Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito do agitador de uma máquina de lavar roupas


Posts recomendados

Ola pessoal estou com um problema espero que alguem me ajude.

Minha esposa tem uma maquina de lavar roupas ( Wankee - Maria), Ela funciona com motor de duas fases, ou seja ele nao tem engrenages, ele mesmo que faz o trabalho rotacional de um lado para o outro.

do motor saem tres fios um asul um branco e um marrom. O asul vai direto a rede, e se eu ligar o branco na outra dfase da rede o motor gira para direita, se eu ligar o marrom ele gira para a esquerda.

Na Maquina tem uma placa que faz toda essa ligação automaticamante ou seja, auterna a segunda fase da energia, do branco para o marrom automaticamente em intervalo pequeno imagino eu de 1 a 2 segundos, fazendo o motor girar para um lado e para o outro constantemente.

O Problema e que essa placa queima direto, e o preço dele e alto en torno de 100 reais aqui na minha regiao, e nao achei para comprar de fora. e nao tem concerto pois a placa toda e envolvida por uma camada de cola plastica eu acho de 1 cm de fora a fora impossibilitando de ver os componentes e a concerta-la :(:(:mad::mad:

A unica informacao qiue consegui foi que:

A placa pequena e da luxix e utilisa 2 transistor ft 12.

Alguem ai sabe algum esquema ou algum tipo de rele que eu possa utilisar no lugar da placa para realisar a mesma função??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, eles estão te roubando! Aqui no DF o máximo q esta placa custa é R$52,00 e tem lugar que é R$37,00 é só comprar pela NET um SEDEX para esta compra é no máximo R$25,00!

Vou lhe dar uma dica:

-Com uma pistola de ar quente dá para tirar esta resina!

Amarre a placa em um fio, mais ou menos uns 60cm e esquente a resina até dissolver ai roda com a mão fazendo uma centrífuga rodando a plaquinha, (cuidado para não queimar os componentes) e faça o processo até limpar por completo. A placa fica limpinha, faço direto assim!

Tenha cuidado para não se queimar ou queimar os outros!

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, eles estão te roubando! Aqui no DF o máximo q esta placa custa é R$52,00 e tem lugar que é R$37,00 é só comprar pela NET um SEDEX para esta compra é no máximo R$25,00!

Vou lhe dar uma dica:

-Com uma pistola de ar quente dá para tirar esta resina!

Amarre a placa em um fio, mais ou menos uns 60cm e esquente a resina até dissolver ai roda com a mão fazendo uma centrífuga rodando a plaquinha, (cuidado para não queimar os componentes) e faça o processo até limpar por completo. A placa fica limpinha, faço direto assim!

Tenha cuidado para não se queimar ou queimar os outros!

Nao consigui acha ela pela net ainda amigo, nao sabia dessa da pistola de ar quente mais valeu vou tentar aqui pra ver se da certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois e, isso e roubo! Fazendo um circuito desse n gastaria 10 reais!!

se entender um pouco de eletronica, pelo menos saber montar um circuito seguindo um esquematico, posse desenhar um pra você, se nao achar na net!

Consigo seguir esquema sim amigo, entendo bem o funcionamento de peças eletronicas, só nao consigo fazer um por que ainda nao entendo muito bem como fazer com os transistor rsrs

Mas se você poder fazer um circuito ai pra mim ficaria muito agradecido, se precisar de qualquer outra informação e so perguntar.

Mas o funcionamento basico eu ja espliquei, e coisa simples, Uma fase da energia vai direto para o motor, a outra fase e passada a dois fios uma branco e um marrom, em intervalos de cerca de 1 segundo o que faz o motor girar de um lado para o outro. Ja TEstei se eu ligo o marrom direto na fase de sobra da inergia o motor roda constantemente no sentido orario se ligo o branco roda no sentido antiorario, então imgino que nao seja estão difícil fazer.:lol:

Este trabalho é feito pelo relé que fica por baixo do painel de tempo,dreanagem etc.

O esquema normalmente vem colado na parte de traseira da máquina, ou tenta colocar o modelo da tua máquina no google.

ja procurei que nem louco nao achei ninguem que fale sobre o assunto, e nem a peça para comprar.:(:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O esquemático da sua máquina, sequer o conheço, provavelmente deva usar de triacs para a comutação. A minha máquina é da Brastemp e usa triacs...

Quem sabe possa ser o TIC 226D, veja lá se dá para ler algo, ou se é com relés essa comutação...

http://www.micropik.com/PDF/tic226.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual e a corrente do motor? E 110v?

a tensão e 110 amigo

Podes usar esse circuito.

942586_4271480283499_1716109872_n.jpg

Esse é a etapa de potencia, daí você cria a etapa de controlo.

valeu amigo vou da uma estudada e depois falo se funcionou.

O esquemático da sua máquina, sequer o conheço, provavelmente deva usar de triacs para a comutação. A minha máquina é da Brastemp e usa triacs...

Quem sabe possa ser o TIC 226D, veja lá se dá para ler algo, ou se é com relés essa comutação...

http://www.micropik.com/PDF/tic226.pdf

eu desmontei a placa velha menho no bruto e ela usa dois FT12 amigo mas de qualquer forma os transistor ou metodo utilisado nao importa, o que importa mais e a funcao realisada.

O circuito ja ta pronto aqui para comutaçao de 2s! Usei rele mesmo, mais tarde eu posto o circuito..

opa blzz amigo estou aguardando para poder começar a fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um modelo q pensei foi utilizando o 555, através dele você pode até mudar o tempo do sentido de giro através dos trimpot ou potenciômetro RV3 e RV4. fiz um esboço utilizando ele e rele, mas talvez haja problema com o tempo pela questão de ser um componente mecânico. ali ainda falta uma fonte 12vdc para alimentar o circuito DC. O ideal é usar Triacs, como Faller disse e estão presente nas maquinas "faz tudo". fica a ideia..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O circuito está pronto! veja se consegue fazer, qualquer duvida pode perguntar:

controladora.jpg

As saidas, output 1 e 2, são para os dois fios fase, o neutro do motor você liga direto na rede, os outros dois fios que sabrarem, você liga na saida dos reles, e o circuito fará o trabalho de comutar a cada 2segudos!!

Se quiser mais tempo ou menos tempo fale que eu recalculo os capacitores c1 e c2!

o transformador da fonte pode ser um de 12v X 1A ou de pelo menos 500mA...

os reles devem ser de 12v e devem suportar a corrente do motor!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O circuito está pronto! veja se consegue fazer, qualquer duvida pode perguntar:

controladora.jpg

As saidas, output 1 e 2, são para os dois fios fase, o neutro do motor você liga direto na rede, os outros dois fios que sabrarem, você liga na saida dos reles, e o circuito fará o trabalho de comutar a cada 2segudos!!

Se quiser mais tempo ou menos tempo fale que eu recalculo os capacitores c1 e c2!

o transformador da fonte pode ser um de 12v X 1A ou de pelo menos 500mA...

os reles devem ser de 12v e devem suportar a corrente do motor!

Nada contra seu circuito.. Mas não te parece mais lógico usar somente um dos drivers de saída, fazendo com que o fio fase entre no comum do relé e saia, para cada um dos fios do motor, em seus dois contatos???

Meio que ao molde de como o colega cesarlg sugeriu???

Pois de qualquer modo esse circuito dai não prevê o desligamento do motor pois não conseguirias uma situação de nível 1 e Q e nãoQ simultaneamente..

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! E mais logico mesmo, mas dessa forma, os reles terao vida util diminuida para 50%! Por isso resolvi fazer desse jeito.

a unica coisa que deve ter cuidado e com a malha rc que tem na saida do rele, coloquei uma valor aprox, mas os valores do capscitor e resistor dependera do motor!

Se perceberem, no ciscuito astavel, os resistores de 1k, que estão no coletor dos transistor, os dois sao de 1k, acontece que o proteus n consegue simular esse circuito com eles exatamente iguais. Por isso coloquei um de 999ohms.

Mas funciona perfeitamente com comutaçoes de 2s!

Apenas esqueci de mudar o valor de r2 para 1k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei projetar algo diferente. Assim poderíamos descartar os reles usando triacs.. Mas não estou certo do circuito, gostaria de confirmação ou correções.

Segue a ideia parte já desenhada em outro post#.. Continua podendo quem faz a placa regular o melhor tempo que o motor ira girar em cada direçao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tentei projetar algo diferente. Assim poderíamos descartar os reles usando triacs.. Mas não estou certo do circuito, gostaria de confirmação ou correções.

Segue a ideia parte já desenhada em outro post#.. Continua podendo quem faz a placa regular o melhor tempo que o motor ira girar em cada direçao

Acho melhor esse tipo ai de arranjo, para controlar de modo independente cada tempo. Repare:

Timer555comajusteindependentedeTonToff_zps04697536.jpg~original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho melhor esse tipo ai de arranjo, para controlar de modo independente cada tempo. Repare:

Timer555comajusteindependentedeTonToff_zps04697536.jpg~original

Para mim é uma novidade este, a olhos superficiais me parece trazer o mesmo efeito.. sabe me dizer qual o beneficio deste tipo? obrigado

brunocparra > caso o tempo esteja muito longo entre os espacamentos ou tiver funcionando blzz eu coloco aqui valeu galera.

se deixar os 2 trimpots q postei poderá fazer ajustes durante o funcionamento da makina!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para mim é uma novidade este, a olhos superficiais me parece trazer o mesmo efeito.. sabe me dizer qual o beneficio deste tipo? obrigado

Sei sim..

Primeira diferença: No seu esquemático o tempo de carga do capacitor é dado pelo valor do mesmo somado da resistência de cada um do potenciômetros. Vr3 e Vr4 pois acorrente de carga vem desde o VCC até o capacitor..

O tempo de descarga envolve somente um deles, pois a descarga se dá, desde o capacitor, através do potenciômetro Vr4 pelo transistor em open colector do pino 7..

Segunda diferença: Se colocares aquele potenciômetro, VR3 ali aonde esta e inadvertidamente o ajustares para um valor de resistência muito baixo por ele passará uma alta corrente que queimará o transistor open colector do CI (pino 7) O ci só fará um ciclo e partirá para o mundo dos 555 queimados...

Ou seja, o ajuste não é totalmente independente para ton e toff, uma para cada potenciômetro, O Vr4 mexe em ambos..

O projeto tem erro de concepção e pode queimar o CI..

Aquele que mostrei, com os dois diodos, obriga cada potenciômetro ajustar cada um dos tempos sempre e de modo individual mesmo, pis um estará no caminho da carga e o outro da descarga do capacitor de tempo..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permitam fazer este alerta.

1 Acho muito estranho que os tempos sejam de 1S.

Já pensaram na inércia de um sistema desses carregado de roupa e molhada.

2 Outro ponto que me parece errado é fazer a inversão de rotaçao sem qualquer temporização.

O motor deve rodar num sentido , parar e só depois rodar no sentido inverso

3 Deve ser previsto um sistema de paragem salvo se tiver outro sistema qualquer.

Se a máquina realmente "funciona" como indicado no início do tópico não me admira nada que as placas avariem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Permitam fazer este alerta.

1 Acho muito estranho que os tempos sejam de 1S.

Já pensaram na inércia de um sistema desses carregado de roupa e molhada.

2 Outro ponto que me parece errado é fazer a inversão de rotaçao sem qualquer temporização.

O motor deve rodar num sentido , parar e só depois rodar no sentido inverso

3 Deve ser previsto um sistema de paragem salvo se tiver outro sistema qualquer.

Se a máquina realmente "funciona" como indicado no início do tópico não me admira nada que as placas avariem.

Aqui no Brasil, antigamente, coisa de 30 anos atrás, as melhores máquinas de lavar usavam uma caixa de reversão, oscilação, mecânica, com engrenagens. Era essa dai, veja:

Caixadeoscilacaoparamaquinadelavarroupa_zps9fb2d517.jpg~original

Com o uso de um arranjo excêntrico ela mecanicamente executava a oscilação do tambor a partir da rotação do motor em um só sentido.. Era uma rocha de resistente, durava mais do que a vida útil da própria máquina. Era entretanto pesada, deveria custar muito mais do que um circuito eletrônico com dois triacs para fazer do modo porco como fazem hoje..

A mesma caixa internamente:

Caixadeoscilacaodemaquinadelavarroupaantiga_zps778118c7.jpg~original

Sim a coisa atualmente é direto no motor que roda num sentido e logo no outro. Fica fácil de se verificar no brilho das lâmpadas, principalmente se forem de filamento, o cintilar delas sincronizada com o movimento do vai e vem do motor. Veja ai o acoplamento via correia direto motor tambor, de uma máquina moderna...

Maquinadelavarroupamodernacomacoplamentomotortambor_zpsb288f915.jpg~original

Ou seja, nesse sentido a evolução foi igual ao rabo da vaca, para trás e para baixo....

No caso da máquina de lavar roupa daqui de casa, uma Brastemp bem simples, cujo ponto fraco pode ser visto ai abaixo, dá de se ver o pequeno dissipador co dois triacs e logo uma fonte FAST (fone de alimentação sem transformador) que é, nessa placa, o ponto fraco da mesma.. Ou seja, nem é a etapa de controle ou de driver do motor quem mais dá problema mas sim a parte da fonte, que é muito pobre...

PlacaimpressalavaroupasBrastemp_zpsb7b18d81.jpg~original

Desse modo, sim, tudo o que citastes lá no início é o que deveria ser feito, mas infelizmente não o é..

Os problemas de energia, de oscilação da tensão, de picos de demanda na rede AC em função da inversão, deixa assim. Os defeitos que aparecerem, fica também com o usuário..

Só tem um nome isso dai... Desrespeito para com o usuário... Infelizmente..

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da máquina de lavar roupa daqui de casa, uma Brastemp bem simples, cujo ponto fraco pode ser visto ai abaixo, dá de se ver o pequeno dissipador co dois triacs e logo uma fonte FAST (fone de alimentação sem transformador) que é, nessa placa, o ponto fraco da mesma.. Ou seja, nem é a etapa de controle ou de driver do motor quem mais dá problema mas sim a parte da fonte, que é muito pobre...

PlacaimpressalavaroupasBrastemp_zpsb7b18d81.jpg~original

Desse modo, sim, tudo o que citastes lá no início é o que deveria ser feito, mas infelizmente não o é..

Os problemas de energia, de oscilação da tensão, de picos de demanda na rede AC em função da inversão, deixa assim. Os defeitos que aparecerem, fica também com o usuário..

Só tem um nome isso dai... Desrespeito para com o usuário... Infelizmente..

É bem essa placa ai que vive queimando na minha, ja comprei tres placas dessa ai no preço de 9 reais felizmente essa e a ultima vou fase uma placa dessa ai que vocês me postaram e testar pra ve se vai funcionar. se nao funcionar vou bota fogo nessa ***** dessa maquina e aeeuma uma wankee antiga que tenho aqui que ta com o motro queimado mas e o mesmo sistema que você mostrou acima ( no ferro bruto) ai quero ve queima.

Mais vlwww pessoal obrigado por tudo.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!