Ir ao conteúdo

Voltagem do Capacitor

LukasAnjos

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal!

Bom gente eu estou querendo fazer um dimmer para um chuveiro, mas como estou começando eu nao sei qual a tensão dos capacitores de poliester.

Afinal, como eu faço pra descobrir a tensão de cada capacitor ?

Eu deixei a foto do circuito ai

Obrigado pela atençao...

post-1013235-13884964312856_thumb.jpg

Postado

valeu parcero ;)

O circuito q eu vou usar é de 220V e com tres capacitores, eu queria saber qual a tensão necessária para esses tres capacitores de poliester

Postado

Não apareceu a imagem do circuito mas se vais usar capacitores para a linha de 220, use os capacitores de tensão de trabalho de 400 volts.

.

.

Pense...

Se tu montasses o circuito do dimmer para o chuveiro e a tensão do fornecimento de energia elétrica fosse de 117 volts, poderias usar os capacitores de tensão de trabalho de 400 volts mas poderias usar os de 250 volts sem problemas. O lance de usar os capacitores com tensão de trabalho para 400 volts é que eles vão trabalhar tanto para 110 quanto 220.

Tensão de trabalho de capacitor é escolhida em função da tensão de trabalho do circuito com margem de segurança apropriada. Geralmente essa escolha é feita calaculando de 20 a 30 por cento em cima do valor de tensão de trabalho do circuito e verificando o que existe referente aos valores de tensão comercial dos capacitores. Se o circuito vai trabalhar com uma tensão de fornecimento de 220, o capacitor de 250 seria uma escolha mas o de tensão de trabalho de 400 volts garante uma segurança muito maior.

Entenda um coisa. Se tenho 2 capacitores de digamos... 2 uF com tensão de trabalho diferentes, digamos.. Um de 250 volts e outro de 400 volts, a diferença entre eles é só a tensão de trabalho. A capacitãncia é a mesma e a escolha sempre é optar por um que ofereça uma maior segurança em questão de tensão de trabalho.

• Membro VIP
Postado