Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sli de placas diferentes (hacker russo)


Mig29xxx

Posts recomendados

Bom dia a todos. Bom eu não encontrei nenhum tópico relatando esta informação, que por sinal está disponivel desde janeiro deste ano(2012).

Como é um feito impressionante resolvi compartilhar aqui com os amigos forenses.

Em um forum estrangeiro um russo criou uma modificação que faz com que os drivers da nvidia habilitem a possibilidade SLI mesmo com placas diferentes... É isso mesmo, qualquer modelo!

Ex:gtx465 + gt240 ....... :eek:

O driver da nvidia passa a permitir essa combinação!!!

Agora vamos a prática, que infelizmente não é tão grandiosa, mais ainda sim muito interessante!

Por meio de vários testes de usuários, chegamos a conclusão de que os modelos devem tem mesma versão de directX. E mesma arquitetura.

1° Ex:Geforce 7900xx + 8800xx (não seria compativel por versões diferentes de directX).

2°Ex:GTX660 + GTX560 (não seria compativel por terem diferentes arquiteruras, gtx660(Kepler) e a GTX560(fermi).

O que acontece quando há incompatibilidade?

1° relato: BSOD - tela azul

2 ° relato: travamento ao entrar em algum jogo

Bom então o que sobrou???

Para a atualidade a possibilidade que achei mais interessante foi a junção da série gtx500 com a gtx400. O teste feito com sucesso pelo "russo" foi a combinação de uma GTX560TI com um GTX460, onde o mesmo mostra o painel de controle da NVIDIA, o ganho de desempenho no 3dMARK Vantage.

Realizar o teste:

Embora no topico as informações estejam em inglês, não é difícil o entendimento.

1° Basta estar com uma das versões de driver trabalhadas(criada a modificação).

2°Colocar a segunda placa de video

3°instalas o driver midificado

4°Reinciar

5° Aplicar o SLI no painel de controle

Atualmente as versões são:

290.53 Windows Vista&7 x64

296.10 Windows Vista&7 x64

301.42 Windows Vista&7 x64

310.70 Windows Vista&7 x64

O driver modificado é composto por uma pasta com alguns arquivos. O arquivo a ser executado deve ser o install.cmd.

Eu aconselho a criar um ponto de restauração no sistema para qualquer alteração mal sucedida!

Minha placa mãe (a da assinatura) não tem certificação para SLI, somente para crossfire, então eu tive que baixar um outro programa para habilitar o SLI. Após o procedimento(não verifiquei se tem no forum, mais pode ser encontrado facilmente na internet), eu realizei o procedimente para SLI de diferentes placas...

Eu pude testar aqui as junções GTX465 +GTX260 = tela azul

GTX465 + GT240=tela azul

Bom é isso! Estero que gostem, e que postem resultados positivos! Principalmente de placas da mesma familia!!!!

Grande abraço e boas festas!

link da publicação do próprio "hacker russo"

quem criou a modificação...(outro forum)

LINK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu não faria SLI com placas diferentes....

como o Rajio ali em cima ja citou, a placa mais fraca vai limitar a placa mais forte.

A NÃO SER QUE, a modificação venha preparada/modificada pra distribuir de forma igual a carga sobre as GPU's, calculando quanto cada placa vai processar dependendo da potencia de cada uma.... o que sinceramente acho que não acontece, pois uma modificação dessa seria MUITO complexa... eles simplesmente tiraram o bloqueio do SLI que o driver faz quando detecta duas placas diferentes..

se colocar uma GTX560 + uma GTX660, a GTX660 vai ficar muito limitada, em cada frame ela vai ter que esperar a GTX560 terminar o trabalho pra só depois mandar pro monitor, e a GTX660 tem um desempenho consideravel acima da GTX560.

acho que seria viavel pra uma pessoa que tem placas diferentes mas com desempenho parecidos, como GTX560 + GTX470 .. ou uma GTX570 + GTX660, ai ficaria bem equilibrado, mas com certeza uma vai limitar outra ainda, BEM POUCO, mas vai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leve em consideração que SLI/CROSSFIRE trabalha com a velocidade da placa mais fraca, que limita a potência da placa mais forte. Por isso não é válida a hipótese de fazer SLI com placas diferentes além de claro esses problemas que você citou.

É verdade, ele provavelmente limita pela mais baixa! Agora de não ser válido?Porque? Claro que não são todas situações! Mais um combo gtx580 + gtx560 já seria interessante, pois sli de gtx560ti já é superior em qualquer comparação com a gtx580....Óbvio que uma individuo tendo uma gtx580 comprar uma gtx560 seria questionavel... Mais essa possibilidade é interessante para quem adquiri uma placa nova, e pode aproveitar a "velha".

Vejamos outra situação que aparentemente não seria interesante. GTX560TI + GTX460. Bom o sli da gtx460 é superior em todos testes comparado com a gtx560ti, ambas são directX11...Qual seria a desvantagem?

Claro, não entra no mérito da discusão o consumo de energia .... Algo que qualquer interessado em sli deve atentar....

link do post original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, ele provavelmente limita pela mais baixa! Agora de não ser válido?Porque? Claro que não são todas situações! Mais um combo gtx580 + gtx560 já seria interessante, pois sli de gtx560ti já é superior em qualquer comparação com a gtx580....Óbvio que uma individuo tendo uma gtx580 comprar uma gtx560 seria questionavel... Mais essa possibilidade é interessante para quem adquiri uma placa nova, e pode aproveitar a "velha".

Vejamos outra situação que aparentemente não seria interesante. GTX560TI + GTX460. Bom o sli da gtx460 é superior em todos testes comparado com a gtx560ti, ambas são directX11...Qual seria a desvantagem?

Claro, não entra no mérito da discusão o consumo de energia .... Algo que qualquer interessado em sli deve atentar....

link do post original

acho que seria bem mas interessante vender a placa velha, e com um dinheiro a mais comprar a 2º placa identica a sua nova pra fazer o SLI, a curto prazo até seria interessante usar esse driver modificado.. mas a longo prazo não acho que seria vantajoso, até porque suponhamos que voce tenha uma GTX460 e compre uma GTX580 e use o driver mod pra fazer o SLI... você vai ter pago uma GTX580 pra usar 60-70% dela (limitado pela GTX460) :huh: pra que isso .-. ???

também seria útil com placas de video diferentes, mas com desempenhos semelhantes.. como uma GTX470 + uma GTX560, mas também não vejo o porque que o cara iria comprar uma placa de video nova que tenha o mesmo desempenho que a sua atual, não seria mais fácil comprar outra igual pra fazer o SLI ou partir pra uma bem mais potente logo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, ele provavelmente limita pela mais baixa! Agora de não ser válido?Porque? Claro que não são todas situações! Mais um combo gtx580 + gtx560 já seria interessante, pois sli de gtx560ti já é superior em qualquer comparação com a gtx580....Óbvio que uma individuo tendo uma gtx580 comprar uma gtx560 seria questionavel... Mais essa possibilidade é interessante para quem adquiri uma placa nova, e pode aproveitar a "velha".

Vejamos outra situação que aparentemente não seria interesante. GTX560TI + GTX460. Bom o sli da gtx460 é superior em todos testes comparado com a gtx560ti, ambas são directX11...Qual seria a desvantagem?

Claro, não entra no mérito da discusão o consumo de energia .... Algo que qualquer interessado em sli deve atentar....

link do post original

Tudo bem em alguns casos esse SLI pode ser melhor do que uma unica placa mais forte, só que não acredito que valha a pena gastar mais para receber menos da placa mais forte. O que adianta você comprar uma GTX560Ti para completar com a sua GTX460? Não seria mais fácil vender a GTX460 e comprar uma GTX660Ti? Ou você pretende migrar pra um SLI de GTX660 + GTX560Ti no futuro? E assim por diante tendo sempre uma limitação da placa mais forte?

E sempre é possível usar a outra placa mais barata para gerar o PhisyX e ganhar um pouco de desempenho na placa mais forte em jogos que exigem o mesmo.

Outro ponto é que dependendo do jogo o SLI não é estável, o que torna a escolha de uma única placa a escolha mais apropriada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que seria bem mas interessante vender a placa velha, e com um dinheiro a mais comprar a 2º placa identica a sua nova pra fazer o SLI, a curto prazo até seria interessante usar esse driver modificado.. mas a longo prazo não acho que seria vantajoso, até porque 1°suponhamos que voce tenha uma GTX460 e compre uma GTX580 e use o driver mod pra fazer o SLI... você vai ter pago uma GTX580 pra usar 60-70% dela (limitado pela GTX460) :huh: pra que isso .-. ???

também seria útil com placas de video diferentes, mas com desempenhos semelhantes.. como uma GTX470 + uma GTX560, 2°mas também não vejo o porque que o cara iria comprar uma placa de video nova que tenha o mesmo desempenho que a sua atual, não seria mais fácil comprar outra igual pra fazer o SLI ou partir pra uma bem mais potente logo?

1° Com certeza! O exemplo que dei foi o SLI da gtx560 com a gtx 580.... SLI de GTX460 já não valeria a pena em nenhum aspecto realmente comparando com uma gtx580....

2°Não tem cabimento! Não dei este tipo de exemplo. Agora um up de uma gtx480 para uma gtx580.... mesma situação que havia colocado anteriormente. Já é um up significativo! Apesar de 2 gtx480 serem superior a gtx580 sozinha...

Agora claro que poderiamos sempre vender a antiga para comprar uma nova, ai vai da realizade de cada um. Mais nem sempre o melhor pode ser feito...$$$

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal pensa mil maneiras onde a descoberta não é útil. Mas obviante é válida em várias situações. Com certeza não foi feita pra colocar uma Gt240 trabalhando com uma gtx580.

Agora, vai ser revolucionário quando cada placa trabalhar de acordo com sua capacidade, no final de alguns anos vai ter nego com 4 vgas de gerações diferentes dentro do pc. hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal pensa mil maneiras onde a descoberta não é útil. Mas obviante é válida em várias situações. Com certeza não foi feita pra colocar uma Gt240 trabalhando com uma gtx580.

Agora, vai ser revolucionário quando cada placa trabalhar de acordo com sua capacidade, no final de alguns anos vai ter nego com 4 vgas de gerações diferentes dentro do pc. hehehe

Eu não vejo isso como uma descoberta, só que a NVIDIA não liberou o SLI com placas diferentes por causa que o SLI só é compatível com placas de CHIPSET iguais. Durante as 12 ou 15 páginas do tópico oficial do MOD, você percebe que apenas placas de chipset iguais é que trabalham sem BSOD ou que não ficam com tela preta. E para mim isso é uma explicação bem plausivel para que a NVIDIA tenha bloqueado o SLI. Isso para mim era até evidente por causa do XFIRE que funciona com placas diferentes mais com CHIPSET iguais.

Quando descobrirem como trabalhar com placas diferentes e cada uma no seu ritmo, isso sim sera uma grande descoberta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal pensa mil maneiras onde a descoberta não é útil. Mas obviante é válida em várias situações. Com certeza não foi feita pra colocar uma Gt240 trabalhando com uma gtx580.

Agora, vai ser revolucionário quando cada placa trabalhar de acordo com sua capacidade, no final de alguns anos vai ter nego com 4 vgas de gerações diferentes dentro do pc. hehehe

Com certeza! Hahahaha! É verdade, pessoal maniaco ia tar com GTX295 + GTX480 + GTX580......

Bom, talvez seja um passo inicial! Nos resta aguardar!

Agora, eu gostaria de ter em mãos 2 placas idênticas para SLI, e mais uma um modelo pouco superior! Como duas gtx460 e uma gtx470. Para verificar se isso já não acontece com esse mod. Pois ainda não foi feito! Existem muitos poucos testes. Seria bom ver o pessoal ai com placas paradas testando!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas não é de hoje isso... não tinha uma questão, também, de fazer cross/fire sli com placas AMD/Nvidia?

eu sei que era com driveres mais antigos......

ah, quanto à limitação da mais fraca/mais forte... pondo duas placas, uma gt680 e uma gt250, seria "mais ou menos" como duas gt250

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!