Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVIDIA Kepler - GTX 680, 6xx


Posts recomendados

  • mês depois...

Melhor previsão do clock do GK110 que eu vi, resultado: 781MHz.

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1668714&postcount=257

Achei o clock bom, com margem razoável para aumento. Porém deve ter uma razão para o clock-alvo ser baixo e a razão é o consumo, o GK110 vai ser grandão e ai já viu.

Parece que se isso se confirmar a AMD vai de novo ganhar nos Flops (basta aumentar a performance em um pouco mais de 10% em cima do W9000 para alcançar o SP, o DP já é outra história).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor previsão do clock do GK110 que eu vi, resultado: 781MHz.

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1668714&postcount=257

Achei o clock bom, com margem razoável para aumento. Porém deve ter uma razão para o clock-alvo ser baixo e a razão é o consumo, o GK110 vai ser grandão e ai já viu.

Parece que se isso se confirmar a AMD vai de novo ganhar nos Flops (basta aumentar a performance em um pouco mais de 10% em cima do W9000 para alcançar o SP, o DP já é outra história).

Dúvida: GK110 = GeForce GTX 780?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Segundo supostas informações oficiais K20 vai vir em dois modelos: "K20", 5GB RAM, 1,17 TFlops DP e 3,52 TFlops SP e K20X, 6GB RAM, 1,31 TF DP.

http://www.computerworld.com.au/article/441702/nvidia_amd_release_graphics_processors_supercomputing/

Isso ajuda a explicar porque os dados do novo supercomputador são diferentes dos dados do leak de um revendedor, seriam dois modelos diferentes.

Na mesmo noticia tb tem a info de uma FirePro SM10000 (da AMD para quem n sabe ^^) com 1,48 TFlops de DP e 6GB de RAM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Nvidia lança hoje a Ediçao TITAN da GTX.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdeu no GPGPU até para 7970.

http://www.tomshardware.com/reviews/geforce-gtx-titan-performance-review,3442-10.html

O Anandtech nem testou a 7970, usou os numeros que já estavam na rede

http://www.anandtech.com/show/6774/nvidias-geforce-gtx-titan-part-2-titans-performance-unveiled/3

Nos únicos 2 testes que eles fizeram mesmo com uma 7970 ou a AMD empatou (diferença de 4%) ou ganhou por ~19%

Para mim a maior vergonha para a nvidia foi ler isso:

A Hexus só faz UM teste GPGPU e ele falhou no Titan, então falaram isso:

Perhaps it's good that the v314.09 drivers are unable to run this test; NVIDIA doesn't usually do well in this GPGPU benchmark. We'll update this page with a result as soon as it's available.

http://hexus.net/tech/reviews/graphics/51985-nvidia-geforce-gtx-titan/?page=8

Quando uma placa que foi FEITA para GPGPU, falha no seu único teste de GPGPU e você diz que "talvez tenha sido melhor assim", PARA MIM seria uma vergonha enorme.

Também constam informações que a performance não está variando entre os chips como ocorria com a 680, mas entre os testes, se o teste é feito duas vezes seguidas, na segunda a performance supostamente cai acima de 10%, isso por causa do boost que depende da temperatura da placa.

Também tem informação no B3D de que o consumo também varia entre os testes, se o teste é feito com a placa aquecida ou não.

O que dá para tirar com o Titan é que a AMD acertou na mão com o GCN, se acertarem ainda mais no driver a nvidia pode acabar virando piada.

Tá parecendo que eu estou fazendo propaganda, mas eu realmente esperava mais da nvidia. A superioridade nos jogos (que é relativa, mais do que nunca, tem vezes que o Tahiti empata ou ganha por pouco) foi esvaziada pelo preço ridículo. Só faltou colocar o Titan dentro do bundle de crédito em jogo F2P.... Titan, a placa da nvidia que foi recebida com um "meh".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente!

Eu pessoalmente ainda acho o cuda muito pior que o openCL, mas a vantagem em ser lançado muito antes, o **** do suporte dele e as demoras em implementação completa do opencl nas placas (quem manja cita muitos pontos que demoraram pra serem implementados diretinho nos direvers e às vezes mesmo nas placas), asseguram a grandissíssima maioria dos programas de simulação pro mesmo (mesmo entre projetos que estão nascendo por AGORA). É tanta vantagem que eu não tenho alternativa senão pular fora da ATI no meu próximo upgrade que focar em gpgpu (a menos que dê uma guinada muito grande em muito pouco tempo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas evandro, n tem a história que folding era só com nvidia... e agora a AMD está superando? É verdade?

É com base nisso e outras coisas que digo o que digo ai embaixo.

Exatamente!

Eu pessoalmente ainda acho o cuda muito pior que o openCL, mas a vantagem em ser lançado muito antes, o **** do suporte dele e as demoras em implementação completa do opencl nas placas (quem manja cita muitos pontos que demoraram pra serem implementados diretinho nos direvers e às vezes mesmo nas placas), asseguram a grandissíssima maioria dos programas de simulação pro mesmo (mesmo entre projetos que estão nascendo por AGORA). É tanta vantagem que eu não tenho alternativa senão pular fora da ATI no meu próximo upgrade que focar em gpgpu (a menos que dê uma guinada muito grande em muito pouco tempo).

Sinceramente? Acho que pular fora a médio prazo vai ser tiro no pé especialmente com a pressão que o HSA vai dar no GPGPU e no OpenCL. A médio prazo o OpenCL deve ganhar muito "mercado", mas eu não sei pelo que você passa nem o que você faz então se você decidir o contrário não vou como ser contra.

Mas sim, a estrategia da nvidia é exatamente essa, ganhar massa crítica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas evandro, n tem a história que folding era só com nvidia... e agora a AMD está superando? É verdade?

É com base nisso e outras coisas que digo o que digo ai embaixo.

Estou por fora, mas acho que isso é mentira.

O johannesrs que é mais interado dos rumos que o GROMACS está tomando, e pelo que lembro dele falar, este rumo era CUDA e não OpenCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato. O problema é que cuda, amber, namd e, sinceramente, todos os outros foram pelo cuda.

Na verdade, as minhas restrições ao cuda são praticamente as mesmas da própria AMD: não ficar nas mãos de uma API "fechada", ou seja, em cujos rumos ninguém pode se garantir. Se a nvidia tivesse criado um consórcio da vida pra desenvolver o cuda, a essa hora era capaz do opencl ter virado história e nós termos ele até nas "hd4000" da intel! :P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, é ridículo ver gente se baseando em Sandra, Winzip e Luxmark para tirar "conclusões" sobre GPGPU, e isso usando o primeiro driver disponível e sem ao menos esperar por eventuais patches nos programas (como já foi feito tantas vezes no Luxmark por causa de crashes ou desempenho em VGAs variadas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo com a compreensão que a pressão em benefício do OpenCL existe. Inclusive por ter caido a suposta afirmação que "CUDA tem mais performance" como foi demonstrado num teste postado aqui faz um bom tempo.

Se o upgrade for até 2015 acho que ir para o CUDA continuará sendo melhor, mas depois disso acredito que a tendência seja OpenCL. Mas claro, isso é uma previsão com base em indícios de investimentos que saem em notícias e etc, não ponho a mão no fogo por ela.

Sinceramente, é ridículo ver gente se baseando em Sandra, Winzip e Luxmark para tirar "conclusões" sobre GPGPU, e isso usando o primeiro driver disponível e sem ao menos esperar por eventuais patches nos programas (como já foi feito tantas vezes no Luxmark por causa de crashes ou desempenho em VGAs variadas).

Demonstrei o fato de que os testes de GPGPU estão pintando um cenário não muito bonito para a nvidia, seja por SW, seja por HW.

Isso mais o fato da placa estar com um preço muito além do valor razoável explicam como a reação quanto ao Titan parece ser um "Meh". Isso vejo em outros fóruns como o referido B3D. O "efeito halo" procurado pela nvidia pode muito bem ter se diluido.

Falam muito como a AMD errou por que lançou a série 7000 muito cara, porque foi conservadora nos clocks, porque fracassou no lançamento dos drivers (que demoraram bastante). Pois bem, algumas dessas mesmas críticas se aplicam à Nvidia dessa vez, não ver isso é um contrassenso.

No caso do GPGPU é icônico, ao meu ver (como deixei claro) chegando a ser uma derrota moral, pois a falha da nvidia em lançar drivers adequados fez com que a AMD pudesse ser vista como a melhor em GPGPU com um chip lançado a um ano. Nvidia deixou um flanco aberto ai e não ficaria surpreso se o Roy Taylor desse alguma alfinetada (como parece ser o estilo dele).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Demonstrei o fato de que os testes de GPGPU estão pintando um cenário não muito bonito para a nvidia, seja por SW, seja por HW.

Isso mais o fato da placa estar com um preço muito além do valor razoável explicam como a reação quanto ao Titan parece ser um "Meh". Isso vejo em outros fóruns como o referido B3D. O "efeito halo" procurado pela nvidia pode muito bem ter se diluido.

Falam muito como a AMD errou por que lançou a série 7000 muito cara, porque foi conservadora nos clocks, porque fracassou no lançamento dos drivers (que demoraram bastante). Pois bem, algumas dessas mesmas críticas se aplicam à Nvidia dessa vez, não ver isso é um contrassenso.

No caso do GPGPU é icônico, ao meu ver (como deixei claro) chegando a ser uma derrota moral, pois a falha da nvidia em lançar drivers adequados fez com que a AMD pudesse ser vista como a melhor em GPGPU com um chip lançado a um ano. Nvidia deixou um flanco aberto ai e não ficaria surpreso se o Roy Taylor desse alguma alfinetada (como parece ser o estilo dele).

Oh, deviam ter te consultado antes de construírem o maior supercomputador do mundo usando a GK110, já que você "demonstrou" através do tomshardware e hexus que a GK110 é um fiasco para GPGPU e uma "derrota moral" para a nvidia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh, deviam ter te consultado antes de construírem o maior supercomputador do mundo usando a GK110, já que você "demonstrou" através do tomshardware e hexus que a GK110 é um fiasco para GPGPU e uma "derrota moral" para a nvidia...

Se você acha isso ficaria feliz de receber o "selo de aprovação do DT" se minha intenção foi essa, mas você leu errado. Preste mais atenção na próxima vez.

Não demonstrei que o GK110 é um fiasco no GPGPU, mas demonstrei que os reviews disponíveis levam a crer isso.

Esperava mais da nvidia no GPGPU até porque acompanho os lançamentos no mercado, inclusive do referido Titan. A sua ironia não vai desqualificar a minha opinião pois o que você falou já está sendo levado em conta. Acredito que a nvidia errou em alguma coisa pois ocorre que o que está nos testes não é o que eu e muitos esperavam.

Só por exemplo, já na primeira página em que eu havia parado de ler no tópico no B3D vejo comentários levantando suspeitas e problemas/dificuldades nos testes quanto ao Titan e à nvidia:

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1711658&postcount=1268

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1711647&postcount=1267

A vitória em jogos está sendo recebida como mera fatalidade em virtude do tamanho do chip. Até a questão do consumo de energia está confusa por causa da variabilidade.

Acredito que a recepção teria sido bem diferente se o lançamento ocorresse em 2012, mas em 2013 é o que está ai.

Por sinal dá para ver até aqui no fórum. Eu que postei aqui tentando levantar alguma discussão sobre o chip porque o fórum está às moscas, sinceramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa quieto, eu desisto...

Eu li seu post antes de você apagar, respondo. Posto em linhas gerais o que eu lembro que você disse, respondo abaixo.

1° você perguntou "porque se você ja estava levado em conta" eu "trago isso varias vezes".

> "Repeti" porque você trouxe a tona, talvez você não tenha entendido antes.

2° você perguntou se eu esperava que o preço fosse menor, com área acima de 500mm^2 e com 6gb de memória.

> Sim, 28nm já não é novo e a nvidia já lançou o próprio GF110 a um preço bem menor (metade) e mesmo variações de preço no processo mais + a memória ram dificilmente explicariam esse salto de 100% no valor. A explicação está, provavelmente no yield e no lucro.

Mas o problema não é o que eu espero que seja o preço justo, a nvidia pode cobrar o que quiser da placa dela, se não for adequado eu simplesmente não compro. Agora, que isso minimiza o impacto da placa é óbvio. Pelo preço ela muito possivelmente vai ser quase irrelevante nas vendas.

Certamente a nvidia não pode lançar ela mais barato por não ter mais um acordo com a TSMC para pagar apenas "por good die" ao invés de "por wafer" o yield desse chip deve estar complicado, então ao invés de causar pressão na demanda lançaram com o fim de fazer propaganda.

3° você perguntou se eu esperava ganhos maiores que a area em jogos.

> Digo que não, inclusive os ganhos nos jogos estão dentro do esperado ("mera fatalidade"...). Decida se você quer discutir GPGPU ou jogos.

4° você fala que tudo isso esta sendo discutido no topico do B3D e eu apenas faço referência ao que for conveniente.

> 1° Tenho boa certeza que a "reação sobre o Titan" não está sendo discutido lá.

> 2° B3D não é CdH.

> 3° Sinta-se livre para refutar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tópico reaberto. Obrigado por ter fechado o tópico temporariamente, meu amigo Pêdro.

Acabei de analisar a situação e vi algumas trocas sutis de farpas, algo simples de contornar.

Quero pedir encarecidamente aos colegas Sirroman e Dick Trace para que retomem o debate saudável e evitem as "sutilezas". Não é necessário que expliquem a situação, só me interessa que voltem a debater assuntos técnicos.

Creio que posso contar com vocês.

Cordialmente,

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membro VIP
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!