Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Numerador de Orçamento e Ordem de Serviços.


ARufino

Posts recomendados

Olá,

Sou novato em excel e estou tentando criar um numerador automático para ORÇAMENTOS e ORDENS DE SERVIÇO.

Se possível, gostaria que funcionasse do seguinte modo:

Eu abro a planilha Orçamento que tem também a aba Ordem de Serviços, preencho e gostaria que quando salvasse ela atribuisse um número automaticamente sequencial para o formulário de orçamento > "ORÇAMENTO Nº 0001",,,,0002,,,,0003.

Essa planilha é salva numa pasta denominada ORÇAMENTOS.

Depois, caso o orçamento seja aprovado e executado, eu abro a aba ORDEM DE SERVIÇOS que também deverá ter um número sequencial atribuido à ela, mas não será o mesmo do orçamento, pois alguns orçamentos podem não serem aprovados que será gravado em outra pasta denominada ORDENS DE SERVIÇOS.

Acredito que isso possa ser feito através de macros que poderiam ser executadas ao salvar as planilhas, porém, como controlar que esses números uma vez atribuidos permaneçam os mesmos caso seja feita alguma outra alteração na planilha e novamente salva ? Seria necessário ter um botão confirmar ou há outra solução.

Grato a quem puder ajudar.

Amadeu Rufino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue o link com o modelo da planilha. Está em Office 2007

http://www.sendspace.com/file/4x8v46

O problema de alterar o número do orçamento ou da ordem de serviço ao gravar vária vezes poderia ser resolvido com um marcador tipo "0" e "1" colocado em alguma célula oculta. Ai se o marcador estivesse com o status "0" ele faria a alteração do número ao gravar e caso esteja com estatus "1", significaria que já foi atribuido um número para este orçamento e não seria mais alterado.

Espero que de para entender.

Amadeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se ajuda.

funcionamento - A cada comando manual para salvar o arquivo será perguntado se deseja incrementar o número de cada planilha.

Instale o código abaixo no móduo de 'EstaPasta_de_trabalho', assim:

1. copie o código daqui

2. a partir de qualquer planilha do arquivo tecle 'Alt+F11'

3. no lado esquerdo da tela duplo clique em 'EstaPasta_de_trabalho'

4. cole o código na janela em branco que vai se abrir

5. feito! 'Alt+Q' para retornar para a planilha

6. para testar clique no ícone para salvar (disquete na barra de ferramentas) ou no menu Arquivo >> Salvar ou Salvar como

Private Sub Workbook_BeforeSave(ByVal SaveAsUI As Boolean, Cancel As Boolean)

If MsgBox("deseja incrementar o número do ORÇAMENTO?", _
vbQuestion + vbYesNo, "ORÇAMENTO") = vbYes Then
With Sheets("Orçamento")
.Range("V7").Value = .Range("V7").Value + 1
End With
End If

If MsgBox("deseja incrementar o número da ORDEM DE SERVIÇO?", _
vbQuestion + vbYesNo, "ORDEM DE SERVIÇO") = vbYes Then
With Sheets("Ordem de Serviço")
.Range("V7").Value = .Range("V7").Value + 1
End With
End If

End Sub

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osvaldo, muito obrigado.

A principio funcionou, mas acho que devido ao modo como eu utilizo acabou não dando certo.

Eu mantenho a planilha com nome de "ORÇAMENTO" na pasta "EXCEL" e após preenche-la eu renomeio com "SALVAR COMO" em outra pasta com nome "ORÇAMENTOS".

Desse modo, quando abro novamente a planilha "orçamento", o número continua o antigo.

Vou ver outra solução de uso e posto aqui depois.

Mas muito obrigado pela resposta.

Abraço;

Amadeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amadeu.

Experimente estas 2 opções:

1. Em lugar de incrementar o número ao salvar, incrementar ao abrir o arquivo. Para isso apenas substitua o título do código de

Private Sub Workbook_BeforeClose(Cancel As Boolean)

para

Private Sub Workbook_Open()

2. Continuar com a possibildade de incrementar ao salvar e introduzir também a possibilidade de incrementar ao abrir. Para isso mantenha o código atual, faça uma cópia dele e cole logo abaixo e substitua o título do segundo código (o que foi colado) conforme o item 1 acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus conhecimentos de macro e VBA são praticamente nulos e não estou conseguindo.

Recebi ajuda de outra pessoa e ficou mais próximo do que eu queria, mas tive de desistir de numerar o ORÇAMENTO. Ficou o numerador só para a ORDEM DE SERVIÇO e nos testes deram certo, mas quando tentei utilizar na planilha em outro diretório não deu certo. Provavelmente devido ao "caminho" da instrução.

Estou pondo as planilhas aqui, se quiserem analisar.

http://www.sendspace.com/file/fe15ze

Obrigado ao Osvaldo pela força.

Amadeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!