Ir ao conteúdo

Resistor das caixas

daviddatal

Posts recomendados

Postado

Pode prejudicar as caixas se tirar os 2 resistores?

Eu tirei aqui mas não notei muita diferença, talvez porque são resistores de baixo valor (4.7 R)...

• Coordenador
Postado

Esses resistores estão lá para proteger as saidas caso algum curto-circuito ocorra nas caixas ou por acidente, uma ligação errada.

Postado
Esses resistores estão lá para proteger as saidas caso algum curto-circuito ocorra nas caixas ou por acidente, uma ligação errada.

Mas pelo circuito que mostrei acima entendi que quando estão sendo usadas somente 2 caixas (frontal) existe uma via livre de resistências, agora quando se usa a chave para usar 4 caixas (frontal e atras) a trilha sem resistência para as caixas frontais é aberta e então são usados aqueles dois resistores. Penso que isso quer dizer que usndo somente 2 caixas não precisa das resitências, ou estou errado?

• Coordenador
Postado

Não consegui entender o funcionamento das chaves, mas se é como você esta falando, os resistores podem ser um "casador" de impedância para a saida do amplificador, quando acoplada 4 caixas, a impedância cairia abaixo do suportado pela amplificador, então os resistores entram fazendo seu papel....

Postado

BCPetronzio está certo. Esses resistores existem apenas para dar fazer um casamento de impedâncias quando se usam 4 altofalantes. Aí vem a pergunta... Como isso funciona?

Vejamos então... Analisemos em primeiro lugar a situação quando as chaves estão no modo estéreo... Nesse modo, os resistores de 4,7 ohms ficam foram de ação pois estão curto-circuitados pela chave de modo. Os sinais de saída dos 2 canais vão para os respectivos altofalantes e fim de papo.

Muito bem. E quando aciona-se a chave para o outro modo? Aí eu pergunto... Viram o que está escrito no modo? Eu respondo: Q' Plex

E que raios é Q'Plex ?

Antes de explicar o que é isso, percebam que os altofalantes ligados a esse tipo de saída não são ligados da maneira costumeira. Eles estão ligados em série de uma forma que poucos conhecem. Notem que o vivo do sinal é ligado ao "+" dos alto falantes. O retorno dos alto falantes são ligados juntos e ligados ao retorno dos sinais esquerdo e direito através de um resistor que vai ao terra ou retorno dos sinais. E o que acontece quando eles são ligados assim? Ora... Esse 2 altofalantes não trabalharão com sinal esquerdo e direito e sim com a soma dos canais. Consequentemente, será uma simulação de canal central que é a soma de canais feito pelos dois alto falantes traseiros. E por que as 2 resistências? Elas existem para fazer um casamento de impedância quebra-galho. Os dois altofalantes traseiros quando somados perfazem um total de 16 ohms mas eles estão ligados a uma resistencia comum que vai ao terra ou ground do amplificador. Esse resistor que é comum a esses dois alto falantes trabalha com cada canal em particular e parece ser do mesmo valor: 4,7 ohms. Eu disse, parece... Já que seu valor foi coberto pelo circulo vermelho. Esse resistor trabalha comum aos dois alto-falantes traseiros e com cada alto-falante de canal. Há uma perda no sinal já que uma parte vai para os resistores e será transformada em calor mas pelo menos os alto-falantes ficam protegidos.

É uma forma de se ter um canal central simulado com as saídas de sinal do amplificador sem grandes custos. Aliás, o custo é de somente 3 resistores. E para ficar pomposo, apelidaram esse modo de Q' Plex. Por que? Ora. Aí tem que perguntar para quem batizou com esse nome.

Quer ver uma coisa curiosa? Se retirar o resistor e ligar os 2 alto-falantes traseiros sem esse resistor,e não se terá a soma e sim a diferença dos canais. Qualquer trilha sonora que tocar e tudo que estiver no centro da gravação não se escutará pois será cancelado.

Em suma... Esse tal de Q'Plex não é canal esquerdo e nem direito mas sim 2 altofantes traseiros ligados como se fossem um(1) só, simulando um canal central ou soma de canais.

Se não quiser usar isso, basta apenas usar os canais normais sem esses dois resistores de 4,7 ohms 5 watts e claro, o que está ligado ao terra que liga os dois alto-falantes traseiros.

.

.

.

Só para lembrar...

Pinos 78 e 79 são as saídas dos canais esquerdo e direito. Pino 82 é o retorno e está ligado ao terra (GND) A linha pontilhada no esquema refere-se ao GND ou terra mas quem tá acostumado a ler esquemas, pode achar que essas saídas são blindadas e isso não vem ao caso já que se trata de saída de sinal já amplificado. Não entendi o motivo. Talvez o desenhista do esquema tenha se equivocado ou quis ser enfático. De qualquer forma, saida amplificada não se usa a informação de cabo blindado. Se existir, tem que haver explicação no esquema como notas de observação.

Postado

Eu guardei o 3º resistor que está ligado ao GND das caixas traseiras, ele é de 10 ohms.

Agora eu notei uma pequena diferença quando tirei os 2 resistores de 4.7 ohms, os agudos foram intensificados.

• mês depois...
Postado

Bom, estou satisfeito do jeito que está agora, ainda mais porque adquiri uma interface de audio e o som ficou ótimo.

Quando eu for ligar mais 1 par de caixas eu soldo novamente os resistores que tirei do circuito.

Valeu.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...