Ir ao conteúdo

Rio McCloud

Moderador
  • Posts

    2.884
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Rio McCloud postou

  1. @O Frisoni Boa noite! Qual a versão do Windows atualmente instalada? Esse erro se dá provavelmente porque foi instalado algum driver com assinatura digital inválida e, como o Windows proíbe por padrão que drivers não assinados sejam executados, ele previne que você continue. Você instalou algum driver recentemente? Usa algum programa atualizador de drivers? Instalou algum outro programa ou fez alguma alteração no sistema recentemente?
  2. @C.R.E.A.M. Fuja desses plug-ins de banco, é sempre a mesma coisa: agem como malware. Acesse seu banco numa máquina virtual, ou pelo celular.
  3. @C.R.E.A.M. Se precisar acessar o website do seu banco no computador e não quiser manter essa praga instalada, crie uma máquina virtual com Windows ou Linux e acesse o banco por lá. Dessa forma, esse programa será executado em ambiente isolado e somente quando você desejar - desligando a VM, ele não é executado.
  4. @ruandiablo Boa noite! Isso se dá através de vulnerabilidades de segurança. Invasores, tendo conhecimento de uma vulnerabilidade, desenvolvem arquivos que contém código feito para explorar tais vulnerabilidades e assim infectar o sistema da vítima. Por isso é importante manter os programas atualizados, com as correções de segurança mais recentes. Não é tão comum ser infectado através de exploração de vulnerabilidades de segurança, se você mantém seus programas atualizados. No entanto, os antivírus modernos possuem módulos anti-exploit capazes de detectar e neutralizar ataques desconhecidos pelos dados de inteligência de ameaças. Macros, existentes em arquivos do Microsoft 365 (Word, Excel, PowerPoint...) são pequenos scripts de código utilizados para a automação de certas tarefas, mas também podem ser usados para fins maliciosos. Hoje em dia, por padrão, macros são bloqueados e você precisa manualmente dar permissão para executá-los. Você só deve executar macros de arquivos do Microsoft 365 se realmente confia no remetente do arquivo. Segurança digital requer uma série de "camadas": da parte do usuário, manter o sistema e programas atualizados, usar uma boa solução de segurança (antivírus) e ter boas práticas de segurança na internet são exemplos. Como você mesmo disse, não existe nenhuma solução de segurança 100% inviolável, então não é porque seu antivírus disse que um arquivo é seguro que ele de fato é seguro. Se você tem receio de se infectar baixando arquivos, mantenha seus programas atualizados e baixe somente de fontes que você confia.
  5. @Álvaro Dínamo Eu uso Debian e já tive um problema similar com o touchpad do meu notebook, mas só acontecia com o touchpad - mouses USB não tinham o mesmo comportamento. Mais tarde reparei que não era sempre que acontecia, parecia aleatório. Até eu perceber que só acontecia na faculdade, e quando eu conectava o notebook em tomadas específicas - ou seja, tomada com problema no aterramento.
  6. @Kitsui É possível que ele tenha se replicado sim para seus outros discos. A única maneira de descobrir é fazendo múltiplas varreduras de segunda opinião com ferramentas de empresas diferentes, começando pelo KVRT, da Kaspersky, que o amigo @FoxBlack mencionou.
  7. @genoma021 Sei que especificou que não tem limite de orçamento pra configuração, mas pode informar um teto? Isso torna mais fácil sugerir configurações adequadas pra suas necessidades, e ajuda outros usuários com dúvidas parecidas que depararem nesse tópico.
  8. @ghoul464 Como o amigo @GabrielLV disse, são conteúdos maliciosos embarcados nas páginas web que você estava acessando que o Kaspersky prontamente detectou e neutralizou. Nenhuma ação é necessária, a não ser que ele pergunte diretamente.
  9. @Batata Defumada É erro de tradução. Veja uma captura de tela do serviço no Windows em inglês:
  10. @Gabriel U Boa noite! Esse serviço, como a descrição dele informa, é responsável por gerenciar as licenças digitais do sistema operacional e aplicativos da Microsoft. Desativá-lo fará com que o sistema não consiga gerenciar tais recursos corretamente, podendo desativar programas anteriormente ativados, como por exemplo o próprio Windows.
  11. @marcos Cieri Pra instalar um sistema operacional qualquer, como Linux, basta dar boot no instalador da distribuição desejada e direcionar o sistema para este disco. Por o HD não estar saudável, você pode ter dificuldades para inicializá-lo e ele pode até mesmo corromper. Talvez seja mais interessante você criar máquinas virtuais para esse fim.
  12. @rodrigoofera Como os amigos mencionaram anteriormente, parece ser sinal que o disco está falhando. Siga os passos deste artigo para verificar a saúde do seu disco:
  13. @marcos Cieri Tem certeza de que o HD está saudável? Os comportamentos que você descreve me levam a crer que ele possa estar falhando. Teste seu disco rígido seguindo os passos deste artigo:
  14. @thiago.jj Boa noite! Para aumentar suas chances de resposta e manter o Fórum organizado, seu tópico foi dividido em dois. Conto com sua compreensão! =) De certa forma, é menos seguro. Em um exemplo, onde o usuário faz login em múltiplos serviços com uma conta Google, se esta for invadida, todas as outras estarão suscetíveis a serem comprometidas. No entanto, de nada adianta ter contas "comuns" se você repete as senhas em todas elas. Como o amigo @Mascote01 disse, não há senhas diferentes para cada site, todos os sites usam a autenticação daquele login único que você configurou - nesse exemplo, a conta Google. Trocar a senha da conta Google automaticamente faz com que todos os outros sites usem esses mesmos novos dados de login.
  15. @thiago.jj Boa noite! Para aumentar suas chances de resposta e manter o Fórum organizado, seu tópico foi dividido em dois. Conto com sua compreensão! =) Sim, a autenticação em dois fatores/multifator/2FA é segura e extremamente importante para impedir que contas sejam invadidas. Esses casos que você menciona provavelmente se deram porque as vítimas foram infectadas por algum malware que rouba cookies do navegador de internet, ou mesmo dos aplicativos (se for o caso de um celular), assim eliminando a necessidade de dados de usuário, senha e/ou código 2FA. A segurança digital funciona como uma corrente: todos os seus elos devem estar íntegros para que tudo corra bem. De nada adianta ter habilitado autenticação em dois fatores se você tem péssimos hábitos de navegação, regularmente sendo infectado por malware das mais variadas fontes - ao mesmo tempo que nada adianta você ter bons hábitos de navegação mas ter suas contas com senhas fracas, repetidas e sem passos extras de autenticação.
  16. @Fenriro Caro usuário, Seja bem-vindo ao Clube do Hardware! De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações. Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo. Informar também o sistema operacional e a sua versão. Atenciosamente, Equipe Clube do Hardware
  17. @ghoul464 Provavelmente eram arquivos sendo utilizados por algum programa (neste caso, o Brave) que o Kaspersky não pôde acessar. Se você fechar todos os programas abertos e rodar a verificação novamente, verá que ele não dará os mesmos erros.
  18. @Love Lab Tentou executar o Process Explorer como Administrador? Se você desconfia estar infectado com malware, a forma mais eficiente é usando múltiplos escaneadores de segunda opinião.
  19. @ghoul464 Boa tarde! Você usa o Discord? Esse aplicativo cria uma entrada de inicialização exatamente igual a essa, ao invés de uma entrada sã com o nome e ícone do aplicativo. Se mesmo assim quiser remover, use o programa Autoruns, parte da suíte de aplicativos Sysinternals, da própria Microsoft.
  20. @Fang Boa noite! Fico feliz que tenha resolvido o problema. Eu geralmente passo bem longe desses scanners de impressora do próprio fabricante, são pura dor de cabeça. Se suas necessidades são simples, o scanner da própria Microsoft disponível na loja é suficiente - caso precise de recursos mais avançados como escaneamento em lote, recorte, reordenação e endireitamento de páginas, recomendo o NAPS2, que é gratuito, código aberto e multiplataforma.
  21. @ghoul464 Não são malware, mas não vão ajudar em nada. No entanto, já precisei usar o Firemin em um caso: nos computadores do laboratório de informática da escola onde estagio, em alguns deles o Firefox estava com um vazamento de memória que fazia ele congelar o sistema todo após algum tempo. São computadores antigos, com Celerons e Pentiums de meados de 2010, com 2 a 4 GB de memória. Nessas máquinas, eu instalei o Firemin e limitei o uso de memória do navegador dentro das especificações da máquina, o que resolveu o problema de forma paliativa. Ainda não consegui descobrir a causa daquele vazamento de memória.
  22. @Adamastor Abrolio Silve Sim. Eu só citei alguns para exemplo. A lista é extensa, a maioria das soluções de segurança tem programas do tipo: Avast/AVG (pra criar a mídia requer o antivírus deles instalado), Avira, Emsisoft, ESET, Kaspersky, Malwarebytes, McAfee, Norton, Panda, Trend Micro...
  23. @renanziin Você já fez uma reinstalação limpa do sistema operacional, que é a forma mais rápida de remover malware local. É possível voltar a ser infectado se você reinstalar software infectado, ou através de vulnerabilidades na rede (como um roteador infectado). A melhor forma de fazer uma "varredura completa" na máquina é usando múltiplos "escaneadores de segunda opinião" de empresas de segurança cibernética - programas portáteis que verificam os discos e memória em busca de ameaças. Nenhuma solução é perfeita, por isso o ideal é fazer várias varreduras de motores diferentes. Isso toma um tempo razoável, no entanto. Exemplos incluem Emsisoft Emergency Kit (motor Bitdefender), ESET Online Scanner, Kaspersky Virus Removal Tool (KVRT), Panda Cloud Cleaner, e o próprio Malwarebytes.
  24. @Slowwly009 Boa tarde! Qual a marca e modelo da fonte?
  25. @ghoul464 Essa seção exibe exceções do módulo anti-exploit que o Microsoft Defender automaticamente ajusta para que os aplicativos possam funcionar corretamente. Não há nada com o que se preocupar - de fato seria preocupante se houvesse algum programa desconhecido nas exceções do aplicativo, mas como você usa o Kaspersky, não há nada para procurar ali.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!