Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Norton Ghost 15 - Clonar HD em PC´s diferentes via Pendrive.


abimail

Posts recomendados

Bom dia Companheiros de Informática,

Sou Técnico em Informática há quase 20 anos e sempre cotidianamente me deparo com as famosas "formatações/reformatações" de PC de vários clientes diferentes.

Devido ao grande tempo gasto na instalação de um novo Windows XP ou 7, que em médias levam de 2 a 3 horas entre windows/drivers/office/AV, e tantos outros programas, venho há algum tempo buscando uma solução rápida estilo "Clonar HD" em poucos minutos.

O que fiz, gastando em médias 3 horas como sempre, foi configurar um PC tudo novinho, zeradinho, com todos os programas e todas as atualizações baixadas e depois criar uma imagem idêntica desse sistema para poder replicar em qualquer pc que quero.

Testei vários Software e o que mais foi fiel e seguro é nosso antigo/velho/conhecido "Norton Ghost", hoje na versão 15.

Montei uma solução prática para esse meu caso de criar um "Pendrive Bootável" usando o ISO do Ghost 15 e junto dele essa imagem a ser sempre restaurada.

Depois de vários testes, o melhor programa que achei para gerar esse pendrive bootável foi o "Yumi" http://www.baixaki.com.br/download/yumi.htm onde na opção "Other OS/Tools" escolhi "Windows Vista/7/8 Installer" e, como o ISO do Ghost 15 é baseado no boot do windows 7, funcionou perfeitamente.

Testei esse procedimento em vários PC´s e HD´s diferentes e todos foram restaurados com sucesso deixando o Windows/Programas do PC idêntico ao da imagem, só em alguns que na hora do primeiro boot, entrou no procedimento de reconhecimento de novos drivers, haja vista que cada Placa Mãe tem seus chipsets diferentes, o que é um procedimento aceitável, daí só fornecer cada novo driver de tudo que é solicitado que fica 100%.

Por fim, estou compartilhando essa minha experiência com vocês para buscar mais aprimoramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar Abimail. Tempos desse criei um tópico sobre uma dúvida em relação a criar imagens de um PC pra colocá-las em outros e, como não consegui chegar a uma que desse certo, acabei criando uma imagem de cada PC com tudo que tem direito instalado. Mas, agora que lí seu comentário, irei criar umas imagens e testar nos outros PCs daqui de casa. Só fiquei com uma pequena dúvida na parte que você diz "fornecer cada novo driver" ! Você quer dizer em instalar os drivers correspondente 'após a imagem ser restaurada' ? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar Abimail. Tempos desse criei um tópico sobre uma dúvida em relação a criar imagens de um PC pra colocá-las em outros e, como não consegui chegar a uma que desse certo, acabei criando uma imagem de cada PC com tudo que tem direito instalado. Mas, agora que lí seu comentário, irei criar umas imagens e testar nos outros PCs daqui de casa. Só fiquei com uma pequena dúvida na parte que você diz "fornecer cada novo driver" ! Você quer dizer em instalar os drivers correspondente 'após a imagem ser restaurada' ? Obrigado.

Exato Emerson! Quando restaura a imagem do Windows num PC diferente do que foi criado, o próprio Ghost atualiza os drivers e em alguns casos meus pediu os drivers, mas ignorei e terminou e reiniciou, e na hora de carregar o Windows ele detecta tudo novo e vai pedindo os drivers.

Como sou Técnico, fiz vários testes em uns 8 PCs diferentes, teve 2 casos que na hora de carregar o Windows, ficou numa tela como se fosse a instalação do XP, detectando tudo de novo e pedindo nome da rede e grupo, daí demora um tempo mas quando termina, o XP está com todos os programas originais da imagem.

Teve um PC que o Ghost não restaurou de jeito nenhum, pesquisei tudo que podia e não consegui ainda resolver, parece ser alguma incompatibilidade com o driver SATA entre a Placa Mãe e HD, nesse caso foi no começo quando o Ghost começa restaurar dá um erro e não vai mesmo, mas foi um PC específico.

O que me agradou no Ghost 15 é que a Imagem clonada do HD fica somente com o tamanho ocupado pelos arquivos, e ainda tem a opção de compactar no máximo (HIGH) que no meu caso ficou quase pela metade.

Outros programas para clonar que testei, eles geram um arquivo gigante do tamanho do HD clonado, exemplo: HD de 80GB = Imagem de 80Gb.

No meu caso o HD era de 160Gb mas ocupando 5,2Gb dos programas e a imagem compactada no "HIGH" ficou com 3,5Gb onde facilmente coube no meu Pendrive de 4gb junto com o ISO bootável do Ghost15. Uma Mão na Roda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Exato Emerson! Quando restaura a imagem do Windows num PC diferente do que foi criado, o próprio Ghost atualiza os drivers e em alguns casos meus pediu os drivers, mas ignorei e terminou e reiniciou, e na hora de carregar o Windows ele detecta tudo novo e vai pedindo os drivers.

Como sou Técnico, fiz vários testes em uns 8 PCs diferentes, teve 2 casos que na hora de carregar o Windows, ficou numa tela como se fosse a instalação do XP, detectando tudo de novo e pedindo nome da rede e grupo, daí demora um tempo mas quando termina, o XP está com todos os programas originais da imagem.

Teve um PC que o Ghost não restaurou de jeito nenhum, pesquisei tudo que podia e não consegui ainda resolver, parece ser alguma incompatibilidade com o driver SATA entre a Placa Mãe e HD, nesse caso foi no começo quando o Ghost começa restaurar dá um erro e não vai mesmo, mas foi um PC específico.

O que me agradou no Ghost 15 é que a Imagem clonada do HD fica somente com o tamanho ocupado pelos arquivos, e ainda tem a opção de compactar no máximo (HIGH) que no meu caso ficou quase pela metade.

Outros programas para clonar que testei, eles geram um arquivo gigante do tamanho do HD clonado, exemplo: HD de 80GB = Imagem de 80Gb.

No meu caso o HD era de 160Gb mas ocupando 5,2Gb dos programas e a imagem compactada no "HIGH" ficou com 3,5Gb onde facilmente coube no meu Pendrive de 4gb junto com o ISO bootável do Ghost15. Uma Mão na Roda!!!

Boa noite abimail,

seguinte: eu estou precisando fazer uma imagem desse tipo (criar uma imagem idêntica ao meu Sistema atualmente com todos os programas, jogos, configurações e etc); já procurei pela Internet a fora e o único tópico relacionado ao que preciso foi o seu; eu li e reli mas, como nunca fiz esse procedimento, estou com dúvidas quanto aos passos a serem tomados; eu queria ver se tem como explicar em passo a passo como realizar essa operação.

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Meus parabéns por você estar compartilhando o seu conhecimento. Estava procurando há um tempo essa informação. Também trabalho com manutenção e isso vai me ajudar e muito, visto que estou pretendendo expandir o meu negócio. Hoje tenho uma lanhouse e trabalho com manutenção e pretendo abrir uma loja de informática anexado à Lanhouse. E como você mesmo relatou grande parte do tempo que perdemos é com reinstalação de SO, programas e drivers. E se conseguirmos automatizar essa parte ficará bem melhor. Não testei ainda, mas só pelo que você relatou e pelo fato de eu ter conseguido criar o pendrive já me deu um grande ânimo. Tive um pouquinho de trabalaho pra achar o Norton, mas com poucos minutos de busca obtive êxito. Que Deus possa lhe abençoar... E mais uma vez obrigado por compratilhar o seu conhecimento. Se tiver mais alguma informação valiosa, por favor sinta-se à vontade para compartilhar conosco. Marcelo Soares.

Bom dia Companheiros de Informática,

Sou Técnico em Informática há quase 20 anos e sempre cotidianamente me deparo com as famosas "formatações/reformatações" de PC de vários clientes diferentes.

Devido ao grande tempo gasto na instalação de um novo Windows XP ou 7, que em médias levam de 2 a 3 horas entre windows/drivers/office/AV, e tantos outros programas, venho há algum tempo buscando uma solução rápida estilo "Clonar HD" em poucos minutos.

O que fiz, gastando em médias 3 horas como sempre, foi configurar um PC tudo novinho, zeradinho, com todos os programas e todas as atualizações baixadas e depois criar uma imagem idêntica desse sistema para poder replicar em qualquer pc que quero.

Testei vários Software e o que mais foi fiel e seguro é nosso antigo/velho/conhecido "Norton Ghost", hoje na versão 15.

Montei uma solução prática para esse meu caso de criar um "Pendrive Bootável" usando o ISO do Ghost 15 e junto dele essa imagem a ser sempre restaurada.

Depois de vários testes, o melhor programa que achei para gerar esse pendrive bootável foi o "Yumi" http://www.baixaki.com.br/download/yumi.htm onde na opção "Other OS/Tools" escolhi "Windows Vista/7/8 Installer" e, como o ISO do Ghost 15 é baseado no boot do windows 7, funcionou perfeitamente.

Testei esse procedimento em vários PC´s e HD´s diferentes e todos foram restaurados com sucesso deixando o Windows/Programas do PC idêntico ao da imagem, só em alguns que na hora do primeiro boot, entrou no procedimento de reconhecimento de novos drivers, haja vista que cada Placa Mãe tem seus chipsets diferentes, o que é um procedimento aceitável, daí só fornecer cada novo driver de tudo que é solicitado que fica 100%.

Por fim, estou compartilhando essa minha experiência com vocês para buscar mais aprimoramento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

ola abimail ,tambem trabalho com infomratica e ando pesquisando esse processo de instalação automatizada,voce poderia passar os passos básicos que você executou, to em duvida de como coloca a imagem criada bootavel junto ao ghost . ja ouviu falar no paragon, a opção p2p adjust OS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Olá à todos, desculpe só agora responder as perguntas, porque só hj consultando este meu tópico as vi, engraçado que deixo ativado o "Monitoramento do Tópico" para receber via e-mail quando tem novo post, mas não recebi nada, configurei novamente.

Boa noite abimail,

seguinte: eu estou precisando fazer uma imagem desse tipo (criar uma imagem idêntica ao meu Sistema atualmente com todos os programas, jogos, configurações e etc); já procurei pela Internet a fora e o único tópico relacionado ao que preciso foi o seu; eu li e reli mas, como nunca fiz esse procedimento, estou com dúvidas quanto aos passos a serem tomados; eu queria ver se tem como explicar em passo a passo como realizar essa operação.

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço.

Olá Colega "KinLHP" Segue no final o passo-a-passo... Abraços.

Meus parabéns por você estar compartilhando o seu conhecimento. Estava procurando há um tempo essa informação. Também trabalho com manutenção e isso vai me ajudar e muito, visto que estou pretendendo expandir o meu negócio. Hoje tenho uma lanhouse e trabalho com manutenção e pretendo abrir uma loja de informática anexado à Lanhouse. E como você mesmo relatou grande parte do tempo que perdemos é com reinstalação de SO, programas e drivers. E se conseguirmos automatizar essa parte ficará bem melhor. Não testei ainda, mas só pelo que você relatou e pelo fato de eu ter conseguido criar o pendrive já me deu um grande ânimo. Tive um pouquinho de trabalaho pra achar o Norton, mas com poucos minutos de busca obtive êxito. Que Deus possa lhe abençoar... E mais uma vez obrigado por compratilhar o seu conhecimento. Se tiver mais alguma informação valiosa, por favor sinta-se à vontade para compartilhar conosco. Marcelo Soares.

Grande "aldrimar" Marcelo Soares, fico feliz que essa minha dica tenha lhe ajudado e muito, o q você relatou e fez é o correto, no final fiz um passo a passo para esclarecer melhor. Abraços.

Estava procurando por esta informação, muito obrigado e parabéns por compartilhar o que sabe conosco.

Olá "nersaum" o prazer é todo meu em ajudar os colegas de informática. Abraços.

Olá Abimail, meu nome é Wagner, e eu gostaria de te perguntar se eu preciso criar as partições antes de restaurar a imagem do sistema pelo ghost 15?

Desde já agradeço

Wagner Luiz

Abraços

Olá "professorwagnerq" Sim, é preciso criar as partições antes de restaurar as imagens, porque o ghost pede onde quer colocar esta imagem, em quando partição e HD. Eu uso o "EaseUS Partition Master 9.2.1", aliás geralmente sempre deixo 2 partições nos HD´s dos clientes, drive C para Windows e D para arquivos pessoais, quando dá um "pau" meio grave, nem perco tempo desinstalando programas e limpando, já coloco o Pendrive e restauro Windows tudo novinho, menos de 10 minutos está pronto. E não afeta os dados do cliente, a não ser os novos programas instalados, daí ele se vira. Ou caso o "indivíduo" salve algo no drive C, mas deixo avisado antes: "Salve tudo no D".

Na hora de restaurar também tem a opção de excluir todas as partições ativas, zerar tudo, daí pode "redimensionar" o HD para ficar na sua totalidade, fique a vontade.

ola abimail ,tambem trabalho com infomratica e ando pesquisando esse processo de instalação automatizada,voce poderia passar os passos básicos que você executou, to em duvida de como coloca a imagem criada bootavel junto ao ghost . ja ouviu falar no paragon, a opção p2p adjust OS?

Olá "Gsti Informatica", segue no final passo-a-passo... Abraços.

Gsti Informatica, você pode me ajudar? onde eu encontro essa opção dentro do paragon? Eu já revirei o paragon todo e nao encontro a opção "p2p adjust OS". Pelo que já lí ele realmente faz essa clonagem de HD sem trazer problemas com os drivers instalados.

Aguardo retorno

Olá "Rafael Dimas", não conheço este paragon, posso testa-lo posteriormente mas se for para não trazer problemas com os drivers instalados, se for restaurar a imagem no hd original que a foi feita, em trocar o conjunto de hardware, não há problemas de drivers.

Conforme disse, a ideia foi "replicar" o windows em vários pc´s em poucos minutos, lógico serão conjuntos de hardwares geralmente diferentes, placa mãe, cpu, vga, hd, etc. Mas o Ghost vai reinstalando tudo e pedindo os drivers, no final o próprio windows terminar de atualizar. Abraços.

Irmão da TI abimail- estamos todos a procura deste conhecimento, compartilhe conosco...

Olá irmão da Ti "wpanta", segue abaixo o passo-a-passo. Abraços.

Clonar HD em PC´S diferentes via Pendrive - Passo a Passo:

No meu primeiro Post Original deste tópico, expliquei como fiz mas segue em detalhes abaixo:

1 - Comprar ou "baixar" o Norton Ghost 15 no formato "ISO" não pode ser formato .EXE para instalar, tem que ser este que é usado para Recuperação via boot de CD/DVD;

2 - Baixar o Software "Yumi" que é gratuito ==> http://www.baixaki.com.br/download/yumi.htm

3 - Arrumar um Pendrive de 8GB, 16GB ou 32Gb, de acordo com o Tamanho que Windows ocupa na sua partição atual com todos os programas instalados, mas lembre-se que a taxa de compactação é em torno de 50%, portando se sua partição tem 10Gb, o arquivo de imagem deverá ser em torno de 5Gb;

4 - Preparar o Pendrive com o Yumi de acordo com as dicas de uso do link acima do Baixaki, lembrando-se de escolher somente a opção ""Windows Vista/7/8 Installer" para funcionar porque o boot do Ghost via Pendrive foi construído na interface da Instalação do Windows 7, logo essa opção simula corretamente por ser um arquivo de imagem no formato "ISO" que dentro do Yumi ele quer localiza-lo;

5 - Preparado o Pendrive pelo Yumi, vamos a criação do Backup da Imagem, não tenho como detalhar agora mas é simples: Escolha a opção no Setup do PC para inicializar via Pendrive, o boot do PC vai achar o Yumi, escolha "Windows 7 boot", vai carregar o Ghost, dentro dele escolha "Backup", selecione sua partição do Windows, escolha método de compactação da imagem (quanto mais compacto, menor o arquivo e mais lento será o processo, mas qualquer formato funciona);

6 - Para restaurar a imagem ou clonar seu hd em PC diferente, mesmo método de boot acima pelo pendrive e dentro do Ghost escolha "Restore" daí não tem muitas opções não, procure onde está seu arquivo de imagem (Logicamente deixo copio ele para dentro do próprio pendrive que está em boot), depois escolha o destino, nesta parte pode excluir todas suas partições atual e pedir para o Ghost redimensionar o HD.

7 - E o mais importante na parte de restaurar!!! Deixe ativado opções "Restore MBR" e "Active System OK" senão não dá boot pelo HD após restaurar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Tenho um servidor de criação de sites rodando APACHE + MYSQL e sempre que tento clonar e depois restauro em outro HD usando o Norton Ghost o MYSQL não funciona e todos os sites que estão hospedados acabam dando problema. Saberias a solução disso? O que está acontecendo de errado que impede o funcionamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Bom dia Companheiros de Informática,

Sou Técnico em Informática há quase 20 anos e sempre cotidianamente me deparo com as famosas "formatações/reformatações" de PC de vários clientes diferentes.

Devido ao grande tempo gasto na instalação de um novo Windows XP ou 7, que em médias levam de 2 a 3 horas entre windows/drivers/office/AV, e tantos outros programas, venho há algum tempo buscando uma solução rápida estilo "Clonar HD" em poucos minutos.

O que fiz, gastando em médias 3 horas como sempre, foi configurar um PC tudo novinho, zeradinho, com todos os programas e todas as atualizações baixadas e depois criar uma imagem idêntica desse sistema para poder replicar em qualquer pc que quero.

Testei vários Software e o que mais foi fiel e seguro é nosso antigo/velho/conhecido "Norton Ghost", hoje na versão 15.

Montei uma solução prática para esse meu caso de criar um "Pendrive Bootável" usando o ISO do Ghost 15 e junto dele essa imagem a ser sempre restaurada.

Depois de vários testes, o melhor programa que achei para gerar esse pendrive bootável foi o "Yumi" http://www.baixaki.com.br/download/yumi.htm onde na opção "Other OS/Tools" escolhi "Windows Vista/7/8 Installer" e, como o ISO do Ghost 15 é baseado no boot do windows 7, funcionou perfeitamente.

Testei esse procedimento em vários PC´s e HD´s diferentes e todos foram restaurados com sucesso deixando o Windows/Programas do PC idêntico ao da imagem, só em alguns que na hora do primeiro boot, entrou no procedimento de reconhecimento de novos drivers, haja vista que cada Placa Mãe tem seus chipsets diferentes, o que é um procedimento aceitável, daí só fornecer cada novo driver de tudo que é solicitado que fica 100%.

Por fim, estou compartilhando essa minha experiência com vocês para buscar mais aprimoramento.

Também sou técnico e utilizo há muitos anos a versão ghost 2003. Achava esta versão muito boa devido aos recursos de fazer imagem do disco ou de uma partição apenas. Além disto o recurso do Ghost Explorer que permitia restaurar uma partição, um diretório ou um arquivo específico.

Não conheço a versão 15, mas gostaria de saber se estes recursos continuam ?

Antônio Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...