Ir ao conteúdo

Jack P2 Nomenclatura das Portas

hardcore22

Posts recomendados

Postado

Olá!

Trabalho em um sintetizador, porém estou em dúvida quanto as portas de um Jack P2 meio vagabundo que comprei. Sei que ele é estéreo, mas gostaria de um sistema mono. Será que podem identificar todas as três portas para mim? Obrigado!

43796782.jpg

Postado

Muito obrigado! Infelizmente não tenho outras fotos dele. Acredito que o site esteja errado também - ele diz que se trata de um jack estéreo (segundo a loja), porém observei melhor e descobri que quando alojado um plug P2 dentro do jack, as únicas partes a tocarem o plug são as entradas 1 (GND) e a 3 (provavelmente a saída de audio). Porém ao se retirar o pequeno plug P2, as entradas 2 e 3 se tocam. Por isso acho que a 2 serviria com um 2º GND para quando não há algum plug conectado ou alguma espécie de chave/sensor de presença do plug P2 - que desconheço.

Mas obrigado novamente pela ajuda. Assim que testar tudo, colocarei os resultados aqui.

Postado

É exatamente o que pensei, é um J2 mono com chave, ou seja, serve como em um radio, ao colocar o fone de ouvido o falante pára.

Só errei nas posições, basta trocar o 2 pelo 3.

E não, não se trata de um 2º GND, o sinal sonoro vem em duas vias (vamos chamá-las de negativo e positivo para fácil compreensão), que vão para um falante.

Secciona-se o positivo.

O pedaço que vem do amplificador vai no pino 3.

O pedaço que vai ao falante vai no pino 2

O negativo é soldado no pino 1 sem ser cortado.

Assim, quando inserido o plug, ele abre o contato emudecendo o falante, tendo a sua saída direcionada para o fone.

Postado

Se quiseres saber mais detalhes sobre esse tipo de conector: jack P2 fêmea - dois canais ou estéreo, como ele funciona, símbolo elétrico e como é por dentro, leia os posts #11 e #13 no link abaixo...

http://forum.clubedohardware.com.br/ajuda-conector-p10/995662

No link faz-se referência ao jack P10. Tanto o P2 como o P10 trabalham do mesmo jeito. A diferença é só o tamanho. Outras diferenças estão no modo de construção dos mesmos porém as linguetas que servem de chave funcionam da mesma forma.

Postado

Muito obrigado pela ajuda pessoal! Entendi perfeitamente!

No final temos:

Pin 1: GND

Pin 2: Vai para o pino de um alto falante embutido.

Pin 3: "Positivo" - ou seja, oscilação de energia para a produção do som.

Bom, o resultado final foi este aqui:

apcdp.jpg

Meu primeiro sintetizador, bem simples, mas super divertido! Se quiserem saber mais sobre ele, podem assistir à este

.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!