Ir ao conteúdo

Circuito para cortar a tensão se ultrapassar x volts

moisesgizmo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, meu problema é o seguinte: Tenho uma fonte que pode gerar de 3 a 24 volts e quero fazer um circuito que quando a tensão ultrapassar 12 volts o circuito corte a passagem da tensão e volte quando ela estiver menor que 12 volts. Eu vi algo parecido usando o diodo zener mas não sei se é possível fazer isso com ele. Preciso que corte mesmo a tensão e não reduzir ou regular.

Sei que parece maluco mas vai ajudar muito se alguém puder ajudar. Obrigado!

Postado
Pessoal, meu problema é o seguinte: Tenho uma fonte que pode gerar de 3 a 24 volts e quero fazer um circuito que quando a tensão ultrapassar 12 volts o circuito corte a passagem da tensão e volte quando ela estiver menor que 12 volts. Eu vi algo parecido usando o diodo zener mas não sei se é possível fazer isso com ele. Preciso que corte mesmo a tensão e não reduzir ou regular.

Sei que parece maluco mas vai ajudar muito se alguém puder ajudar. Obrigado!

Se quiser mais precisão, use este circuito com comparador de tensão:

http://www.electronica-pt.com/esquemas/carregador-auto.gif

carregador-auto.gif

Postado
O circuito que você procura é chamado de crowbar.

Veja: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/4095-art559.html

Falou

Obrigado Matheus!

Mas na verdade a corrente não aumenta, somente a tensão. O crowbar é um sistema de proteção que acelera a queima do fusível em casos de curto como é o caso da súbita elevação da corrente, mas na verdade eu quero que o circuito interrompa a passagem da tensão quando ela estiver acima de 12 volts e que libere a passagem novamente quando ela estiver menor que 12 volts.

Postado
O circuito acima faz exatamente isso que você quer

Valeu Albert, estou vendo ele agora.

Vou fazer uns testes depois volto aqui.

Obrigado!

Se quiser mais precisão, use este circuito com comparador de tensão:

http://www.electronica-pt.com/esquemas/carregador-auto.gif

carregador-auto.gif

Albert,

Bom, eu sou programador de computador e tenho pouco conhecimento de eletrônica mas acredito que as duas profissões tem muito em comum.

No esquema nós temos Fonte, Retificação(Ponte de Diodo + Filtro), ai tem um Relé e depois segue, diodos, transistor, capacitores (toda a parte de baixa), Tudo certinho, identifiquei todos os componentes menos um que é aquele triangulo quase no centro. Mas onde exatamente ocorre a magica com base no meu problema, seria no relé? a questão é que preciso fazer algo compacto e o que puder tirar dai seria ótimo. Desculpa se é muito detalhe, não quero nada mastigado mas preciso mesmo de ajuda.

Valeu Albert, estou vendo ele agora.

Vou fazer uns testes depois volto aqui.

Obrigado!

Albert,

Bom, eu sou programador de computador e tenho pouco conhecimento de eletrônica mas acredito que as duas profissões tem muito em comum.

No esquema nós temos Fonte, Retificação(Ponte de Diodo + Filtro), ai tem um Relé e depois segue, diodos, transistor, capacitores (toda a parte de baixa), Tudo certinho, identifiquei todos os componentes menos um que é aquele triangulo quase no centro. Mas onde exatamente ocorre a magica com base no meu problema, seria no relé? a questão é que preciso fazer algo compacto e o que puder tirar dai seria ótimo. Desculpa se é muito detalhe, não quero nada mastigado mas preciso mesmo de ajuda.

Fiz uma pesquisa aqui e descobrir que o componente que eu não identifiquei é exatamente o comparador de tensão. kkk

Albert, eu só preciso de uma pequena explicação desse circuito no geral mesmo, vai facilitar o entendimento.

Postado

não entendo muito tambem não, mas o esquema ai é o seguinte ( me corrija se estiver errado)

ta vendo que no comparador de tensão ai tem um + e um -, quando o - for "maior" que o + a saida dele ai que é o pino 7, fica em estado baixo 0v. matando o transistor e assim cortando o relé. que por sua vez corta o circuito.

ta vendo vendo ai que no polo + tem um diodo zener, no caso ali é um de 6v, no seu tera que ser um de 12v.

de qualquer forma espere a resposta dos demais colegas.

Postado
não entendo muito tambem não, mas o esquema ai é o seguinte ( me corrija se estiver errado)

ta vendo que no comparador de tensão ai tem um + e um -, quando o - for "maior" que o + a saida dele ai que é o pino 7, fica em estado baixo 0v. matando o transistor e assim cortando o relé. que por sua vez corta o circuito.

ta vendo vendo ai que no polo + tem um diodo zener, no caso ali é um de 6v, no seu tera que ser um de 12v.

de qualquer forma espere a resposta dos demais colegas.

O zener é realmente de 6V. Ele serve apenas para dar uma referência de tensão estabilizada, um ponto exato de tensão para servir de referência.

Ele poderia ser até de 1V, não mudaria muito.

O que importa é o trimpot que pode ser ajustado.

Assim você pode ajustar para entrada não inversora enxergar a tensão correta para o funcionamento (naturalmente próximo a do diodo zener)

Postado

Bom, eu entendi e ficou tudo mais claro agora.

Acredito que é exatamente o que preciso como disse o Albert e não precisa alterar nada. Agora é só tentar compactar isso ai em uma placa bem pequena e pronto.

Obrigado a todos que ajudaram.

Como faz colocar esse tópico como resolvido?

Postado
O zener é realmente de 6V. Ele serve apenas para dar uma referência de tensão estabilizada, um ponto exato de tensão para servir de referência.

Ele poderia ser até de 1V, não mudaria muito.

O que importa é o trimpot que pode ser ajustado.

Assim você pode ajustar para entrada não inversora enxergar a tensão correta para o funcionamento (naturalmente próximo a do diodo zener)

entendi, agora faz mais sentido ainda este circuito. valeu.

Postado
Bom, eu entendi e ficou tudo mais claro agora.

Acredito que é exatamente o que preciso como disse o Albert e não precisa alterar nada. Agora é só tentar compactar isso ai em uma placa bem pequena e pronto.

Obrigado a todos que ajudaram.

Como faz colocar esse tópico como resolvido?

Uma ajuda entes de fechar....

Uma sugestão de placa pode conseguir neste link:

http://eletronicasemmedo.blogspot.com.br/2012/11/carregador-de-bateria-12v-usando-lm311_13.html

[]'s

Postado

Oi Wilianpf! Tenho apendido muito neste forum que senti vontade de ser útil,

enquanto aguardamos os mais esclarecidos, permitam-me uma colocação.

Os reguladores de tensão 78xx servem para regular uma tensão já retificada,

não maior de 30V, reduzindo-a para 05,06,08,09,12,15,18,20 e 24 V

de acordo com a sua terminação ex: 7805, 7824 etc. , um dos requesitos é que a tensão

de entrada seja no mínimo 3 volts maior que a saida.

Embora o LM 350 seja por excelência ajustável, sendo que a tensão mínima

consta como 1,25V a série 78xx, pode ser ajustada para cima do valor nominal, utilizando-se resistores (Trimpotes ou potenciometros) de acordo com cálculos encontrados nos seus Datasheets.

A série 79xx destina-se a regulagem com saída em tensão negativa.

A despeito das correntes,( como você citou), sejam 1A e 3A, esses valores podem

ser aumentados conforme técnica específica para isso

espero ter ido útil

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!