Ir ao conteúdo

Fonte chaveada para carregar bateria

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho uma bateria de 7,2V, e gostaria de saber se uma fonta chaveada de 9Vcc, da marca HAYONIK carrega a mesma.

Fonte chaveadas servem para carregar baterias ?

Muito obrigado

• Membro VIP
Postado

Não tem nenhum problema, desde que a fonte possa oferecer corrente suficiente para tal (isso depende da capacidade da bateria. Geralmente se carrega uma bateria com uma corrente igual a 10% de sua capacidade) Cuide para que exista essa limitação, que pode ser conseguida com resistores em série, e cuide para que a bateria não aqueça demais.. Baterias podem explodir e abrir fogo se aquecidas ao extremo, na hora de carregá-las..

De qualquer modo, carregando-a com uma corrente de 10% de sua capacidade, não se deve deixar mais de 12 Horas em carga..

Os carregadores específicos para baterias tem CI's internamente que controlam esses parâmetros..

Postado

Olá,

Muito obrigado pela informação.

Uma pergunta!

Como minha fonte chaveada é de 9Vcc, e minha bateria é 7,2V 600mA.

Com isso, eu poderia colocar uma fonte chaveada de 1A ?

Se eu colocar esta fonte, eu devo colocar algum resistor para limitar a corrente ?

Att.

obrigado

Postado

Muito obrigado por sua grande ajuda.

Vou colocar o resistor em série com a bateria e testar.

att.

obrigado

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!