Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Parece que tem bastante gente com problemas com Garbage Collection e Overprovising.

Bem eu vou tentar explicar de uma forma criativa.

Vamos dizer que o seu computador 'e uma loja de sapatos :P

Ao ir a uma loja de sapatos voce entra, escolhe um e diz para o vendedor "eu quero esse aqui, numero tal, cor tal, bla, bla, bla". Ele rapidinho some em uma porta no fundo da loja e apos alguns minutos volta com uma caixa com o seu sapato do jeito que voce pediu, legal algo muito comum, mas pensando bem como ele achou essa caixa entre tantas outras, iguais e talvez pouco diferentes com tantos numeros diferentes e cores e modelos, e outras bugigangas, cintos, meias, cadeiras (nao nao cadeiras nao), etc.

Bem isso seria mais ou menos como funciona o seu HD/SSD, vamos dizer HD/SSD porque muita coisa se aplica tanto em um como em outro.

O gerente dessa loja (o seu Sistema Operacional) cria uma vitrine de tudo o que tem no seu HD/SSD, com um codigo de aonde esta determinado sapato, etc. O seu vendedor (memoria) mantem em maos aquilo que voce esta usando/vendo enquanto voce esta na loja e segue as instrucoes do gerente, dependendo se o vendedor 'e bom ou nao (quanto de memoria voce tem) ele pode ter mais ou menos coisas nao maos ao mesmo tempo (haja caixa de sapato).

Agora vamos imaginar uma situacao, uma nova colecao de sapatos acaba de chegar e esta no caminhao para ser descaregada (CD, DVD, download da internet, pendrive, etc), o gerente pede para o vendedor delicadamente: O seu vagabundo comece a pegar a colecao nova de sapatos e coloque no deposito, jaaaaaaaa.

O vendedor de pronto comeca a trabalhar, o gerente cria um novo codigo para cada produto e passa para o vendedor pegar no caminhao e colocar no deposito em determinado lugar.

Opa mas ai aparece um problema, o vendedor chegando no deposito de depara com a colecao antiga de sapatos que esta ali.

Bem ele para e pensa, esse lugar esta ocupado por sapatos antigos vou voltar para o gerente e informar.

Voltando para o gerente ele diz: Boss tem sapatos no lugar, o gerente da uma olhada no registro e ve que sao da colecao antiga, e diz delicadamente: seu estupido ignorante esses sapatos nao sao mais utilizados, pega e joga tudo fora.

O vendedor muito rapidamente volta ao deposito, pega os sapatos antigos e joga tudo fora, então dai ele põe os sapatos novos no lugar, ufa quanto trabalho.

E isso acaba se repetindo de tempos em tempos quando toda vez o vendedor encontra sapatos antigos no deposito.

O gerente pensa, poxa isso ta fazendo as coisas ficarem muito devagar e baguncadas sempre tenho coisas que nao sao mais usadas no deposito e esse vendedor preguicoso nunca joga fora.

Ele da uma olhada no jornal e ve um novo e mais rápido e melhor "deposito" (SSD) para ser vendido e incluido ai totalmente gratis um novo funcionario o "Coletor de sapatos velhos super eficiente (bem nao estão eficiente assim)".

Ele compra e instala o seu novo deposito e conversa com o novo vendodor: e ai vai comecar a trabalhar ou fica ai cocando.

Ele diz: olha nao 'e bem por ai, para eu trabalhar existe algumas condicoes, primeiro eu preciso de um espaco no deposito para colocar os sapatos velhos antes de jogar fora e segundo o deposito tem que estar um tanto tranquilo se nao eu acaba batendo de frente com aquela porcaria de vendedor que voce tem ai.

O Gerente diz: tudo bem como nos vamos instalar o deposito novo eu vou deixar um espaco para voce trabalhar, em relação ao vendedor vamos ver o que podemos fazer quando a loja estiver vazia.

Bem ta ai uma explicacao de como funciona o Garbage Colection e tambem o Overprovising, o mais importante em relação ao Overprovising 'e que o seu espaco ja esta definido de fabrica, por isso a diferenca de tamanho entre determinados SSDs, outro 'e que dependendo do seu SSD o nosso "Coletor de sapatos velhos" trabalha sem a necessidade de ter um espaco so para ele, o que nao faz dele melhor ou pior que o outro, antes de tudo o melhor 'e pesquisar sobre o seu SSD, mas nada de paranoia instale o seu OS e aproveite o seu novo deposito (incluindo ai o novo e super eficiente coletor de sapatos velhos), valeu ai galera.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que tem bastante gente com problemas com Garbage Collection e Overprovising.

Bem eu vou tentar explicar de uma forma criativa.

Vamos dizer que o seu computador 'e uma loja de sapatos :P

Ao ir a uma loja de sapatos voce entra, escolhe um e diz para o vendedor "eu quero esse aqui, numero tal, cor tal, bla, bla, bla". Ele rapidinho some em uma porta no fundo da loja e apos alguns minutos volta com uma caixa com o seu sapato do jeito que voce pediu, legal algo muito comum, mas pensando bem como ele achou essa caixa entre tantas outras, iguais e talvez pouco diferentes com tantos numeros diferentes e cores e modelos, e outras bugigangas, cintos, meias, cadeiras (nao nao cadeiras nao), etc.

Bem isso seria mais ou menos como funciona o seu HD/SSD, vamos dizer HD/SSD porque muita coisa se aplica tanto em um como em outro.

O gerente dessa loja (o seu Sistema Operacional) cria uma vitrine de tudo o que tem no seu HD/SSD, com um codigo de aonde esta determinado sapato, etc. O seu vendedor (memoria) mantem em maos aquilo que voce esta usando/vendo enquanto voce esta na loja e segue as instrucoes do gerente, dependendo se o vendedor 'e bom ou nao (quanto de memoria voce tem) ele pode ter mais ou menos coisas nao maos ao mesmo tempo (haja caixa de sapato).

Agora vamos imaginar uma situacao, uma nova colecao de sapatos acaba de chegar e esta no caminhao para ser descaregada (CD, DVD, download da internet, pendrive, etc), o gerente pede para o vendedor delicadamente: O seu vagabundo comece a pegar a colecao nova de sapatos e coloque no deposito, jaaaaaaaa.

O vendedor de pronto comeca a trabalhar, o gerente cria um novo codigo para cada produto e passa para o vendedor pegar no caminhao e colocar no deposito em determinado lugar.

Opa mas ai aparece um problema, o vendedor chegando no deposito de depara com a colecao antiga de sapatos que esta ali.

Bem ele para e pensa, esse lugar esta ocupado por sapatos antigos vou voltar para o gerente e informar.

Voltando para o gerente ele diz: Boss tem sapatos no lugar, o gerente da uma olhada no registro e ve que sao da colecao antiga, e diz delicadamente: seu estupido ignorante esses sapatos nao sao mais utilizados, pega e joga tudo fora.

O vendedor muito rapidamente volta ao deposito, pega os sapatos antigos e joga tudo fora, então dai ele põe os sapatos novos no lugar, ufa quanto trabalho.

E isso acaba se repetindo de tempos em tempos quando toda vez o vendedor encontra sapatos antigos no deposito.

O gerente pensa, poxa isso ta fazendo as coisas ficarem muito devagar e baguncadas sempre tenho coisas que nao sao mais usadas no deposito e esse vendedor preguicoso nunca joga fora.

Ele da uma olhada no jornal e ve um novo e mais rápido e melhor "deposito" (SSD) para ser vendido e incluido ai totalmente gratis um novo funcionario o "Coletor de sapatos velhos super eficiente (bem nao estão eficiente assim)".

Ele compra e instala o seu novo deposito e conversa com o novo vendodor: e ai vai comecar a trabalhar ou fica ai cocando.

Ele diz: olha nao 'e bem por ai, para eu trabalhar existe algumas condicoes, primeiro eu preciso de um espaco no deposito para colocar os sapatos velhos antes de jogar fora e segundo o deposito tem que estar um tanto tranquilo se nao eu acaba batendo de frente com aquela porcaria de vendedor que voce tem ai.

O Gerente diz: tudo bem como nos vamos instalar o deposito novo eu vou deixar um espaco para voce trabalhar, em relação ao vendedor vamos ver o que podemos fazer quando a loja estiver vazia.

Bem ta ai uma explicacao de como funciona o Garbage Colection e tambem o Overprovising, o mais importante em relação ao Overprovising 'e que o seu espaco ja esta definido de fabrica, por isso a diferenca de tamanho entre determinados SSDs, outro 'e que dependendo do seu SSD o nosso "Coletor de sapatos velhos" trabalha sem a necessidade de ter um espaco so para ele, o que nao faz dele melhor ou pior que o outro, antes de tudo o melhor 'e pesquisar sobre o seu SSD, mas nada de paranoia instale o seu OS e aproveite o seu novo deposito (incluindo ai o novo e super eficiente coletor de sapatos velhos), valeu ai galera.

otima explicacao, mas ai então de acordo com seu ultimo paragrafo, essa questao de deixar ou nao o espaco vai variar de ssd pra ssd?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicação esplendida do BetoUK, eu ia lendo e dando risadas, lol.

Complementando com o NyanDere, pelo que entendi a necessidade de deixar esse espaço alocado seria para pessoas "desorganizadas" que usam o espaço do ssd cheio. No meu caso eu estou com pouco mais de 50% do ssd ocupado e pretendo deixar mais ou menos nesta média, então teoricamente não haveria a necessidade de ter reservado o tal espaço na instalação.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade de espaço para OP, pois na prática isso é para ajudar o garbage collection. O mesmo resultado você conseguirá deixando o SSD 80% cheio no máximo...

ahhhhhhhhhhhhhhhh, agora sim, com a explicacao do beto UK e essa deixa do nyandere, acho q as duvidas acerca disso se acabaram!

então, com o ssd limpo, instalamos o S.O normal, beleza, sem o tal espaço alocado.. no meu caso, hj, ja tendo instalado tudo num HD normal, ocupo no maximo 40gb q certamente vai ser menos pois vou fazer uma limpa real de programas inuteis q eu ainda instalo ate hj so vou instalar o essencial mesmo, ou seja, no ssd q comprei da samsung q so tem 119,2gb de espaco util, ainda restariam pouco mais de 60gb livres o que seria bem abaixo dos 80% ocupados dessa forma favorecendo o garbage collection, certo?

então, pra quem vai instalar poucas coisas no ssd e sabe q vai ocupar pouco espaco, a reserva antecipada desses 10gb é meio q "inutil"?

ou seria mais prudente você deixar mesmo esses 10gb ja desalocados visando ocupacao maior do que os 80% do ssd futuramente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Li a atentamente o tópico e extrai informações valiosas que sinceramente desconhecia sobre os SSD´s.

Então, partirei para a compra de meu primeiro SSD. Hoje tenho um HD (500GB) apenas para SO e programas, utilizando pouco mais de 70GB da capacidade do mesmo. Vídeos, músicas, backups, etc. utilizo outro de 2TB.

Então vem a pergunta: um SSD de 120/128GB atenderá a minha necessidade? Precisarei de um com uma capacidade maior?

Lendo o tópico, estou com esses abaixo em vista (por ordem de preferência):

1- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442247614-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-lacrado-1-ano-de-garantia-_JM

2- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436160518-hd-ssd-corsair-force-gs-180gb-sku-cssd-f180gbgs-bk-_JM

3- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440913834-hd-ssd-crucial-m4-ct128m4ssd2-128gb-sata-iii-_JM

Qual deles seria o melhor?

Aproveitando, talvez eu consiga pegar dois Samsung. Seria interessante fazer RAID 0? Como devo configurá-los?

Desde já agradeço a ajuda.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Li a atentamente o tópico e extrai informações valiosas que sinceramente desconhecia sobre os SSD´s.

Então, partirei para a compra de meu primeiro SSD. Hoje tenho um HD (500GB) apenas para SO e programas, utilizando pouco mais de 70GB da capacidade do mesmo. Vídeos, músicas, backups, etc. utilizo outro de 2TB.

Então vem a pergunta: um SSD de 120/128GB atenderá a minha necessidade? Precisarei de um com uma capacidade maior?

Lendo o tópico, estou com esses abaixo em vista (por ordem de preferência):

1- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442247614-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-lacrado-1-ano-de-garantia-_JM

2- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436160518-hd-ssd-corsair-force-gs-180gb-sku-cssd-f180gbgs-bk-_JM

3- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440913834-hd-ssd-crucial-m4-ct128m4ssd2-128gb-sata-iii-_JM

Qual deles seria o melhor?

Aproveitando, talvez eu consiga pegar dois Samsung. Seria interessante fazer RAID 0? Como devo configurá-los?

Desde já agradeço a ajuda.

Abs

Eu comprei exatamente este Samsung, desde mesmo vendedor, e estou satisfeitíssimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Li a atentamente o tópico e extrai informações valiosas que sinceramente desconhecia sobre os SSD´s.

Então, partirei para a compra de meu primeiro SSD. Hoje tenho um HD (500GB) apenas para SO e programas, utilizando pouco mais de 70GB da capacidade do mesmo. Vídeos, músicas, backups, etc. utilizo outro de 2TB.

Então vem a pergunta: um SSD de 120/128GB atenderá a minha necessidade? Precisarei de um com uma capacidade maior?

Lendo o tópico, estou com esses abaixo em vista (por ordem de preferência):

1- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-442247614-hd-ssd-128-gb-sata-3-samsung-lacrado-1-ano-de-garantia-_JM

2- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436160518-hd-ssd-corsair-force-gs-180gb-sku-cssd-f180gbgs-bk-_JM

3- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440913834-hd-ssd-crucial-m4-ct128m4ssd2-128gb-sata-iii-_JM

Qual deles seria o melhor?

Aproveitando, talvez eu consiga pegar dois Samsung. Seria interessante fazer RAID 0? Como devo configurá-los?

Desde já agradeço a ajuda.

Abs

Bem, 120/128GB seriam suficentes, pelo que disse. Sua placa não tem sata III, certo? Vai limitar o desempenho, mesmo assim, você está saindo de HD pra um SSD, vai achar 3x mais rápido. Eu recomendaria o Kingston 128GB e se tiver $$ desocupado, o Force GS180GB.

Com o RAID, você perderá o TRIM, importante pra 'segurar' o desempenho ao longo do uso. Apenas as controladoras Intel de chipsets série 7 já estão com "TRIM on RAID". Por outro lado, você teria 2x128GB e desempenho pouco superior a Sata III (~560MB/s).

Eu pegaria o de 180GB, economizando em relação ao RAID e espeço confortável, e juntaria $$ pra trocar o conjunto (se o fizer, manda MP, tenho interesse no CPU) por uma Z77 + i5.

Sds.

Edit

Vi esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440745006-hd-ssd-ocz-vertex-4-128gb-sata-iii-vtx4-25sat3-128g-25-_JM .

Se decidir por 120/128GB, pode ir neste modelo e preço está bom (já que sugeriste ML).

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei exatamente este Samsung, desde mesmo vendedor, e estou satisfeitíssimo!

OK, obrigado pela resposta.

O vendedor me pareceu confiável. Bom saber que alguém já comprou com ele.

Bem, 120/128GB seriam suficentes, pelo que disse. Sua placa não tem sata III, certo? Vai limitar o desempenho, mesmo assim, você está saindo de HD pra um SSD, vai achar 3x mais rápido. Eu recomendaria o Kingston 128GB e se tiver $$ desocupado, o Force GS180GB.

Com o RAID, você perderá o TRIM, importante pra 'segurar' o desempenho ao longo do uso. Apenas as controladoras Intel de chipsets série 7 já estão com "TRIM on RAID". Por outro lado, você teria 2x128GB e desempenho pouco superior a Sata III (~560MB/s).

Eu pegaria o de 180GB, economizando em relação ao RAID e espeço confortável, e juntaria $$ pra trocar o conjunto (se o fizer, manda MP, tenho interesse no CPU) por uma Z77 + i5.

Sds.

Edit

Vi esse aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440745006-hd-ssd-ocz-vertex-4-128gb-sata-iii-vtx4-25sat3-128g-25-_JM .

Se decidir por 120/128GB, pode ir neste modelo e preço está bom (já que sugeriste ML).

.

Então, minha placa é SATA II mesmo. É que em um futuro próximo estarei dando um UP na máquina e comprando agora não precisaria mais me preocupar. Em relação ao GS, em termos de desempenho, ele é melhor que o Samsung? Vi uma tabela aqui no tópico que mostra o Samsung como superior, seria isso mesmo?

Em relação ao "TRIM", a não utilização dele pode danificar ou reduzir a vida útil dos SSD's?

Bom saber que você tem interesse na CPU, podemos negociar...

Abs e obrigado pela a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, obrigado pela resposta.

O vendedor me pareceu confiável. Bom saber que alguém já comprou com ele.

Então, minha placa é SATA II mesmo. É que em um futuro próximo estarei dando um UP na máquina e comprando agora não precisaria mais me preocupar. Em relação ao GS, em termos de desempenho, ele é melhor que o Samsung? Vi uma tabela aqui no tópico que mostra o Samsung como superior, seria isso mesmo?

Em relação ao "TRIM", a não utilização dele pode danificar ou reduzir a vida útil dos SSD's?

Bom saber que você tem interesse na CPU, podemos negociar...

Abs e obrigado pela a ajuda.

O Samsung 830 é melhor por ter um firmware mais estável e maior confiabilidade que o GS, pois em termos de desempenho e TRIM/GC é praticamente o mesmo.

Sobre o TRIM, a ausência dele não reduz a vida dos SSDs mas sim atrapalha o desempenho dele, pois ele ficará mais "cansado" com o uso contínuo e não poderá se recuperar imediatamente sem com o comando TRIM, num modo genérico de falar. Drives como os da Plextor (o Corsair Performance Pro é um "M3 Pro") e os Corsair Neutron lidam muito bem com este tipo de cenário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

Então, minha placa é SATA II mesmo. É que em um futuro próximo estarei dando um UP na máquina e comprando agora não precisaria mais me preocupar. Em relação ao GS, em termos de desempenho, ele é melhor que o Samsung? Vi uma tabela aqui no tópico que mostra o Samsung como superior, seria isso mesmo?

Em relação ao "TRIM", a não utilização dele pode danificar ou reduzir a vida útil dos SSD's?

Bom saber que você tem interesse na CPU, podemos negociar...

Abs e obrigado pela a ajuda.

O Nyan respondeu com propriedade. Mas, ambos te trarão a mesma ótima experiência em usar SSD's. Então, o custo/benefício é que deve prevalecer.

Você disse tudo: "... futuro próximo estarei dando um UP na máquina ...". Eu iria de 180GB. Muita gente - inclusive eu - tem gerenciado esta questão bem com 120/128GB, mas, é limitador. Formatado, viria 111/117GB. Você já tem 70GB. Avalie e decida, pois, existe um efeito em SSD's que é a perda de desemepnho com a ocupação, inclusive há testes com este cenário.

Recomenda-se ocupar até ~ 75-80% do espaço formatado - é uma das boas práticas.

Sucesso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta meio off assim.. Já existe HD de 3,5" que consome a mesma quantidade de energia de apenas uma porta usb 2.0? Eu sei que os SSD e HDs de note já são capazes disso..

creio q nao, pois a tensão dos hd's de 3.5" é 12v, enquanto as portas usb so fornecem 5V e 0.5A, o q sempre vai ser insuficiente em ambos aspectos, tensão e aperagem

pode ver q cases externas de 3.5" sempre acompanham fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeeeeeeeee galereeeeee

MEU SSD CHEGOU HJ!

recebi agora, tá todo embalado ainda.. vou abrir ja ja.. mas antes, queria saber, quais sao os testes q eu posso fazer pra saber se ta tudo ok mesmo pra poder qualificar o vendedor no ML! como disse, nao vou fazer uso dele agora pois to sem tempo algum pra formatar, instalar, etc, e ai eu so vou realmente fazer testes pra ver se está tudo nos conformes

é so abrir o pc, conectar ele normalmente como qualquer unidade e ligar o pc? enfim, quem puder me ajudar, agradeco!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD RoundUp RAID0 2012: RAID0 Contra-Ataca

" ...

Em meados de agosto deste ano, a Intel anunciou que agora comando TRIM irá funcionar em RAID0 matrizes . Para tornar isso possível, como dito acima, você deve atender a dois critérios: 1) Ser capaz de enviar o controlador de comando operacional no dia 2) para permitir que o controlador para enviar comando em cada unidade na matriz de Intel anunciou que todas as séries motherboards 7 (Z77, X79), com a atualização adequada no firmware do controlador terá a oportunidade de apoiar o comando TRIM em RAID0 matrizes. Um pré-requisito para a função de TRIM, a atualização para o apropriado driver . Qualquer versão do acima 11.x ROM opcionais para pai Z77, X79 com qualquer versão da Tecnologia de armazenamento Intel Rapid mais de 11,2 permitirá o apoio cobiçado TRIM para RAID0 matriz com seus discos de estado sólido. ... "

LEIA MAIS: ( http://www.hwbox.gr/reviews/18431-ssd-raid0-roundup-2012-raid0-strikes-back.html )

Um ótimo review! São resultados impressionantes, mas, para fissurados por desempenho - ou por necessidade de espaço, como eu - pois, deixa o alerta na página 4:

"... E para ser honesto, não há nenhum processo em um sistema que um SSD pode fazer bem, onde dois SSD em RAID0 configuração vai fazer ainda melhor... "

(tradução do Grego: Tradutor Google)

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD RoundUp RAID0 2012: RAID0 Contra-Ataca

" ...

Em meados de agosto deste ano, a Intel anunciou que agora comando TRIM irá funcionar em RAID0 matrizes . Para tornar isso possível, como dito acima, você deve atender a dois critérios: 1) Ser capaz de enviar o controlador de comando operacional no dia 2) para permitir que o controlador para enviar comando em cada unidade na matriz de Intel anunciou que todas as séries motherboards 7 (Z77, X79), com a atualização adequada no firmware do controlador terá a oportunidade de apoiar o comando TRIM em RAID0 matrizes. Um pré-requisito para a função de TRIM, a atualização para o apropriado driver . Qualquer versão do acima 11.x ROM opcionais para pai Z77, X79 com qualquer versão da Tecnologia de armazenamento Intel Rapid mais de 11,2 permitirá o apoio cobiçado TRIM para RAID0 matriz com seus discos de estado sólido. ... "

LEIA MAIS: ( http://www.hwbox.gr/reviews/18431-ssd-raid0-roundup-2012-raid0-strikes-back.html )

Um ótimo review! São resultados impressionantes, mas, para fissurados por desempenho - ou por necessidade de espaço, como eu - pois, deixa o alerta na página 4:

"... E para ser honesto, não há nenhum processo em um sistema que um SSD pode fazer bem, onde dois SSD em RAID0 configuração vai fazer ainda melhor... "

(tradução do Grego: Tradutor Google)

.

Muito bom o review, só demonstrou mais o que tenho falado dos drives SandForce que precisam de uma melhora, com testes bem práticos. E bem que pensei na história do multi-tasking também, e acho que as memórias do Plextor M5 Pro e do Samsung 830 ajudaram bastante. Agora quero saber do Samsung 840 também, que é um SSD bem promissor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O overprovisioning, pelo que eu estava sabendo, era para ajudar com o "nivelamento" das células e em caso de células danificadas, substituílas, além do CRC, não?

Sim, para ajudar no trabalho do GC. Eu estava conversando com um colega e ele disse que isso seria mais importante com SSDs de controladora SandForce, que lidariam um pouco pior sem isso. Mas SSDs de outras controladoras não precisam de espaço para OP...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então na verdade você irá trabalhar com os ssd's da maneira que vêm de fábrica, já que os sandforce já vêm de fábrica com este espaço reservado, e os demais não existe esta necessidade.

Aliás, andei pesquisando em alguns lugares e percebi que já está provado que o bom senso no uso dos ssd's é o que vale. Você não vai entupi-lo de coisas a ponto de deixá-lo cheio e pesado, porém isto vale para hd's também então não muda muita coisa. Na prática, com raras exceções deve-se tratar o ssd como um hd normal, não é nenhum bicho de 7 cabeças ou uma criança de colo que precisa de extremo cuidado.

Tem que ver isso ae

Putsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio q nao, pois a tensão dos hd's de 3.5" é 12v, enquanto as portas usb so fornecem 5V e 0.5A, o q sempre vai ser insuficiente em ambos aspectos, tensão e aperagem

pode ver q cases externas de 3.5" sempre acompanham fonte

Obrigado, resposta melhor que essa, impossível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então na verdade você irá trabalhar com os ssd's da maneira que vêm de fábrica, já que os sandforce já vêm de fábrica com este espaço reservado, e os demais não existe esta necessidade.

Aliás, andei pesquisando em alguns lugares e percebi que já está provado que o bom senso no uso dos ssd's é o que vale. Você não vai entupi-lo de coisas a ponto de deixá-lo cheio e pesado, porém isto vale para hd's também então não muda muita coisa. Na prática, com raras exceções deve-se tratar o ssd como um hd normal, não é nenhum bicho de 7 cabeças ou uma criança de colo que precisa de extremo cuidado.

Tem que ver isso ae

Putsss

Eu uso meus SSD's sem dó ou piedade, afinal, eles tem garantia de 3 anos. Se pifar, que se lasque (comprei no BR especificamente devido à garantia), eu tenho backup :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

testei o meu quase agora, so fiz espetar ele na porta sata do pc mesmo pra ver se tava beleza, o win7 reconheceu ele de boa, aproveitei abri o aida64 pra ver se ele aparecia e estava la de boa na lista dos dispositivos de armazenamento do pc

enfim, testado e aprovado, agora é so esperar instalar tudo nele muito em breve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Nyan, com seu comentário abaixo, você respondeu a uma pergunta que eu tinha feito sobre esse assunto, há um tempo atrás, aqui no tópico. ;)

(...) Eu estava conversando com um colega e ele disse que isso seria mais importante com SSDs de controladora SandForce, que lidariam um pouco pior sem isso. Mas SSDs de outras controladoras não precisam de espaço para OP...

... como a controladora Indilinx - presente nas OCZ Vertex 4 / Agility 4 - que prescinde de OP. Ressaltando que é recomendável ocupar até 75% da área de armazenamento.

Me valendo das palavras do Dalai_Brahma:

(...) Avalie e decida, pois, existe um efeito em SSD's que é a perda de desempenho com a ocupação, inclusive há testes com este cenário.

Recomenda-se ocupar até ~ 75-80% do espaço formatado - é uma das boas práticas.

A OCZ é uma das empresas com os melhores drives SSD do mercado e possui produtos diferenciados como a série RevoDrive - baseados em conexões PCI-Express 4x. Atualmente, conta com sua própria controladora Indilinx Everest 2.

Com a compra da Indilinx, a OCZ não depende exclusivamente das controladoras SandForce. Com taxas de leitura/escrita entre as mais altas do mercado - principalmente escrita, a linha Vertex 4 está entre as melhores soluções disponíveis. E ainda tem o "atrativo" de possuir 5 anos de garantia. A única coisa que não agrada muito aos consumidores é a "política de taxação/preços", ou melhor, o valor final dos produtos no mercado brasileiro.

Fontes: OCZ, AnandTech e Adrenaline Review

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Nyan, com seu comentário abaixo, você respondeu a uma pergunta que eu tinha feito sobre esse assunto, há um tempo atrás, aqui no tópico. ;)

... como a controladora Indilinx - presente nas OCZ Vertex 4 / Agility 4 - que prescinde de OP. Ressaltando que é recomendável ocupar até 75% da área de armazenamento.

Eu acho OP uma coisa boa, pois quando uma célula do seu SSD pifar, ele não vai simplesmente morrer, mas vai redirecionar para outra célula do OP. Os SandForce são meio questionáveis quanto a confiabilidade (tive um OWC que pifou em 2 horas), mas com os Corsair não tive problemas, além de não ter perdido desempenho nesses 6 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!