Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] - Banda Extra Larga BEL Copel Telecom


Posts recomendados

Olá a todos.

Nesse review vou contar minha experiência em contratar o serviço de banda larga da Copel Telecomunicações (fibra óptica) juntamente com o serviço de telefone da Sercontel (voip).

Os serviços foram adquiridos em forma de combo, internet mais telefone. A internet é de 20/20, ou seja, 20 mega de download e 20 mega de upload, se diferenciando da maioria dos provedores de acesso a internet por ter bandas simétricas.

Até o momento, mesmo que ainda sem o telefone da Sercontel instalado (veremos mais a frente), a experiência está sendo muito satisfatória, onde no decorrer deste review vou contar sobre todas as qualidades do serviços, deste a instalação até o funcionamento.

Está artigo será dividido em:

1- CONTRATAÇÃO

2- INSTALAÇÃO DA INTERNET

3- TESTES DA INTERNET

4- INSTALAÇÃO DO TELEFONE

5- VALORES PAGOS

1- CONTRATAÇÃO

A contratação se deu pelo telefone 10343, da Sercontel, por ser a contratação de um serviço de combo, internet + telefone. Para a contratação apenas da internet, deve ligar para a Copel Telecom, numero 0800-414-181.

Inicialmente deve se passar todos os dados de cadastro para a verificação se o serviço está disponível no local solicitado. Hoje não há disponibilidade do serviço em toda a Curitiba. Os locais atendidos podem ser verificados nesse link: http://www.copel.com/hpcopel/telecom/sitearquivos2.nsf/arquivos/Rede_GPON.pdf/$FILE/Rede_GPON.pdf

Após a verificação de disponibilidade, é enviado para seu email, um link para acesso, com usuário e senha para a aprovação do contrato e acompanhamento do andamento da instalação. Esse acompanhamento é só para a instalação da internet.

copelautoatendimento2.png

copelautoatendimento1.png

O prazo de instalação é de 30 dias corridos após a aprovação do contrato.

2- INSTALAÇÃO DA INTERNET

A instalação física da internet, ou seja, a instalação da fibra óptica, aconteceu 20 dias após o aceite do contrato.

Recebi uma ligação da empresa Radiante, terceirizada da Copel, perguntando sobre a possibilidade da instalação no mesmo dia. Aceito, a instalação demorou umas 2 horas e meia. A instalação consiste em trazer a fibra óptica no ponto solicitado de um ponto de junção de fibras da rua. Na rua onde solicitei o serviço não havia a fibra, então a junção foi feita em outra rua, acredito que 100 metros do local.

A fibra utilizada é da marca Furukawa. O cabo possui 2 fibras, sendo que apenas uma é utilizada. A outra fibra pode ser utilizada em outro link ou ainda para um tronco digital da Sercontel, por exemplo. Ainda sobre o cabo, possui internamente um fio para ancoragem do cabo.

Na instalação interna ao local, é feita a instalação de um terminal (tomada) onde é encaixado uma fibra até o modem. Lembrando que sempre se deve ter muito cuidado ao manusear a fibra, pois curvas com pequeno raio podem quebra-la.

O modem utilizado é uma Huawei HG850a. Ele possui configurações bem limitadas, sendo que em conversa com o suporte da Copel, me falou que o gerenciamento é feito remotamente. Não possui redirecionamento de portas, então para isso você deve ter um roteador extra, e deve ser solicitado a alteração do modem para modo bridge, sendo que todo o gerenciamento fica a cargo do outro roteador. Hoje estou usando um WRT54G ver 2.0, com firmware DD-WRT, que funciona suficientemente bem.

Sobre o modem, possui 4 portas LAN, porém se você optar pelo modo bridge, apenas a LAN1 poderá ser usada. Caso contrario, funcionará como um roteador convencional. A rede vem configurada de fábrica: 192.168.100.0/8. Caso não consiga comunicação com o modem, configure seu computador para o IP fixo 192.168.100.2, sendo que o modem é 192.168.100.1, máscara 255.255.255.0.

Para acessar as configurações do modem, acesse 192.168.100.1 através de seu navegador web. O usuário é root e a senha admin.

A habilitação do acesso a internet aconteceu no dia seguinte a instalação física.

3- TESTES DA INTERNET

O primeiro teste feito foi no site http://speedtest.copel.com . A velocidade aferida condizia com a contratada. Na empresa que trabalho, ontem também solicitei o serviço, apenas sem o telefone, o teste de velocidade acusou 100 / 20 mega, 100 mega de download e 20 de upload, sendo que o contratado para download era 20 mega. Mas não vou questionar.

Para downloads de sites no exterior, a velocidade caiu, ficando em media 1MB/s, o que mostra que muitos locais de hospedagem não possuem banda suficiente para atingir a velocidade de acesso.

Para troca de arquivos via torrent, a velocidade chega facilmente ao máximo de transferência, dependendo da quantidade e qualidade dos seeds e peers.

Sobre o bloqueio de portas, ainda não identifiquei portas bloqueadas, sendo que consigo acesso ao meu roteador pela porta 80 externamente sem problemas. A Copel também não realiza qualquer tipo de traffic shaping. Em contrato a Copel diz que não interfere em nenhum modo nos dados enviados e recebidos.

4- INSTALAÇÃO DO TELEFONE

Foi à única parte que está me enchendo o saco. Por telefone, a atendente disse que a instalação aconteceria até dois dias após a instalação da internet. porém depois de ligar algumas vezes para o atendimento da Sercontel, o serviço foi agendado para o dia 07/12/12, mesmo eu alegando que não havia a necessidade da visita, pois o telefone irá ficar conectado diretamente ao modem, não necessitando de instalação.

O que achei interessante, é que os links da internet e do voip acontecem em canais separados, cada um em sua respectiva VLAN. Acredito que com isso não haja interferência de um serviço no outro, como acontecia no COMBO da NET. Para conversar direito no telefone era necessário para os torrents. Mas isso só posso confirmar depois da instalação do telefone e testa-lo.

Para a portabilidade, fui informado que o telefone pode ficar sem funcionar por duas horas.

[ATUALIZAÇÂO - 03/01/2013]

O telefone foi instalado uma semana após a ativação da internet, sendo necessário a presença dos técnicos da sercontel em minha resisdência.

Nesse plano inclui duas linhas telefonicas, o que não tinha conhecimento. Então ganhei mais um número e linha de telefone, caso seja usado deve ser conectado ao ONT (modem).

Abaixo segue uma foto da instalação, que foi modificada por mim.

20130103203056.jpg

As diferenças da instalação original são:

- Foi colocado uma canaleta para esconder a fibra;

- Foi colado a tomada da fibra na parede, antes estava colado sobre o ONT;

- Foi fixado o ONT na parede.

5- VALORES PAGOS

Para a internet de 20/20 mega mais 150 minutos de ligações locais são 119 reais por mês (89,90 do acesso a internet mais 29,90 do telefone).

Nos três primeiros meses tem desconto de 50% no acesso a internet.

A instalação não tem teve custos, porém em contrato dizia haver uma cobrança de 99 reais.

O telefone não veio com o serviço de identificador de chamadas, tive que fazer a solicitação. Até agora não houve cobrança desse serviço, que se dizia incluso, assim como siga-me e outros.

Os valores tarifados para ligações interurbanas são convencionais, mesmo utilizado a tecnologia VOIP. Para a redução do valor pago para ligações interurbanas e para celular, instalei um ATA ( Linksys Sipura SPA3000) usando o serviço VONO (da GVT). Configurei um DialPlan para selecionar a linha da sercontel ou vono dependendo do número para qual está ligando.

Desculpe talvez pelos enganos e erros de português.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Excelente review, sou de Irati-PR e estou adquirindo a mesma internet pela Copel!

Espero ficar tão satisfeito quanto ;p

@misterjohn

Na minha cidade, apenas a internet de 20Mb R$ 109,00, com promoção de lançamento, a instalação sai de graça, e as 3 primeiras mensalidades com 50% de desconto!

Não está caro ;p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho caro, aqui na baixada santista, sp, aderi a Net pagando R$ 129,90 por internet 10 MB, tv com 2 pontos e telefone + custos de ligação.

Esse negocio de velocidade é relativo, quando assinei o Speedy da Telefonica er 256 (velocidade única) depois mudei para 4 e para 8 MB no entanto a sensação de velocidade não acompanha essa alteração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Tenho a internet da copel em minha casa, o plano que contratei é de 40Mb, mas nunca aferi menos de 50Mb de download e sempre tenho mais que 60Mb de upload, é um exagero para apenas 2 pcs, mas cansei de ter problemas com essa cambada da Oi, GVT, e outras... o ping é sempre o melhor possível, no teste copel, algo em torno de 4 ~ 7ms, uso a internet em casa para jogos e alguns downloads, em todos os testes que fiz até hoje me surpreendi com a fidelidade da velocidade.

Apesar da demora na instalação, vale a pena cada centavo pago. o único problema é o huawei hg850a, que infelizmente não tem Wifi integrada e também só funciona como Bridge, então quem contratar, pode se adiantar e comprar um switch / AP. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a internet da copel em minha casa, o plano que contratei é de 40Mb, mas nunca aferi menos de 50Mb de download e sempre tenho mais que 60Mb de upload, é um exagero para apenas 2 pcs, mas cansei de ter problemas com essa cambada da Oi, GVT, e outras... o ping é sempre o melhor possível, no teste copel, algo em torno de 4 ~ 7ms, uso a internet em casa para jogos e alguns downloads, em todos os testes que fiz até hoje me surpreendi com a fidelidade da velocidade.

Apesar da demora na instalação, vale a pena cada centavo pago. o único problema é o huawei hg850a, que infelizmente não tem Wifi integrada e também só funciona como Bridge, então quem contratar, pode se adiantar e comprar um switch / AP. ^_^

O ideal é mudar para modo bridge e colocar um roteador que excelente qualidade. Recomendo no minimo um WR1043 da tplink. Comprei a alguns dias um WRD3600 e senti a difirença, antes tinha um WRT54G v2, que não tinha um hardware suficiente para a velocidade. Nesse que comprei, instalei o OpenWRT, com servidor FTP e SAMBA e cliente BitTorrent, com o transmission, ainda com um HD Externo. Ficou excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

ae pessoal, ressuscitando o tópico :D!!!

to só aguardando a aprovação do cadastro, fiz o plano de 20mb + telefonia de 150 min.

ao pessoal que ja ta com o produto a mais tempo, o que tão achando???

ainda continuam satisfeito com o plano;

o suporte é satisfatório;

reclamações, sugestões?

vou usar a ONT em bridge e utilizarei um Tp Link TL-MR1043ND para distribuir a conexão para os demais equipamentos...

Obs: excelente review!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dai Punk77,

Não posso ainda enviar mensagem privadas. Então segue.

Realmente não sou muito participante do forum, o trabalho e a vida pessoal acabam tomando muito tempo.

Sobre o qualidade do serviço da BEL, realmente é muito bom. Quanto a qualidade do link, é inquestionável. Sobre o serviço ter me deixado na mão, aconteceu uma vez, e o problema foi geral para os assinantes do serviço da copel. Tanto na minha casa quanto no meu trabalho o serviço ficou fora do ar por 1 hora e meia, causando um certo caos. Mesmo assim acredito que o serviço está muito acima de média brasileira.

Quando solicitei a instalação, não houve custo de instalação (porque não tinha mesmo) e tive 50% de desconto nas 3 primeiras parcelas da banda larga. Entrei em contato com a copel sobre uma possível troca de endereço, e terei que arcar com os 99 reais da nova instalação.

Sobre o serviço da sercontel, acho caro comparados com os outros serviços de telefonia voip existentes. Os preços cobrados são similares a da telefonia fixa tradicional. Só assinei porque dava desconto na banda larga. Creio que vou cancelar quando completar um ano de assinatura.

Hoje o que está complicando é o tempo para a instalação, que pode chegar de 2 a 3 meses.

Sinta a vontade para perguntar. Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai dlauer82,

será que demora tanto tempo assim para a instalação??? ai é osso...

essa taxa ai de R$ 99 dilmas é sem noção!!!

quando liguei no 0800 da Copel eles falaram que não tem isenção da taxa, mas quando ligo no 10343 da Sercontel eles informam outra coisa, que por estar adquirindo o combo eu não pagaria essa taxa e que posso contestar esse valor depois. Isso da uma baita dor de cabeça depois...

também achei meio caro os serviços de telefonia, vou adquirir o combo pelo desconto da internet!!!

postei em outro fórum que participo também e ninguém se manifestou ainda, será que tem poucas assinantes ainda?

pra falar a verdade só fique sabendo que estava disponível o serviço de banda larga porque precisei de uma 2ª via da fatura da Copel...

Valeu pela atenção cara!!!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Peguem agora enquanto é novo, senão depois entope de usuário e a qualidade do serviço começa a despencar. Só achei estranho cobrar os preços convencionais no voip. Tem que ver isso ai!

No mais só faltou um combo com tv a cabo.

Desculpe ressuscitar o tópico mas essa fibra da residencial da Copel ainda não está muito divulgada e as pessoas precisam conhecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguem agora enquanto é novo, senão depois entope de usuário e a qualidade do serviço começa a despencar. Só achei estranho cobrar os preços convencionais no voip. Tem que ver isso ai!

No mais só faltou um combo com tv a cabo.

Desculpe ressuscitar o tópico mas essa fibra da residencial da Copel ainda não está muito divulgada e as pessoas precisam conhecer.

Acredito que a infraestrutura da copel é invejável a muita empresas de telecomunicações. Fui estagiário na copel distribuição entre 2000 e 2002 e naquela época se falava que as linhas de transmissão carregavam cabo fibra óptica juntos, para intercomunicação de subestações da transmissão.

Imagino que se isso for utilizado para também para transmissão de internet, temos uma excelente infraestrutura.

Sobre qualidade, na área de energia a COPEL e CEMIG são as melhores concessionarias de energia do Brasil. Acredito que na área de telecomunicações devem primar pela mesma qualidade de serviço.

Sobre o voip, também acho um absurdo. Não sei em que ponto a Sercontel entra na rede física com o voip. Acredito que nas principais cidades do paraná eles devam ter pontos de acesso. Pelo voip ser transparente ao usuário que está utilizando (assim com o serviço de telefone da NET - que é uma M*) aproveitam para cobrar os valores normais de mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

** galara até que enfim instalaram a fibra na minha casa...

o serviço é mt bom, as velocidades também(down/up), os carregamentos de vídeos, downloads ficaram show... os torrents quando tem bastante seeds baixam rapidinho!!!

só o telefone que não ta instalado ainda e isso ta enchendo o saco!!!

no mais, recomendo a banda larga pela qualidade, o plano de telefonia eu peguei só pro causa do desconto, futuramente penso em adquirir um plano de outra operadora!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai galera!

putz, eu ja não queria contratar a telefonia por achar caro o serviço e não conter nenhum tipo de desconto como eu tinha com GVT!!!

a fibra foi instalada em minha residência no dia 23/11/2013, e bendita da Sercomtel levou até o último dia para entrar em contato referente a configuração do telefone, pedi portabilidade.

o técnico vai em minha residência na sexta, dia 06/12, ou seja quase 2 semanas após estar com a fibra instalada... ou seja continuo com a antiga operadora ainda ativa!!!

as configurações sobre o telefone poderia ser feita sem a visita técnica, pois a mesma é feita na ONT, nada de mais, e o restante via sistema.

isso pouparia bastante tempo...

ja começo com uma opinião negativa referente a a empresa de telefonia!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ai galera!

putz, eu ja não queria contratar a telefonia por achar caro o serviço e não conter nenhum tipo de desconto como eu tinha com GVT!!!

a fibra foi instalada em minha residência no dia 23/11/2013, e bendita da Sercomtel levou até o último dia para entrar em contato referente a configuração do telefone, pedi portabilidade.

o técnico vai em minha residência na sexta, dia 06/12, ou seja quase 2 semanas após estar com a fibra instalada... ou seja continuo com a antiga operadora ainda ativa!!!

as configurações sobre o telefone poderia ser feita sem a visita técnica, pois a mesma é feita na ONT, nada de mais, e o restante via sistema.

isso pouparia bastante tempo...

ja começo com uma opinião negativa referente a a empresa de telefonia!!!

Então Punk77, também aconteceu comigo exatamente o que você descreveu. A configuração do modem poderia ser remota. Levou 2 semanas também, tive que deixar o outro serviço de telefonia ativo até que fosse feita a portabilidade.

Agora em dezembro vai fazer um ano que tenho serviço, estou pensando em cancelar o telefone, pois praticamente vai dobrar o valor. Não acho que o serviço e valor da conta da sercontel seja vantajosa em relação as outras operadoras, segue a mesma média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Punk77, também aconteceu comigo exatamente o que você descreveu. A configuração do modem poderia ser remota. Levou 2 semanas também, tive que deixar o outro serviço de telefonia ativo até que fosse feita a portabilidade.

Agora em dezembro vai fazer um ano que tenho serviço, estou pensando em cancelar o telefone, pois praticamente vai dobrar o valor. Não acho que o serviço e valor da conta da sercontel seja vantajosa em relação as outras operadoras, segue a mesma média.

cara,

a Sercomtel não tem vantagem alguma...

pra quem usa bastante o telefone, acaba saindo caro...

peguei mesmo por causa do combo e a internet sai mais em conta, mas farei como você falou, quando fechar 1 ano de contrato fico somente com a internet, que é excelente!!!

na GVT eu tinha a franquia dos minutos do plano que tinha e mais 2 celulares com 50 mim. grátis!!!

o pior é ter que pagar os R$ 99,00 da instalação da Copel + a conta da GVT que ja fechou + o tempo que a linha ainda ta ativa:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá a todos. Até que enfim chegou a fibra na minha cidade, praticamente 100% da área urbano passou a fibra da copel.

E eu já fiz minha solicitação dia 30/04/2014.  Adeus monopolio da OI que tanto me deu dor de cabeça.

Até poderia ficar com  a OI, se não fosse pela raiva que passei... assim do nada semana passada aumentaram minha banda de 10mb para 20mb sem eu pedir nada. Na minha cidade a adesão a fibra vai ser total, aqui so existia a OI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ola...como estão?

Eu to com um problema grave aqui em casa..

Eu assinava a banda larga da GVT  e contratei a banda larga de fibra optica de 20 mega da copel .Não demorou muito tempo e ja estava instalada .O problema é que eu não consigo cancelar com a GVT.Eles não desligão a intenet...Depois de várias tentativas e pagar várias mensalidades eu resolvi coninuar com a GVT e delisgar a fibra optica da copel...

Como proceder para cancelar com a internet da copel?Alguem sabe se é complicado como na GVT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo segue uma crítica construtiva, voce instalou seu equipamento rente ao chão o que vai de encontro a recomendação para instalar modens ou roteadores wi-fi que é um ponto central e no alto.

No seu caso, que tem aparentemente um modem que não tem essa caracteristica ou então tem antena interna, não faz diferença, mas se não for wi-fi seu modem e amanhã quiser instalar um terás dificuldade devido a caracteristicas do sistema de fibra que não permite alterações facilmente uma vez que existe a fusão do cabo que inviabiliza alterações sem a presença de um técnico ou do equipamento necessário.

Abaixo uma imagem do meu sistema fibra, está instalado na área de serviço, no alto, acima da porta do quarto de empregada uma vez que meu pc e toda a rede cabeada parte desse local para os demais cômodos da casa, sendo tudo embutido, incluido tv a cabo e antena convencional e quanto a valores, a Vivo é mais em conta.

 

 

post-486197-0-90132400-1424867534_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite galera, ressuscitando o tópico!!!

Fiz o plano de 50MB por 139,90, o pessoal da copel passaram fibra pela cidade inteira Lapa/PR vai acabar com o monopólio da OILIXO, muito ansioso pela instalação hahahah, eu já andava acompanhado as instalação das fibras desde o começo do ano, mais hoje eu vindo do trabalho pra casa ouvi um carro de som anunciando a internet na cidade, cheguei em casa fui direto se era verdade e já me contratei.    

Ao pessoal que já ta com o produto a mais tempo, o que tão achando???

ainda continuam satisfeito com o plano;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu ja estou utilizando os serviços a 2 anos e não tenho reclamações.

O serviço é de excelente qualidade, precisei do suporte apenas uma vez e foi bem rápido, tanto pelo telefone, quanto o presencial!!!

Quando tem manutenção na rede eles avisam previamente...

Por enquanto tudo sossegado!!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!