Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcospeix

Membro Pleno
  • Posts

    25
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Marcospeix

  1. @Sérgio Lembo Muito obrigado amigo! Mas sua resposta deu -17,5, não seria -17,75? Consegui entender seu raciocínio. Já consegui responder o trabalho ( se for realmente -17,75 a resposta), mas fiquei curioso sobre o EveryCircuit, não sei se você já utilizou este programa, mas só por via de curiosidade mesmo, gostaria de saber porque na simulação que fiz ele não indicou o valor correto. Mais uma vez agradeço pelo seu tempo, grande abraço!

  2. Boa noite!

    Estou realizando um trabalho de um curso de eletrônica, e me surgiu uma dúvida, segue o enunciado da questão: 
    Qual é a configuração do amplificador operacional abaixo e qual é o valor da tensão de saída
    (Vs)? (imagem anexada)


    Ao meu ver, trata-se de um amplificador somador, então utilizei a fórmula Uout = R1/R2 x (U1+U2+U3+U4) e obtive 17,75 V como resposta. Porém, para ter certeza da resposta, utilizei o EveryCircuit, um programa de simulação de circuitos, e fiz o mesmo circuito nele. o problema é que a resposta que ele me dá é 15 V, e acabei ficando em duvida sobre qual estaria correto, alguém pode ajudar?
    OBS: A primeira imagem é da questão, e a segunda é a do circuito que fiz no EC.

    Desde já agradeço!

    Questão.png

    Circuito somador.png

  3. Boa tarde! 
    Ao tentar resolver o exercício, fiquei com dúvidas de como fazer, consegui responder a primeira que é fundamental ( não sei se está correta), e usei a mesma lógica para responder as Harmônicas, pois o teorema de Nyquist afirma que a quantidade mínima de amostras que devem ser obtidas de um sinal contínuo a ser amostrado deve ser duas vezes a maior frequência deste sinal. Algum conselho?

    Usando o que você aprendeu do teorema de Nyquist, determine qual deve ser a menor frequência para fazer a amostragem de um sinal com as características abaixo:

    Fundamental: 5 KHz

    Harmônica 1: 10 KHz

    Harmônica 2: 15 KHz

    Harmônica 3: 20 KHz

     

    Respostas : 

    Fundamental: 5 KHz R – 10000 samples/seg.

    Harmônica 1: 10 KHz R – 20000 samples/seg.

    Harmônica 2: 15 KHz R – 30000 samples/seg.

    Harmônica 3: 20 KHz R – 40000 samples/seg.

  4. @MOR Realmente amigo, esse é um assunto que está além do meu conhecimento, respondendo sua dúvida, é um curso pra nível técnico sim, sou da Bahia, e faço provas presenciais em São Paulo, já fiz todas e fui aprovado, com exceção dessa disciplina de Princípios de Telecomunicações ( o engraçado é que fui aprovado em Telecomunicação Aplicada, que teoricamente é mais complicado). Fui reprovado na avaliação da disciplina, fiquei com nota 5, sendo que precisava de 6 para ser aprovado, e agora estou tentando resolver esse trabalho para somar um ponto a minha nota e conseguir a aprovação sem ter que viajar novamente para refazer a prova, pois o custo da viagem é alto. Mesmo assim, muito abrigado pelo seu tempo e disposição para me ajudar, não se preocupe, não vou reproduzir sua resposta no meu trabalho, vou buscar resolver de algum jeito, para que não apenas seja aprovado, mas que aprenda o assunto. Que Deus te abençoe!

    • Curtir 3
  5. Boa tarde!
    Pessoal, estou com dúvidas em relação a resolução da atividade, estou utilizando a fórmula do circuito RLC, porém, não chego ao resultado correto. Anexei no tópico um trecho da minha apostila onde eu entendi que antes de encontrar a frequência, eu tenho que achar primeiro o resultado de Z. Poderiam ajudar? gostaria de saber qual a fórmula correta para começar a questão. Grato!
    Obs : estou me baseando nas fórmulas desse site do Newton Braga também, segue o link : http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/2163-m127.html

    Sem título.png

    c3059fc4-98af-42e9-abb0-8cd1ceb98ec1.jpg

  6. @devair1010 A questão não cita, mas na mesma apostila trabalhamos com o Z80, então creio que a questão usa ele também... Seguindo a lógica da primeira questão, fiz o fluxograma da segunda, e se não for incomodar, gostaria de uma avaliação sua, segue anexo. Obs: fiz o fluxograma no paint, vai desculpando a bagunça, é que estou me recuperando de uma cirurgia no ombro, to fazendo tudo com uma mão só :/  Desde já agradeço!KJH.png.198b7517c4339274bc98d03f8bbab57d.png

    • Curtir 1
  7. @devair1010 Então o enunciado estaria incompleto? O fluxograma que fiz para a primeira questão parece com o primeiro que você fez, quanto a isso, acho que não tem muito mistério... Eu perguntei na sessão de atendimento ao aluno sobre isso, se precisa realmente utilizar um programa para solucionar as duas questões, vou anexar a resposta deles aqui.. Muito obrigado pelo seu tempo!5a86e3e3dd265_Semttulojihn.png.0daf53855cc282ea603159cabcec73eb.png

    adicionado 6 minutos depois

    @Benjamin Breeg Entendo cara, uma outra pessoa que estava me ajudando também relatou isso, que programar só em assembly é complicado... Mas pelo que eu entendi, é isso mesmo que o enunciado pede, para que use apenas assembly. Obrigado pela ajuda!

    • Curtir 1
  8. Boa tarde!

    Estou fazendo um exercício de um curso de eletrônica que estudo, e estou com duas dúvidas, a primeira, é se o que eu fiz na primeira questão está correto, e a segunda dúvida é como proceder na segunda questão... Se alguem puder me dar uma luz, ficarei agradecido.

     

    Segue as questões : 1 - Faça um fluxograma que some os valores 130EH e 102AH. Coloque o resultado no registrador A.

                                      2 - Faça um programa em Assembly que coloque o valor 55D no registrador AX.

     

    Resposta para a primeira questão anexada.

     

    Desde já agradeço!

     

    Sem título.png

    • Curtir 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!