Ir ao conteúdo

Voltagem do Capacitor

LukasAnjos

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal!

Bom gente eu estou querendo fazer um dimmer para um chuveiro, mas como estou começando eu nao sei qual a tensão dos capacitores de poliester.

Afinal, como eu faço pra descobrir a tensão de cada capacitor ?

Eu deixei a foto do circuito ai

Obrigado pela atençao...

post-1013235-13884964312856_thumb.jpg

Postado

valeu parcero ;)

O circuito q eu vou usar é de 220V e com tres capacitores, eu queria saber qual a tensão necessária para esses tres capacitores de poliester

Postado

Não apareceu a imagem do circuito mas se vais usar capacitores para a linha de 220, use os capacitores de tensão de trabalho de 400 volts.

.

.

Pense...

Se tu montasses o circuito do dimmer para o chuveiro e a tensão do fornecimento de energia elétrica fosse de 117 volts, poderias usar os capacitores de tensão de trabalho de 400 volts mas poderias usar os de 250 volts sem problemas. O lance de usar os capacitores com tensão de trabalho para 400 volts é que eles vão trabalhar tanto para 110 quanto 220.

Tensão de trabalho de capacitor é escolhida em função da tensão de trabalho do circuito com margem de segurança apropriada. Geralmente essa escolha é feita calaculando de 20 a 30 por cento em cima do valor de tensão de trabalho do circuito e verificando o que existe referente aos valores de tensão comercial dos capacitores. Se o circuito vai trabalhar com uma tensão de fornecimento de 220, o capacitor de 250 seria uma escolha mas o de tensão de trabalho de 400 volts garante uma segurança muito maior.

Entenda um coisa. Se tenho 2 capacitores de digamos... 2 uF com tensão de trabalho diferentes, digamos.. Um de 250 volts e outro de 400 volts, a diferença entre eles é só a tensão de trabalho. A capacitãncia é a mesma e a escolha sempre é optar por um que ofereça uma maior segurança em questão de tensão de trabalho.

• Membro VIP
Postado

Além de tudo o que foi dito lembre-se de que a tensão de isolação de um capacitor é a máxima que ele aguenta. Lembre-se também que numa tensão de 220 Volts AC, esse valor de 220 Volts é o valor RMS e que instantaneamente a tensão sobre um capacitor a ela submetido assume, 60 Vezes por segundo, a tensão de pico que é igual a esse valor RMS de 220 Volts multiplicado por raiz de 2.

Vpico = 220 x 1,41 = 310 Volts...

Por isso capacitores com isolação de 250 Volts DC não servem para operar em 220 Volts AC. No mínimo dos mínimos 350 Volts => No caso valor comercial de isolação de 400 Volts...

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...