Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

KairanD

Coordenador
  • Posts

    15.708
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que KairanD postou

  1. @Matheuspc1995 Se estiver normal, não há porque formatar também.
  2. @Matheuspc1995 Existe um número praticamente infindável de razões para um congelamento ocorrer. Se isso ocorreu apenas uma vez, não há porque se preocupar ou ficar realizando testes. Instabilidades ocasionais fazem parte da computação. Até mesmo uma pequena atualização do sistema operacional poderia causar esse tipo de efeito. Fique tranquilo, amigo. Apenas aproveite o seu computador. Se isso voltar a ocorrer mais vezes, aí sim cabe investigar.
  3. @Matheuspc1995 Não tem necessidade de trocar a fonte. Ela suporta com tranquilidade essa configuração. Se isso foi apenas um evento isolado, não há porque se preocupar ou achar que há algo de errado na máquina. Continue usando seu computador normalmente e apenas verifique se acontece alguma outra vez. Não deixe benchmarks como o Heaven rodando sem razão por muito tempo também, isso é muito agressivo para a máquina.
  4. @Acesar96 Teste da fonte: Foi aprovada. Suporta sim placas de vídeo de baixo consumo.
  5. Recomendo acionar a garantia, é seu direito como consumidor. Muito provavelmente essa unidade veio com defeito. Mesmo que não queira usar novamente o mesmo modelo, você pode vender. Pode tentar reaver o dinheiro diretamente também.
  6. @Vitoria Gabriela A RTX 4060Ti é uma placa de baixo consumo (e, se me permite dizer, baixo custo-benefício também). Não vai estressar a CV 650. Eu não me preocuparia. Contudo, se for pegar placa superior, a ideia de trocar a fonte acaba sendo mais questão de coerência, ainda mais ao considerar a idade dela.
  7. A temperatura de 70ºC é baixa para a GPU. Começa a ficar desconfortável apenas nos 80ºC, e preocupante nos 85ºC. Quanto ao hot-spot, é normal alcançar 90ºC ou um pouco mais. O legal é ficar abaixo dos 100ºC. Não vejo muito sentido em alterar a curva de fans: Se as temperaturas estiverem dentro do esperado, alterá-la pode surtir o efeito inverso: reduzir a vida útil dos fans e da placa de vídeo. Se não estiverem dentro do esperado, resolva o problema do gabinete ao invés de fazer gambiarras. Garantia é o principal fator. É ideal que sejam pelo menos 3 anos, e com suporte no Brasil: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/. Outro ponto é a construção: é bom evitar placas single fan ou visivelmente mal construídas. Cumprindo esses critérios, o preço acaba sendo o fator decisivo. De qualquer forma, sua pesquisa não faz sentido. A Black Friday é em novembro. Até lá o mercado inteiro já mudou. Só faz sentido começar a pesquisar algumas semanas antes. No mais, se a plataforma AM4 ainda existir ou fizer sentido comprar na época, não pegue placa-mãe A520. Pegue uma B550, que suporta PCI-Express 4.0, assim como o Ryzen 5 5600 suporta. Para essas placas de vídeo de 128 bits, isso pode fazer bastante diferença em alguns jogos. Placas-mãe A520 - assim como algumas B550 de entrada - devem ser evitadas. Não são resistentes e, no caso das A520, há limitações de recursos.
  8. @Joao Pedro Unger Seja bem-vindo ao Clube do Hardware! Vale. Considere placas tier C para cima, focando em tier A e tier S: https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/ Pessoalmente, prefiro a MSI B550 Gaming Plus, que está em promoção. Mas a ASUS também é muito boa.
  9. @O Fabio Por acaso você tem chuveiro eletrônico (não confundir com chuveiro elétrico) em casa? Ou mora em um prédio com vizinhos que tenham chuveiro eletrônico? Se sim, esse barulho pode ser o resultado de harmônicos na rede elétrica... Para checar, basta verificar se o barulho ocorre assim que o chuveiro é ligado. Se for o caso, isso é desagradável, mas não causa danos. Recomendo a aquisição de um filtro de linha de qualidade (os da Clamper são bons). Assim, o ruído será transferido para o filtro.
  10. @Middoken A CV 550 não é uma fonte interessante e não deve ser adquirida. Contudo, se você já tem, pode sim usá-la com a RTX 4060, que é uma placa de vídeo de baixo consumo. Não considere a classificação do tier list ao "pé da letra". Serve como orientação e nada mais que isso.
  11. @RonaldoXbox Para não misturar os assuntos, movi seu post para o tópico que você havia criado. Sim, o Smart Access Memory é a alternativa da AMD ao Resizable BAR. Inclusive, a solução da AMD é melhor. Para esclarecer: https://www.gpumag.com/smart-access-memory/ Esse recurso deve ser ativado na BIOS, mas não sei se está disponível para a sua placa-mãe (parece que sim, segundo uma das atualizações de BIOS: https://br.msi.com/Motherboard/A520M-A-PRO/support). Pessoalmente, não costumo recomendar placas A520.
  12. @superrblue A RX 7600 XT é um pouco mais rápida que a RX 6700. Você não estaria confundindo a RX 6700 com a RX 6700 XT, certo? Qual a configuração completa do computador?
  13. @Munhozera Essa fonte não é interessante e nem boa compra. Mas, se você já tiver, pode usar sim. O TecLab testou essa fonte recentemente e ela apresentou ripple alto. Contudo, foi em condições de carga elevada, enquanto sua configuração consome muito pouco. Além disso, mesmo na situação do TecLab, o ripple ainda estava consideravelmente abaixo do limite da especificação ATX.
  14. @Venturaa Bem-vindo ao Clube do Hardware. Em placas de vídeo modernas, é perfeitamente normal os fans ficarem desligados em baixa carga. Isso é feito para economizar energia, reduzir o nível de ruído e, ao mesmo tempo, ampliar a vida útil da placa (reduzindo ciclos bruscos de aquecimento e resfriamento da solda) e das próprias ventoinhas. Ou seja, isso é benéfico e você nunca deve forçar a placa a girar o fan em baixa carga. É normal a placa de vídeo ligar os fans apenas a partir de determinada temperatura, que geralmente pode variar de 50ºC a 65ºC. A sua não liga o fan durante jogos pesados? Você está monitorando a temperatura máxima pelo HW Monitor?
  15. A RTX 4060 é uma placa de entrada, assim como a RX 7600. Ser "de entrada" não significa "ter desempenho ruim". A RTX 4060 é uma placa super competente para 1080p. Mas nem de longe ela é uma placa "topzera". Placas atuais de entrada já atendem muito bem à maioria esmagadora dos jogadores, que vão focar geralmente em 1080p. As placas mais caras muitas vezes fazem sentido para resoluções mais altas, ray tracing e/ou altíssimas taxas de atualização (mesmo em jogos AAA). Veja a hierarquia em 1080p: E agora em 4K (repare como a diferença "abre", já que o gargalo deixa de ser o processador): Dá para ver grupos bem definidos. Pessoalmente, eu classificaria todas as placas entre a RX 7700 XT e a RX 7900 XT como placas intermediárias (no caso das Nvidia atuais, isso incluiria da RTX 4070 à RTX 4070Ti Super, conforme o gráfico). Acima disso temos as high-end. E tudo abaixo corresponde ao segmento de entrada (repare que placas de alto nível do passado podem ser placas intermediárias ou de entrada atualmente). Pessoalmente, prefiro recomendar a RX 7600 no lugar da RTX 4060. O desempenho é quase o mesmo, mas a RX 7600 geralmente pode ser encontrada por valores consideravelmente mais baixos (placas como a RTX 4060 single fan da Galax eu nem considero como opção de compra). Com o FSR3, também não vejo o DLSS3 como grande diferencial. E ray tracing nesse nível de desempenho a gente nem considera... Mesmo lá fora os preços estão absurdos (embora no Brasil as coisas sejam realmente piores). As fabricantes elevaram bastante o preço do hardware nos últimos anos, enquanto os ganhos geracionais no segmento de entrada são cada vez menores. O Resizable BAR permite alterar o tamanho do BAR (o tamanho da VRAM da placa de vídeo que o processador consegue acessar). Por padrão corresponde a 256 MB, mas com o Resizable BAR ativado isso é variável e pode ser bem maior, o que melhora a comunicação entre os componentes e pode resultar em ganhos de desempenho. E é aí que mora a "incoerência" das placas de entrada: boa parte delas têm bus de 128 bits ou menos. Daí podem surgir gargalos, que o Resizable BAR e o PCI-E 4.0 reduzem. A "incoerência" mora no fato desses recursos não estarem disponíveis para grande parte das placas-mãe e processadores de entrada, que são justamente os kits onde essas placas tendem a ser colocadas. Como demonstrado no vídeo do Peperaio, não é o fim do mundo, mas não ter esses recursos gera impactos (que podem ser bem grandes, a depender do jogo). A RTX 3060 (em qualquer versão) é consideravelmente mais rápida que a GTX 1080, além de ter melhor eficiência energética e mais recursos.
  16. @Francisco Luan Mesmo caso da RX 7600. O que impacta mais é o Resizable Bar (e creio que sua placa-mãe não tem o recurso): Por sinal, não vejo sentido em trocar o processador para usar com uma placa de vídeo de entrada como a RTX 4060. O Ryzen 5 4600G já rende bem, e você continuaria com as limitações da placa-mãe caso trocasse o processador.
  17. O Technical City é como o CPU Boss. Só serve para atrapalhar e confundir...
  18. Suportaria mesmo placas bem superiores à RTX 4060Ti. Pode manter a fonte com tranquilidade.
  19. Ninguém deveria comprar fonte de regulação em grupo nessa altura do campeonato mesmo. Tanto que mencionei isso no meu post. Contudo, "não comprar" é diferente de "não suportar caso já tenha". Configurações como a do autor do tópico não vão forçar o controle de uma fonte de regulação em grupo a ponto de ocorrer situação crítica de crossload. É claro que deve ser considerada a qualidade da fonte como um todo. Uma coisa é, por exemplo, uma Pichau Nidus, e outra completamente diferente é uma Aerocool KCAS. Naturalmente que eu não confio em fontes como a KCAS, que são conhecidamente problemáticas.
  20. Apenas para esclarecer um ponto: qualquer fonte de regulação em grupo de boa qualidade com 500W já suportaria essa configuração, incluindo a RX 580, sem qualquer problema. E, inclusive, essas fontes podem operar com níveis de ripple e temperatura bem baixos em carga, a depender do projeto. Apesar de não ser recomendável comprar fontes de regulação em grupo atualmente, elas funcionam da mesma forma que sempre funcionaram. Não existiria razão de desequilíbrio suficiente para causar problemas com essa configuração... A Aerocool KCAS não é ruim por ter regulação em grupo. A KCAS é ruim por ser ruim. É uma fonte conhecida por ter desempenho pobre, causar problemas e/ou pipocar. A análise do Teclab mostra isso. No caso do colega, pode ser a causa do problema ou não. Só testando com outra fonte para saber...
  21. @Diego Mendes Rodrigues Olá! Sim, funcionará normalmente. Aqui em casa tenho uma segunda máquina com Ryzen 3 2200G e Windows 11 rodando sem qualquer problema.
  22. Pessoal, outro ponto importante a destacar: muitos de vocês parecem estar usando navegadores com adblock integrado, como Vivaldi, Opera e outros. Pode ser também que tenham adblocks instalados em navegadores tradicionais, como o Edge, o Firefox e o Chrome. Caso estejam com algum adbllock habilitado, por favor desabilitem - ou abram uma exceção para o Clube do Hardware - e verifiquem se ainda há problemas. É sempre importante ressaltar que o adblock tira a receita de anúncios dos sites que vocês acessam, dificultando o pagamento dos recursos que os mantêm no ar. Ou seja, se vocês gostam de sites como o nosso, não usem adblock: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/os-efeitos-do-“adblock”-no-clube-do-hardware-r36546/
  23. @pehlmsj @patrickbacchia Essa fonte suporta a máquina com uma folga gigantesca. Se já tem, pode manter tranquilamente.
  24. @TheDemonLena Depende do preço. Com 16GB você tem três opções. Eu peguei a RX 7600 XT e estou extremamente satisfeito. Mas comprei porque custou R$ 2.250,00, com R$ 200,00 de cashback. Então saiu por R$ 2.050,00. A RX 7600 XT não vale os R$ 2.350,00 ~ R$ 2.500,00 que andam pedindo nela. Os preços começaram a cair, o que é bom. Pegando em promoção por R$ 2.200,00 ou menos, vira bom negócio. Do lado da Intel, temos a A770 16GB. Os drivers ainda estão na infância, embora estejam melhorando rápido. Você precisa estudar bem os programas e jogos que vai rodar para ver se vale a pena dar um voto de confiança. A RTX 4060Ti 16GB é mais potente que as outras duas. A diferença é relativamente pequena, em comparação com a RX 7600 XT, em rasterização. Em ray tracing a diferença aumenta, mas ray tracing nem sequer é viável para placas nesse segmento de desempenho. Em resumo: a RTX 4060Ti 16GB passa longe de compensar pelo valor insano que a Nvidia cobra nela. Precisa custar R$ 2.500,00 ou menos para fazer sentido. Se você não fizer questão dos 16GB, tem a RX 6750XT, que apareceu recentemente na Kabum por R$ 2.250,00. Fica um pouquinho acima da RTX 4060Ti em rasterização e tem 12GB. Logo abaixo dos R$ 3.000,00 tem ainda a RX 7700 XT. Ela tem 12GB e atropela a RTX 4060Ti com um rolo compressor. Quanto a IA, você precisa verificar a dependência da tecnologia CUDA. Embora Intel e AMD estejam investindo em suporte, a Nvidia ainda se destaca nesse ponto, e você precisa ver se os programas que vai usar não dependem exclusivamente de placas com CUDA. Se dependerem, não há muito para onde correr. Vídeo sobre a RX 7600 XT em aplicações profissionais e de criação de conteúdo: Ela se destaca em alguns cenários.
  25. Recebi a placa na terça-feira passada. Dessa vez instalei o Debian Testing, já que tem o kernel mais atual e vai receber atualizações do GNOME bem antes do Zorin OS. Ainda é cedo para avaliar, mas está sendo a melhor experiência que já tive no Linux! Estou usando o Debian com Secure Boot e TPM habilitados - sem precisar passar por nenhum tipo de dor de cabeça -, além do Wayland estar funcionando liso. Adeus, X11! Abri jogos que tinham problemas com a GTX 1070Ti e, dessa vez, eles simplesmente funcionaram, sem precisar de nenhuma gambiarra. E, é claro, nem precisei instalar driver de vídeo, já que os drivers abertos da AMD estão incluídos no kernel. Por sinal, meu sistema também consegue suspender e retornar todas as vezes, sem perder o vídeo e precisar ser reiniciado "na marra". Uau! Sinceramente, a experiência que estou tendo com a placa AMD confere com o que dizem por aí: se você quer ter a verdadeira experiência de usar Linux como único sistema, não dá para fazer isso com hardware Nvidia... Meu único arrependimento é não ter migrado antes. Ainda irei montar um compilado de todos os infindáveis problemas que a "praga verde" me causou nos últimos 4 anos. Torço para que as coisas melhorem para o hardware da Nvidia no Linux, mas nunca mais eu compro. A GTX 1070Ti da EVGA passará seus anos seguintes em outro computador. E quem a recebeu ficou bem contente, rs. Não deve ter maiores problemas, já que usa apenas Windows e o driver da Nvidia não é problemático lá como é no Linux. Até então, só vejo três razões para um usuário de Linux ter hardware Nvidia: Deu azar. Migrou para o Linux após ter comprado o hardware e nem sabia onde estava se metendo. Depende diretamente da tecnologia CUDA para realizar algum trabalho onde é requerida e indispensável. Usa o Linux apenas como sistema secundário, para tarefas básicas, e em distros mega estáveis. A chance de sofrer, nesse cenário, é menor. Enfim, é isso. Agradeço pelas respostas, pessoal.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!