Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

corrosion X vs WD-40 para combater oxidação pela maresia


Posts recomendados

Moro em Fortaleza -CE, a cerca de 1 km da praia, e obviamente, a maresia é terrível, já perdi 2 placas-mães e duas placas de vídeo por causa da corrosão devido à névoa salina, além de quase tudo que for de ferro no meu apartamento ser corroído sem piedade.

Acontece sempre do mesmo jeito: a placa-mãe nao gera vídeo ,e após eliminar defeito nos outros componentes, percebeo que os MOSFETs estão muito corroídos, com o metal já desgastado e uma cor esverdeada.A grade do gabinete e várias outras superfícies de metal são oxidadas também após alguns meses.

Eu escuto falar muito do corrosion X pela internet, que se passado com moderação, com um pincel por exemplo, ajuda a proteger as placas de circuito impresso da corrosão, como uma placa-mãe ou placa de vídeo.Já outros usuários dizem que WD-40 é mais eficaz pra proteger os componentes da maresia, desde que se use só o suficiente e associado a uma limpeza regular com álcool isopropílico e uma reaplicação do produto.

A minha dúvida: alguém já usou algum desses produtos, sabe dizer se protege mesmo e se tem algum problema ou não é recomendado?Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ksio.amaral89

Trabalho com artefatos de aço que muitas vezes são expostos a meios muito

agressivos e os melhores produtos para protege-los, que já encontrei foram o

Corrosion X e o silicone spray.

De longe o Corrosion X HD apresenta uma eficiência bem superior ao WD 40, o

que já constatei no uso.

http://www.corrosionx.com/corrosionx-heavy-duty.html

Caso persista a dúvida sugiro que proceda um teste pegando dois pedaços de

ferro ou aço, aplicando os dois produtos e borrifando-os com água salgado e

observando qual dos dois vai apresentar sinais de corrosão primeiro.

Boa sorte.

adcarvalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, mas eu me refiro em particular à aplicação em eletrônica, como em placa-mãe e placa de vídeo.Você já usou?Eu vou dar uma olhada na composição pra ver se tem alguma contra-recomendação.O que não dá é sem ficar sem passar nada, pois os fabricantes não cobrem garantia por oxidação, e ficar com uma placa-mãe por um ano só não dá.

Essa é a principal razão por não montar um PC já montado de loja ou supermercado, não tanto pela perfomance, mas pelo famigerado lacre, que não me permite abrir o gabinete e limpar ou passar algum produto pra inibir a corrosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jà ví em algum lugar uma daquelas tvs portáteis funcionando dentro de um recipiente cheio de Corrosion-X e já lí em diversos tópicos internet afora pessoas que aplicaram no PC justamente pra evitar problemas com maresia e tal e tiveram sucesso. Até comprei o Corrosion-X Aviation pra aplicar nos meus equipamentos, mas acabei mudadando de ideia, pois acho que grudaria muito pó. Já se você morar em local que não tem muita poeira, aplique tranquilo, talvez borrifando num pano e em seguida passando o pano no equipamento a ser protegido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Colega, mas eu me refiro em particular à aplicação em eletrônica, como em placa-mãe e placa de vídeo.Você já usou?Eu vou dar uma olhada na composição pra ver se tem alguma contra-recomendação.O que não dá é sem ficar sem passar nada, pois os fabricantes não cobrem garantia por oxidação, e ficar com uma placa-mãe por um ano só não dá.

Essa é a principal razão por não montar um PC já montado de loja ou supermercado, não tanto pela perfomance, mas pelo famigerado lacre, que não me permite abrir o gabinete e limpar ou passar algum produto pra inibir a corrosão.

ksio.amaral89

Simplesmente, comparei a proteção oferecida pelo Corrosion X com a do WD 40.

Particularmente, não tive necessidade de aplicar o Corrosion X em placas de

circuitos eletrônicos pois onde vivo não há grande problema com a salinidade

do ar, mas já li sobre essa aplicação para o produto, inclusive com tópicos

aqui no fórum:

http://forum.clubedohardware.com.br/searchresults.php?cx=partner-pub-9209131490195072%3Adn0327-g187&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=corrosionx&sa=Ir

Teste de componentes de informatica em névoa salina:

http://www.corrosionx.com.br/pdf/laudoipt.pdf

adcarvalho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Moro em Fortaleza -CE, a cerca de 1 km da praia, e obviamente, a maresia é terrível, já perdi 2 placas-mães e duas placas de vídeo por causa da corrosão devido à névoa salina, além de quase tudo que for de ferro no meu apartamento ser corroído sem piedade.

Acontece sempre do mesmo jeito: a placa-mãe nao gera vídeo ,e após eliminar defeito nos outros componentes, percebeo que os MOSFETs estão muito corroídos, com o metal já desgastado e uma cor esverdeada.A grade do gabinete e várias outras superfícies de metal são oxidadas também após alguns meses.

Eu escuto falar muito do corrosion X pela internet, que se passado com moderação, com um pincel por exemplo, ajuda a proteger as placas de circuito impresso da corrosão, como uma placa-mãe ou placa de vídeo.Já outros usuários dizem que WD-40 é mais eficaz pra proteger os componentes da maresia, desde que se use só o suficiente e associado a uma limpeza regular com álcool isopropílico e uma reaplicação do produto.

A minha dúvida: alguém já usou algum desses produtos, sabe dizer se protege mesmo e se tem algum problema ou não é recomendado?Obrigado.

Amigo ksio.amaral89

Entendo sua dor e frustração com essa maldita nojeira e sem utilidade pratica chamada maresia, morando a 200 mts da praia por anos sustentei a asus, gigabyte e outras. Minha mobo ou placa de vídeo duravam no máximo um ano, dai já era mal contato e afins para tudo quanto era lado.

Segue a receita de bolo, minha maquina atual já tem dois anos e não tem uma marca de ferrugem, esta sempre limpa e nunca incomoda mesmo com janelas abertas direto.

Comprei esse pc e antes de sequer montar o querido já passei Corrosion X nele, pode passar sem medo de ser feliz, mas com muita moderação. Muita mesmo, senão o óleo acumula e fica uma nojeira se pegar poeira.

Use a própria tampa da lata e com o canudinho vermelho que vem com a lata borrife um pouco do produto até o aerossol dispersar ficando somente o óleo. Então com um pincel novo passe uma fina camada na placa mãe. Não precisa exagerar mesmo, o produto já é extremamente eficiente. NÃO PASSE NO CONECTOR DE CPU NEM NOS DISSIPADORES, senão quando eles aquecerem da um cheiro de óleo do capeta. Fora isso, manda ver, pode passar nas pci-e, slots de memória, etc. Mesma coisa nas demais placas. E pode montar sem medo.

Obs: se for uma maquina que já apresente corrosão, faça a mesma coisa, mas deixe repousar por 2 horas e retire o produto com álcool isopropilico e depois repita o processo para a camada definitiva.

Depois do pc montado, teste tudo, tudo funcionando, vá para o próximo passo.

Compre filtro de ar condicionado em metro, é baratinho. Coloque em todas as entradas de ar do pc, TODAS. Nas que tiverem fan, coloque entre o fan e o gabinete, dai fica bem preso e isolado. Isso vai impedir a entrada de poeira carregada de sal no pc, lave os filtros a cada 1 mês e meio mais ou menos. Obs: onde não tiver fan, use uma fita dupla face.

Modo super seguro plus: além de tudo isso, compre um desumidificador descartável em qualquer super mercado, aqueles que se usa em armário de roupas e taca dentro do cabinete. Fazendo tudo isso, te garanto, nunca mais a maresia vai te incomodar.

Manutenção: a cada 3 meses, limpe a placa e reaplique o corrosion x. Uma vez por mês, troque o desumidificador, veras ele cheio de água.

Canso de ver vizinhos reclamando de seus PCs e o meu ta firme a 2 anos. :D

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, amigo, ler seu tutorial foi uma esperança para combater a maresia!Quando eu comprar o gabinete pro futuro PC agora no final desse mês, vou comprar também uma lata do Corrosion X Marine (lata vermelha).Não dá pra confiar não, acaba a garantia de um ano das peças e logo depois elas são corroídas por causa da maresia (na verdade ela acelera a oxidação das partes metálicas), ou mesmo se estiver na garantia, as lojas não substituem.Minha única esperança é essa mesmo, usar o Corrosion X.

Uma pergunta: o desumidificador a que você se refere seriam aqueles potes antimofos pra colocar em armário, como esse? :

http://www.deliveryextra.com.br/produto/8380/antimofo-floral-sec-ar-180g

Mais uma pergunta: colocando esses filtros nas saídas de ar, como as do coolers, não irá reduzir drasticamente a circulação de ar?De qualquer forma amigo, você me deu uma esperança pra conservar os componentes do PC contra a maresia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, amigo, ler seu tutorial foi uma esperança para combater a maresia!Quando eu comprar o gabinete pro futuro PC agora no final desse mês, vou comprar também uma lata do Corrosion X Marine (lata vermelha).Não dá pra confiar não, acaba a garantia de um ano das peças e logo depois elas são corroídas por causa da maresia (na verdade ela acelera a oxidação das partes metálicas), ou mesmo se estiver na garantia, as lojas não substituem.Minha única esperança é essa mesmo, usar o Corrosion X.

Uma pergunta: o desumidificador a que você se refere seriam aqueles potes antimofos pra colocar em armário, como esse? :

http://www.deliveryextra.com.br/produto/8380/antimofo-floral-sec-ar-180g

Mais uma pergunta: colocando esses filtros nas saídas de ar, como as do coolers, não irá reduzir drasticamente a circulação de ar?De qualquer forma amigo, você me deu uma esperança pra conservar os componentes do PC contra a maresia.

Sim, é exatamente esse tipo de produto. Esse produtos tiram a umidade que o calor do PC gera internamente.

Sim, colocar os filtro reduz a circulação de ar (não muito), mas observe sempre as temperaturas de CPU e GPU, pra mim nunca foi problema. Mesmo assim é preferivel reduzir a circulação de ar do que as peças "derreterem" pela oxidação. Os filtros são necessários.

Pode fazer tranquilo, experiência própria, não tem erro. Estou fazendo o mesmo processo para um vizinho, ressucitei a máquina dele com um banho de corrosion X, a LAN port não voltou a vida, mas o resto tá funcionando novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara não sei suas configurações mas se for comprar um gabinete que ajude na maresia acredito que um da marca bitfênix o ajudaria pois ele tem um revestimento emborrachado que resistiria melhor a maresia.

Exemplo:http://www.pichau.com.br/home/produto/codigo:2911/gabinete-shinobi-black-bfc-snb-150-kkn1-rp-bitfenix-box mas existem outros da marca com essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

gdreyer obrigado pela info, tava pesando aqui cmg se n seria possivel montar um espécie de caixa isolando o gabinete mais mantendo a circulação de ar mais acho que seria complicado de fazer nem sei que tipo de profissional eu teria que converçar pra construir isso talvez um quimico.

Queria criar essa caixa porque acho que facilitaria a manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Sei que fazem meses desde o último post, mas como fui ajudado demais pelo post do gdreyer. Sempre tive muitos problemas com a maresia aqui. Acabei de comprar uma HD 7750 e vou comprar um gabinete novo vou protegê-los com Corrosion X Marine conforme o gdreyer passou.

Cara só posso te agradecer muito, porque procurei muito estas informações que você passou. Chega de trocar placa mãe a cada ano quase. E minha placa de vídeo não merece morrer por causa de ferrugem.

Vim também para ajudar e passar esta dica:

Quando o pote desumidificador ficar cheio de água e tiver que trocar. Tire tudo dentro dele lave-o, seque-o e coloque giz dentro. O giz sugará a umidade com o tempo ficando molhado, então você pode secá-lo em forno ou trocar o giz por novo.

Só comprar giz em maior quantidade pois é bem barato parece que é 2 reais a caixa com bastante. Sai mais barato que usar o desumidificador. Mas a gente pode comprar o desumidificador e usar a 1ª vez, para depois usar o pote e a tampa dele que tem furos para entrar a umidade, com o giz.

Desumidificadorcaseirocomgiz.jpg

Abraço galera :joia:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, colega, não tem erro! Corrosion X é excelente, mas somente ele não basta, tem que por alguma substância higroscópica (antimofo, giz etc) para reduzir a umidade dento do gabinete, além dos filtros das fans.

Eu não tenho mais desktop, mas passei o tutorial postado pelo nobre colega gdreyer a um amigo que mora em um apartamento em frente à praia e que sofria com maresia no seu computador. Deu pena quando vi a placa-mãe top que não funcionava mais devido à corrosão com menos de 1 ano de uso. Na GPU do PC dele também já apareciam vários pontos de oxidação, era questão de poucos meses até parar de funcionar por total. Bem pior que a maresia que enfrento aqui no meu apartamento.

Recomendei que ele comprasse o Corrosion X, isopropanol, os filtros e vários potes desumidificadores para pôr no interior do gabinete. Falei pra ele seguir à risca o tutorial respeitar o período de limpeza e reaplicação do Corrosion X e de substituição do desumidifcador. Tenho certeza de que a maresia não vai mais vai ser um problema no gabinete dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!