Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Material completo do curso de Eletrônica das ETECS digitalizado


S. Antunes

Posts recomendados

O Centro Paula Souza no começo do ano disponibilizou para os alunos das ETECs o material digitalizado referente a alguns cursos queria compartilhar com o pessoal o material de eletrônica.

link do material:

https://skydrive.live.com/redir?resid=400762B2523DFCA7!104&authkey=!ALG0pI0l5UQP3Vk

me avisem se estiver dando certo o download!

abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como mudar o tipo de visualização?

este abre 2 paginas em uma (lado a lado) fica estranho pra ler.

tem como corrigir isto?

O termo não é correção.

São arquivos em formato pdf e há várias maneiras de visualizar um pdf.

É só ir nos menus do arquivo e mudar a visualização.

Vá no menu Visualizar e escolha a melhor forma que tu queres ler o arquivo.

A partir desse menu, verifique quais são as teclas de atalho para facilitar a visualização em arquivos posteriores.

Abração

.

.

.

Caminho das pedras

1 - Clique no menu Visualizar.

2 - Clique em "Exibição da página" e escolha " Habilitar rolagem". Perceba que acima dessa opção existe a opção" Exibição de página individual". Quando se escolhe "habilitar rolagem", a exibição da página é individual porém com rolagem. Na escolha da primeira, a troca da página é abrupta. Por isso existe a opção da rolagem. O mesmo caso aplica-se para a visualização de 2 páginas lado a lado.

Isso pode ser configurado em qualquer arquivo pdf.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu computador a visualização ta normal, não ta aparecendo 2 páginas de uma só vez deve ser alguma coisa do Skydrive.

Fica tranquilo... Skydrive não tem nada a ver com mudança de visualização dos documentos. Isso é característica do leitor de pdf de cada usuário. Cada um tem uma configuração e ela pode ser mudada a critério de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caminho das pedras

1 - Clique no menu Visualizar.

2 - Clique em "Exibição da página" e escolha " Habilitar rolagem". Perceba que acima dessa opção existe a opção" Exibição de página individual". Quando se escolhe "habilitar rolagem", a exibição da página é individual porém com rolagem. Na escolha da primeira, a troca da página é abrupta. Por isso existe a opção da rolagem. O mesmo caso aplica-se para a visualização de 2 páginas lado a lado.

Isso pode ser configurado em qualquer arquivo pdf.

ainda nao consegui.

a imagem aqui fica assim, tem como resolver?

99jL3.jpg

ja tentei fuçar em tudo aqui e ate agora nada. queria poder consertar a imagem pra poder imprimir

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda nao consegui.

a imagem aqui fica assim, tem como resolver?

99jL3.jpg

ja tentei fuçar em tudo aqui e ate agora nada. queria poder consertar a imagem pra poder imprimir

abraço.

Baseado na informação visual que tu passaste, compreendi o "drama" e te digo...

Não tem como "consertar". Primeiro porque não há erro. Segundo porque o que estás vendo e eu também vi, o problema não é de visualização e também não há nenhum problema. Esclarecerei.

A pessoa que digitalizou os documentos, em vez de digitalizar página por página, optou por digitalizar de duas em duas páginas. Portanto, a sequencia que você vê e que engana a nossa "matrix mental" é que parece que são duas páginas. E são duas páginas - para o nosso cérebro. Mas para o programa, não são duas páginas e sim 1 página onde estão contidas 2 páginas numa folha só. Não tem como separar isso. E por que foi feito assim? Ora... Para diminuir o tempo de digitalização pela metade e afinal, os documentos foram digitalizados para serem lidos e não para serem impressos. Claro que se pode imprimir as páginas mas elas nunca estarão no formato de um livro como se deve ser, na sequencia de impressão mas isso é outro assunto.

Tu podes imprimir numa boa e sempre vais ler como se fosse um livro ou uma revista. Quando abrimos um jornal, revista, livro, sempre teremos a página da direita com numeração ímpar e a da esquerda como numeração par. Claro que se os documentos fosse digitalizados um por um, ficaria bem mais fácil montar uma apostila mas seria um trabalho "cão". Digitalizar de duas em duas páginas e na sequência de leitura, diminui o trabalho pela metade.

O bom é que o material está a disposição e é isso que importa.

Se quem digitalizou, optasse por digitalizar as folhas do jeito que elas foram impressas, aí que tu estarias no sal. Porque terias que imprimir tudo e montar como um livro. Isso sim, daria muito trabalho. E bota trabalho nisso.

Nesse tipo de digitalização, podes aproveitar e imprimir as folhas desejadas. Mesmo que elas estejam em sequencia numa folha só.

Abração

A apostila foi feita em formato paisagem ... não tem como modificar. melhor é imprimir e ler ...

as folhas estão em formato paisagem porque digitalizou-se 2 paginas para caber numa página. Por isso que aparece assim.

O problema, se é que há problema não é a confecção do pdf e sim, no instante em que se optou digitalizar de 2 em 2 páginas e claro, isso só cabe na impressão que chamamos de paisagem.

A confecção do arquivo pdf está assim porque a origem do documento foi feita dessa maneira - digitalização de 2 paginas por página.

Olhando direito agora percebi que a minha apostila também fica assim talvez seja uma questão de formatação de quem criou o arquivo mesmo. Vamos esperar o nosso amigo que manja sobre pdf responder e ver hahaha.

E tens razão!!! Na verdade, quem formatou esse documento, pensou na forma mais ágil de fazê-lo sem comprometer a visualização. Minha hipótese é que as folhas originais sejam menores que uma folha A4. Talvez a metade. Consequentemente, digitalizar de duas em duas, foi o caminho mais óbvio, mais fácil e mais rápido. Afinal, digitalizar mais de 1000 páginas(tem muito mais), uma por uma, é um trabalho moroso. A confecção do pdf não é o mais difícil. O grande lance é o original. É o trabalho de confecção desse documento foi feito a partir de imagens. Essas imagens, antes de serem todas juntadas para ser um arquivo pdf, quem criou, teve que bolar muito a cabeça para que cada imagem não ficasse pesada e ainda assim, aparecer com boa visualização. Esse sim foi o grande trabalho. Depois de todas as imagens estarem prontas, fazer o pdf é fichinha.

Quanto a eu manjar de pdf, que nada!!! Conheço um pouco. Conheço sim, criação de arquivos pdfs tanto para visualização como para impressão em gráfica mas essa última, ando meio esquecido. Mas não conheço muito assim não. Quem dera!!!! Criação de arquivos pdfs é uma tecnologia muito poderosa e a maioria não tem ideia desse potencial. PDF é o bicho!!!! Quem dera eu saber pelo menos uns 50 %. Eu conheço uns 5 % dessa tecnologia e já é muita coisa.

E esqueci de comentar.

As informações contidas nos documentos são excelentes. Para quem vai começar a estudar eletricidade é uma mão na roda! Só não aprende quem não quer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu estive fazendo algumas experiências aqui e após algumas tentativas consegui "quebrar" as páginas duplas. Usei o Adobe Reader e o PDF Creator. Este último é um software gratuito que cria uma impressora virtual, que gera documentos PDF ao invés de imprimir em papel.

Abro o documento no Reader e mando imprimir. Na janela de impressão, indico o intervalo de páginas duplas que quero ver impresso, no caso da apostila I - Eletricidade - vai de 3 a 127. Escolho o PDFCreator como impressora; faço a opção "poster" e "retrato" e mando imprimir.

O único cuidado a ser tomado é alterar o nome do arquivo para não perder o documento original, pois o PDFCreator assume o nome do original na hora de gravar o PDF gerado no disco

http://www.pdfforge.org/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estive fazendo algumas experiências aqui e após algumas tentativas consegui "quebrar" as páginas duplas. Usei o Adobe Reader e o PDF Creator. Este último é um software gratuito que cria uma impressora virtual, que gera documentos PDF ao invés de imprimir em papel.

Abro o documento no Reader e mando imprimir. Na janela de impressão, indico o intervalo de páginas duplas que quero ver impresso, no caso da apostila I - Eletricidade - vai de 3 a 127. Escolho o PDFCreator como impressora; faço a opção "poster" e "retrato" e mando imprimir.

baixei aqui o pdf criator e tentei seguir os passos que tu falo, mas nao achei aqui a parte ( faço a opção "poster" e "retrato" ).

conseguiria resolver isto com o corel, mas meu atual pc tem 512mb e seria mais rápido reescrever o pdf doque abrir o corel rsrs.

tambem posso imprimir do jeito que esta e encadernar tipo caderno de desenho.

aguardando mais comentários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
baixei aqui o pdf criator e tentei seguir os passos que tu falo, mas nao achei aqui a parte ( faço a opção "poster" e "retrato" ).

conseguiria resolver isto com o corel, mas meu atual pc tem 512mb e seria mais rápido reescrever o pdf doque abrir o corel rsrs.

tambem posso imprimir do jeito que esta e encadernar tipo caderno de desenho.

aguardando mais comentários.

A parte do "poster" e retrato são configurados na janela de impressão do Adobe Reader - menu arquivo - imprimir. Pode tentar também ajustar o formato do papel para "A4 sem margem"

Você precisa do Reader atualizado. A geração do PDF é um pouco demorada.

Subi o PDF para o mediafire para você ver como fica, o link está aí embaixo. Depois que baixar, me avise que preciso apagar para liberar o espaço.

EDIT: Link na resposta mais abaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentei imprimir aqui uma folha de teste aqui do arquivo "original" e pra mim fica fora de questão, as letras ficam muito pequena e como tenho problema de vista força muito.

Subi o PDF para o mediafire para você ver como fica, o link está aí embaixo. Depois que baixar, me avise que preciso apagar para liberar o espaço.

Nossa, ficou PERFEITO brother...

vou tentar atualizar e fuçar no adobe aqui.

caso consiga editar, coloco no 4shared para os povo.

A parte do "poster" e retrato são configurados na janela de impressão do Adobe Reader - menu arquivo - imprimir. Pode tentar também ajustar o formato do papel para "A4 sem margem"

aqui no meu nao tem esta opção (não que eu vi)

ETx1v.jpg

vou tentar atualizar o adobe aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa handman se você conseguir posta ai pra gente também vou querer, também não enxergo muito bem hahha

opa, se eu conseguir posto sim.

to na luta aqui contra o pdf ainda, to baixando a atualização aqui pra ver.

LMolinari este novo arquivo esta melhor que o outro? pra mim o outro ja esta perfeito, tava indo imprimir aqui. tem muita diferença de 1 pro outro?

voce vai fazer com os demais livros?

forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns LMolinari!!!!!!!!!!!!!!!

Ficou muito bom. Muito bom mesmo!

E o arquivo refeito é menor do que o original. Tamanho do original é de 16,1 mega arredondado para menos e o refeito é de 11,6 arredondado para menos. Isso tudo sem perder a qualidade. Ficou porreta!!!! Muito bão!!!

É isso aí!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
opa, se eu conseguir posto sim.

to na luta aqui contra o pdf ainda, to baixando a atualização aqui pra ver.

LMolinari este novo arquivo esta melhor que o outro? pra mim o outro ja esta perfeito, tava indo imprimir aqui. tem muita diferença de 1 pro outro?

voce vai fazer com os demais livros?

forte abraço.

Eu estou terminando o livro 6, quando terminar, zipo tudo e subo lá para o mediafire. Vai demorar, porque o Speedy para upload é de doer tanto que faz até morto gritar. Se vocês instalarem o Reader atualizado e o PDF Creator, podem terminar de converter antes de eu conseguir subir o arquivo.

Com o Reader e o PDF Creator instalados, A receita é simples:

  1. Abra o documento com o Adobe Reader X;
  2. Vá no menu do impressão: Arquivo -> Imprimir...
  3. Na janela de impressão, selecione a impressora "PDF CReator" e o formato "poster".
  4. Ainda na janela de impressão, clique no botão "Configurar Página" e selecione papel A4 e orientação retrato. Clique em "OK" e mande imprimir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabou de atualizar aqui o adobe, apareceu varias opções agora na janela de impressão. segui o que voce falou e estou fazendo aqui com o livro 2. vamos ver o que da, de qualquer forma vai ser mais rápido baixar da net, esta carroça aqui pra trocar de aba demora.

amanha ja imprimo o livro 1 e segunda ja encaderno, material de primeira, e agora com esta modificação ficou mais show de bola ainda.

LMolinari não sei como te agradecer por ter conseguido "ajustar" e disponibilizar ai pra nois.

e parabéns pros demais colegas por colaborar ai tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!