Ir ao conteúdo

FX-8150 vs. A10

jefantasma

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, é minha primeira postagem aqui, gostaria de esclarecer uma grande dúvida, mas vamos começar do começo.

Tenho um PC desde 2007 da qual fui fazendo vários upgrades, mas dado momento ficou meio impossível melhorá-lo sem trocar o processador, e trocando o processador lá vamos nós com a placa mãe de embrulho.

A minha configuração atual é uma fonte de 700 Watts, Asus P5N SLI, Core 2 Duo 2.8 Ghz, 4 GB RAM DDR2, 2 TB de HD e uma HD 6870 XFX, até o monitor troquei por uma tv 42 de LED. Ficou agradável para jogos, mas no multi tarefa meu computador "breca" a máquina.

Andei fazendo algumas cotações de processador e acabei optando por AMD porque além do custo-benefício me foi falado que os soquetes raramente mudam, é verdade? Já tenho em mente um futuro outro upgrade então não quero ter que ficar trocando placa-mãe a todo momento.

O processador que me interessou e que cabe no meu orçamento é o Bulldozer FX-8150 3,6 Ghz 16 MB Cache, pra suportar ele escolhi uma placa mãe da Gigabyte modelo GA990FXA-UD3. Mas um amigo meu que trabalha numa loja de informática me recomendou pegar junto com o bulldozer a placa mãe ASUS M5A88V Evol. ou então um processador SMII A10 3,8Ghz que diz ele ter GPU da placa de vídeo HD 7660 (O que ajudaria muito nos jogos, segundo ele) e a placa mãe Asus FA 75-Z V-PRO.

A minha maior dúvida é sobre a diferença entre o FX-8150 e o A10, mas se vocês puderem esclarecer as diferenças das placas mãe citadas tmb eu agradeço. Sempre tive placas-mãe da ASUS e realmente sei que a marca é boa, fico meio assim de pegar essa gigabyte, mas ao mesmo tempo ela parece ser muito mais tecnológica com muito mais opções.

Muito grato pela atenção e pelo tempo desperdiçado.

jefantasma

Postado
Boa noite pessoal, é minha primeira postagem aqui, gostaria de esclarecer uma grande dúvida, mas vamos começar do começo.

Tenho um PC desde 2007 da qual fui fazendo vários upgrades, mas dado momento ficou meio impossível melhorá-lo sem trocar o processador, e trocando o processador lá vamos nós com a placa mãe de embrulho.

A minha configuração atual é uma fonte de 700 Watts, Asus P5N SLI, Core 2 Duo 2.8 Ghz, 4 GB RAM DDR2, 2 TB de HD e uma HD 6870 XFX, até o monitor troquei por uma tv 42 de LED. Ficou agradável para jogos, mas no multi tarefa meu computador "breca" a máquina.

Andei fazendo algumas cotações de processador e acabei optando por AMD porque além do custo-benefício me foi falado que os soquetes raramente mudam, é verdade? Já tenho em mente um futuro outro upgrade então não quero ter que ficar trocando placa-mãe a todo momento.

O processador que me interessou e que cabe no meu orçamento é o Bulldozer FX-8150 3,6 Ghz 16 MB Cache, pra suportar ele escolhi uma placa mãe da Gigabyte modelo GA990FXA-UD3. Mas um amigo meu que trabalha numa loja de informática me recomendou pegar junto com o bulldozer a placa mãe ASUS M5A88V Evol. ou então um processador SMII A10 3,8Ghz que diz ele ter GPU da placa de vídeo HD 7660 (O que ajudaria muito nos jogos, segundo ele) e a placa mãe Asus FA 75-Z V-PRO.

A minha maior dúvida é sobre a diferença entre o FX-8150 e o A10, mas se vocês puderem esclarecer as diferenças das placas mãe citadas tmb eu agradeço. Sempre tive placas-mãe da ASUS e realmente sei que a marca é boa, fico meio assim de pegar essa gigabyte, mas ao mesmo tempo ela parece ser muito mais tecnológica com muito mais opções.

jefantasma

Bom entre os dois processadores o melhor é o FX o A10 tem APU que é uma VGA embutida, mas se você já tem uma vga off boa como a 6870 não compensa pegar o A10, agora minha dica é, pegue um i5 e uma mobo simples compativel com ele....

Primeiro o socket da AMD não tem nenhum definido que receba upgrades de novos processadores.... tipo se comprar o FX o socket dele vai mudar ná próxima geração...

os intel se pegar um da segunda geração pode fazer um up com os da terceira, mas é mais fácil pegar terceira logo de cara tendo em vista a pouca diferença. Mas em 2013 tb sai a nova geração e vai mudar o socket novamente, em resumo se pegar um i5 tera melhor desemepnho em jogos e poderá fazer um up pra um i7....

A sua fonte diga qual é a marca e modelos exatos, dependendo pode forçar tudo ai.....

eu aconselho um i5-3570k

Postado

Como o membro falou, se você já tiver uma 6870 não compensa pegar esse A10 não.

Eu escolheria o FX-8150, mas escolheria como opção também um bom cooler por que ele aquece bastante. (Acho que um Corsair H70 já Resolveria)

Postado

jefantasma

Olá,

você tendo uma HD 6870 sem duvida o FX-8150 é melhor opção, porém se puder esperar mais uns dias é que a nova versão dos FX-8350 está chegando ao Brasil e ele possui melhor desempenho que o atual porém será mais caro, mas em contra partida os FX-8150 tendem a baixar o preço, claro isso fica a seu criterio, de esperar ou não, eu sei como funciona a ansidade de algo novo :D

Abraços,

Postado

Bom, a Gigabyte GA990FXA-UD3 é muito superior à placa da Asus. Primeiro que ela tem chipset 990FX, que é específico para os processadores FX. O chipset da Asus foi feito para os antigos Phenom II, que já saíram de linha. A Gigabyte tem 10 entradas USB atrás, a Asus só tem 6. A Gigabyte tem suporte total à SLI e Crossfire, com dois slots PCIe X16, enquanto que a Asus só tem um slot X16 e o outro só tem X4. Seria um grande erro comprar a placa-mãe da Asus, especialmente porque você está falando em upgrade; ou seja, o chipset FX da Gigabyte está de acordo com a nova linha FX e soquete AM3+.

Dos processadores, aí a coisa complica. Eu não acho vantagem o FX-8150, que está quase do mesmo preço de um i5, que é bem mais indicado para jogos. Mas o FX-8120 está com um bom custo benefício. Talvez até um FX-6100, já que você já pensa em upgrade. Esperar pelo FX-8350 também é complicado, porque eles devem chegar com preços perto da faixa de um i7. O que você pode fazer é esperar os Vishera para escolher um processador intermediário, com melhor custo benefício do que o FX-8350.

Postado

Primeiro o socket da AMD não tem nenhum definido que receba upgrades de novos processadores.... tipo se comprar o FX o socket dele vai mudar ná próxima geração...

os intel se pegar um da segunda geração pode fazer um up com os da terceira, mas é mais fácil pegar terceira logo de cara tendo em vista a pouca diferença. Mas em 2013 tb sai a nova geração e vai mudar o socket novamente, em resumo se pegar um i5 tera melhor desemepnho em jogos e poderá fazer um up pra um i7....

A sua fonte diga qual é a marca e modelos exatos, dependendo pode forçar tudo ai.....

eu aconselho um i5-3570k

Errado, o socket que não vai ter upgrade é justamente o 1155, do i5 3570k. E upgrade de i5 pra i7 é algo que não vale a pena, e pra comprar um i7 no lugar de i5, só em casos especificos, e casos estes, em que amd acaba levando vantagem, por ser ter uma arquitetura mais voltada a multithread.

O Socket am3+ tem a geração vishera (fx8350 etc) que está bem legal, e ainda tem outra geração planejada. Eu não tenho nem duvidas em dizer que a plataforma vai mais longe.

E o preço do fx8350 é 195 dolares, enquanto o fx8320 é 170. O preço está bem interessante, mas... acho que ainda leva 1 mes ou dois pra esses processadores chegarem aqui com preço normal. O fx6100 ou fx8120 são alternativas interessantes agora.

Postado

Gostaria de agradecer a todas as respostas e esclarecer alguns pontos, mas algumas dúvidas surgiram:

1 - Eu não penso em fazer overclock, gosto de desempenho mas creio não chegar a ser entusiasta a esse ponto, pois tenho mais medo das possíveis perdas do que orgulho dos ganhos.

2 - Em relação ao A10 pensei que ele ia fazer tipo um "crossfire virtual" com minha HD 6870 e que aumentaria substancialmente o desempenho em games, por isso o levei em consideração, pelo que vi não são vias de fato, então melhor o bulldozer mesmo já que eu uso o pc pra quase tudo, e não só pra jogos.

3 - Apesar da tendência ao AMD, é pelo desempenho proporcionado pelo baixo custo, visto que se eu fosse de intel provavelmente conseguiria o mesmo desempenho com um custo um pouco maior (foi o mesmo motivo por ter pego uma placa Radeon), mas não ligo para marcas.

4 - Pelo que entendi o FX 8150 superaquece, está vindo uma geração de substituição a ele (8350 - o que o faz ficar mais barato, e eu espero se for preciso) e os 8120 e talvez até o 6100 são mais negócio que ele. Confere?

5 - Quanto a MOBO acabei tendo a certeza mesmo de que a gigabyte que eu citei é muito superior as outras citadas da ASUS, pesquisei e vi que uma ASUS com a mesma configuração é BEM MAIS caro. A pergunta que não quer calar: A minha vida inteira ouvi falar muito mal da gigabyte, quase tanto como CCE ou FIAT, vocês podem me falar sobre vida útil, se realmente costuma dar problemas e tal?

Pelo que foi falado até agora, creio que vou comprar a MOBO pra não gastar o dinheiro com outras coisas, e esperar os vishera ou abaixar mais um pouco pra ver o que eu pego para o processamento.

Grato,

Jé Fantasma

Postado
Gostaria de agradecer a todas as respostas e esclarecer alguns pontos, mas algumas dúvidas surgiram:

1 - Eu não penso em fazer overclock, gosto de desempenho mas creio não chegar a ser entusiasta a esse ponto, pois tenho mais medo das possíveis perdas do que orgulho dos ganhos.

2 - Em relação ao A10 pensei que ele ia fazer tipo um "crossfire virtual" com minha HD 6870 e que aumentaria substancialmente o desempenho em games, por isso o levei em consideração, pelo que vi não são vias de fato, então melhor o bulldozer mesmo já que eu uso o pc pra quase tudo, e não só pra jogos.

3 - Apesar da tendência ao AMD, é pelo desempenho proporcionado pelo baixo custo, visto que se eu fosse de intel provavelmente conseguiria o mesmo desempenho com um custo um pouco maior (foi o mesmo motivo por ter pego uma placa Radeon), mas não ligo para marcas.

4 - Pelo que entendi o FX 8150 superaquece, está vindo uma geração de substituição a ele (8350 - o que o faz ficar mais barato, e eu espero se for preciso) e os 8120 e talvez até o 6100 são mais negócio que ele. Confere?

5 - Quanto a MOBO acabei tendo a certeza mesmo de que a gigabyte que eu citei é muito superior as outras citadas da ASUS, pesquisei e vi que uma ASUS com a mesma configuração é BEM MAIS caro. A pergunta que não quer calar: A minha vida inteira ouvi falar muito mal da gigabyte, quase tanto como CCE ou FIAT, vocês podem me falar sobre vida útil, se realmente costuma dar problemas e tal?

Pelo que foi falado até agora, creio que vou comprar a MOBO pra não gastar o dinheiro com outras coisas, e esperar os vishera ou abaixar mais um pouco pra ver o que eu pego para o processamento.

Grato,

Jé Fantasma

Bom, caso você espere até o Natal, pode ser que os Vishera cheguem ao Brasil e barateiem o preço do FX-8120, que vai ficar com um custo benefício melhor ainda. E pode até ser que você encontre um Vishera para o seu orçamento, que seria o ideal, porque os Bulldozer realmente vieram abaixo do esperado.

Sobre a Gigabyte, eu nunca tive uma, mas, do que eu leio, é a segunda marca em preferência nos fóruns. Partido daí, você pode comprar qualquer uma das duas e ter problemas. A chance vai ser a mesma. Cá entre nós, essa série da Gigabyte está muito bonita, ainda que beleza não queira dizer nada ^_^

Postado

Não sei se você acompanha o cenário de processadores, mas a AMD deixou de ser aquele ícone de "Custo x Beneficio" imbativel pra jogos a anos ja.

Essa afirmação:

É falsa hoje em dia.

Indiscutivelmente os bulldozer vieram muito abaixo do esperado, perdendo feio pros Sandy Bridge, (veja bem, não são ruins por isso, só são piores que a concorrência) e a AMD teve que baixar muito a bola nos preços dele, que eram muito mais caros.

Na minha opnião atualmente um Intel Ivy ta com custo benefício bem melhor, o problema é que ja vai mudar de socket proximo ano.

Sobre o A10, ele faz CrossFire sim, mas só com placas mid-end tipo 6670, 6570. A sua ta MUITO acima do desempenho de um A10 + 6670 em crossfire, nem cogite ele.

Com certeza o FX 8150 seria uma boa compra mas eu esperaria pelo lançamento dos Vishera, e pegaria um Vishera que viesse na faixa de preço do 8150 (claro, consultando reviews na internet antes).

Você tem um PC razoável para jogos com essa 6870, e não precisa urgentemente assim do update. Eu esperaria.

Postado

Então vou esperar mais um pouco para fazer o up, pois tem muita coisa nova que já saiu do forno e só falta chegar nas prateleiras, pensei muito num i5, que em desempenho seria melhor para mim, mas o meu grande problema é o socket, pois quero que minha MOBO suporte pelo menos um upgrade de processador. Nesse caso pensei em AMD por isso, o custo x benefício dito foi em relação à isso, mas sei que a AMD está longe da intel nesta geração. E como outro usuário disse, up de i5 pra i7 não faz muito sentido, fora consumo de energia que eu acho alto nos i7 mais top.

Deixarei em hold on até o começo do ano que vem pelo menos, assim posso pegar algo melhor ou pelo menos mais barato. Se eu realmente precisar comprar antes por alguma emergência, provavelmente vou de Gigabyte GA990FXA-UD3 e um FX-8120.

Meu muito obrigado a todos vocês!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!