Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic 16f877a não funciona rs232


neto_e_khelen

Posts recomendados

Boa noite galera. A algum tempo estudo os microcontroladores pic e em especial o 16f77a, já simulei varios programas inclusive usando comunicação serial entre o pc e o pic. Só que agora comecei a fazer os testes "reais" em protoboard, mas não consigo colocar pra funcionar a comunicação rs232. Estou usando circuito do site rogercom MaxPicPc.gif . Só que não funciona, já me deram as dicas de colocar capacitores de 100nF cerâmico entre os dois vdd e vss do pic. Eu as fiz e não adiantou. Já refiz as ligações do max232 na protoboard e nada... Hoje achei um problema aqui, que acho que tem algo errado. A pinagem do meu db-9 está diferente da pinagem das imagens que acho na net.

Meu conector:

dsc00201vw.jpg

O conecor que achei na net e o do rogercom é assim:

esquematico_caboserial.jpg

A fonte que estou usando é uma atx de pc mesmo. Já gravei um pisca led e funiona normal, só o rs232 que não está funcionando....Alguem consegue me ajudar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pinagem do meu db-9 está diferente da pinagem das imagens que acho na net.

Será que está mesmo? o Cabo é femea nas duas pontas ou é macho e femea, se for esse ultimo está certo para esse cabo! faça um tipo femea / femea e siga o cabo null-modem da rogercom.

QUanto a comunicação, veja que o baud rate de ambos os terminais deve ser o mesmo, caso contrario nada irá acontecer.

Como dica sugiro que mantenha o bit BRGH em 1 para minimizar a taxa de erro da transminssão.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilizo a linguagem C e o compilador CCS.

Eu comprei só um conector fêmea do db-9 e veio com essa numeração. A outra ponta liguei os fios direto na protoboard. Como assim seguir o cabo null-modem da rogercom?? eu usei só 3 fios para ligar a serial no pic, de acordo com a imagem acima. Não está certo? tem mais alguma coisa pra ligar??? O baud rate está em 9600 nos dois. O que serial manter o bit BRGH em 1 ??? Obrigado pela ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi CCS...putz fica difícil

Então esqueça a sugestão do bit BRGH. So o trabalho que vai dar para olhar o header e achar o endereço correspondente.

Atente - se então ao baud rate entre o PC e o PIC que devem ser iguais e mesmo padrão.

O cabo que citei é exatamente o que você esta montando.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neto eu também faço muitas coisas só na simulação, e quando vou pra prática vixi...

Quando eu fiz comunicação serial pela primeira vez (na prática), eu resolvi montar uma plaquinha, com o max 232 e conector DB9 fêmea e o cabo serial (macho fêmea), pra facilitar na hora da montagem, e deu certo, monte uma ai também, heh! Se animar, da uma olhada...

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-max-232/743810?t=743810

Apenas uma dica =D...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Padrão igual? 8N1??

Abs.

Também iguais....

Estou com dúvidas na pinagem do conector db-9. Alguem tem o número dos pinos que saem direto da placa mãe?? Pois só assim terei certeza que estão certos..Os pinos daquele meu conector cuja foto está ai em cima está certo então?? é só ligar de acordo com o esquema da rogercom??? Quero eliminar a hipótese de estar usando cabos errados para procurar outra solução...

Já ouvi muito o pessoal aqui do forum dizendo que a protoboard é uma antena pra captar ruidos, mas não sabia que era tanto!!:o Estava eu tentando descobrir o porque que minha rs232 não funciona quando resolvi fazer uma configuração pra quando eu pressionar um botão um led piscar, só pra teste de gravação, fiz:

if (!input(PIN_D2)) // caso nivel 0 no pino D2 ele piscará o led.

Só que não usei resistor de pull up, (ou pull down, não sei...) e quando fui fazer o teste, só de eu chegar com a mão perto do botão, ou dos fios da protoboard o led já pisca!! :o Será que pode ser esse "tanto" de interferências que pode ta atrapalhando minha rs232 ???

Ninguem??....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou! Só que não com o max232, e sim com uma versão alternativa, acho que meu max232 deu problema, talvez fiz alguma ligação errada e ele queimou. Agora ta beleza!! fica ai a dica pra quem ainda usa o max232 nos porjetos. Segue o link da alternativa ao ci:

interface_schematic.gif

Obrigado pelos que tentaram me ajudar!! Pode trancar o tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!