Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E ai galera!! queria saber se vocês podem me ajudar em uma coisinha bem simples, antes vou falar um pouco sobre mim pra vocês saberem o quanto sou ignorante em relação a tecnologia, acontece que eu sou formado em curso técnico de informática, tenho bons conhecimentos em mecatrônica, já trabalhei em projetos envolvendo PIC'S e Arduíno hoje trabalho dando aula de todas as matérias relacionadas a informática em uma escola aqui na minha cidade ( desde informática básica, montagem e manutenção até programação) , acontece que à algum tempo um dos computadores da sala de aula vem apresentando um defeito que nunca tinha visto na minha vida! assim que liga o computador ele trava na tela de teste de memoria e aparece escrito uma linha informando que deu erro nas configurações do cmos beleza o unico problema é que não passa disso, ele não carrega o s.o. e pede pra entrar no setup da bios, assim que entramos tentei fazer alterações na configuração, ai mais uma surpresa ele não ta gravando as alterações feitas e trava na tela de novo, a grande surpresa é que quando entra no setup e sai sem fazer alterações o $#%¨%$&¨$ do computador aqui carrega o s.o., beleza até ai da pra usar tranquilo mas reparei que alguns programas que instalo no pc acabam desinstalando sozinho do nada, desligou e ligou o pc eles sumiram, então pensei em formatar o pc, o que ocorre agora??? Simplesmente como disse antes o cmos não grava as alterações feitas e com isso não da boot no cd :mad::mad::mad: beleza como já ouvi falar em atualizações de bios (nunca fiz uma) pensei em fazer e tomei algumas providencias como ligar o pc a um nobreak por exemplo, beleza, baixei os arquivos de atualização da bios direto no site do fabricante ai quando tento atualizar da erro mas o mais engraçado é que não chega a corromper a bios aparece uma mensagem assim :

fail to upgrade

please check if ME_UNLOCK is shorted

não sou muito bom com inglês mas ao que entendi está pedindo pra ver se ME_UNLOCK está em curto, alguém sabe como resolvo isso??? estou usando o propio pc para escrever este topico, vou reiniciar ele e edito o topico com a mensagem de erro inicial, agora queria muito a ajuda de vocês pois sei que pode ser algo simples mas como nunca vi esse tipo de erro não sei resolver.

ATUALIZAÇÃO: o erro inicial é o seguinte:

AMERICAN

MEGATRENDS

qbex - h61h2-m2 release 03/23/2012

version 2.14.1219. copyright © 2011 america megatrends, inc.

press <f7> to enter bbs popup

press <del> or <f2> to enter setup

cmos settings wrong

so pra completar tentei entrar na opção do f7 mas não acontece nada

Postado

voce já tentou trocar a bateria da placa-mãe?

Pelo que me lembro é ela que ''guarda'' certas informações que estão sendo corrompidas , mas posso estar enganado.

De qualquer forma alem disso tenta dar um Clean CMOS e depois disso reconfigurar a bios.

Além dessas 2 coisas penso em algum problema com as memorias , mas essas 2 sao faceis de arrumar , então tenta antes.

Postado
voce já tentou trocar a bateria da placa-mãe?

Pelo que me lembro é ela que ''guarda'' certas informações que estão sendo corrompidas , mas posso estar enganado.

De qualquer forma alem disso tenta dar um Clean CMOS e depois disso reconfigurar a bios.

Além dessas 2 coisas penso em algum problema com as memorias , mas essas 2 sao faceis de arrumar , então tenta antes.

Caro amigo, obrigado pelo seu interesse em me ajudar, mas tenho que dizer (caso tenha esquecido de mencionar no tópico) estas coisas de tirar a bateria e dar um Clier_CMOS na bios foram as primeiras coisas que tentei fazer e mesmo assim não adiantaram, agora uma coisa que não conhecia é sobre as memorias afetarem a CMOS da bios, esse fato eu não conheço, a só para uma correção de um fato comum entre varias pessoas que trabalham com informática e aprendem desta forma, todos aprendemos ( inclusive na escola em que dou aula, durante o curso é posto deste mesmo modo para os alunos) que a bateria interna da placa mãe de um computador, é responsavel por armazenar as configurações da bios, O QUE ESTÁ ERRADO!!! a bateria tem a função de alimentar o CMOS da bios! ela não armazena nenhuma informação! um a experiencia simples para se comprovar isto é retirando a bateria e ligando o pc sem a mesma, o que ocorre é que a CMOS da bios é uma parte dela em que fica gravada algumas configurações importantes da inicialização e teste de memoria do pc! todas estas configurações podem ser alteradas, para uma melhora de desempenho do pc, pelo usuario mas para que a mesma se mantenha e não volte as configurações originais de fabrica é necessario que não seja cortado a corrente eletrica que a alimenta, como muitas pessoas desligam o pc da tomada depois que o usam existe essa bateria na placa mãe, pensando nessa possibilidade de que poderia aver uma queda de energia ou até um usuario desligando a maquina na tomada é que colocaram essa bateria, quando o pc está fora da rede eletrica é essa bateria que alimenta a CMOS, quando a bateria esta ficando fraca o proprio pc avisa que é nessesasrio a troca da mesma e durante este processo de troca acabam sendo perdidos estas configurações (somente quando foi alterado a configuração original de fabrica).;);););););)

• 8 anos depois...
Postado

cmos settings wrong como resolver!

Solução= liga aperta F2 entra BIOS, entrou! clica f3 depois enter depois f4 ou f10 dependendo da sua placa pronto se aparecer depois de atualizar BIOS faz o procedimento de novo Resolve 100% certeza bati cabeça aqui pra aprender.

please check if ME_UNLOCK is shorted como resolver!

Solução este erro ocorre quando coloca BIOS pelo CPU EVO 2, antes de atualizar a BIOS coloque o jumper na placa onde diz me unlock tem todas essas tem o jumper e liga e entra na BIOS, na BIOS procura *me configuration* ou algo parecido clica nisso e vai estar *enable* coloca disable e salva reinicia e pode atualizar pelo cpu evo 2 que vai bombar ai tira o jumper da placa quando PC desliga e ja eras vai funciona tudo ate processador de terceira geração.

OBS: atualizei pelo windows 10 pro para mim não deu problema a compatibilidade de sistema atualizo mais pela gravadora então é nois. 
OBS: colocar BIOS original da placa se possível no caso aqui da H61H2-M2 NÃO FUNCIOAN O SOM SE COLOCAR A DA ECS-H61H2-M12. 

no meu caso melhor BIOS para essas placa foi a da ECS-H61H2-M12 coloquei em 3 placa 1155 igual diferença uma suportava terceira geração e outra era modelo diferente de placa ou não da mesma marca coloquei essa BIOS e bombou se precisar do arquivo .bin ou .rom procura no google como fazer a mão de tranforma a BIOS mais atual nesse formato se voce for novato nessa area oo não entende nem o que escrevi boa sorte ta lascado espero que ajude.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!