Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Raid 0


Posts recomendados

Ola... Sou "novo" no forum (ficava so lendo as coisas)

E Hj me cadastrei porque to com um problema enorme :(

Vamos aos detalhes:

tenho 2 hd samsung 500gb e 1 hd Seagate 1,5tb

fiz raid nos meus hd de 500 e agora o windows nao ve a partiçao do hd de 1.5, ele sabe q o hd esta la (porque pede pra adicionalo no raid) mas nao encherga ele sem q eu o adicione...

OBS: antes tinha um hd de 320 com sistema e o 1,5 backup, por isso nao posso formatar ele porque ele tem tudo q e meu:(

Help!!!

Desde ja agradeço

Config pc:

Asrock n68-s3

Athlon 64 2 x4 640

8Gb memo

Radeon 4890

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola... Sou "novo" no forum (ficava so lendo as coisas)

E Hj me cadastrei porque to com um problema enorme :(

Vamos aos detalhes:

tenho 2 hd samsung 500gb e 1 hd Seagate 1,5tb

fiz raid nos meus hd de 500 e agora o windows nao ve a partiçao do hd de 1.5, ele sabe q o hd esta la (porque pede pra adicionalo no raid) mas nao encherga ele sem q eu o adicione...

OBS: antes tinha um hd de 320 com sistema e o 1,5 backup, por isso nao posso formatar ele porque ele tem tudo q e meu:(

Help!!!

Desde ja agradeço

Config pc:

Asrock n68-s3

Athlon 64 2 x4 640

8Gb memo

Radeon 4890

Caaara, vou me juntar a ti! Estou com o MESMO problema.

Tenho uma ASROCK n68c-gs FX com 4 portas sata, e fiz a mesma coisa, instalei o S.O em RAID0 em 2 x 500gb samsung, e agora meus hds de dados não são detectados. Na verdade eles são sim, pelo setup de raid e no windows pelo "Nvidia MediaShield", que justamente, pede para ser criado um raid com eles, e não apenas "mapeia" eles com os dados já existentes. Fiz um teste com um hd velho (sata também) e segui os passos do nvidia mediashield, e consegui criar um "raid" em span com o único HD.

Porém, ele formatou, zerou tudo e perdeu tudo. (eu estava ciente, usei para testes mesmo)

Com isso fiz algumas observações mas ainda sem respostas.

1 - Estas placas/chipset (nforce 630a) possuem a função de habilitar o raid apenas nas portas que queremos usar? ou elas habilitam em todas obrigatoriamente?

2 - Consegui fazer o raid em span com o único hd de 80gb, e depois liguei ele num case USB, e os dados estavam lá, ou seja, podemos usar em outro dispositivo/placa mãe, porém, se eu for e desmontar o arranjo desse HD, os dados se vão.

Isso é estranho, pois tenho uma placa PCI RAID velha, da GENIUS, que usa um chip VIA, e é uma porcariazinha... mas se eu ligar um hd nela, ela funciona normalmente com os hds em modo "IDE", sem me exigir o raid, por isso, eu usava ela como expansão.

Então, alguém sabe nos dizer se há alguma maneira de habilitarmos apenas nas portas necessárias ou vai ser preciso comprar uma placa pci/pci-e para mapear nossos outros hds?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS está enxergando todos os HDs?

Se é apenas o Windows que não enxerga use o "Ferramentas Administrativas" do Painel de Controle. Depois selecione o "Gerenciamento do computador". Aqui tem duas opções. Primeiro vá em "Gerenciamento de Disco". Se a BIOS enxerga o HD ele deve aparecer ali mesmo que não esteja pronto para uso. Outra possibilidade é ver no "Gerenciador de Dispositivos" e na parte que tem Controladores IDE/ATA ATAPI ver se tem algum dispositivo com ponto de interrogação. Se for o caso é só instalar/reinstalar os drivers do HD que resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS não reconhece nada quando está em modo RAID, porém, se eu entrar no controlador de RAID no boot, o HD está lá, para ser adicionado ao array, como o amigo disse acima.

Não, ele não aparece no gerenciador de disco do Windows, mas ele é identificado pelo software Nvidia MediaShield, que "bloqueia" esta comunicação, e na sequência abre automaticamente um assistente de criação de RAID para o disco novo (no caso o meu disco de dados), porém, ele só dá as opções de "estendido" (pois só tem um hd disponivel), e ao criar isso, ele aparece no gerenciador de disco do Windows, como "Espaço não alocado", ou seja, ele é formatado.

Não sei se fui claro, mas isto não é um problema de "meu pc não reconhece o HD", e sim, algo bem funcional da placa, em configurar RAID para os discos, mas ainda queremos descobrir se essa é a única maneira de mapear discos/dados já existentes...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q nem o amigo falou... ele não aparece na bios mas aparece no programa da nvidia (mas nao aparece no gerenciador).. eu como queria muito tive q passar todo backup por um adaptador usb - sata

--'

e formatei o HD... único modo q deu certo aqui ... Torcendo por você amigo, e se conseguir algo posto aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q nem o amigo falou... ele não aparece na bios mas aparece no programa da nvidia (mas nao aparece no gerenciador).. eu como queria muito tive q passar todo backup por um adaptador usb - sata

--'

e formatei o HD... único modo q deu certo aqui ... Torcendo por você amigo, e se conseguir algo posto aqui!

pois é, ainda não encontrei uma solução para isso. entrei em contato com o suporte da asrock mas a resposta deles foi daquelas que não dizem nada, quando Suporte "se faz" que não entendeu o problema. mas já que você formatou e tal, pode me dizer qual opção no mediashield tu escolheu? pois para um HD apenas ele só deixa criar um Span, que seria como o JBOD, mas de um HD apenas. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim... Span, se você desfazer o raid ele fica normal

na hr q troca o formato dele aqui ele ficou em RAW dai precisou formatar ...mas agora ta funcionando... Unico chato foi o trabalho com os dados :(

tomara q você consiga!!

Retornei o email para a AsRock, várias vezes, e as respostas deles foram pífias, minúsculas e clichês (quando responderam). Se eu pudesse dar nota para o suporte..daria zero.

De qualquer forma, fiz o span ontem com um dos HDs de dados.. logo farei com o outro, mas ainda mantenho a dúvida, isso é mesmo necessário?

abraçoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, a asrock respondeu minha (nossa) dúvida. Segue abaixo a troca de emails:

Suporte (ASRock) por yahoo.com

14:59 (9 minutos atrás)

para mim

Prezado Francisco

Os modos são independentes e funcionam de forma independente, não podendo ser utilizados ao mesmo tempo.

Atenciosamente,

Equipe de Suporte

De: Francisco Borges

Enviada em: segunda-feira, 8 de julho de 2013 09:24

Para: Suporte (ASRock)

Assunto: Fwd: $N68C-GS FX$ Sata ports -> raid ()

Olá, gostaria de dizer que adquiri o produto com a certeza da qualidade do mesmo, e também do suporte e atenção com o cliente, portanto, gostaria de encaminhar o email novamente, reforçando o fato de que minha dúvida ainda não foi esclarecida.

Preciso saber se este chipset consegue trabalhar com os modos (RAID MODE + SATA MODE) juntos nas portas sata da placa-mãe, pois tenho um RAID-0 de dois HDS, e quero usar o meu terceiro HD com os dados já existentes.

Se eu não obtiver resposta por aqui, enviarei novamente a dúvida para o suporte pelo site oficial.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Boa tarde pessoal. Estou precisando de ajuda!

 

Hoje tentei fazer um Raid 0 mas não obtive sucesso.

Eu tenho 1 SSD (no qual está instalado o windows 10), e mais 3 HD's de 500Gb.

O que eu tentei fazer foi manter o SSD com o S.O normalmente, fazer o RAID 0 com dois HD's e manter o terceiro fora do Raid.

 

Selecionei "Raid" na BIOS. Entrei na configuração do Raid e criei o Raid 0.

 

O problema é que assim o windows não inicia. Aparece mensagem falando que tem que recuperar o sistema.

 

Único jeito do PC reiniciar é eu entrando na BIOS e mudando de "RAID" para "IDE".

 

Minha placa-mãe é uma gigabyte GA F2A68HM-S1. 

 

Perguntas: -Depois de ter feito o Raid 0 eu deveria ter formatado o PC?

- Há possibilidade de deixar um SSD com o windows e ter um Raid 0 de 2 HD's para demas arquivos? 

 

Se alguém puder me ajudar,serei eternamente grato.

 

Desde já obrigado.

e3d9c9b9-4b85-4bbf-9917-a4d6f99642d4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!