Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Valvula solenoide travando atmega. Ajuda proteção CI.


Mateus.Assuncao

Posts recomendados

Olá, boa noite a todos do fórum,

Recentemente desenvolvi um projeto com microcontrolador e reles.

basicamente são saídas eletrônicas controladas através da internet.

tudo funcionando perfeitamente bem, até eu ligar uma válvula solenoide, ela é 110v, ligada no rele. a placa simplesmente trava depois de alguns on/off... 2 no maximo.

até consegui resolver, descobri que esta gerando um retorno magnético no ci...

liguei uma placa de fonte de pc mesmo...

peguei uma fase da rede eletrica e liguei no ci de alta da fonte. ( isolei o trafo e liguei dele ate o 110v). ou seja ele esta estabilizado com indutor capacitor poliester eletrolitico aquelas bobinas que tem na fonte. isso resolveu o problema.

mas o fato é que por quê?

o que é preciso pra "isolar" "reduzir" "anular" o campo?

gostaria de uma opnião de quem ja trabalhe na area.

obs. fiz alguns testes que nao deram resulatado positivo

1° capacitor poliester de 1 micro aterrando o pino N/A do rele. funcionou uns 4 ou 5 on/off depois travou. coloquei direto tambem uma perna no NA do rele e a outra no fio que vai pra valvula mesmo resultado.

2° diodos 4007 na rede no pino comum e NA, pensei que forcando a corrente ac andar em uma direçao dc escaparia do retorno. mas negativo, funcionu umas 4 ou 5 on/off.

coloquei em conjunto aos diodos um eletrolitico de 47 micro 200v funcionou algumas horas. mas depois travou.

quando ligo a fonte completa sem o trafo ou seja um ci estabilizado ele funciona 100%, mas a placa ficou do tamanho de um cavalo...rsrsrsrs. to perdendo alguma coisa.

se for necessario posto as fotos.

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é interferência magnética no Atmega, mas sim elétrica.....

É um caso clássico de ruído de comutação. Uma corrente que muda de valor rápidamente gera um campo magnético, o qual é "captado" pelas trilhas dos circuitos e até mesmo componentes, gerando um correspondente campo elétrico induzido, que gera ruido na alimentação e até mesmo em trilhas de sinais. Isso pode mesmo travar vários circuitos integrados, especialmente microprocessadores.

O que voce tem de verificar :

1 - Filtragem da alimentação

Procure os pinos do Atmega que estão ligados ao Vcc.

Junte todos eles, coloque dois capacitores ao Gnd, sendo um cerâmico de 100nF e um eletrolítico de 10 uF.

E ligue isto tudo ao Vcc através de um resistor pequeno, tipo uns 10 ohms até uns 100 ohms, depende da corrente que o Atmega está puxando.

Se estiver usando um regulador de tensão, use os dois capacitores na entrada e mais os dois capacitores na saída, bem pertos do regulador. Verifique o datasheet do regulador.

2 - pino de Reset do Atmega

Não deixe esse pino sem ligação !!! Use o famoso RC para garantir .

3 - Lay-out dos pinos de VCC e GND do Atmega

Cuide para que os terras e vcc analógicos e digitais estejam com conexões bem curtas e sem os famosos loops de corrente, ou voce vai ficar maluco prá resolver.

4 - pinos de interrupção

Não deixe nenhuma trilha que chegue em algum pino de interrupção em alta impedância.

Enfim, isto é um problema bem comum, e que muitas vezes temos de resolver " na prática " !

Existe muita informação sobre ruídos nas fontes de alimentação na internet.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então Paulo, o circuito do microcontrolador acredito não ser o problema. estou usando fonte 12v e lm7805, dois capacitores eletroliticos e 1 ceramico na entrada e dois eletroliticos na saida, ligos ao vcc, mais 1 capacitor ceramico 100nf e um indutor de 100uh no avcc. os reles são de 12v e estão sendo alimentados pela propria fonte do microntrolador, um uln2803 pra amplificar o pulso do atmega, diodo 1n4007 na entrado do rele. o reset esta ligado ao vcc com resistor de 10k e ceramico de 100nf no terra.

li em uma pagina nao me lembro qual... que precisa dividir a alimentacao dos reles usando acopladores. mas não entendi muito bem nao tinha um esquema.

mas fiquei interessado quando falou em sinal analogico, na verdade uso os pino 0 1 2 3 4 5 analogicos pra ativar os reles. setei eles no codigo como digitalWrite. tamebm ja ouvi falar que se a porta flutuar pode travar o microcontrolador. voce acha que se eu colocar um acoplador dividindo a fonte e aterrar as portas analogicas com capacitores bem baixos tipo 10nf pode resolver o problema?

obrigado.

Mateus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um problema parecido onde acionava uma solenoide 24V. Só consegui resolver o problema desenvolvendo uma fonte a parte para alimentar o microcontrolador e isolando todas as entradas e saídas com acopladores óticos.

Bom dia. teria como colocar o esquema novamente. vou tentar fazer a adaptação na minha placa. qual o nome do acoplador que voce usa.... minha fonte é de 12v obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo rele precisa de diodos inversos ligados em paralelo com os pinos das bobinas.

-> De uma lida aqui <-

Olá bom dia, estou usando uln2803 pra amplificar e diodo 1n4007. acionei um ventilador bem próximo ao circuito, liguei diversos aparelhos, mas ele só trava com a solenoide....

obrigado por responder, ótimo material de leitura.

no momento estou trabalhando no circuito, vou adicionar o 4n25 e ver se resolve o problema.

meu osciloscópio fica na assistência onde trabalho. o falta que ele me faz aqui..... rsrsrs. mas de qualquer forma obrigado por responder.

Boa tarde,

Ja tive esse tipo de problema e resolvi com acopladores também, no meu caso eu tinha saída a rele e a triac na mesma placa e 5 entradas digitais. Os acopladores das entradas digitais e saidas a rele são 4N25 e saídas a triac MOC3021.

Abç

Fervolt esse acoplador eu ligo entre o diodo e o uln? obrigado por participar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, utilizei ILQ1, que são 4 acopladores num mesmo CI.

A fonte de acionamento interno precisa estar isolado da fonte das cargas, isso mesmo, isolado. Nem mesmo os GND devem estar conectados. Com relés solucionei com os diodos em ligação reversa com a bobina do relé, ja com a solenóide so resolví isolando as saídas e entradas com os acopladores. Lembro que na época utilizei varios tipos de filtro de interferência magnética e ruídos elétricos. Creio que o pic16F84A não esteja preparado para esse tipo de problema no meu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, utilizei ILQ1, que são 4 acopladores num mesmo CI.

A fonte de acionamento interno precisa estar isolado da fonte das cargas, isso mesmo, isolado. Nem mesmo os GND devem estar conectados. Com relés solucionei com os diodos em ligação reversa com a bobina do relé, ja com a solenóide so resolví isolando as saídas e entradas com os acopladores. Lembro que na época utilizei varios tipos de filtro de interferência magnética e ruídos elétricos. Creio que o pic16F84A não esteja preparado para esse tipo de problema no meu caso.

Bom Dia Moley, então no meu caso o uln que uso pra amplificar é saida negativa... então o pino comum dos reles é o positivo, e acionado pela saida negativa do uln e as entradas do uln ligadas direto nos pinos analogicos do microcontrolador.

fiz o pedido dos fotoacopladores 4n25 e alguns resistores, quando chegar vou fazer alguns testes e posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...