Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc reiniciando, será que é a fonte?


Theus

Posts recomendados

Olá pessoal, mês passado comprei umas peças novas e montei meu pc mas mantive algumas peças anteriores, a configuração atual é a seguinte:

Placa mãe Asus m5a78l-M Lx, Fx 4100, 8Gb Drr3 1333Mhz, Radeon 6770 1Gb Gddr5, Hd 320Gb 5200Rpm, Corsair Cx 430.

Da configuração antiga eu mantive a placa de video, fonte, hd.

O problema começou ontem, eu estava jogando War Z quando o pc reiniciou pela primeira vez, achei que fosse crash do jogo pois coincidiu de ser a primeira vez que eu jogava e a primeira vez que aconteceu isso. Mas aconteceram outras vezes mesmo não jogando; o pc reiniciava e em seguida aquela tela de reparação de erro do windows.

Mas hoje o erro foi diferente, o computador reiniciou e apareceu isso:

8175Mb Ok (Instaled Memory Size: 8192Mb)

USb Devices: 1 Keyborad, 1 Mouse, 4 Storage Devices

Auto Detecting: SATA3G_1 ... IDE Hard Disk

SATA3G_2 ... ATAPI CD-ROM

SATA3G_1: WDC WD3200AAJS-00L7A0 01.03E01

Ultra DMA Mode-6, SMART Capable and Status OK

SATA3G_2: HL-DT-ST DVDRAM GH22NS50 TN00

Ultra DMA Mode-5

Auto detecting USB Mass Storage Devices...

Device #01: Myson CS8819A2-113 *HiSpeed*

Device #02: Myson CS8819A2-113 *HiSpeed*

Device #03: Myson CS8819A2-113 *HiSpeed*

Device #04: Myson CS8819A2-113 *HiSpeed*

04 USB Mass storage devices found and configured.

Power supply surges detected during the previous power on.

Asus Anti-Surge was triggered to protect system from unstable power supply unit

Press F1 to Run Setup

Press F2 to load default values and continue.

Após isso precionei F2.

O que me preucupou foi esse Asus Anti Surge, Será que a fonte ja deu o que tinha que dar? Uso ela a quase dois anos.

Também estou monitorando as temperaturas pelo CPUID Hardware Monitor e estão dentro do aceitavel:

Processador jogando 65º em Idle 18º

Placa de Video jogando 80º em Idle 45º

Hd 50º jogando Idle 40º

As voltagens estão assim:

CPU VCORE: Atual: 1.01V Min: 1.00V Max: 1.48

VIN1: Atual: 1.49V Min e Max idem

+3.3V: Atual: 1.86 Min: 1.84 Max: 1.86

+5V: Atual: 3.41V Min: 3.41V Max: 3.43V

+12V: Atual: 8.02V Min:7.97V Max: 8.02V

-12V: Atual: -9.41V Min e Max idem

-5V: Atual: -2.26V Min e Max idem

+5V VCCH: Atual 3.87V Min e Max idem

VBAT: Atual 1.67V Min e Max idem

Alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, isto e o sistema de protecao da sua placa-mãe.

o Sistema de protecao da placa-mãe so e ativado em casos realmente extremos de energia, visto que sua fonte e boa deve ser alguma coisa paralela como Filtro de linha Generico ou Estabilizador.

Então cara, a primeira vez que aconteceu eu estava usando estabilizador, depois disso passei a usa-lo diretamente na tomada, mas aconteceu mais algumas vezes. Aqui não tem variação de energia, é muito raro, antão não há tantos riscos. A propósito, você pode me indicar um filtro de linha bom e que não seja caro?

Agora a tarde eu abri o gabinete e troquei os fios que ligavam o Hd e o Cd, os dois estavam ligados pelo mesmo fio, agora estão com fios diferentes.

Joguei 1 hora mais ou menos de BF3 e não aconteceu nada.

Será que era isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha cara, TALVEZ, nao te dou certeza, que aguma coisa que estava antes estava puxando muita corrente e "secando" a fonte.

Recomedacoes de filtros, eu particularmente acho que o F8 Plus 01087 e o melhor filtro de linha no mercado custando menos de 60 reais.

o problema e que nas lojas sempre ta em falta, mas você encontra no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, hoje tive o mesmo problema de novo, tinha parado por umas 2 semanas depois que troquei os fios.

O que eu esquici de falar e que sempre acontece é que o computador trava na tela da placa mãe depois que reinicia e sou obrigado a usar o botão power. Tambem é estranho que apertando o botão o pc desliga imediatamente e reinicia. O normal e segurar esse botão pos alguns segundos para o computador apenas desligar.

Acho que vou trocar a fonte mas antes gostaria de saber se o problema pode estar relacionado a outra coisa; o hd por exemplo, pode ser ele?

Pessoal, hoje tive o mesmo problema de novo, tinha parado por umas 2 semanas depois que troquei os fios.

O que eu esquici de falar e que sempre acontece é que o computador trava na tela da placa mãe depois que reinicia e sou obrigado a usar o botão power. Tambem é estranho que apertando o botão o pc desliga imediatamente e reinicia. O normal e segurar esse botão pos alguns segundos para o computador apenas desligar.

Acho que vou trocar a fonte mas antes gostaria de saber se o problema pode estar relacionado a outra coisa; o hd por exemplo, pode ser ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As voltagens estão assim:

CPU VCORE: Atual: 1.01V Min: 1.00V Max: 1.48

VIN1: Atual: 1.49V Min e Max idem

+3.3V: Atual: 1.86 Min: 1.84 Max: 1.86

+5V: Atual: 3.41V Min: 3.41V Max: 3.43V

+12V: Atual: 8.02V Min:7.97V Max: 8.02V

-12V: Atual: -9.41V Min e Max idem

-5V: Atual: -2.26V Min e Max idem

+5V VCCH: Atual 3.87V Min e Max idem

VBAT: Atual 1.67V Min e Max idem

Alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado pela ajuda.

Cara você possui um multímetro? Sabe opera-lo para medir tensões? Pois se as tensões citadas por você estiverem corretas há algum problema com a sua fonte....., todos os valores estão muito fora da faixa de tolerância que pelo teste que o pessoal aqui do cdh fez (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-CX430/2186/10) para esta fonte fica em 3% e o máximo seria 5% olha o valor informado por você para o +12v atual 8.02v o mínimo tolerado seria 11.4v. Há de se ver se a placa mãe está lendo esses valores errados(pode possuir algum defeito ou a bios precisa ser atualizada devido a erro de programação na mesma) ou sua fonte está "abrindo o bico".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você possui um multímetro? Sabe opera-lo para medir tensões? Pois se as tensões citadas por você estiverem corretas há algum problema com a sua fonte....., todos os valores estão muito fora da faixa de tolerância que pelo teste que o pessoal aqui do cdh fez (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-CX430/2186/10) para esta fonte fica em 3% e o máximo seria 5% olha o valor informado por você para o +12v atual 8.02v o mínimo tolerado seria 11.4v. Há de se ver se a placa mãe está lendo esses valores errados(pode possuir algum defeito ou a bios precisa ser atualizada devido a erro de programação na mesma) ou sua fonte está "abrindo o bico".

Cara, não tenho um multimetro aqui. Esses valores peguei pelo programa CPUID Hardware Monitor... Estou com o pé atras com o hd, ele pode fazer acontecer esses problemas?

A minha bios deve ser uma das mais novas, pois foi atualizada a pouco tempo para usar o Bulldozer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não tenho um multimetro aqui. Esses valores peguei pelo programa CPUID Hardware Monitor... Estou com o pé atras com o hd, ele pode fazer acontecer esses problemas?

A minha bios deve ser uma das mais novas, pois foi atualizada a pouco tempo para usar o Bulldozer...

Cara não consigo visualizar o hd gerando uma queda de tensão desta maneira em todas as linhas..... mas já que você está desconfiado dela... desligue-a e veja pelo monitor da bios como ficaram as tensões. Acredito que você não encontrará a resposta para seu problema..... outra coisa que você pode fazer também é abrir a fonte e investigar se não há nenhum capacitor estufado e/ou alguma marca que indique superaquecimento de algum outro componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara não consigo visualizar o hd gerando uma queda de tensão desta maneira em todas as linhas..... mas já que você está desconfiado dela... desligue-a e veja pelo monitor da bios como ficaram as tensões. Acredito que você não encontrará a resposta para seu problema..... outra coisa que você pode fazer também é abrir a fonte e investigar se não há nenhum capacitor estufado e/ou alguma marca que indique superaquecimento de algum outro componente.

OK, vou tentar fazer isso.

Interessante que hoje o pc desligou novamente, mas dessa vez apareceu aquela tela de seleção de drive para boot, co ou hd. Já estou perdido com esse problema porque não acontece sempre e cada vez aparece alguma coisa diferente... esse Anti Surge apareceu umas 2 vezes, nas outras não aparece nada só aquela tela preta de erro do windows para iniciar normalmente e dessa vez essa de boot...

Edit...

Eu olhei as voltagens pela bios, parece estar normal:

Vcore 1.452V

3.3V 3.28V

5V 5.1V

12V 12.79V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, vou tentar fazer isso.

Interessante que hoje o pc desligou novamente, mas dessa vez apareceu aquela tela de seleção de drive para boot, co ou hd. Já estou perdido com esse problema porque não acontece sempre e cada vez aparece alguma coisa diferente... esse Anti Surge apareceu umas 2 vezes, nas outras não aparece nada só aquela tela preta de erro do windows para iniciar normalmente e dessa vez essa de boot...

Edit...

Eu olhei as voltagens pela bios, parece estar normal:

Vcore 1.452V

3.3V 3.28V

5V 5.1V

12V 12.79V

É realmente parece estar normal....tente fazer o seguinte... quando estiver usando o pc de hora em hora olha a medição do programa reinicie olha a medição da bios e novamente a medição do programa, elas devem estar iguais ou muito próximas..... Já olhou a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É realmente parece estar normal....tente fazer o seguinte... quando estiver usando o pc de hora em hora olha a medição do programa reinicie olha a medição da bios e novamente a medição do programa, elas devem estar iguais ou muito próximas..... Já olhou a fonte?

Ainda não abri a fonte, mas estou achando que pode ser solda fria pois quando o pc desliga, se eu der um tapinha no gabinete ele liga de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não abri a fonte, mas estou achando que pode ser solda fria pois quando o pc desliga, se eu der um tapinha no gabinete ele liga de novo.

Ta mais pra algum cabo mal conectado e/ou algum curto, já que você disse que trocou algumas peças a pouco tempo. Abra-o e revise todas as conexões vejá também se não a nenhum conector sendo forçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!