Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida quanto a possível problema no hd


leomuricy

Posts recomendados

Oi gente, boa noite.

Há uns 2 meses tem ocorrido um problema um pouco irritante aqui no meu pc.

Eu estava com o windows 7 instalado e estava com um problema de travamento total do pc por 1 ou 2 minutos depois tudo voltava ao normal.

Pensei que tratava-se de um vírus ou malware.

Recentemente formatei todo o pc e instalei a versão completa do Windows 8 professional (todos os dois sistemas originais, pois os recebo gratuitamente pelo contrato da universidade com a Microsoft).

Acontece que o problema permanece, simplesmente o pc normalmente está super rápido, porém as vezes do nada trava, inclusive o problema ocorre com qualquer que seja a aplicação rodando, as vezes até com apenas o explorador de arquivos.

Interessante é que tenho programas e jogos pesados no pc como Matlab, Assassins Creed 3, Call of Duty Modern Warfare 3, etc e todos rodam bem, a não ser quando este problema ocorre.

Importante também dizer que, passados 1 ou 2 minutos, o pc simplesmente volta ao normal como se nada tivesse acontecido.

Para tentar entender mais sobre o problema, usei o gerenciador de tarefas melhorado do Windows 8 e fui monitorando-o até que acontecesse o problema. Foi quando identifiquei que todas as vezes que o mesmo ocorre, o uso do HD vai a 100%, com quase tudo sendo utilizado pelo sistema. Pude verificar isto porque muitas vezes quando ocorre os programas ficam travados mas o mouse ainda funciona e ainda é possível clicar no gerenciador de tarefas (contanto que o mesmo já esteja aberto porque ao tentar abrir ele não abre até que o pc volte ao normal).

Abaixo está uma screenshot com o problema acontecendo:

2m31qah.png

Segue agora uma screenshot 2 minutos após isto, com o pc já normal:

308fo77.png

Como o pc foi formatado e o problema continuou, seria isto um indício de defeito no hd? O pc tem pouco mais de 2 anos de uso.

O hd é um Western Digital Caviar Green 500gb 32mb cache.

EDIT: Esqueci de informar, há uns 5 meses um dos slots de memória ddr3 da minha placa mãe queimou, assim eu tinha ficado somente com um pente de 2gb, por isso recentemente (depois de começar o problema) eu o troquei por um pente de 4gb da Patriot e o problema permaneceu, então acredito que não seja problema de memória ram.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Procure um programa para extrair as informações SMART do seu HD....

Oi amigo, desculpe a demora pois estava em viagem.

Utilizei o SpeedFan para verificar o smart.

Realizei um Extended Test e Status foi de Read Failure

Segue uma screenshot com o resultado do teste, mostrando dois valores considerados pelo programa como erros:

2poxrq1.png

Isto significa problema no hardware mesmo? Terei que substituí-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!