Ir ao conteúdo

Puxão no cabo da fonte e PC não ligando mais

Dena

Posts recomendados

Postado

E aí galera! Preciso de uma ajuda de vocês. Outro dia estava usando o computador quando acabei dando um puxão sem querer no cabo de alimentação da fonte que prendeu na minha perna. Deu vários estalos no estabilizador, típico de mal contato e em seguida o PC desligou. Tentei ligar ele algumas vezes depois e não deu. Só foi ligar depois de eu dar umas pancadinhas no gabinete em cima de onde está a fonte. Percebi que estava passando energia pois o conector do cabo de rede se iluminou. A partir daí funcionou tranquilo por cerca de três ou quatro dias. Ontem fui ligar de novo o PC e nada. Dei umas pancadinhas de novo, mexi em cabo, abri o gabinete pra me certificar que tava tudo conectado e nada. Não me atrevo a abrir a fonte por que sou leigo e acho que só iria piorar a situação. E como leigo, me parece mal contato, mas me pergunto onde poderia ser e se de fato é mal contato mesmo, pois mesmo que o puxão tenha sido forte, acho que seria difícil soltar alguma coisa lá dentro.

Alguém tem uma sugestão? Será que estragou a fonte e preciso comprar outra? :(

Postado

Obrigado pelo material, Jorno. Eu até gostaria de aposentar o estabilizador mesmo, já tinha lido que ele poderia ser prejudicial ao PC, no entanto eu não posso fazer isso agora pois a rede aqui em casa é 220 e a minha fonte é 110. Então também não posso fazer agora a sugestão do ignacho também.

Mas o que me intriga é que depois do ocorrido o computador ainda funcionou normalmente por uns 3 ou 4 dias depois de eu ter feito ele "pegar no tranco" com uns tapinhas. Nas vezes seguintes que utilizei ele, ligou normalmente sem eu precisar dar uns petelecos...

Acho que o estabilizador não é o que está impedindo o pc de ligar, já que nunca tive problemas com isso e só depois daquele puxão acidental no cabo que ele começou a falhar.

Há chances de ter danificado a fonte mesmo eu tendo ligado ele normalmente nos dias seguintes ou será que há algo que eu (leigo) ainda posso fazer dentro dessa situação toda? :\

Postado
Obrigado pelo material, Jorno. Eu até gostaria de aposentar o estabilizador mesmo, já tinha lido que ele poderia ser prejudicial ao PC, no entanto eu não posso fazer isso agora pois a rede aqui em casa é 220 e a minha fonte é 110. Então também não posso fazer agora a sugestão do ignacho também.

Mas o que me intriga é que depois do ocorrido o computador ainda funcionou normalmente por uns 3 ou 4 dias depois de eu ter feito ele "pegar no tranco" com uns tapinhas. Nas vezes seguintes que utilizei ele, ligou normalmente sem eu precisar dar uns petelecos...

Acho que o estabilizador não é o que está impedindo o pc de ligar, já que nunca tive problemas com isso e só depois daquele puxão acidental no cabo que ele começou a falhar.

Há chances de ter danificado a fonte mesmo eu tendo ligado ele normalmente nos dias seguintes ou será que há algo que eu (leigo) ainda posso fazer dentro dessa situação toda? :\

fonte 110?eu NUNCA vi uma fonte sem chave 110/220v,se sua fonte não tiver isso é porque é pcf ativo(o que duvido muito) ou não sei.Mas uma coisa é certa,abandone o estabilizador.

Esse cabo parece que deu problema quando você puxou,tente testar outro cabo.Tente deixar o cabo um pouco inclinado para baixo,digo isso porque aqui minha fonte começa a dar "bzzzz" e desliga as vezes se deixar ele reto ligado nela.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pelo material, Jorno. Eu até gostaria de aposentar o estabilizador mesmo, já tinha lido que ele poderia ser prejudicial ao PC, no entanto eu não posso fazer isso agora pois a rede aqui em casa é 220 e a minha fonte é 110.

Fontes em geral de PC são projetadas, são calculadas, são fabricadas para operar em 220 Volts. Isso é o normal delas..

Excepcionalmente, para atender países aonde a tensão é de 110 Volts, as fontes recebem na entrada delas uma topologia chamada "dobrador de tensão" para, a partir dos 110 Volts, recuperar os 220 Volts que elas necessitam para bem operar..

As mais modernas, essas sim, sequer tem esse dobrador de tensão, pois operam desde 90 Volts AC até 265 Volts AC, por ter PFC ativo. Não será desse tipo a sua???

Por causa disso me espanta muito saber que sua fonte só opera em 110 Volts. Trata-se de uma raridade. Jamais vi uma dessas.. Absolutamente isso não é comum..

Quem sabe compartilhas conosco de uma foto da etiqueta da mesma, ou simplesmente citas a marca/modelo dela. Todos apreciaríamos contemplar essa sua fonte que só opera em 110 Volts..

E, aproveite, leia a etiqueta dela, pois o manual da mesma jamais lestes, com certeza absoluta..

Postado

Eita, realmente falei besteira. Minha fonte é uma Casemall Powerex 600W. Eu sempre ouvi que precisávamos de estabilizador até pra corrigir a tensão da fonte, mas de fato fui ver ali as especificações certinhas e ela opera mesmo entre 100 a 240V. Leigos, hehe...

Enfim, acho que tá na hora de deixar o estabilizador de lado mesmo...

Mas dei uma futricada mais minuciosa até onde a minha precaução deixou e acho que posso ter descoberto o problema... tem um componente lá dentro que está completamente frouxo. Pelo que andei pesquisando é a bobina do PFC. Eu viro o computador e ela pende pro lado, tá completamente suspensa.... e creio que isso não seja normal..

A seguir fotos da fonte (que felizmente não é essa raridade que o faller mencionou) e o componente que está pendendo.

Resta saber se pode ser isso mesmo e se a fonte está condenada :(

http://imageshack.us/photo/my-images/132/bobinax.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/850/fontev.jpg/

Postado

Tá, mas... eu quero ligar o computador.

Qualidade da fonte e o estabilizador a parte, alguém pode me dar uma luz quanto a isso?

• Membro VIP
Postado

Ai, amigo, só mesmo abrindo seu PC, retirando a fonte, abrindo a mesma e verificando se por acaso essa bobina do PFC, possa ter ficado com o que se chama de "solda fria" e estar dando mau contato..

Postado

Valeu Faller! Pelo menos agora sei que não é 100% certeza que vou ter que torrar dinheiro em outra fonte. Pelo menos não agora...

Postado
Valeu Faller! Pelo menos agora sei que não é 100% certeza que vou ter que torrar dinheiro em outra fonte. Pelo menos não agora...

Tenha em mente que investir em uma fonte de qualidade não é torrar dinheiro.

Torrar dinheiro é comprar uma fonte de baixa qualidade que lhe trará dores de cabeça (e no bolso) no futuro ;)

Como diz a assinatura do Faller "Economizar é comprar bem"

Postado

To sabendo, mas agora estou investindo num negócio e a fonte deveria ser a ultima coisa com a qual eu deveria me preocupar agora. Assim que der vou dar uma conferida em fontes melhores. Valeu as dicas.

Postado

Aí pessoal, preciso de mais um help de vocês...

Queria uma corsair cx430 pra repôr minha fonte problemática, mas de menos ruim que achei por aqui pra substituir logo ela foi uma Cooler Master Elite Power 400W. Tá legal pra minha configuração? Que vocês me dizem?

Processador: Intel Core i5 650

Placa Mãe: Intel Corporation DH55TC

Memória: 4GB DDR3

Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5450

HD SAMSUNG HD502HJ de 465.76 GB SATA II

• Membro VIP
Postado
Aí pessoal, preciso de mais um help de vocês...

Queria uma corsair cx430 pra repôr minha fonte problemática, mas de menos ruim que achei por aqui pra substituir logo ela foi uma Cooler Master Elite Power 400W. Tá legal pra minha configuração? Que vocês me dizem?

Processador: Intel Core i5 650

Placa Mãe: Intel Corporation DH55TC

Memória: 4GB DDR3

Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5450

HD SAMSUNG HD502HJ de 465.76 GB SATA II

Lhe recomendaria fortemente postar essa sua dúvida de acordo com a regra local de número 2 dai: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/153-fontes-e-energia/

Num desses tópicos poderias ter sua dúvida melhor e mais rapidamente resolvida..

Postado

Agora sim, mas dê uma olhada no horário da resposta e do meu post. Acho que justifica essa atitude tão feia minha ;)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...