.dbvideo.com.br/condicionador-eletrico-savage-dma1800s1ex_18xJM

Bom, eu liguei o PC que estava com este problema hoje (estou usando-o agora, a propósito) e por enquanto não apresentou nenhum problema. A temperatura do processador inerte está a 44 ºc, o que eu acho bom pois, como já havia dito antes, está muito quente onde eu moro. Estou achando que era realmente alguma conexão mal encaixada da fonte, pois hoje antes de liga-lo eu fiz o mesmo procedimento que eu havia feito antes: desconectei todos cabos ligados à fonte (placa de video, HD, placa mãe, etc) e os reconectei, o que aparentemente resolveu o problema. Se ele retornar eu posto aqui.

Valeu pela ajuda, pessoal!

Muito bacana este condicionador eletrico mas, parece que o uso é mais específico para audio e vídeo, acredito que é um equipamento desnecessário e muito caro para ligar um PC, como não conheço a funcionalidade deste condicionador,particularmente, preferiria um NOBREACK ON LINE que garante corrente contínua ao PC evitando até resets aleatórios em função das sabidas variações de tensão.

Muito bom, você ter descoberto que era mau contato apenas mas, se voltar a ocorrer estes problemas, reporte aquí no forum para cada vez mais aprimorarmos nossos conhecimentos.

Postado

Valeu velho! Ajudou muito! Pelo o que eu vi tá tudo normal aqui. As voltagens estão normais, pelo menos estão dentro do aceitável: +3,3v está 3,280; +5v está 5,112 +/-; e +12 está 12,264. Mas valeu pela ajuda, até porque não conhecia esse programa e parece ser ótimo! :D

Só uma coisa. A tensão do CPU está 0,952 V. Tá dentro do normal?

cara 0,952 creio que não seja normal procure na internet o seu processador e a tensão ideal para ele, cada processador trabalha em uma tensão, aqui neste site achei alguma coisa > http://www.hardware.com.br/livros/hardware-manual/tensão-processador.html

quanto ao programa, o aida64, muitos me disseram que nao é recomendado ver as voltagens com programas, mas o aida64 acertou em cheio aqui no meu pc, as meu pc desligava toda hora, então executei o aida64 e vi que realmente as voltagens nao estavam normais, mas creio que a tensão do seu processador nao esta no ideal.

Postado

Primeiro, não li sua dúvida toda :)

Mas identifiquei alguns sintomas logo de inicio e vou tentar ajudar (espero).

1 - Pode ser vírus. (Já fui chamado para consertar um pc e era isso -todos duvidavam)

2 - Seu cooler poder estar queimado ou com defeito. Como o processador esquenta muito, se o cooler não conseguir resfriá-lo, o S.O. deslida o pc para que o processador não danifique os outros componentes.

3 - Veja se todos os componentes do hardware estão conectados corretamente.

Espero ter ajudado.

Postado

Caro Eddy Costa,

Na página da Intel, seu processador Core I7 960, pode trabalhar a 67,9 graus Celsius, será que no software que você estava medindo não estava acusando 100 graus Fahrenheit (que representa apenas 37,8 graus Celsius)? Veja link abaixo:

http://ark.intel.com/products/37151/Intel-Core-i7-960-Processor-8M-Cache-3_20-GHz-4_80-GTs-Intel-QPI

Se passar desta temperatura o sistema reduz o clock do processador para tentar manter a temperatura dentro de parametros seguros para não danificar os núcleos se ainda assim não abaixar, o sistema reinicia o pc.

Quanto a tensão, fique tranquilo, observe que nesta mesma página de informações da Intel, seu processador varia as voltagens de 0.800V a 1.375V, a sua está dentro da normalidade!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...