Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic recebendo sinais em pinos errados!


Cartola43

Posts recomendados

Galera, estava vendo na net uns esquemas de placa zif universal, daquelas que usam em gravadores de pic, e percebi que elas (para aumentar a gama de microcontroladores suportados) tem trilhas em vários pinos de um soquete (zif, barra de pinos torneado, etc)... Porém ao olhar o datasheet de alguns pic de pinagens diferentes percebi que ao se colocar um pic em um desses soquetes, várias tensões/sinais (vpp, vdd, data, clock) vão para pinos não correspondentes, aí vem a dúvida: Essas tensões/sinais em pinos errados não podem vir a prejudicar o pic durante a gravação?

Para vocês entenderem melhor o que estou falando, olhem para este esquema (http://www.py2bbs.qsl.br/projetos/pickit2/pickit2_zif_sch.pdf), dá de perceber que o soquete foi projetado para receber pic's de várias pinagens e que ele recebe tensões/sinais em vários pinos...

Outra dúvida menor que tenho: alguem pode me explicar a função desses resistores pull-down e onde se devem colocá-los?

Agradeço desde Já !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, que "circuito" confuso :confused:

Se isso é para ICSP, ignore tudo aí. Alimente o PIC e conecte apenas o VPP no MCLR, o PGD e o PGC. É tudo o que precisa para gravar o PIC. É aconselhável (mas dispensável) o uso de resistores pull down nas linhas PGD e PGC.

PS: Se este circuito for referente ao zif que vem com o PICKit2 da Microchip, ele tem um switch que comuta as ligações para pics de maior e menor pinagem, a fim de ajustar corretamente os sinais e tensões em seus respectivos pinos correspondentes. O único problema que tive, foi quando tentei gravar um DSPIC com esse conector. O pinout deste microcontrolador é absurdamente diferente de qualquer outra família 1xF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, no caso os resistores pull down ficariam especificadamente onde? Na saída do sinal data e clock, 1 para cada? E de que valor estamos falando? Se puder colocar um esquema legal de uma placa zif seria bem melhor, por que estou quebrando cabeça para fazer uma "universal" e até agora não saiu nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, amigo. Estas vias (Data e Clock) devem ir DIRETAMENTE ao PIC e também serem conduzidas à terra com resistores (como já disse, é opcional). Esse é o conceito de resistores pull-down.

A fim de definir o nível lógico, quando não há corrente circulando a partir da programação (por exemplo, quando se envia um bit 0 na gravação), o sinal fica neutro e o mesmo pode não ser entendido como nível lógico zero e a gravação, corrompida. Por isso, quando um resistor pull-down está presente, o pino é forçado à terra e, consequentemente um nível lógico zero é entendido. Fiz um esquema para você entender melhor o funcionamento do ICSP:

post-525263-13884964662983_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, por exemplo nesse circuito que você me deu, vamos supor que tivesse um sinal vcc num pino qualquer, 22 por exemplo, iria danificar o pic?

Galera, desenhei minha dúvida para ficar mais fácil para vocês entenderem, no caso a pci estará contendo somente esse soquete zif ai do meio da foto, estão vendo vários sinais conectados aos pinos do soquete, fiz isso para poder suportar a maioria dos pic's de diversas pinagens, aí queria saber se por exemplo: se eu colocar um pic de 20 pinos nesse zif ai, os outros sinais que não serão usados na programação desse pic poderão vir a danificá-lo?

post-741951-13884964665461_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!